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Guia definitivo: Como melhorar seu currículo e subir de nível em sua carreira

como melhorar seu currículo

Você está super-mega afim de subir sua carreira para um próximo nível certo? Ser notado, procurado no Linkedin e encontrado por Headhunters e profissionais de RH.

Todos queremos dar uma subida em nossas profissões, é um desejo bem honesto. Não tem problema algum admitir isso.

O problema é: Fazemos isso da maneira correta?

Às vezes corremos como baratas tontas (desculpe o termo) fazendo tudo o que falam por aí.

Colocar a foto com braços cruzados, ter pós, ter x coisas no currículo e se portar de tal maneira, para ser ao menos notado nas entrevistas e por nossos gestores, quando procuram pessoas para ascender na empresa.

Esse artigo de hoje é mais ou menos isso, só que com um outro ponto de vista. Vamos ajudar você a sair da estaca zero e da inércia com um tutorial bem elaborado para você crescer profissionalmente.

Então, do que o post de hoje se trata?

  • Entender qual o currículo (CV) do futuro;
  • O que você pode fazer para embarcar nessa mudança (e não perder o trem);
  • Como criar um mindset alinhado com as empresas modernas;
  • Como ser mais proativo e presente nas ações e momentos que realmente importam na empresa
Nota: não se esqueça de salvar esse conteúdo para futuras consultas, 
pois é um tutorial que vai te ajudar muito em sua carreira.

Vamos melhorar seu currículo juntos?

Aos poucos o mundo fica mais meritocrático e mais concorrido.

Criamos bancos enormes de currículos e aparecem milhares de interessados em uma simples vaga de assistente. E isso é verdade, infelizmente.

Portanto como se destacar? Como ter um Linkedin intacto? Como ser percebido na empresa que você já trabalha?

Devo admitir que por inocência e falta de conhecimento, acabamos fazendo alguns pecados capitais do mundo profissional, e acabamos sendo jamais notados e percebidos. Mas vamos corrigir isso, aos poucos.

A concorrência estourou, e agora?

Bom agora é tarde demais. Não tem jeito, você vai ter que fazer a peregrinação de carreira, para se tornar um profissional fod@ e requisitado.

Algumas pessoas fazem pelo amor a peregrinação, outras pela dor.

O dilema das 2 cenouras:

Você é o coelho, e existem 2 possíveis cenouras que farão você tomar atitudes. Uma está logo a sua frente, onde o coelho corre para pegar. A segunda está atrás…

Acho que você entendeu a parábola. O mundo profissional é assim também. Alguns, a maioria, estão desesperados para saírem de onde estão. Não fizeram cursos online para se atualizarem e não procuraram se reciclar em seus conhecimentos…

subir na carreira

Mas você pode ser diferente, e aprender sobre tudo que falamos na Growth Lovers por amor, por paixão de ser alguém melhor. E claro: para não ficar em vagas de emprego que você detesta!

As 3 coisas que vão mudar você para sempre, junto com sua carreira

Já que o assunto hoje são os mistérios por trás da arte de dar uma guinada na carreira, terei que começar por algumas atitudes que farão total diferença na sua vida. Independente de você estar caçando um emprego ou apenas querendo subir na hierarquia da vida, você deve conhecer esses truques e “equivalências” de mindset.

Portanto,

1- Voluntarie-se (ou pedir a bola no seu campo, e não dos outros)

Quando algo aparece na sua empresa, você joga a bola no campo de outro ou no seu campo?

Você não precisa responder, mas quero que saiba de algo.

Já sabendo que o mundo do trabalho é bem concorrido, provavelmente as oportunidades de aparecer no palco também diminuem. Isso não é uma lei absoluta, mas é uma verdade para quem trabalha junto a muitas outras pessoas.

Então seus cases internos, e sucessos dentro de um time, farão diferença para você em sua carreira. Isso mesmo: o sacrifício de agora, te salva lá na frente. Jogue a bola no seu campo, mesmo que seja trabalhoso ou chato. Tome a responsabilidade de novos processos, e com isso você vai crescer automaticamente.

Não abraçar um problema ou projeto, é uma atitude que vai atrapalhar você para crescer subir em sua carreira.

Se voluntarie, ou alguém vai fazer isso, e em pouco tempo não estará mais no mesmo setor que você.

2- Exigências da economia criativa

Uma vez a Jana foi fazer uma entrevista para trabalhar em uma agência. Durante a entrevista, ela citou Carl Jung e acabou fascinando a dona da empresa.

