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Value Hooks: O “Gancho de valor” e o poder de aumentar sua audiência

Ser percebido e ser notado nas redes sociais é cada vez mais difícil. A cada ano as taxas de abertura e de cliques caem mais, e a dificuldade por obtenção de leads aumenta.

Por isso hoje vamos falar dos Value Hooks, os ganchos de valor.

Esses ganchos vão ser seu maior aliado na hora de fazer com que as pessoas cliquem e consumam seu conteúdo, seja em qual rede ou site for.

Portanto leia o texto de hoje somente se você:

  • Deseja que mais pessoas cliquem em seus conteúdos;
  • Deseja aumentar o número de curtidas e compartilhamentos;
  • Quer aumentar suas habilidades textuais e de copywriting em geral.

Nota: Esse artigo foi baseado em um excelente artigo de Michael Simmons, que fala
sobre os Ganchos de Valor.
Assim como ele mesmo afirma no texto, muitas coisas boas “Morrem no feed” e nunca chegamos nelas. Por isso, resolvi trazer até você o seguinte conteúdo, adaptado e em português.

E claro, tenha em mente que muitas coisas desse artigo foram feitas do ponto de vista do editor/escritor original.

Falando sobre os “Value Hooks” e conteúdos que capturam as pessoas

Ser um blogueiro ou apenas “um escritor na internet” envolve colocar palavras boas o suficiente em uma página e clicar em publicar.

Só isso. Nada mais.

Ser um escritor de sucesso (blockbuster writer) ou influenciador, significa investir anos no desenvolvimento de habilidades e qualidade para que seu conteúdo chegue a milhões de pessoas e seja tão bom que elas o compartilhem com outras pessoas e mude a maneira como agem e pensam.

Existe um grande abismo entre as duas abordagens, porque requerem estratégias completamente diferentes. E centenas de pessoas buscam vencer o abismo.

E eu sou uma delas. Creio que você também.

Quando queremos ter 100.000 de visualizações

Portanto, a viralidade é a única opção para quem deseja ter uma escrita lida por milhões de pessoas.

Foi então que meu fascínio pela atenção se transformou em pesquisa ativa.

Quando comecei, a viralidade parecia uma caixa preta aleatória e impossível de quebrar. Vemos artigos com milhares de compartilhamentos e me perguntaria como isso era possível. A ideia de que cada novo leitor poderia resultar em mais de um novo leitor parecia mágica.

Felizmente, logo no início, recebi a orientação de um amigo próximo, Emerson Spartz. Emerson construiu uma empresa de mídia com bilhões de visualizações e me ensinou o valor dos títulos.

Ele me disse que eles eram os 80/20 da redação do artigo. Ou seja, os 20% de esforço que geram 80% de resultados.

No começo, eu estava cético. “Como pode simplesmente mudar o título ser tão importante?”

Mas, rapidamente, vi o valor do que ele me ensinou. Quase da noite para o dia, 5x mais pessoas começaram a ler meus artigos.

títulos value hook
“Dicas não autorizadas pelo mestre hoje, aproveita enquanto estão no ar…”

Você pensa bastante para fazer o texto, mas e os títulos?

Isso me convenceu a dobrar meus esforços. Minha equipe e eu agora passamos milhares de horas estudando os padrões de viralidade e testamos com vários A / B de colossais 4.000 títulos.

Que eu saiba, nenhum indivíduo ou organização fez tanto estudo e teste de títulos de artigos.

Agora, o artigo médio que escrevo tem mais de 200.000 visualizações, e meus escritos foram lidos dezenas de milhões de vezes e em publicações como Harvard Business Review, TIME, Forbes e Fortune. Também melhoramos a redação de artigos.

Porém, acreditamos que uma parte significativa do nosso sucesso se deve aos títulos.

Agora vejo o processo de viralidade (fazer conteúdo viral) como sistemático e replicável. Em outras palavras, a viralidade pode ser fabricada de forma consistente. Os títulos foram apenas o primeiro passo.

No resto do artigo, explico o que considero ser a alavanca de atenção online de Arquimedes.

Como ser notado (ou ao menos lido?)

