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O que é OKR e outros 32 termos de marketing para você aprender de vez!

Afinal, o que é OKR? Qual seu significado?

Outbound? Inbound? E esse ROI, o que é isso?

Vocês perguntaram, e nós da Growth Lovers trouxemos para você um resumão [já com gabarito] para você passar em qualquer prova que o marketing fizer em sua vida.

São muitos termos e expressões de marketing que acabamos confundindo muitas vezes, e que precisamos nos lembrar de vez em quando.

Com muitas siglas e significados nessa área, a vontade que dá é de ter uma tabela periódica.

Mas já que não é possível – não ia caber tudo lá –, fizemos em forma de texto/blogpost as nomenclaturas mais usadas na área de marketing, de maneira simples e direta.

Esse é com certeza, uma revisão de nossos conteúdos do blog , dedicado ao nossos alunos e também para você que está descobrindo a gente hoje mesmo.

E seja bem vindo😁

Os mais de 30 termos de marketing para você aprender de uma vez por todas!

Agora vamos disponibilizar uma lista com várias expressões de marketing, e seus significados, para facilitar sua vida.

Em alguns termos seremos mais analíticos, e outros superficiais. Em qualquer caso, deixaremos algumas pistas de conteúdos de nosso blog ou de sites externos, que poderão te ajudar a entender os temas citados.

Salve essa página em seus favoritos e volte sempre que precisar. Agora vai…

1)OKR – Objectives and Key Results

O primeiro da lista se refere aos “objetivos-chave”, termo que ficou famoso graças ao Google.

Uma das piores coisas que existem são lugares onde os objetivos são mal explicados ou pouco alinhados com os times.

Times realmente organizados usam os OKR para medirem e organizarem suas metas e objetivos.

Definir previamente os objetivos de uma empresa ou de um time, ajuda muito na hora de trazer resultados concretos para seu negócio.

Na hora de estabelecer seus OKR’s, procure modelos e templates organizacionais, para que as metas sejam visíveis e alcançáveis por sua equipe. Pendurar quadros e cartolinas nas paredes estão liberados aqui nessa matéria.

Significado e exemplos de OKR

Para quem precisa entender melhor o termo, temos essa comparação neste outro artigo.

2)KPI’s – Key Performance Indicator(s)

Os KPI’s são métricas importantes para abraçar em seu backlog de growth.

São usados para medir conjuntos de ações de vendas e marketing. Por exemplo, algumas métrica do seu negócio podem se tornarem potenciais KPI’s, pois se tornaram importantes a ponto de você usar esses indicadores de maneira padrão.

KPI’s em geral, costumam se associar a buzzwords e termos (ou fórmulas) bem conhecidas da comunidade de marketing, o que faz ser algo padrão para a maioria dos casos, de uma empresa para outra (mas toda equipe tem alguns indicadores específicos, nunca é 100% igual).

3)ICP (Ideal Customer Profile)

ICP está muito atrelado ao significado de persona (que falarei mais à frente).

Quando você começa a estudar seu ICP, você está em uma jornada para descobrir qual o seu cliente ideal. Você busca entender quais são suas características pessoais quanto mentais (o que gosta de fazer, que tipo de produto ou serviço consome, etc).

O cliente ideal é aquele que consome seu produto, que seu conteúdo faz um match perfeito com ele, e que compra e recomenda seu serviço.

Basicamente seu cliente dos sonhos.

É ideal para usar em estratégias de marketing como um todo, pois é muito mais fácil vender e produzir quando você sabe previamente quem você deseja conquistar.

4)LTV – Life Time Value

O “valor do tempo de vida do cliente” é um cálculo, usado em empresas de serviços digitais, para saber o faturamento médio que você tem com os clientes em um determinado tempo.

Por exemplo, com ele você calcula quanto um cliente rende ao longo de um tempo médio, como 12 meses.

Nessa conta você precisa saber o custo de aquisição do cliente e quantas compras/pagamentos ele faz ao longo do tempo médio determinado.

5) Funil de vendas/jornada do consumidor

Saber o funil de vendas e a jornada do consumidor, permitem você fazer algumas coisas:

  • Saber o momento que o possível cliente se encontra, se está “de passagem” ou se realmente está interessado no produto;
  • Você consegue entender o quão próximo ele está de realizar uma compra ou interação com sua página;
  • Você entende se é hora de partir para uma ação ou não (por e-mail, telefone, etc);
  • As informações do CRM ficam corretas e alinhadas com o cliente;
  • Você otimiza seu tempo e prioriza os esforços de venda da maneira correta.

