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Tutorial: Como o Sexy Canvas pode ajudar seu Copywriting e suas vendas?

Sexy canvas e o copywriting

O Sexy Canvas foi uma abordagem que surgiu por aí nos últimos 3 ou 4 anos, e levantou a curiosidade de muito profissional de marketing e que faz negócios online (e até offline!).

Confesso que me surpreendi com alguns insights do modelo, e senti que seria interessante usá-los em técnicas de copywriting e de vendas.

E hoje venho aqui mostrar um pouco de exercício prático de persuasão e copy.

A visão “sexy” tem como objetivo levantar critérios e emoções fortes, relacionadas ao prazer, ódio e cobiça, entre muitas outras coisas.

Como o blog é de growth hacking, acredito que o Sexy Canvas contribui pela sua base científica e voltada a fazer experiências com o público, e sempre testar o que dá certo ou errado.  Então achei interessante mostrar essa possibilidade para quem cria anúncios e trabalha com mídia paga.

Primeiro explicarei o conceito, depois daremos as dicas do tutorial.

O que é Sexy Canvas?

Antes de mais nada, aviso que felizmente esse é um método totalmente brazuca, criado pelo Andre Diamand. Portanto não é algo importado de fora, como sempre vemos no marketing e outras áreas que estudamos.

O Sexy Canvas é uma metodologia que estuda e analisa o ser humano com base em suas emoções mais “animais” e viscerais.  Por isso, quem estuda esse método, acaba se aproximando de teorias como a freudiana e outras abordagens da psique humana.

A ideia central é despertar desejos e sentimentos fortes, tais como a raiva e a inveja das pessoas, e com isso criar melhores propostas e mensagens publicitárias mais envolventes – que instigam as pessoas a clicarem e a se envolverem, pelo bem ou “pelo mal”.

O mais legal é que o Sexy Canvas mostra que em tudo no mundo do marketing, da publicidade e “das boas ideias” existe o modelo proposto e seus “gatilhos”, que abrangem ao todo 14 áreas e temas.

Veja como é o canvas a seguir:

Sexy canvas

Esse canvas entrega diversas ideias e formas de criar uma estratégia de mídia paga ou até mesmo de um produto do zero.

E como o Sexy Canvas ajuda você ou sua empresa?

Se você aborda de forma estratégica as emoções e desejos das pessoas, elas vão tomar mais ações, e sair de suas zonas de conforto.

Seja por emoções positivas ou ainda mais as negativas, saber usar bem isso melhora, e muito as vendas de uma empresa.

Isso ocorre porque muitas campanhas e estratégias de marketing erram nesse quesito: elas não atingem as emoções das pessoas, tornando seus anúncios e conteúdos algo vazio e neutro demais.

Dessa forma tudo que criam passa despercebido pelas pessoas, em meio a tantos posts e Ads online.

Agora que você pegou a ideia, vou falar finalmente de copywriting, que é a parte escrita e argumentativa do marketing.

Como o Sexy Canvas ajuda no seu copywriting?

Quem é da área de copy, como eu, consegue em questão de segundos observar como isso tem um grande potencial para o desenvolvimento de boas ideias e de boas headlines.

Querendo ou não, o Sexy Canvas foi muito mais pensado na galera que vende online e que faz/vende infoprodutos. E quem trabalha com lançamentos, obviamente precisa saber de copys e cartas de vendas.

Portanto, quando você conhece bem essa metodologia e suas lições, você começa a criar melhores propostas de valor e textos mais envolventes. Algumas razões disso são:

  • Você desafia a pessoa que está lendo, e tira ela da zona de conforto;
  • Você desperta emoções fortes e que são, muitas vezes, incontroláveis;
  • A eletrificação da audiência.

Os copys do Sexy Canvas:”Eletrifique as pessoas”

O grande ensinamento de Andre Diamond sobre a mensagem e sobre sua abordagem é: incomode as pessoas.

Os seres humanos possuem sinapses e “conexões elétricas” em suas mentes, o que realmente ativa as emoções deles.

Portanto, quando você acerta esse lado elétrico das pessoas, que fazem as emoções aflorarem, é porque você está acertando com sua mensagem, aumentando as chances de vender e de ser percebido por elas.

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Os 7 pecados capitais e uma boa Copy

Sabe os 7 pecados capitais? Bons copywriters e publicitários recorrem a eles de vez em quando; e você nem mesmo percebe isso quando ele é um profissional bom.

