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Automação de e-mails: a sequência de 6 passos que transforma leads em clientes

automação de e-mails

Olá amigo leitor,

Querendo saber como uma automação de e-mails pode ajudar a transformar pessoas em clientes?

Neste artigo, você aprenderá sobre uma sequência de e-mail que cria lealdade genuína e aumenta as vendas.

Você também descobrirá como reciclar este sistema de e-mail para permanecer envolvido com seu público ao longo do tempo. Finalmente, você descobrirá como reconquistar as pessoas de uma lista que não envia e-mails há algum tempo.

Para aprender uma sequência de e-mail em seis etapas para transformar clientes em potencial a clientes, leia o artigo abaixo para obter um passo a passo fácil de seguir.

Automação de e-mails: Por que você precisa dele?

Quando você pensa em alguém entrando em sua lista de e-mail, considere a jornada que você deseja trazê-los para construir confiança , familiaridade e entusiasmo, e levá-los a comprar seus produtos ou serviços.

A criação de uma sequência de e-mail que nutre seu público, tornará mais fácil convertê-los em compradores e medir o que está funcionando e o que não está funcionando, para que você possa dimensionar seu sistema.

Mas imagine que você tivesse que mandar de maneira manual todos esses e-mails.  Seria uma missão impossível.

Qualquer time de marketing precisa de uma ferramenta de automação de e-mails, e precisa desenvolver boas sequências para manter os leitores engajados. Você pode fazer isso facilmente com este serviço de marketing por e-mail em massa do Sendpulse ou algo similar como Hubspot

Simples, mas eficiente

Há 6 tipos de e-mails que você precisa incluir em sua sequência de e-mail todos os meses.

Eu chamo esses e-mails de seu “sanduíche da permissão” porque você os repete continuamente. Você pode pegar esses mesmos seis modelos e infundi-los com diferentes tipos de treinamento, recursos e “permissões” ao longo do tempo para nutrir seu público.

Vamos mostrar hoje um ótimo ciclo em que você sabe exatamente o que precisa escrever e em que ordem exata para nutrir seu público ao longo de um período de tempo – que vai de acordo com sua estratégia, mas jamais maior que 1 mês.

Agora, vamos examinar os seis e-mails que você precisa incluir em sua automação de e-mails para construir lealdade, gerar engajamento e fazer vendas.

Nº 1: E-mails de permissão

O primeiro e-mail na sequência é seu e-mail de permissão, o que ajuda a mostrar ao seu público que ele pertence a uma rede importante de informações e de valor: a sua.

Isso é importante porque eles recebem muitos e-mails de muitas pessoas diferentes. Quando eles recebem um e-mail de você, você quer que eles sintam que estão ouvindo de um amigo, alguém que realmente os entende.

Qual é a aparência de um e-mail de permissão? 

Um exemplo é um texto bem real, sobre experiências fortes, as quais o leitor pode sentir conexão. Vale desde falar de filhos ou do dia que você chorou no banheiro porque brigou com alguém da equipe.

Dar permissão às pessoas para serem imperfeitas permite que elas saibam que pertencem à sua comunidade e que permanecerão por mais tempo por causa disso.

E se você acertar na dor e nas crenças do lead, bingo!

Falei do Marketing de permissão aqui.

# 2: E-mails de influência

Em seguida, estão os e-mails para “marcar território”. Esses e-mails são importantes porque mostram ao seu público que você é alguém que vale a pena ouvir.

Existem duas maneiras de enviar e-mails influentes. Uma abordagem é incluir um e-mail sobre sua plataforma de autoridade, seja um podcast, canal do YouTube ou blog.

A outra maneira é mostrar que você foi destaque em algo. Ambas as táticas mostram ao seu público que você é um especialista em seu espaço e alguém que eles deveriam ouvir.

                              

 

Nº 3: E-mails de treinamento

O terceiro tipo de e-mail nesta sequência é um e-mail de treinamento, que você provavelmente envia com mais frequência. É onde você preenche uma lacuna (muda a opinião do público sobre algo) ou compartilha um hack (mostra a eles como fazer uma tática ou estratégia específica).

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“Preencha uma necessidade, dê a solução”

Você pode escrever o treinamento diretamente no e-mail ou criar um e-mail que direcione as pessoas para um vídeo onde você faz o truque.

De qualquer forma, trata-se de mostrar que você é “o cara” em um determinado assunto. Gerar valor com conteúdo externo é um passo essencial na automação de e-mails.

Nº 4: E-mails de recomendação

Os e-mails de recomendação apresentam um produto diferente ao seu público. Talvez seja um livro ou produto que você adora, ou outra pessoa com seus produtos e serviços (coisa que fazemos muito aqui).

Este e-mail é um ótimo lugar para usar links de afiliados e de Guest Works.

Os e-mails de recomendação mostram que você se preocupa com mais do que apenas vender seus produtos e serviços. E se as pessoas adorarem o livro ou comprarem o produto que você recomenda, elas também o associarão a esse resultado.

É uma situação em que todos ganham.

 

Nº 5: “Gostaria de comprar meu…?”

O email de solicitação é onde você realmente pede às pessoas para que comprem seu produto ou serviço. A maioria das empresas não faz isso.

Eles estão apenas enviando um boletim informativo ou pedindo uma venda esporadicamente.

Quando você pede, você trabalha bem o copy. Jamais se esqueça disso. Não que você tenha que fazer um conto enorme para no final explicar por que devem comprar de você, como 98% dos infoprodutores fazem. Mas você deve jogar um pouco com o emocional, pois esse é quem vai ter efeito sobre o racional do individuo.

# 6: E-mails de feedback

Depois de enviar o e-mail de solicitação, você passa para o ciclo de feedback.

O e-mail de feedback é importante porque, depois de pedir às pessoas que comprem algo, você desejará solicitar a opinião delas para mostrar que se preocupa com o que os clientes pensam sobre seus produtos e sua marca.

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Aqui você pode:

  • Pedir opiniões sobre os seus serviços ou sua página de conteúdo;
  • Sugestões, fazendo eles participarem da construção da marca;
  • Falar de algum problema na comunicação entre você e ele.

A maioria ignora esse tipo de abordagem, mas aos que interagirem, você estará criando laços mais fortes.

Bônus: como reengajar uma lista inativa

Frequentemente ouço os profissionais de marketing dizerem: “Já tenho pessoas na minha lista de e-mail, mas elas não são realmente engajadas”.

Então, como você reativa esse público? Ao se dirigir ao elefante na sala. Basta enviar um e-mail para eles e dizer algo como: “Não tenho estado muito por perto, mas há muitas mudanças acontecendo em meu negócio agora e você vai me ver muito mais”.

Outra coisa que funciona é caprichar no assunto de e-mail. Mas não deixe o pessoal da sua newsletter bravos com um clickbait, ou eles vão dar opt-out (quem nunca?)

Conclusão

Ao criar uma sequência de e-mail com esses seis tipos de e-mail nessa ordem específica, é mais provável que você estimule o seu público de uma forma autêntica e empolgante.

O universo da automação de e-mails é vasto, podendo ter diversos caminhos e possibilidades. Hoje estamos passando apenas ideias do “básico bem feito”.

Falamos bastante sobre e-mail marketing e outras estratégias lá no Queen Jay.

 

👉Adaptação do artigo da Social Media Examiner.

 

Escrito por Di Rezi

Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.