Esse é somente um dos diversos exemplos que poderíamos dar sobre a economia criativa e como devemos criar (e ampliar) nosso repertório de conhecimentos.

A economia criativa, a qual o marketing está inserido, exige competências muito distintas – englobando a música, cultura pop, e claro, livros e cursos.

Falamos sobre o poder de ter referências nesse post sobre a comédia.

3 – “Ir na festa sem ser convidado”

Isso equivale a ser um pouco cara de pau, e dar as caras sempre que tiver a chance. Isso pode ser feito ao aplicar/tentar:

  • Mostrar possíveis melhorias em uma empresa, mesmo não trabalhando para ela (case mais à frente falando sobre isso, no vídeo da Jana)
  • Tentar falar com pessoas de uma empresa que você deseja trabalhar (funciona 3% das vezes, mas já acho um número compensador…)
  • Se auto candidatar, mostrando por que você deveria estar em X empresa ou em determinado cargo/função. Faça isso com oportunidades reais, e não enviando um e-mail apenas. Esse hack pode ser feito no seu emprego atual. Alias, deve ser feito.

Todas essas atitudes não somente farão você subir em sua carreira, como também ter chances que antes você jamais teria sem aniquilar a vergonha do seu ser.

E eu não disse que eram atitudes fáceis e tranquilas. Nosso post não se trata disso.

Como melhorar seu currículo:Cases reais!

O principal motivo para termos feito esse estudo e todos seus hacks, foi uma palestra da Jana Ramos, “do SaaS ao Samba”, que você vê mais adiante na íntegra.

Nesse case, ela explica em detalhes os pontos que citados até agora (as 3 atitudes anteriores).

Foi um Hack do “ir na festa sem ser convidado” feito com maestria, que permitiu ela abordar e se aproximar de uma escola de samba que ela tanto ama, a Beija Flor.

Note que ela fez um trabalho muito bem feito, que seria impossível não ser notado. Portanto ao se voluntariar, você terá que fazer algo super bem feito, dedicando tempo e criatividade.

 

Basicamente, ela stalkeou a escola de samba, e montou uma apresentação falando sobre tudo deles, usando uma boa stack de ferramentas de growth hacking: similar web  e o próprio Semrush, por exemplo.

Freak de certificação livre

Segundo a Jana, algo que chama muita atenção nas empresas de técnologia em geral, é você mostrar que você é Freak nas certificações livres. Ela sempre mostra em suas apresentações (que também eram seu CV) o número de cursos e certificados que possui, que são vários.

E isso deve ter um destaque especial. Não adianta muito quando é feito no CV clássico preto e branco, com letras pequenas.

👀Falaremos mais adiante da mudança que vem ocorrendo nos currículos por aí, assunto imperdível.

Se posicionando como autoridade

Não apenas uma tarefa, mas uma jornada que pode ser longa mas recompensadora. Isso é se tornar uma autoridade em um assunto, ou um expert reconhecido.

Algo que vai te tirar para sempre do mundo dos anônimos é fazer atividades que aumentam sua expertise sobre seu nicho. 

Aqui vale fazer vídeos, posts em redes sociais e muitas outras coisas. Muita gente começou pequena e hoje faz entrevistas e palestras para milhares de pessoas.

Mas essa tarefa é para poucos, e exige muita disciplina. E se você não tem, está tudo bem, podemos admitir aqui um para o outro. Eu também perco a constância no que eu faço.

Para ser uma autoridade, e tocar um canal no Youtube, etc, a peteca não pode cair.

cursos online e educação corporativa

Falamos muito sobre hacks de carreira e profissões do futuro lá na Queen Jay. Vem conhecer a gente!

Resultados no mundo real, gerando mudanças no seu Currículo

Precisamos te contar uma coisa. É que existe um novo tipo de CV por aí.

Os resultados no mundo real são a verdadeira porta de entrada nas empresas. Diplomas “secos”, ou seja, sem resultados e conquistas feitas em empresas e em jornadas empreendedoras, podem não valer nada quando muitas pessoas oferecem as mesmas credencias e características.

Imagine que 10 pessoas estão formadas, mas nenhum jamais teve resultados concretos fora do mundo acadêmico? Um fator de decisão por parte do contratante será avaliar aqueles currículos (em meio a centenas deles) que tiveram algum tipo de realização, como “ajudei a equipe em aumentar as vendas em 5%”, apenas como exemplo.

E note: eu disse resultados, e não experiência. Seus projetos pessoais entram aqui tranquilamente, até mesmo um site seu ou infoproduto.

Existem algumas maneiras que podemos compartilhar com você para usar isso ao seu favor. Veja algumas delas abaixo.

