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Como fazer parcerias em seu negócio: Boas ideias e as oportunidades escondidas

como fazer parcerias em seu negócio

Você já teve, alguma vez, vontade de fazer parcerias para seu negócio ou marca pessoal?

Se nunca passou pela sua cabeça essa ideia, pode ser que você esteja deixando dinheiro na mesa.

Quando criamos projetos com a ajuda de outros experts e outras marcas, conseguimos ter acesso a vantagens que antes eram inexistentes para nossa equipe.

Veja em detalhes agora, nosso tutorial de como você pode começar a gerar receita passiva com boas noções de marketing.

E como extra, vamos dar ideias de parcerias e formas inusitadas de conseguir falar com empresas que podem ajudar a sua empresa a crescer (e sem gastar nada)

Como fazer uma parceria com empresas e profissionais do mercado?

Fazer parcerias no mercado e na sua indústria pode ser algo bem mais fácil do que você imagina.

O processo envolve um pouco de cara de pau, paciência para prospectar e comunicar com terceiros, e claro, a influência do “time” que você representa e veste a camisa.

Quanto maior a influência da empresa e possível rede de contatos sua, maiores são suas chances – principalmente as que não envolvem gastos e pagamentos.

Como principais formas de conseguir parcerias digitais ou não, temos as seguintes opções:

  1. Prospecção: Você prospecta possíveis parceiros, levando em consideração tudo que falamos acima;
  2. Convites: Você, ou sua empresa, são convidados para realizar parcerias. Veja se a oportunidade é boa e faz sentido, e dê o ok!
  3. Patrocínio: este formato de parceria funciona em ambos os fluxos, pois você pode ser pago, ou você pode pagar pessoas para fazer parcerias e divulgações. Tudo aqui depende de budget e de influência!
  4. Projetos em comum: De vez em quando, a única forma de viabilizar um sonho ou projeto, é unindo forças. Isso normalmente é feito por pessoas e profissionais, e não as empresas de fato.

 

– Pegou a ideia?

Por que fazer parcerias em seu negócio ou empresa?

As parcerias são importantes em uma empresa ou negócio por diversos motivos.

Posso destacar aqui a possibilidade de alcançar outros públicos e a união de talentos das partes (ou de know-how, se preferir).

Ao fazer parcerias e associações, você consegue acesso a recursos e habilidades que, sem elas, você não teria ao longo do seu processo de vendas e do seu projeto. Você teria algum gargalo e teria de contar com seus outros recursos, pois teria um deles deficiente.

Como identificar oportunidades para parcerias com outras empresas ou pessoas?

Agora que você entendeu a importância de fazer parcerias para seu negócio, quero falar de como você vai identificar um potencial aliado nessa aventura.

Na hora de fazer parcerias em seu negócio, você vai analisar esses pontos:

  • Pessoas que fazem algo que você claramente não tem know how;
  • Empresas e pessoas com acesso a outros públicos;
  • Empresas e players que possuem capital para investimento, e que podem investir em você;
  • Pessoas que podem agregar ao seu projeto (neste caso, o projeto central é seu);
  • Empresas para você investir capital ou seu conhecimento (neste caso, o projeto central é de outro).

Se a situação se encaixar em uma ou mais dos pontos citados, você tem todos motivos para pensar em tomar alguma atitude.

(Nota: Veja o último tópico para escapar de possíveis ciladas).

Como oferecer parceria a uma empresa: a prospecção!

Na maioria das vezes, a arte de fazer parcerias no mundo dos negócios será uma questão de ter um bom pitch, somado a algum portfolio – algo que comprove sua autoridade ou a eficiência de sua empresa.

Quando você tem ambos, você se sente mais confiante para mandar e-mails diretos, ou até mesmo para ligar para as empresas e pessoas que deseja propor um trabalho de parceria.

Apenas para te dar um norte sobre a prospecção:

  1. Crie um e-mail direto e semipersonalizado. Querer criar o mesmo e-mail para 30 empresas só é bom quando você não faz tanta questão delas — ou quando seu chefe te obriga a fazer os contatos;
  2. Para empresas e players que a parceria é extremamente desejada, se possível, você terá que ligar para a pessoa responsável. Faça isso nem que você tenha que mandar um e-mail para conseguir um telefone;
  3. No geral, faça uma prospecção por e-mail para empresas menos importantes, na qual a parceria não dependa de nenhum fator específico. Do contrário, quando algo é exclusivo a outra empresa ou individuo, você terá que falar diretamente com ela.
    Proponha uma reunião ou ligação. Pois seu sucesso e o sucesso do projeto pode estar nas mãos dessa sua escolha (mas não deixem saber disso).

