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Tutorial para ser um expert: Como se tornar uma Autoridade em sua área?

Como se tornar uma autoridade

Olá querido Lover!

Todo profissional do século XXI acaba se perguntando em algum momento: Devo me tornar uma autoridade em minha área?

Não importa se você é médico, vendedor de software ou profissional intelectual. Todos possuem espaço no mundo dos experts digitais.

Mas será que é só questão de glamour ou tem muito mais no final desse arco-íris 🌈🌈?

Hoje vamos falar hoje qual a importância de se tornar uma autoridade em sua área, e daremos dicas de como se tornar uma, o antes possível!

Salve esse material para referência futura, pois o artigo
é rico em detalhes e vai te ensinar muita coisa sobre o tema...

Se tornar autoridade no seu nicho: Quando, onde e por que?

Para quem não sabe, já falei de maneira indireta sobre o assunto de hoje aqui no blog da GL; um exemplo foi em nossa matéria dedicada ao assunto de Tráfego orgânico.

Ser uma autoridade vai te abrir muitas portas, e vai facilitar a sua ascensão na carreira. Muitos fizeram isso nos últimos anos, com ajuda das plataformas digitais (como Instagram) que são essenciais nessa sua aventura para começar a ser notado.

Se no mundo corporativo ser uma autoridade é opção e “glamour” (ou existe um projeto interno que favorece isso), quando estamos falando de profissionais liberais esse novo mundo é um divisor de águas.

Criar conteúdo e outras competências necessárias para ser uma autoridade, vão te trazer fãs e respeito, e claro, clientes melhores.

Basicamente, é sair do perrengue e da prospecção, para começar a ser caçado e procurado pelos outros. 

Mas essa sua nova missão vai exigir esforço e disciplina. O que podemos fazer é te dar dicas para facilitar essa sua metamorfose profissional.

se tornando uma autoridade
Se acha que vai ser fácil, pode tirar o cavalinho da chuva…

Como se tornar uma autoridade na internet?

Para ser uma autoridade na internet, vai depender de vários fatores, os quais darão um certo trabalho para você e sua equipe – se tiver uma.

Redes sociais será algo constante e diário, e além disso, terá que entender que tipo de conteúdo engaja o pessoal que te acompanha.

Como fazer isso? Realmente escrevendo e tomando notas. Ainda não há inteligência artificial para isso (que eu saiba).

Ao longo do artigo daremos muitas outras dicas sobre como ser uma autoridade na internet e em sua área.

3 razões para você começar a se preocupar em ser uma autoridade em sua área!

Eu poderia dar umas 10, mas acho válido você entender o valor que tem esse material de hoje, com 3 pontos bem simples:

1)Ser levado a sério!

Honestamente, sua opinião é levada a sério em sua empresa e nas coisas que você faz? Você passa credibilidade?

Independente da resposta, sua taxa de aceitação seria maior se você fosse um expert comprovado na área que você atua. As pessoas simplesmente iriam lembrar que você teria uns 5-6 motivos lógicos para explicar que elas estão erradas ou equivocadas.

Ponto para seu time!

Você será convidado por podcasters, por profissionais da área e será citado com certa frequência na mídia ou ao menos nos portais que falam de sua área de atuação. Sua “assinatura no papel” será muito mais importante do que era antes de sua “transformação”.

Ps: Ainda falarei sobre como comprovar sua autoridade no artigo de hoje.

2)Experts e autoridades da internet fazem parcerias (facilmente)

Eu já tinha dado o spoiler: Conseguir parcerias é algo incrível quando você é uma autoridade do seu nicho.

As pessoas vão fazer questão de ter seus conselhos e suas opiniões.

[E eu amo dar opiniões, imagina ser pago para isso]

E o lado inverso vai funcionar também, pois ao saberem que se trata de um projeto com você envolvido, outros excelentes profissionais da sua área vão querer participar desses projetos emquestão.

Será mais fácil convidar grandes nomes, e mais fácil de ser chamado para coisas realmente interessantes.

E agora, o mais importante…

3)Um expert conhecido mais que a média (bem mais)

Bom, creio que é disso que se trata no final, o dinheiro $$$.

Você vai ganhar bem, e melhor, quando for considerado uma autoridade na área que você se dedica.

Você será pago por serviços e aparições pontuais, muitas vezes mais altos do que ganha com um mês de salário seu atualmente (pergunte para Youtubers e os “famosinhos” do seu nicho que dão palestras e consultorias, e verá que não inventei nenhuma informação).