Portanto, ter uma noção clara dessa jornada ou do funil, vai te ajudar muito na hora de produzir conteúdo e de ofertar seu produto ou serviço.

6)NPS – Net Promoter Score

O NPS serve para você medir a satisfação do cliente e a possibilidade de ele indicar sua marca para outras pessoas. É um processo simples, mas que serve como verdadeiro termômetro de qualidade.

Uma simples pergunta mostra, em uma escala de 0-10, o quão provável será do cliente te indicar ou ser um promotor da empresa (no caso as notas de 8 em diante).

Recomendamos que você leia o artigo nosso que falou sobre o assunto de maneira mais profunda…

7)Growth Hacking

É o termo que orbita, como um satélite, todos os conteúdos de nosso site.

Se trata de uma metodologia de gestão de negócios onde o objetivo é encontrar brechas e “alavancas” a serem exploradas.

Para saber mais sobre esse universo do Growth Hacking, é só navegar por esse site!

Carl Sagan Blogs de marketing digital

8)Inbound Marketing e Outbound Marketing

Ambas são estratégias de marketing e de aquisição de clientes.

No Inbound, você chama atenção do cliente, que vem até você. Por isso, a produção de conteúdo nessa estratégia é essencial.

No Outbound, você vai até o cliente. Você marca reuniões e demonstrações para conseguir conquistar a venda. Mídia paga, como displays e banners, também entram nessa estratégia.

Portanto essas estratégias não são “inimigas”, mas sim complementares.

Afinal, dificilmente você terá o contato e dados do cliente sem ele ter interagido com seu site e conteúdo, e dificilmente uma venda será feita sem que você entre em contato com o cliente (exceto B2C e produtos de ecommerce em geral).

9)CTA – Call to Action

As chamadas para ação são grandes conhecidas dos blogueiros.

Tudo que fazemos, gira em volta das CTA’s, que são a fonte de conversões e engajamento entre o cliente e nosso conteúdo ou produto.

Sem boas CTA’s, seu conteúdo e seu site de maneira geral, fica sem interação dos clientes. E sem interação, ninguém compra ou manda mensagem perguntando do produto.

[Para ler mais sobre o assunto leia o artigo desse dia.]

10)CRM – Customer Relationship Management

Os CRM’s são ferramentas parceiras de todo marketeiro nesse mundo.

Por meio desses programas e ferramentas de relacionamento, é que o time de vendas e de marketing mapeia seus prospects e todas “levantadas de mão” que a empresa recebe.

Um bom CRM automatiza e facilita a vida do setor de marketing, e agiliza os processos de maneira surpreendente.

Alguns exemplos: RD Station e Agendor.

11)Videomarketing

Videomarketing é quando sua estratégia de marketing adere à produção de vídeos.

Seu time e/ou marca começa a criar vídeos semanais para engajar clientes e prospects. As pessoas começam a conhecer sua marca e solução por meio do seu conteúdo, e claro, dos vídeos que você faz.

Recomendamos fortemente este tipo de estratégia em sua equipe. Pegue uma câmera, e seja feliz!

12)”Buzz” e seus derivados

Buzz words, Buzz marketing, Buzz midia…

A nomenclatura Buzz é usada quando algo está sendo falado bastante (o tal dos Hypes).

De maneira chula, vou dizer que são “modinhas temporárias”, com grande poder de conversão nos momentos de pico.

Portanto, aproveitar de Buzzwords em seu conteúdo, é o mesmo que dizer “aproveite essa palavra do momento”. Capiche?

13)IoT – Internet of thing

Esse termo não é necessariamente de marketing, mas aparece muito em assuntos de chatbots e outras robotizações da área.

A internet das coisas se refere a que diversos objetos e utensílios de uso diários estão começando a ter acesso à internet e a criarem e armazenarem dados por conta própria.

Seja um carro autônomo, ou uma pulseira que rastreia dados sobre sua saúde, o IoT já é uma realidade e mudará nossas vidas para sempre.

14)CTR – Click Through Rate

Nada mais é do que a percentagem de pessoas que clicam em um determinao link ou ponto de interação de sua escolha.

Dizer que o CTR do sua newsletter é 30%, é o mesmo que dizer que 30% das pessoas que recebem seu e-mail abrem e conferem o conteúdo – e o restante ignora sua mensagem.

15)Backlink

Backlinks se referem aos links, que ficam em outros sites, que apontam para o seu site.

Uma boa estratégia de backlinks faz a audiência do seu site crescer, pois você ganha “moral” com o Google.