— Milhões publicam todos os dias. Como você pode ser notado por sua experiência?

Você é um especialista. Você quer compartilhar suas ideias com o mundo. E agora?
Contra-intuitivamente ao momento que vivemos, nunca foi tão fácil compartilhar ou tão difícil ser notado.

No passado, para publicar um livro, artigo de jornal ou artigo de revista, você tinha que convencer um editor humano. Agora, você pode publicar sem precisar de permissão, mas deve navegar além de um novo porteiro: o feed de notícias algorítmico.

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Michael Simmons, no Medium

Muitas pessoas produzem conteúdo e tentam ter suas vozes ouvidas. Mas na falta de silêncio, o barulho e abundância acabam governando, e com isso consumimos as coisas aleatoriamente.

A imagem abaixo captura bem esse dilema. O coletivo humano cria um montante de conteúdo que dobra a cada ano (pesquise mais sobre “lei de Zuckerberg”), enquanto nossa atenção é limitada pelas horas do dia, e as vezes tendem até mesmo a diminuírem. Isso cria um “jogo voraz” da atenção do público nas redes sociais e na internet em geral.

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IP Credit: Mark Schaefer

Se você não desenvolver ou buscar uma resposta para esses jogos vorazes da atenção, as suas ideias e textos – que você gasta horas fazendo – morrerão antes de decolarem e alcançarem voo.

O poder de um bom anzol de conteúdo (Value Hook)

Os itens de Newsfeed e de redes sociais em geral, sempre usam a combinação desses 3 itens: Imagem, título e subtítulo (que muitas vezes é substituído por um trecho breve do post).

Funciona assim desde o Google, quando você pesquisa algo, até mesmo mecanismos como Youtube. As pessoas muitas vezes passam o olho por 3 segundos, e partem para outro item.

Por isso o seu Value Hook, ou seu “gancho de valor” [que imagino não ter um nome ainda no Brasil], se torna seu pitch de elevador na hora de produzir conteúdo online. É um tipo de MVP (minimum viable product) para você criar artigos e posts que poderão se tornar virais ou de muitos acessos e compartilhamentos.

Se atente a esses dois pontos, que estão na imagem, sobre os Value Hooks:

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“Traduzindo o item 2: Você desperta a curiosidade da pessoa, falando de uma possível coceira bastante comum”

 

Em outras palavras, antes mesmo de os leitores chegarem ao seu conteúdo, você deve conquistá-los no feed de notícias.

Isso é mais difícil do que parece. Os feeds de notícias da mídia social são passivos. Os leitores não estão em uma livraria procurando um livro. Em vez disso, eles estão em uma fila esperando para verificar suas compras e estão entediados.

Portanto, você deve criar uma coceira tão forte que o leitor DEVE coçá-la. Isso tem a ver com títulos fortes, temas pouco comuns e afirmações fortes.

“Como você se destaca entre bilhões de pessoas que publicam conteúdo por meio de um feed de notícias algorítmico?”

A psicologia dos ganchos de valor [Value hooks] revelados

O objetivo do gancho de valor não é apenas levar as pessoas a consumir seu conteúdo de formato longo, como os artigos. Os ganchos podem ficar sozinhos e serem comentados, compartilhados e curtidos em várias plataformas de mídia social.

Plataformas como Twitter e Instagram são projetadas especificamente para eles.

Por meio do teste A / B de 4.000 títulos no Facebook, vi como alterar o título sozinho também pode alterar a porcentagem de pessoas que compartilharam o artigo. Por exemplo, quando eu tinha uma agência de conteúdo, vi como alterar o título alterou a taxa de participação em 8 vezes do público.

Então, me deparei com um estudo fascinante em que uma empresa analisou o comportamento de leitura e compartilhamento em bilhões de visualizações de páginas na web. O quadrante esquerdo no gráfico abaixo mostra como a maior parte do compartilhamento de artigos acontece no início do processo de leitura do artigo, não depois que a pessoa termina a leitura.

value hooks pesquisa
“Você lê as coisas que compartilha?”

Foi quando percebi que os leitores não estavam clicando nos posts – eles nem mesmo liam eles. Então o que fazia essas pessoas compartilharem ou curtirem algo sem mesmo abrir ou clicarem nos links? O gancho de valor sozinho pode ter sido a causa.

