Como otimizar uma agência de Marketing usando IA

Por: Growth Loovers | 17 de Julho de 2024
Aqui entre nós: eu sei que sua agência é, provavelmente, um "acordo" ou junção de 5 ou 7 pessoas, usando freelas e muita boa vontade para fazer o negócio acontecer. Acredito honestamente que são tempos obscuros para os donos e profissionais de agências, uma vez que há uma concorrência brava nessa área, que está tornando o ambiente saturado. O que acaba sobrando é ir atrás dos clientes que pagam pouco (aqui o nosso blog é honesto/franco e sem balela) ou da massificação, que é o efeito de pegar mais contas do que talvez daríamos conta, uma vez que não aumentamos o número da equipe. Qual a salvação? A IA e suas possibilidades ilimitadas. Vamos hoje explorar como uma IAs e a martech pode ajudar uma empresa, seja ela uma agência de tamanho considerável, ou uma mini agência.
Nota: se você precisa de dicas de ferramentas e tools de IA, você vai ter várias durante o artigo!

Maximizando a eficiência de uma agência ou (eu)empresa com IA

No mundo digital acelerado de hoje, os profissionais de marketing estão constantemente buscando maneiras de conseguir mais usando menos. E quando falamos da realidade dos profissionais que trabalham por conta, as IAs nem são mais um "se", mas uma questão de sobrevivência para todos nós. À medida que a indústria evoluiu, o marketing digital e as mídias sociais tornaram-se ferramentas poderosas. Essas plataformas proporcionaram oportunidades sem precedentes para testar, iterar e otimizar campanhas de marketing em tempo real. O advento da IA ​​​​no marketing elevou esses recursos a novos patamares. Com a capacidade de processar grandes quantidades de dados e identificar padrões que os humanos nunca conseguiriam detectar, a IA tornou-se um divisor de águas para os profissionais de marketing. O texto de hoje é baseado em um episódio de Podcast da Social Media Examiner. Aos interessados, estou compartilhando aqui o episódio:

Nº 1: Como identificar casos de uso de IA em marketing

A primeira etapa para otimizar o marketing de uma agência com IA é determinar onde a IA pode ser mais benéfica em seus processos de marketing. Cathy (a entrevistada) sugere dar um passo atrás e identificar os maiores problemas de negócios e casos de uso de marketing. Comece criando uma planilha que liste todas as etapas envolvidas em um determinado processo, como a produção de um podcast. Em seguida, você pode identificar áreas onde gasta tempo e dinheiro significativos ou encontra lacunas de habilidades. A partir daí, classifique o valor de automatizar de forma inteligente cada parte do processo e avalie a disponibilidade e o custo das ferramentas de marketing de IA que podem ajudá-lo. Por exemplo, quando McPhillips e sua equipe do Marketing AI Institute analisaram o processo de produção de podcast, identificaram 13 etapas distintas necessárias para cada episódio. Ao documentar essas etapas e avaliar os requisitos de tempo, custo e habilidades, eles identificaram áreas onde a IA poderia ajudar a agilizar o processo. Eles descobriram que tarefas como edição de áudio, transcrição e até geração de voz poderiam ser automatizadas usando ferramentas como o Descript , economizando horas de trabalho manual e permitindo que a equipe se concentrasse em aspectos mais estratégicos do podcast.

Nº 2: segmente seu público

Um dos principais benefícios da IA ​​em campanhas de marketing é a capacidade de oferecer experiências personalizadas ao cliente. Ao usar ferramentas de pontuação de leads como o HubSpot , os profissionais de marketing podem segmentar seu público com base em pontuações de engajamento, pontuações de intenção e vários outros fatores. Isto permite-lhes enviar a mensagem certa à pessoa certa, no momento certo, através do canal certo, aumentando a relevância e a eficácia das suas comunicações. No Marketing AI Institute, Cathy e sua equipe usam dados demográficos, psicográficos e comportamentais para segmentar seu público. Por exemplo, eles analisam o cargo, o setor, o tamanho da empresa, as interações no site, o envolvimento por e-mail e a participação em eventos para criar perfis detalhados de seus assinantes. Eles então usam essas informações para adaptar seu conteúdo e ofertas a cada segmento, garantindo que cada ponto de contato seja o mais relevante e valioso possível. Além disso, ao rastrear quais páginas e recursos os assinantes interagem em seus sites, eles podem identificar aqueles interessados ​​em tópicos como criação de conteúdo, publicidade ou atendimento ao cliente.

E as pequenas agências (maioria no Brasil)?