Você mesmo pode criar conteúdo que aponta para o seu site (todo mundo faz isso, pega essa dica).

16)CS – Customer Success

Se trata de uma cultura organizacional onde o comprador alcança os resultados esperados por meio de interações contínuas com o fornecedor.

Quando você vende serviços, principalmente com assinaturas, será necessário ter alguma estratégia de CS em sua empresa, ou seja, um bom serviço de pós vendas.

Empresas de SaaS costumam ter setores de Customer Success, já que os usuários muitas vezes tem dúvidas e problemas na hora de executar os produtos. Um exemplo são as empresas de funis de vendas e automação de e-mails.

Sem um setor assim, os clientes ficariam perdidos ou sem suporte, e provavelmente dariam Churn em suas assinaturas.

“CS errado amiguinho”…

 

17)ROI – Retorno sobre investimento

Assim como o LTV, esse cálculo serve para saber se suas estratégias de aquisição e de marketing estão andando bem das pernas.

É um indicador muito eficaz para calcular o retorno de campanhas e estratégias específicas de sua empresa. Serve para analisar se uma nova ferramenta ou aquisição ao time é positiva naquele momento.

Se você começar a usar o ROI, vai descobrir que às vezes você ganha, e que infelizmente em outras perde dinheiro.

18)Persona

Saber sobre as personas que correspondem (parcialmente) ao seu ICP, é saber com quem você estará lidando na hora de fazer conversões por meio de seu conteúdo.

As personas são personagens fictícios, com características “ricas” sobre suas preferencias e momento de vida, que representam seu cliente em potencial.

Você atribui nome, idade, profissão, hobbies, se é casado e tem filhos, e outras características que influenciam na tomada de decisão de compra.

19)Lead e Prospect

Basicamente, o Lead é o cliente no meio da jornada de compra. Ele interagiu com sua página ou site, mas não possui todas as características de um prospect, que é a pessoa com altas chances de voltar ao seu site e de fazer um contato com o time de vendas.

O Lead está um pouco em dúvida e pode não ter encontrado a solução que queria, já o prospect foi ativado de alguma forma por seu produto, e está no fundo do funil.

20)Low Hanging Fruit

“Mais resultado, fazendo menos”. Essa é a frase da Jana Ramos que explica o termo que ela usa bastante em seus vídeos e aulas.

Fazer o que está mais fácil (a fruta caída no chão) não é questão de preguiça, e sim otimização de tempo e de dinheiro da empresa.

Você aproveita aquilo que está mais perto de você e do time e parte para a ação. Existem diversas formas de aplicar esse estilo de vida, na hora de criar planos e estratégias de marketing.

Isso tem a ver com aproveitar Hypes, parcerias, e “coisas do momento”. É optar por uma rede social mais barata, por Key words mais fáceis que possuem menos concorrência, ou escolher até mesmo coisas que seriam difíceis, mas que no contexto atual se mostram como “uma mão na roda”.

21)Isca/recompensa digital

As iscas e recompensas digitais são aconselhados quando você quer que o cliente ou lead interaja com você.

Ele baixa sua recompensa, e entra no seu fluxo de automação (nos e-mails, por exemplo).

Faz parte de estratégias de Go-to-market, que são estratégias para se aproximar do cliente, e não sair vendendo para ele logo de cara.

22)Growth Deck

Growth Deck se refere a uma versão de flight deck do profissional de Growth Hacking.

É sua “torre de comando” onde ele consegue gerenciar e controlar os processos de sua empresa, ou das tarefas e procedimentos sob sua supervisão.

Com um bom Growth Deck – um bom computador, com boa internet, e um set de ferramentas/softwares de marketing – o profissional da área pode trabalhar de qualquer lugar do mundo.

👉Um termo criado pela Growth Lovers, você viu pela primeira vez aqui.

23)Backlog

Termo retirado das sprints do Scrum, ele se refere a uma lista de prioridades para se fazer sobre algum plano ou projeto.

Existem diversas formas de criar ou usar um backlog. Quem trabalha com marketing e Growth Hacking, costuma usar o backlog para orientar seu time para metas em conjunto.

Lembre-se: Quem estuda a fundo técnicas e processos de gestão, acaba aprendendo sobre metodologias ágeis.

24)Churn

Termo utilizado para as pessoas que desistem ou preferem mudar de produto, nas empresas que geram receitas com assinaturas e pagamentos recorrentes.

Exemplo: Quando você cancela com seu provedor de internet, você entra para as estatísticas de churn daquela empresa.

Um dos maiores objetivos de empresas com sistemas de cobrança mensais, é evitar o churn se seus clientes.