E não se esqueça dos cursos, e-books, mentorias e contribuições que vão te dar mais dinheiro e royalties.

 

“Did you say moneeeey?”

 

Saindo do extremo “desconhecido” para o extremo “autoridade online”

Sem dúvida, ao chegar até aqui você pode estar pensando “fácil dizer, difícil de fazer”.

E é verdade, vou concordar. Ser descoberto, notado e visto como alguém relevante é difícil em nosso mundo.

Mas todos especialistas e experts do marketing, de vendas, do empreendedorismo e de ~área que você gosta/acompanha~ vieram do zero, do amadorismo e da derrota.

Hoje queremos ser específicos. Você não quer ser um cantor para agradar um país inteiro, mas sim alguém que deseja ser reconhecido em uma área e tema específica.

São menos pessoas para encantar, o que torna a missão mais fácil.

Me explique onde começo para ser um expert então!

No começo as coisas são devagar, e você ainda é visto por pouca gente.

Mas não se engane, essa é apenas uma fase, que você deverá vencer com alguns detalhes importantes, e também com uma estratégia certa.

“Ao menos 1 case de sucesso”

Certifique-se de ter ao menos uma entrega real no mundo. Ou seja, de ter um case comprovado (falei disso no artigo de hacks de carreira).

Isso serve para usar em suas apresentações, palestras, aulas, serviços a terceiros, o que for. 

Vai facilitar muito na hora de fazer seus vídeos e materiais, por exemplo (olá sou o Lucas da empresa X, que faz X). E esse resultado vai ativar o gatilho da autoridade, e fará com que te levem mais a sério.

Não dá para ser um gestor de tráfego sem comprovar algum serviço ou trabalho anterior. Não dá para ser palestrante ou professor no mundo corporativo, se não puder ensinar algo que você já fez antes.

Não dá para se dizer expert em algo, sem não ter um resultado para ser mostrado nas reuniões.

Pegou essa dica? Antes de se lançar como autoridade, você terá que ter uma história incrível a ser contada.

Você até pode inventar uma história e meter o louco como muitos gurus do marketing fazem. Fica por sua conta e risco.

👨‍🎤A forma que você se apresenta muda tudo!

Você ficará mais facilmente na mente das pessoas ao ser lembrado por um detalhe em específico.

Esse detalhe pode ser um resultado seu do mundo real, ou uma grande conquista.

No mundo do marketing digital, você pode reparar que as autoridades se apresentam de diversas formas, dando ênfase em um resultado que elas tiveram. Exemplos:

  • “Primeiro a fundar uma empresa de X no Brasil”;
  • “Nômade digital com, que viaja o mundo e desenvolvendo infoprodutos”;
  • “Escritor do livro X, sócio da empresa Y”

Portanto tenha de maneira bem clara a forma que você quer ser lembrado, e desenvolva um mini slogan para isso.

Vale falar do canal no Youtube? Vale sim!

Vale falar de empresas e cargos do passado? Vale sim!

Tudo que for único e que puder te diferenciar de maneira positiva deve ser citado.

A fase mais perigosa (e preguiçosa)

Seu primeiro ano na busca de se tornar uma autoridade do seu nicho em questão, a derrota e o desânimo vão bater de maneira constante em sua porta.

Isso ocorre porque você tem poucos resultados. Mas isso não significa que você não deve buscar referências e feedback constante da sua rede.

Fale com seu pequeno público e fale com pessoas da área. Queira ser um profissional melhor, que entrega coisas melhores sempre.

Existe uma relação muito forte entre querer ser notado e a produção de conteúdo, jamais se esqueça disso!

Como a Nathalia Arcuri ficou famosa? Produzindo conteúdo

Como você vai ficar famoso (a)? Produzindo conteúdo!

Não faça essas 2 coisas [que eu fiz]

Sobre a trajetória de ser um futuro expert em algo (no meu caso de escrita criativa e escrita em geral) em fiz dois erros que você deve evitar:

  1. Não quebre a sequência – Você terá que ter hábitos religiosos na hora de produzir seu conteúdo e de usar as redes sociais. Quebre a sequência, para ver os resultados caírem de maneira rápida.
    A máxima é: “Fazer o castelinho de areia é difícil, mas leva 2 segundos para destruir ele”
  2. Crie portfólio e colecione cases reais – Não tenha preguiça na hora de coletar informações daquilo que você já fez, e também daquilo que pretende fazer, afinal, em apresentações estamos sempre falando do futuro. E quando você vende seus serviços, você vai estar planejando algo com seu cliente, que precisará de uma apresentação rica visualmente.