No início, pensei que a ideia de as pessoas compartilharem artigos antes de lê-los parecia irresponsável, mas então me percebi fazendo isso. Por exemplo, não muito tempo atrás, eu me peguei retuitando um artigo sem mesmo lê-lo.

Depois de refletir sobre isso, percebi que havia muitos motivos para eu compartilhar:

  • Eu pensei que fosse interessante o artigo;
  • Eu já gostava do autor/blog de antemão;
  • Eu gosto das coisas relacionadas ao tema (como aprender, como estudar melhor, etc).

Por isso criar de maneira constante material bom, ou artigos que valem a pena serem lidos na íntegra, cria um comportamento especial no público: eles sabem que o que você escreve ou faz é coisa boa!

O erro nº 1 que a maioria dos escritores e líderes de pensamento cometem (não importa o setor)

Se você está se perguntando como dominar a habilidade de criar um gancho de valor (value hooks), você já está à frente da maioria das pessoas.

Quando se trata de criar conteúdo de grande sucesso, a maioria dos criadores comete um erro previsível na forma como gastam seu tempo:

“A maioria dos criadores passa horas criando o conteúdo e minutos criando o gancho de valor …”

Mesmo que o gancho de valor seja crítico e é o que os leitores veem primeiro. É por isso que a maioria dos criadores de conteúdo ouvem grilos quando clica em “publicar”.

O problema mais profundo é que as pessoas subestimam a grande quantidade de competição e superestimam o quão boa sua ideia é em relação aos outros (como eu fiz quando comecei a escrever).

Resumindo: se o conteúdo é o rei, o gancho de valor é a rainha.

Aqui estão as principais razões pelas quais eu recomendo adiar outras habilidades de liderança inovadora e focar nos ganchos de valor primeiro.

Por que dominar Value Hooks é a habilidade mais importante na Internet (não importa qual setor ou nicho)

Benefício # 1: ganchos de valor podem ser usados como memes em todo o artigo para aumentar a viralidade

Comecei a perceber o poder do gancho de valor quando observei os padrões de compartilhamento em meus artigos.

Percebi que quando as pessoas os compartilhavam, elas compartilhavam o link junto com um dos muitos ganchos de valor espalhados por ele. Portanto, de muitas maneiras, os ganchos de valor agiam como memes.

E quando digo memes, isso inclui os bordões e frases marcantes.

Mais especificamente, os leitores iriam compartilhar baseados em alguma combinação destes itens do seu post ou artigo:

  • Subtítulo, com alguma alteração deles;
  • Ponto favorito do texto, ou tema;
  • A imagem ou imagem incluída no artigo;
  • Um vídeo ou parte dele, citando qual parte é importante para ele.

 

Também fui inspirado por Jack Butcher, criador da Visualize Value. A partir de janeiro de 2008, Jack começou a criar um gancho de valor por dia no Twitter.

18 meses depois, ele estava ganhando mais de US $ 100.000 por mês e alcançando milhões de pessoas. Essas experiências e estudos de caso me mostraram que combinar citações e recursos visuais pode criar um efeito sinérgico onde 1 + 1 = 10.

Para ver o poder multiplicativo das citações visuais por si mesmo, pegue um dos símbolos mais poderosos da história – o símbolo yin yang. Observe como as aspas se multiplicam e aumentam o valor do símbolo.

ganchos de valor

Como você pode ver, qualquer citação pode ter vários recursos visuais. E qualquer visual pode ter várias citações. Quando você usa uma imagem e uma citação viral, pode pular a tentativa e erro e usar algo que se provou repetidamente por centenas de anos.

Um erro comum na área de criação de conteúdo

Antes de entender o poder autônomo dos ganchos de valor, eu costumava ser um elitista “extenso”. Eu costumava achar que artigos com menos de 1.000 palavras não eram verdadeiros sucessos de bilheteria.

Com o tempo, aprendi que os ganchos de valor perdem em nuance e profundidade, eles compensam em viralidade, velocidade de compreensão e criação e aderência.