 

25)Guest posts e Guest Works

Guest Posts são artigos e publicações que você faz em sites parceiros, para aumentar o trafego para seu site. Com essa estratégia, você alcança novos públicos e mais pessoas passam a te conhecer.

Guest Works são trabalhos e participações que você faz, por meio de parcerias, em site e portais de terceiro. Pode ser feito no mundo off-line (palestra em uma empresa parceira, etc), mas não é o ideal.

Guest post é um tipo de atividade dentro de suas estratégias de Guest works. Capiche?

O Guest Work funciona é uma via de mão dupla, e você pode ajudar outras empresas para depois ser ajudado por eles na sua. É uma troca de audiência, falando de maneira simplista.

O significado, em inglês, está atrelado a trabalho voluntário, o que não deixa de ser uma verdade parcial.

Obs: O termo Guest Work é uma criação da Growth Lovers, e muitos chamam também de co-marketing; mas por razões óbvias, a nomenclatura que escolhemos consegue explicar melhor e abranger coisas que os termos existentes não conseguiam explicar.

26)CAC – Custo de aquisição por cliente

É um cálculo muito usado pelas empresas, para saber se as campanhas de marketing estão indo bem ou não.

Números altos, indicam que sua performance para obter novos clientes está ruim, e que as estratégias devem ser repensadas.

Números baixos indicam uma boa performance e uso dos canais de aquisição, tanto orgânicos quanto os pagos.

27)CRO – Conversion Rate Optimization

É um conjunto de técnicas e processos para fazer com que um site, ou página de conversão, melhore na porcentagem de vendas e conversões.

Quando você pensa em estratégias de CRO, você não está necessariamente pensando em aumentar o tráfego para sua página, e sim melhorar a experiência do usuário nela.

Estamos falando de elementos visuais, botões, copys, e da velocidade da página (creio que seja a mais importante).

A maioria dos cases de sucesso de Growth hacking vieram de campanhas de referrals e de técnicas de CRO.

[Falamos de Referral marketing e indicação nesse dia]

28)Key Words

As palavras chave são importantíssimas nas estratégias de marketing.

As Key Words são palavras em que serão dadas um foco especial em nosso conteúdo ou estratégia de marketing; levando em consideração as buscas dos usuários, em lugares como o Google.

Com elas realizamos projeções de SEO e do desenvolvimento de conteúdo diverso. Na realidade, são tantas aplicações, que ficaria difícil falar delas aqui nessa breve citação.

29)SEO – Search Engine Optimization

São estratégias e métodos de criação de conteúdo para rankear no Google.

Quando você aplica uma boa estratégia de SEO, seu blog e sua página em questão fica no topo da página de buscas.

Estar na primeira página é um desejo muito forte de sites e empresas, pois dificilmente o usuário vai até a segunda página de buscas, na hora que está usando o Google.

30)Rankear

Termo usado para profissionais da área de SEO e até mesmo por criadores de conteúdo no Youtube (sim, lá se usa SEO).

Quando seu site ganha autoridade (demora viu) e começa a ter bastante conteúdo útil ao usuário, aos poucos seu site reconhece que seu site/página de fato entrega valor ao usuário final.

Com isso, suas páginas tendem a ficarem mais próximas do topo dos mecanismos de busca (como o Google ou Youtube).

31)Marketing de segmentação

São estratégias que procuram criar segmentos/grupos para que você proporcione o conteúdo ou produto adequado.

Com essa estratégia, você evita de ser generalista e de ofertar o mesmo produto para todo mundo, sem algum filtro aparente.

Artigo completo sobre o tema aqui.

32)Long Tail e Short Tail

Ambas palavras fazem parte de estratégias de SEO e produção de conteúdo.

Long Tail são palavras menos genéricas, longas, que se referem as buscas e interesse dos usuários. São menos concorridas, porém menos buscadas pelos usuários.

Ideal para estratégias específicas, de “fundo e meio de funil”.

Short Tail são palavras específicas, com altas buscas, porém com muita concorrência. São termos com uma e no máximo três palavras.

Em uma estratégia orgânica de SEO, é muito mais fácil rankear com long tails do que short tails.

 

Dica de leitura

Nota final

No fim das contas, ao longo dos termos escolhidos, fui adicionando outras expressões e jargões do marketing.

Tentei explicar de maneira breve, para que você na próxima vez que ouvir “Tivemos um churn alto”, de alguém do time, não fique boiando sem entender nada.

E como eu disse lá no começo, salve essa lista para futuras consultas.

 

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