O historiador: aprenda a documentar o que você faz

Sabe aquele botão de print, ou a ferramenta de captura aí no seu Windows? Comece a usar elas bastante para começar a salvar o que você faz.

Você pode montar apresentações e documentos diversos, como de portfólio, mostrando as coisas que você já fez e o que pretende fazer.

Eu faço muito isso com textos e artigos que eu realizo, e utilizo a URL desses posts. Prints visuais de shows, eventos e vídeos que você aparece também podem enriquecer sua “biblioteca de grandes feitos”.

E você? O que teria de bom para apresentar agora se estivesse em uma entrevista ou em um pitch de elevador comigo? Pense bastante nisso…

Dica monstra 👽: Essa estratégia é boa pois até mesmo quem tem pouca bagagem e experiência pode documentar suas rotinas e entregas.

seja um historiador
Parte da palestra da Jana que ela ensina a documentar sua jornada

Ps: tenha um drive organizado em!

Essas técnicas e dicas só vão funcionar se você for organizado.

Crie pastas, coloque nomes objetivos, deixe seus documentos encontráveis, e de preferencia na nuvem, como o Google Drive. Só assim você vai conseguir reutilizar material anos depois de ter feito ou documentado eles.

Usando o Linkedin para promover sua marca pessoal

Existe uma rede social feita somente para a esfera profissional de nossas vidas.

Seja você um profissional do mundo B2C ou B2B, você ao menos deveria estar usando o Linkedin, para o bem de sua carreira e da sua empresa!

Vamos agora às 3 dicas fundamentais para se fazer no Linkedin.

1# As estratégias básicas

Estou falando do básico bem feito. São as coisas obrigatórias, que nem vou me esticar muito aqui:

  • Foto e capa;
  • Compartilhar bons documentos e bons materiais;
  • Deixar o perfil visitável, e promover sua rede de contatos

Para mais dicas de Linkedin, fizemos esse artigo.

2# Use o “destaque”

Pegando o gancho do item do historiador, feito acima, você deve utilizar bem seu espaço de destaque lá no Linkedin.

Pegue seus melhores posts, artigos ou links externos – caso você esteja com algo em outro site, ou participação em podcast – e use nesse espaço.

Lembre-se que as fotos devem ser chamativas (tipo essa em roxo) e deve ser diversificado seus links. Caso você esteja em muitos lugares publicando, aconselho o uso do Linktree.

destaque no linkedin

“Os destaques” é  uma vitrine que muita gente vai ver. Isso claro, se você gastar um tempo mínimo nessa rede, e tendo uma certa frequência. Eu diria umas 3x na semana.

Então menos Instagram querido, e mais Linkedin na veia, ok?

3#Promova conteúdo bom

Sinceramente, não sei se você gosta de escrever ou se prefere apenas repostar coisas de outras fontes. Mas se dê ao luxo de criar coisas suas, e inéditas.

O linkedin é uma verdadeira vitrine profissional, onde as pessoas vão ver cenas do que você faz. Isso pode ser aquele post inspirador no meio da semana, ou uma breve frase para fazer todos refletirem. E tem os artigos, meus queridinhos 😍

Crie conteúdo bom, pois é isso que fará com que sua rede cresça.

“Bons empregos fazem sua rede crescer também. Não é coincidência CEOs e diretores terem 30 mil seguidores, mesmo com publicações meia boca”.

Agora que falamos de Linkedin, teremos que falar do clássico…

O velho CV ainda funciona?

Ainda funciona, mas perdeu seu glamour.

Entenda que ele nunca será inutilizado, mas que existem novas maneiras de apresentá-lo ao público. Parece besta dizer isso, mas fazendo um PDF estilizado, seja no Power point ou em um Prezi da vida, você será mais facilmente notado.

Isso porque em meio a centenas e milhares de arquivos Doc em texto, você será um dos poucos coloridos e diferenciados.

O meu portfólio, que mostrei na parte anterior (está em roxo no meu perfil) ele é interativo. Você clica nos textos e eles abrem outros blogs, sites e portais. Longe de ser uma apresentação ideal (detesto apresentações longas), ele ao menos entrega criatividade e bom humor.

Então tenha em mente isso quando for criar seu próximo currículo virtual. Não precisa ser sempre o antigo formato preto e branco sem elementos visuais.

Mas vou ter que falar dele, o velho CV, mesmo assim…

Não tem como eu criar um artigo sobre carreira, sobre subir nela, sobre Linkedin, e nem ao menos abordar o currículo clássico.