Por exemplo, as melhores citações ou imagens podem durar milhares de anos. Eles podem literalmente se transformar em arte que as pessoas penduram em suas paredes ou usam como papel de parede em suas áreas de trabalho.

Então, meu novo mantra é …

Antigo: “Uma imagem vale mais que mil palavras”
Novo: “Um gancho de valor vale mais que mil livros.”

Benefício # 2: Não há nenhuma outra habilidade que tenha tanta alavancagem, com tanta praticidade

O gancho de valor é a alavanca do Archimedes para criar conteúdo em um ambiente online. É onde o menor esforço pode gerar tanto impacto quanto um artigo inteiro.

Os Value Hooks vão te ajudar a espalhar sua palavra em todas redes sociais. Você consegue ser capturado pela multidão de materiais e posts compartilhados, pois você é aprovado no filtro dos 3 segundos.

E se torna fácil usar o mesmo conteúdo em muitas redes e mídias. Basta entender melhor o conceito e algumas técnicas de Copywriting.

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Não é só os textos, as fotos também contam!

Não se esqueça, o mundo dos ganchos de valor não contam somente com boas frases, copys e clickbaits genéricos. Contam também com boas imagens, cores e a mistura de elementos visuais.

Por isso essa nova habilidade fará tanta diferença assim na sua vida e na sua produção de conteúdo em geral. Não haverá mais necessidade de contar com a sorte, se você puder contar com os Value Hooks…

Quer alcançar milhões de pessoas? Domine os ganchos/iscas de valor.

Quer construir uma campanha publicitária multimilionária? Domine os ganchos/iscas de valor.

Quer fazer menos e produzir mais? Domine os ganchos/iscas de valor.

Benefício # 3: Ganchos de valor é a habilidade de liderança inovadora mais fácil de dominar

Depois de anos estudando e ensinando o tópico de aprender a aprender, entendi como aprender mais rápido e melhor com a pesquisa acadêmica de especialistas em aprendizagem como Elon Musk, Bill Gates, Jeff Bezos, Oprah e Warren Buffett. Esta imagem simplifica uma das minhas maiores lições aprendidas:

ganchos de valor e value hooks

Criar ganchos de valor é a micro-habilidade 80/20 do momento, e também passa a ser a parte mais fácil da liderança inovadora para aplicar de maneira deliberada.

Existem menos habilidades necessárias para dominar ganchos de valor do que criar conteúdo blockbuster. Portanto, é mais fácil conseguir mais representantes nessas habilidades porque elas são curtas e simples. É 10 vezes mais barato e rápido testar ganchos de valor do que conteúdo.

Os testes fornecem feedback imediato e objetivo, o que o ajuda a melhorar mais rapidamente. Existem fontes de dados proprietárias de centenas de milhões de títulos que você pode acessar e que permitem aprender rapidamente com os melhores títulos do mundo.

Em 5 horas (regra desses empresários autodidatas), você pode facilmente dobrar sua capacidade de criar ganchos de valor e de conseguir mais acessos aos materiais que você compartilha com sua rede.

Benefício # 4: Os ganchos de valor, deixando você mais perto do “viral”

Todos os nossos feeds de notícias são algorítmicos agora.

Então, quando você faz login nas redes sociais, não vê todas as postagens de todos que você segue. Você vê apenas uma pequena fração deles, aqueles que o algoritmo selecionou. Dado que os sites de mídia social estão no negócio de venda de anúncios, eles apresentam conteúdo com o qual as pessoas se envolvem e enterram o conteúdo não envolvente.

Uma taxa de engajamento de 1% não é envolvente. Isso significa que o que você posta fica ainda mais escondido se falhar no engajamento!

E isso faz sentido da perspectiva dessas empresas de mídia social. Se eles mostrarem dez histórias no feed de notícias toda vez que você fizer login e você se envolver apenas com 1% delas, isso significa que você só encontrará algo interessante 1 em cada 10 vezes que visitar o site.

Os visitantes não voltarão com números assim.

 

value hooks e ganchos de valor
Olha o Arquimedes levantando o mundo e sua audiência aí…

Por outro lado, se você tiver um título com uma taxa de cliques de 10%, receberá uma chuva de amor dos sites de mídia social. O que significa que você pode realmente obter 20x vezes mais visualizações devido ao aumento do algoritmo.