Como o podcast foi pensado em grandes agências, quando pensamos nas pequenas nesse item, temos que levar em conta que:
  • Alguém do quadro de founders vai ter que saber o básico do growth hacking, pois sem isso de nada vai adiantar arrepiar no analytics e IA mas não gerar conversão;
  • Certas IAs não serão priorizadas em um primeiro momento, fazendo com que a martech passe por algumas votações. Por exemplo, em uma empresa recente que eu (editor) trabalho, as ferramentas de prospecção passaram afrente de coisas de IA para "gerar conteúdo" (falei dela no item 9 desse artigo).
[caption id="attachment_1289" align="aligncenter" width="480"] Falei que aqui era só dica top...[/caption]

Nº 3: Equilibre eficiência e eficácia

Um dos maiores desafios que os profissionais de marketing enfrentam ao adotar a IA é encontrar o equilíbrio certo entre eficiência e eficácia. Embora as ferramentas baseadas em IA possam automatizar muitas tarefas e economizar tempo , é importante não perder de vista o elemento humano que torna o marketing verdadeiramente impactante e notado pelas pessoas (e assim evitar conteúdo chatgptezão) Voltando ao exemplo do Descript, os usuários podem editar seu conteúdo manipulando a transcrição em vez das "ondas de som" diretamente. Isso torna o processo de edição muito mais intuitivo e eficiente, pois os profissionais de marketing podem simplesmente excluir ou reorganizar o texto para alterar o áudio ou vídeo. Isso economiza várias horas de trabalho manual para quem trabalha com podcasts e vídeos. No entanto, experiências e perspectivas únicas tornam seu conteúdo valioso para o público, e depender demais de conteúdo gerado por IA pode diluir esse valor. Ou seja, alguns posts de social media e ideias devem ser realmente pensadas por humanos, ainda que demore mais para fazê-los. Em resumo: Use IA para auxiliar em tarefas específicas dentro de um processo maior, em vez de tentar automatizar todo o processo do início ao fim. Por exemplo, a IA pode gerar ideias, esboços ou rascunhos, que podem então ser refinados e aprimorados por escritores humanos. Da mesma forma, a IA pode analisar dados e fornecer insights que informam a tomada de decisões humanas, em vez de tomar decisões de forma autônoma.

Nº 4: Aproveite dados e IA para o sucesso

Com a capacidade de processar e analisar grandes quantidades de dados estruturados e não estruturados, as ferramentas de IA podem ajudar os profissionais de marketing a obter insights e fazer previsões que seriam impossíveis de serem alcançadas por humanos sozinhos. Cathy destaca a importância de aproveitar dados não estruturados, como conversas em mídias sociais e avaliações de clientes, para obter insights sobre o comportamento, o sentimento e as preferências do cliente. Ferramentas como Brand24 podem ajudar os profissionais de marketing a monitorar e analisar menções nas mídias sociais sobre suas marcas, concorrentes e palavras-chave do setor. Ao rastrear o "humor" e identificar tópicos de tendência e influenciadores, os profissionais de marketing podem ficar por dentro das conversas que são mais importantes para seu público e ajustar suas estratégias de acordo. Você também pode usar IA para otimizar a pontuação e qualificação de leads. Ao invés de depender de critérios manuais e "achismo" do analista de marketing, ferramentas como a akkio.com usa algoritmos de aprendizado de máquina para analisar dados históricos e identificar as características e comportamentos mais preditivos da probabilidade de conversão de um lead. Tal ferramenta pode se rum pouco cara, mas se a ideia é automatizar sua agência, então você está no caminho certo! o que é um CVO?

Nº 5: Incentive a pesquisa de novas IA's em sua equipe

A IA tem o potencial de revolucionar os esforços de marketing, automatizando tarefas e permitindo que as equipes trabalhem de forma mais colaborativa e criativa. Uma estratégia fundamental é promover uma cultura de experimentação e inovação. Ao criar um espaço seguro para experimentação e fracasso, ela acredita que as equipes podem desbloquear todo o seu potencial criativo e descobrir novas maneiras de resolver problemas e gerar resultados. Algo que pode facilitar a vida do empresário brasileiro é procurar por pessoas que estudem e saibam operar IAs e tools de martech, pois essa pessoa com certeza vai valer por outras 3 pessoas. Esse tipo de profissional é estratégico e aconselhamos que não seja considerado um freela na equipe, mas alguém fulltime, para deixar o time mais robusto. O mesmo vale sobre a cultura de growth hacking e a possibilidade de realizar testes e boas práticas de aquisição e retenção como um todo (o assunto de retenção daria um post a parte, pois é algo que as agências estão sofrendo muito, mas vai ficar para uma próxima vez). Se ficou com dúvidas sobre growth e assuntos paralelos, o blog é todo seu para pesquisar e aprender com a gente.

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