Lembre-se: O cenário ideal da prospecção é com players que já conhecemos ou que já temos algum vínculo, pois pularemos toda a parte da prospecção fria, na qual temos que provar nossas especialidades e daquilo que somos bons.

Como fazer parcerias comerciais? Por onde começar?

Existe muita empresa no Brasil que não concorre com você, mas que poderia criar conteúdo de maneira conjunta.

Ao se associar a essas empresas, você ganha um canal de divulgação, e em troca, você ajuda também seu parceiro divulgando o nome dele.

Mesmo para quem trabalha com produtos e serviços físicos, a divulgação online é extremamente importante, e muitas vezes a única opção de fazer parcerias comerciais.

Ou seja, toda ajuda que você pode dar e receber, vai para as redes sociais e para campanhas de e-mail e de afiliação (com suas devidas comissões). Isso corre porque os gastos são muito menores do que nas parcerias no mundo offline.

Apostando na publicidade alternativa (e mais inteligente)

Muitas empresas abriram mão de mídias mais caras, como a televisão ou até mesmo de grandes agências, para falar diretamente com perfis de influenciadores, seja no Instagram ou em outras redes sociais.

Isso ocorre porque muitas vezes esses seguidores são um público bem segmentado para a marca, e a opinião do influenciador (que é visto como autoridade), pode valer muito na decisão de compra.

Por isso você pode:

  • Divulgar sua marca com a ajuda desses influenciadores;
  • Se tornar um influenciador e ganhar dinheiro com a divulgação de produtos (se bem que essa estratégia não é uma certeza, uma vez que não há garantias que você possa vir a ser procurado depois).

Mas o melhor cenário é fazer uma parceria, onde ambos trocam favores e vantagens entre si – podendo poupar uma das partes de pagar cachê para a outra.

Como fazer parcerias no Instagram?

Tive que dar especial destaque a esse tipo de parceria, pois no mundo do marketing digital esta é a primeira das opções que aparecem na maioria das listas e artigos.

As parcerias no Instagram são extremamente fáceis de serem feitas em termos econômicos, pois não envolvem gastos de fato.

É uma relação ganha-ganha onde 2 ou mais perfis compartilham seus seguidores e sua audiência entre eles. Juntos eles criam conteúdo e material próprio, e geram novos fãs.

Quando falamos dessas parcerias digitais, as dificuldades estão na hora de monetizar e ponderar o poder de influência dos envolvidos.

Por exemplo, será que alguém com 20 mil seguidores faria parceria com alguém que está começando?

Um pouco difícil.

Por isso nessa, e talvez em outras redes sociais, existe um calculo baseado em porcentagem, com base no volume de seguidores e de engajamento que a página possui.

Funciona assim no mundo da música, e pode funcionar assim nas parcerias de Instagram.

Ok, mas onde está o ganho das parcerias?

Como você já deve saber, quem vive de Instagram e de vídeos no Youtube ganham dinheiro com links patrocinados e afiliação de produtos.

Nem todo mundo vira garoto(a) propaganda de alguma empresa.

Algo que facilmente pode gerar parcerias é se você puder pagar comissões para um influencer divulgar – investir em publicidade alternativa e focada em segmento (o que é muito normal com microinfluencers).

Outra possibilidade é criar algum tipo de produto junto com eles, ou convidá-los para fazer parte de algo de sua autoria.

Seja como for, se a outra parte tiver uma base de seguidores mais forte que a sua, você terá que ceder um pouco dos seus ganhos e de sua comissão de suas ações de marketing.

Mas fique sossegado, pois esse tipo de parceria compensa muito, mesmo quando sua parte é a menor da pizza!

Parcerias na Hotmart e em criação de produtos

Pegando o gancho do ponto anterior, precisamos falar um pouco sobre o lance de ser afiliado.

Você não precisa ter um produto ou infoproduto próprio para começar a ganhar dinheiro na internet. Basta se afiliar a alguém que tem esse infoproduto, e trabalhar na divulgação.