Te ensinando um pouco de Value Hook e dos ganchos de valor na prática

Depois que um leitor compartilha seu artigo, a primeira coisa que seus amigos veem é seu gancho de valor. Então, a primeira coisa que os amigos dos seus amigos veem é o seu gancho de valor.

Seu gancho de valor é reutilizado continuamente.

Agora mostramos algumas dicas de como promover e tentar criar seus próprios ganchos de valor, em seus futuros conteúdos.

1)Gatilhos mentais

O Value Hook citado por Michael abraça uma grande proporção do mundo das boas copys.

São os famigerados gatilhos mentais que vão despertar a curiosidade e os sentimentos mais diversos do leitor.

Não é necessariamente uma apelação, ou clickbait, se você fizer de maneira honesta e que agregue na vida das pessoas.

Para ler: Falamos sobre taxa de conversão e testes A/B nesse dia.

2)Bordões e nomenclaturas

Dando o exemplo do autor original do artigo, uma vez ele criou um gancho de valor no título que era “a regra das 5 horas”, que explicava como grandes milionários aprendiam na prática.

Aquilo foi não somente compartilhado diversas vezes, como gerou material a partir daquilo por parte do público (só procurar no Google…)

Ou seja, outras pessoas começaram escrever com base naquele artigo – e eu fui uma delas na época, no Linkedin.

Portanto, se você é uma pessoa com um perfil minimamente conhecido e com um certo número de conexões e seguidores, você pode tentar promover tendências e debates.

Isso é comum no Linkedin, e é feito com textos fortes, como:

“Precisamos falar sobre…”, ” X coisa só fará sentido depois que você ler…”, “O que ninguém conta sobre…”,
“[Nomenclatura escolhida]: A arte de vender em menos de um minuto”.

3)Abaixando a guarda

Seja na hora de fazer campanhas de marketing, de usar e-mails ou de fazer seus Value Hooks nas redes sociais, você terá que baixar um pouco a guarda, ou seja, ser vulnerável.

Como assim?

Muitas coisas que clicamos e que interagimos, possuem um apelo de vulnerabilidade e de sinceridade.

Estou falando daqueles títulos que o escritor conversa abertamente sobre algo que ele falhou e que ele busca ensinar mais para sua rede. E isso pode ser expressado na forma de ganchos de valor, com títulos e subtítulos pouco convencionais.

Value Hooks e baixar a guarda
 Por exemplo…

Não vou citar elementos que poderiam ajudar nessa questão, como ter um bom storytelling ou ter efeitos visuais melhores, mas apenas aponto aqui que assim que você abre o artigo, você vai ler elementos de vulnerabilidade e histórias reais do autor (no caso eu).

Isso chama a atenção, e títulos assim podem se tornar verdadeiros ganchos de valor (ou iscas de valor, para quem preferir).

Conclusão

Sei que parece fácil sair daqui e dizer, “agora vou decolar nos meus conteúdos”.

Mas não é bem assim. No texto é dado é falado sobre a fórmula, mas todo o “how to” é feito no curso do escritor original. Ele mostra o problema, deixa ele evidente, mas não nos dá a solução – como todo bom infoprodutor deve fazer…

Ainda assim, é possível aprender muito sobre copy e sobre os value hooks de maneira autodidata, trabalhando com produção de conteúdo, e criando testes e hipóteses; o que os growth hackers sempre fazem!

Portanto pegue essa super dica de hoje e leve ela para sua vida e para sua estratégia de marketing. Foi um artigo que eu amei e que desenvolvi para que ficasse consumível para os leitores da Growth Lovers.

E dica final…

viralização e os value hooks
Imagens do artigo retiradas do artigo de Michael Simmons, “Understand These 8 Truths And Our Crazy World Will Suddenly Make Sense To You”

👉A mágica ocorre quando você combina um super artigo, com um bom material, com ganchos de valor. Ter um incrível gancho de valor com conteúdo medíocre, fará as pessoas te ignorarem futuramente.

Traduzido e adaptado por Di Rezi

Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.