Leia também nosso guia definitivo de como subir na carreira aqui!

brand lovers

Hora do show: A segunda etapa em sua missão rumo a ser uma nova autoridade na internet

Essa é minha parte favorita de nosso tutorial, a hora que falamos do seu próprio show!

Não basta aparecer por aí uma vez por semana, e escrevendo uns stories e uns textinhos legais. Será necessário criar um programa, que deverá ser escolhido entre blog e textos, ou criação de vídeos.

Mais Queen para vocês

 

Portanto após ter decidido a área a se dedicar, e de ter colecionado um ou alguns cases, você estará preparado para começar a falar mais profundamente sobre o assunto.

Tenha em mente que:

  • Você deverá aparecer todas semanas, mais de uma vez;
  • Pesquisar sobre a frequência e estratégia por trás de cada rede social;
  • Testar vídeos e demais plataformas, para ver qual você poderá realizar menor esforço (isso tem a ver com o que você gosta de fazer, e não com sua preguiça) para obter mais resultados.

Você vai criar um material em série, que aos poucos vai tirando as dúvidas do público, e também fortalecendo a coragem deles para fazerem uma ação: comprar seu curso, seu produto ou algo nesse sentido.

Falamos mais sobre o assunto nesse dia que falei de gestão de negócios.

A sua audiência vai validar sua autoridade

A estratégia por trás de ter que criar seus “shows” e programas digitais é exatamente para que o público possa validar seu conhecimento.

Você estará provando quase diariamente o porquê de você ser o cara.

Então não queira evitar ou escapar esse lado showman que você terá de adotar daqui para frente – a não ser que você tenha pessoas para fazer isso por você, que é o caso do marketing de grandes empresas.

Deixo aqui a referência mestre de como montar um canal no Youtube.

A jornada infinita para se tornar um especialista

Essa jornada é infinita, pois sempre você será capaz de identificar coisas a melhorar e a aprender.

Assim que conseguir os primeiros resultados, terá que manter a qualidade e a atenção das pessoas naquilo que você faz.

Acredite, apenas ter uma grande rede não vai garantir que eles te sigam por meses e anos. Os assuntos se atualizam, assim como os canais e as abordagens dos experts.

“Se mantenha nas 10 mais tocadas”

Bandas que sempre souberam ser relevantes, se atualizaram pelas décadas e nunca deixaram de fazer sucesso, enquanto outras sumiram.

O mesmo vai funcionar para você e sua marca pessoal — e claro, as coisas que tem a dizer ao público.

 

 

Aquilo que você sabe bem hoje, pode ser inútil em poucos anos. Não permita-se de se tornar alguém obsoleto.

O segredo está em se reinventar, pois é disso que uma autoridade se trata: ela estuda e aprende para sempre, e traz seu conhecimento para o público.

Aprender é o caminho!

Sabe como você vai se manter relevante? Pela educação.

Leitura, busca de bagagem cultural e cursos. Faça cursos que ensinem mais sobre seu nicho e seu mundo.

Você sempre estará se atualizando e entendendo mais sobre seu nicho se estiver aprendendo com outras autoridades (nunca falei que você não podia consultar outros oráculos, amigo leitor).

Recomendamos a Queen Jay se você trabalha no mundo do marketing, gestão e tecnologia. Não esqueça de conhecer eles em!

trabalhar com marketing digital

Um propósito em comum

Um dos segredos dos experts é o encantamento de seu público.

Isso pode ser feito de algumas maneiras:

  • Assimilando um propósito;
  • Tendo um inimigo em comum;
  • Afirmando “o que eles querem ouvir”.

Então se você “atacar pedra” nas coisas certas, e parabenizar aquilo que eles provavelmente gostam (ou tendem a gostar), você mostra que seus valores estão alinhados aos do público.

E nem tente agradar a todos, isso não vai dar certo. Você quer ser relevante para um nicho de pessoas, é disso que esse artigo se trata, ok?

Então vai lá e encontre aqueles que pensem de maneira parecida com a sua, e tente alinhar expectativas.

“E os haters virão, isso pode ter certeza…”

Dica final

Minhas três dicas finais vão ser:

  1. Leia o livro Expert Secrets, que fala desse assunto de hoje na íntegra;
  2. Aprenda sobre os Value Hooks;
  3. Acompanhe sempre nosso blog da Growth Lovers para continuar aprendendo sobre marketing e gestão.

 

Escrito “com muito amor ao Queen” por Di Rezi

Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.