Ter uma parceria direta apenas facilita o processo, permitindo ter lives (webinars) e alguma vantagem exclusiva diretamente com a fonte (cupons, etc).

Mas você pode também produzir com alguém algum curso ou produto, e isso não é difícil de fazer nos dias de hoje.

As regras para esse tipo de parceria são as mesmas levantadas no começo do artigo de hoje, apenas acrescentando esse ponto: 

“— Que tipo de produto a combinação entre vocês pode gerar, que seja único, e que crie vontade nas pessoas de possuírem?”

Como fazer parcerias em seu negócio?

As parcerias e oportunidades que passam batidas

Sim, elas podem estar aí, em sua frente, sem você perceber. Tem muito profissional bom no seu nicho, e até mesmo nos seus contatos de Whatsapp.

Vamos falar agora de algumas possibilidades de fazer parcerias em seus negócios, que devem ser observadas e usadas antes que sejam desperdiçadas:

1) Coautoria: A arte de misturar ideias

Você já teve uma ideia, mas não sabia como colocar ela em ação. Te faltavam experiência e recursos.

Mas se você começar a observar, pode ser que alguém em seu circulo se amizades e de conhecidos, é a pessoa ideal para te ajudar em seu projeto.

Ter um coautor em nossos projetos e ideias podem facilitar o processo.

Marque uma reunião, fale de ganhos e fale o papel de cada um nesta possível parceria. Pergunte a opinião e sugestões da pessoa. Vale dupla, mas vale trio também nesse momento.

Fale também dos riscos e veja se a pessoa pode se comprometer ao seu projeto, pois isso é muito importante: as pessoas desistem de maneira fácil. 

(😇Note que você não está mostrando nenhuma ideia que possa ser “roubada” pela outra pessoa. Você está apenas conversando sobre uma parceria comercial ou parceria de divulgação)

2) Seja um investidor!

Vou explicar em detalhes, pois essa possibilidade é muito vasta.

Você pode ser um investidor, onde você paga para que outras marcas e empresas ajudem seu negócio, e promovam sua marca.

Dá para fazer isso investindo em influenciadores ou em profissionais diversos, para melhorarem seu produto ou serviço.

Vale até mesmo contratos temporários (se for permanente deixa de ser uma parceria, e se torna outra coisa).

Mas tem uma outra possibilidade, que é fomentar algum canal ou página social. Você basicamente começa a investir, do zero na maioria dos casos, em uma página ou em alguém para promover sua marca.

Basicamente, você se torna um patrocinador de alguém, que vai fazer suas publicações e vídeos.

[Você pode pegar um funcionário da empresa, não precisa ser alguém de fora.]

E claro, tem aqueles que compram canais, como fez a Magalu com a Jovem Nerd (mas aí é para cacife grande).

Investindo em parcerias

Fui convidado para fazer parcerias, e agora?

Sim, temos que aproveitar as oportunidades.

Confesso que em minha vida aproveitei a maioria das vezes, e tive medo de entrar em outras; seja para empreender ou até mesmo para criar sociedades.

Porém, como até mesmo sua avó deve saber, existem muitas enrascadas espalhadas por nossas vidas. E a falta de experiência é o que costuma pesar nessas horas.

O que deve ser avaliado, quando te convidarem para alguma parceria, são essas 3 coisas:

  1. Sua relação com a pessoa – Quanto mais longa e complexa a parceria, mais necessário será estudar o perfil da pessoa e conhecer sobre seus talentos. Na falta de algum antecedente, busque conselhos de outras pessoas do seu mercado de atuação.
  2. Com o que ela pode contribuir na parceria – Já fui convidado para parcerias onde era visível que o “talento” e know how era somente meu. Nesses casos, deve haver investimento da outra parte ($), ou ela deve contribuir com uma base de relacionamento de contatos muito forte. Se não for assim, pule fora.
  3. Faça um projeto piloto – No mundo do growth hacking é normal testarmos nossas hipóteses. A saída para sua dúvida pode ser fazer um teste, um episódio piloto ou uma amostra do seu serviço.

Tirando esses steps generalistas, muitas vezes a parceria compensa pois ambos atingem públicos diferentes e conseguem aumentar suas vendas e “zona de influência” de forma natural.

Nem que seja no Instagram ou em algo simples, fazer parcerias é algo bom e que gera resultados no médio e até curto prazo.

 

Escrito por Di Rezi

 

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