Como já são velhos conhecidos, não explorarei um a um, mas falarei dos pontos principais que você deve conhecer, e como aplicar isso em seus títulos e trabalhos de copy.

A ganância, um dos valentões do copywriting

Ao meu ver, no Brasil, esse é o gatilho mais usado no copywriting  no mundo digital.

Esse sentimento pode ser usado e explorado de várias formas. Por exemplo, mostrar uma verdade para a pessoa – que ela tem um status social inferior ou que recebe menos do que devia – faz com que ela se “eletrifique” para tomar uma atitude ou ação.

Também é possível mostrar que outras pessoas possuem algo, misturando a ganância com a inveja, criando desejo nela de comprar de você.

Mas note que o efeito da ganância é muito forte, e pode ser devastador.

Por isso tome cuidado para não pegar pesado com a audiência, pois o exagero nas emoções aqui citadas poderá ter um efeito adverso: fecharem sua página ou pararem de ver seu conteúdo.

Como explorar a ira?

Como dizem nas redes sociais, existe muitos haters e os famosos zé povinho em meio a nossa sociedade, e podemos aproveitar desse fenômeno.

Um grande impulsionador do ser humano é o amor e o desejo, mas o mesmo vale para o ódio e a raiva.

Se você direcionar a raiva e ira da pessoa na direção certa (ao sistema, ao banco que ela é cliente, etc), poderá fazer ela concordar com você inúmeras vezes em suas copys e discursos de venda. E consecutivos “sims”, fazem elas comprarem de você.

 

Mas não exagere…

Possíveis exemplos de onde e como usar a Ira (ou os 7 pecados capitais):

  • Pergunte “até quando ele quer ficar assim“;
  • Prove que ele não está nas condições que deveria estar, e que outros alcançaram tal feito;
  • Mostre que a pessoa desconhece alguma informação ou foi “passada para trás” pelo mundo, que supostamente nunca revelou isso para ela;
  • Criar a visualização mental no ouvinte, para que ele crie desejo e até luxuria sobre o que espera ele no futuro. Ele deve se visualizar com os ganhos que você promete ou fornece.

A vaidade e o Sexy Canvas

Como o Brasil é um país de “camadas sociais”, a simples possibilidade de ter coisas exclusivas e acesso a “camarotes” pode criar anúncios únicos.

O meu preferido, como copywriter, é trazer a tona comparações nas quais o ouvinte pode se visualizar como alguém único e diferenciado, expandindo sua vaidade e “superioridade” perante outros que não vão ter “o que eu estou oferecendo”.

Olha, mas nem tudo são flores no Sexy Canvas. Em alguns casos sua copy poderá não ter o efeito esperado e terá um resultado nulo.

Tirar a pessoa da zona de conforto deve ser feito com cautela e audácia, mas com a noção plena de que a curiosidade e uma recompensa são suas amigas em sua proposta de alta conversão, o que podem deixar você apostando alto (e sendo ousado no copywriting)

E é disso que o próximo capítulo se trata!

Sexy Canvas: Explorando a criança interior!

Aqui está, na minha opinião, a grande sacada do André e do seu modelo. Essa abordagem às emoções mais internas e intrínsecas do ser humano nunca tinham sido abordadas dessa forma (ou ao menos com essas palavras).

Quando ele fala de criança interior, o objetivo é explorar emoções que criam o ímpeto da ação nas pessoas. São sensações que criam conforto, conexão, descompressão e “paz”.

Falarei de todas elas a seguir:

#1. Diversão

Essa é uma das emoções e gatilhos mais importantes do Sexy Canvas, afinal, tudo que você envolve deve ter um pouco de diversão, para te tirar do “mundo comum”.

Quando sua apresentação é mais divertida, causa algumas risadas, ela recebe até mesmo um feedback positivo das pessoas. Já uma apresentação monótona pode ser vista como chata, e que terá pouca interação das pessoas.

Para usar a diversão em suas copys e abordagens, você deve tirar a pessoa da “realidade massante” que ela vive.

Então fuja do trabalho, do chefe e do estresse. Mostre o fim de semana, seus hobbies e mostre como é divertido usar seu produto.

A diversão não precisa ser necessariamente a mensagem, mas a forma que ela é entregue. Ela cria o alicerce em volta dos outros gatilhos, deixando eles menos “comerciais” em seu discurso de venda.

#2. Liberdade

Crianças odeiam quando devem seguir ordens e regras, e carregamos um pouco disso dentro de nós para o resto da vida.