Por isso, vamos abrir a caixa preta do mundo das contratações, e dos programas que filtram CVs, para você parar de ser ignorado e começar a ser notado – ao menos pela I.A. dos Recursos humanos.

Carl Sagan montando seu cv
Calma que eu só comecei!

“Ser generalista ou não ser, eis a questão”

Já que o post de hoje é sobre abrir o coração e contar nossos segredos obscuros, eu vou falar a verdade. Fui generalista em meus currículos, e isso me levou a lugar nenhum, por anos.

Querer ter 2 ou 3 CVs para tudo pode ser ágil e prático, mas pode ser também uma fonte de estagnação na carreira. Infelizmente você terá que ter váaarios currículos e docs para propósitos diferente.

Você terá que ter o capricho de mudar o cargo ou função em seu objetivo central, para cada vaga que for concorrer.

Entenda o por quê disso nos pontos a seguir.

Competências chave: o que não te contam sobre um CV fod@

Vamos agora para a parte dos macetes de CV.

Antes de mais nada desenvolva um pequeno resumo, que esteja de acordo com a vaga ou área pretendida. Estou falando de um paragrafo de no máximo 3 linhas, não faça mais do que isso.

Ele deve esboçar nitidamente uma “fórmula” que mostra o que você pode fazer, ou qual sua super skill no cargo pretendido.

Seria algo assim:

“Como [CMO da Queen Jay], eu posso [me comunicar com o público e alcançar o ICP ideal]”
“Sou uma pessoa [X], o que me permite organizar os processos e [criar grandes apresentações]”

Essa estratégia funciona pois as pessoas escaneiam os conteúdos dos currículos, elas apenas batem um olho.

Ao fazer essa estratégia, suas chances de ser notado aumentam, assim como os buscadores e filtros (softwares) vão encontrar certas palavras-chave logo no começo do seu Doc.

Feito aqui pelo redator, para você entender melhor a fórmula.

Cuidado com palavras chave!

Isso é apenas uma teoria, mas não fui eu que inventei, vi em palestras sobre recolocação.

As “máquinas” e programas que caçam CVs filtram você por palavras chave. Isso pode ser uma novidade para você, ou não.

O ponto é: Tenha certeza de colocar essas palavras tanto nesse resumo no topo do currículo, quanto ao longo de sua história e funções anteriores.

Agora como você vai descobrir as palavras? Usando o Google e ferramentas como “mapas de perfil” em sites como o vagas.com.

Uma maneira fácil de fazer isso é ler as descrições de vagas e jobs, e notar quais palavras aparecem mais, e também quais hard skills são necessárias.

Duas verdades que você vai ter que levar para casa (e não adianta chorar)

Bom, para concluir, leve com você esses dois pensamentos. Mas reflita seriamente sobre eles.

1)O mundo conectado exige que você seja desenrolado

Graças aos diversos estímulos que recebemos pelo computador ou pelo celular, nos tornamos pessoas preguiçosas e procrastinadoras. As coisas vêm mais facilmente, e perdemos uma habilidade importante com isso: a de sermos desenrolados.

Existem sim exceções, mas pode ser que a carapuça sirva para você que está lendo, infelizmente.

Como você já leu ao longo do artigo, muita gente quer fugir de responsabilidades e de problemas. O medo de falhar causa frios na espinha, e o de perder o emprego…bom, esse chega a causar pânico.

Portanto, comece a notar esse comportamento tanto nas pessoas como em você, e evite isso ao máximo. Surpreenda seu gestor ou chefe, assumindo um pouco dos riscos.

O futuro é daqueles que se arriscam e que se destacam na multidão. Vai doer, vai causar desconforto, mas você será requisitado e notado.

Pessoas desenroladas
Você aí agora: “Será que eu sou um enrolado?”

2) Task Hunter: Os caçadores de coisas para resolver

Já que as coisas que você conclui e participa vão montar seu verdadeiro currículo no mundo real, você precisa estar de olho para essas oportunidades.

Afinal, ninguém vai simplesmente entregar projetos construtivos e que agregam na sua vida. As pessoas gostam de jogar no campo das outras as tarefas bestas (se você já foi estagiário sabe do que estou falando).

Na vida dos Growth hackers, o que mais fazemos e procurar essas oportunidades, as chances de se tornar um mito em sua área de atuação. Podem ser projetos pequenos, mas na maioria das vezes você terá que ser ousado para participar do “jogo dos caras grandes”.

E se o assunto é ser mito ou ser um Growth Hacker, nós podemos te ajudar com isso.