Então se você mostrar aos seus leads e clientes que eles possuem liberdade total de escolha e de “ir e vir”, eles criarão conexão com você e com sua marca.

#3. Pertencimento

Pertencimento é o mesmo que criar o efeito de comunidade. 

O exemplo de André em seus vídeos é o futebol, e como as pessoas gostam de cantar o hino e terem um elo entre elas. É o tal do pertencer a um grupo, clube ou segmento, o que traz exclusividade e ideais compartilhados.

Grandes nomes do mundo dos lançamentos e do marketing possuem bases de leads e comunidades gigantescas em volta de seus experts e autoridades.

Aposte nisso então para aumentar suas chances de vendas, e de conduzir melhor suas copys.

 

#4. Curiosidade

Depois da ganância, esta é a emoção ou gatilho que eu mais uso nas minhas copys.

A curiosidade é o que faz a pessoa clicar em seu anúncio ou abrir se e-mail. Sem esse gatilho, você será ignorado e venderá pouco.

Mostre então termos e palavras com novidades, recados e mensagens diretas, e também as perguntas (ainda mais as que tiram a pessoa da zona de conforto).

No copywriting, você deve levantar mais perguntas do que afirmações, uma vez que o que faz o mundo girar são as dúvidas e indagações da humanidade, e o que rola na cabeça das pessoas enquanto tentam responde-las.

(Ps: para pegar melhor esse gatilho leia sobre os Value Hooks)

#5. Amor

Confesso que nunca entendi por que necessariamente isso está associado à criança, sendo que pode ser mais adulto (luxuria e inveja são parentes próximas).

Mas de qualquer forma, criar uma conexão forte e emocional, será sempre uma boa maneira de convencer as pessoas a se juntarem a você.

Copys podem então estar associadas a “mudança de vida” e oportunidades de melhora. É o tal de mostrar que uma pessoa conseguiu graça a “X” conquistar a casa própria, criar uma família e ter filhos.

O amor também se afilia a reciprocidade, algo que engaja a pessoa a continuar a te seguir, gostar do que você faz, e depois se tornar seu cliente.

#6. Segurança

Criar segurança é como dar garantias que nada vai dar errado, e que a pessoa vai poder confiar em você e em sua marca.

Com isso a criança interior se abre, e fica mais receptiva a sua mensagem, e claro, a comprar de você.

Sem o fator segurança em uma carta de vendas ou em uma proposta, as pessoas não vão se sentir seguras para finalizar a compra, e poderão criar objeções. Então mate essas possíveis objeções, antes que cresçam.

#7. Recompensa

A recompensa está ligada a uma aventura ou presente, e todas crianças gostam disso.

E nós, como adultos, ainda gostamos de receber presentes e surpresas, pois ficamos felizes.

Então sempre que você dá algo em troca, um produto ou serviço, e supostamente não cobra, o público fica feliz com isso.

Em adição, eles ficam animados para receberem e acessarem suas recompensas, as quais entendem que tiveram sorte por receber (aí tem o lance da exclusividade também).

Possível modelo ou “Sexy Canva” para seu uso

Aqui vou fazer apenas um disclaimer.

Um dos meus leitores comentou sobre o modelo e o sexy canvas em si para uso em sua empresa. O ideal é que você obtenha esse material realizando o curso e workshops do criador do método.

Mas para aqueles que ficaram curiosos sobre a imagem e os canvas e/ou templates do método, alguns podem ser encontrados pela internet, pelo Google (qualidade da imagem pode ficar um pouco a desejar), ou pelo próprio Pinterest.

Sexy Canvas não é só para fazer Copywriting (será?)

O Sexy Canvas pode ir além das Copys e do digital. O modelo pode ser usado em apresentações e no mundo dos negócios.

Você pode ousar em uma entrevista ou em um projeto, e explorar todos os gatilhos e emoções que mencionamos.

Todavia, saiba que o Sexy sempre estará atrelado a gatilhos e a eletrificação que ocorre na mente das pessoas. Seu objetivo é sempre entender como “trazer” as pessoas para seu lado, e a concordarem com você (ou até mesmo a te amarem e seguirem).

De qualquer forma, a ideia desse artigo não era empurrar nenhum curso ou construir blogposts simplistas, mas sim abrir a mente de quem é da área de marketing para novas possibilidades de Copy.

E além disso, já estava na hora aqui do editor escrever a respeito de copywriting para vocês…

Até mais Lovers!

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