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Como dar Feedback e pedir Feedback para outras pessoas?

Entregar feedback

Hoje estamos trazendo um assunto importante para qualquer empresário, funcionário ou “simples” gestor: Como dar Feedback e como pedir Feedbacks da melhor maneira possível!

Microempresa ou multinacional, qualquer lugar deve saber a hora de ter reuniões construtivas, que vão aumentar o entusiasmo e a entrega das pessoas no trabalho.

Quando a entrega de feedback é feita da maneira certa, ela antecipa e previne equipes de futuros erros e crises.

Dessa forma, saber pedir feedback também é importante, e traz clareza ao trabalho do colaborador, além de permitir seu crescimento profissional!

Leia até o fim, para entender os dois lados da moeda da cultura do feedback.

Feedback, o que diacho é isso?

A tradução pode não fazer muito sentido para nós brasileiros, mas o feedback se trata de “retroalimentar” alguém ou algo com informações úteis.

Neste caso, estamos falando de observações e sugestões sobre a vida profissional da pessoa, ou até mesmo detalhes pessoais – quando é o caso de você dar feedback ou conselhos para amigos.

Ou seja, se você vê que alguém está fazendo algo errando e insistindo nisso, como bom mentor que você é, é interessante dar feedback para a pessoa poder melhorar e evoluir.

O mesmo vale para quem deseja pedir feedbacks para as pessoas, uma vez que contam com a aprovação e conselhos de alguém mais experiente no assunto.

Agora que explicamos, vamos ao que interessa…

Sabendo dar feedback para amigos e funcionários

Ao longo de minha vida profissional, me tornei especialista em “como dar Feedback da maneira errada”.

Não que eu tenha sido a causa desse título acadêmico, mas sim por parte dos meus gestores, que eram péssimos nisso…

Poucos mandaram bem nessa missão. Na realidade, os exemplos que eu teria a dar eram de omissão desse ato.

Por outro lado, existem aqueles que fazem sua parte, consideram a conversa em particular, mas que ainda não se especializou de fato nessa arte. Vamos ajudar esse público hoje também nesse artigo!

Fica aqui algumas dicas gerais no vídeo abaixo:

Vamos agora explorar as práticas erradas quanto a hora de dar feedbacks.

1)Entregando feedback: Fazendo na frente de todo mundo

Feedback é uma arte que se faz ao longe, fora da multidão e do olhar de curiosos.

Em raros casos, você terá um aprendiz ou estagiário que deverá ver o processo de “carcada” alheia. Mas tirando essas raras exceções, por gentileza, entenda que feedback é um ato particular.

Encorajo as pessoas para que elogios e coisas construtivas sejam feitas na frente de outros, mas quando se identifica faltas e pontos negativos, deverá ser sempre feito longe dos curiosos [e dos fofoqueiros de plantão]

“Não adianta chorar sobre leite derramado”

É com peso no coração, que reconheço que muitos chefes entregam feedback somente depois que a casa cai.

Nunca houve conversas prévias ou qualquer preparação da equipe. O Deus dará come solto nesse tipo de empresa, e acaba sempre sobrando para alguém…o analista júnior e o assistente.

Portanto, identificar os erros no começo e remediá-los, evita sempre um estrago no futuro, e claro, demissões.

Importante: Existem talentos hoje em sua equipe, que apenas precisam de orientação. Seja você o mentor dessas pessoas, e crie futuros líderes e profissionais que vão ajudar seu time a decolar.

2)Dar Feedback e sempre falar sempre do “Joãozinho puxa saco”

Em toda empresa, por alguma razão obscura e que Freud não explica, sempre haverá um favorito dos seus superiores.

Caso você seja essa pessoa favorita, tudo bem, seja feliz.

Do contrário, para 80% das pessoas do Office, isso não é uma realidade.

Portanto, o gestor deve jamais dar como exemplo seu favorito, e justificar que “João não faz dessa forma” e coisas do tipo.

Isso é um dos maiores desmotivadores e vai incentivar seu funcionário e entrar no Linkedin e enviar currículo por lá, no instante seguinte [pode apostar que sim].

3)”Sou um gestor bacana, logo, não dou feedbacks”

Essa é uma crença ainda praticada em muitas mentes não ligadas a o que é uma gestão eficiente e moderna.

Querer poupar colaboradores desse tipo de conversa priva eles de se aperfeiçoarem, e priva você de obter informação importante, afinal, são conversas de via dupla, que ambos lados conseguem informações construtivas sobre as ações das partes, na maioria das vezes.

Chefe bom = pessoa aberta a conversas com a equipe.

😠E não diga que não tem tempo para dar feedback, pois isso consome no máximo 20 minutos da sua semana.

4)Nunca dar feedback, e esperar milagres

Professores, mestres, gestores, diretores, todos eles acreditam que existe uma força cósmica que traz entusiasmo e que você sabe exatamente como ele (seu superior) gosta da forma como as coisas são e/ou devem ser feitas.

“Bem vindo á Disney!”

Para você ver melhora e progresso contínuo em sua equipe, você deve criar uma cultura de feedback em sua empresa. Vou dar 2 motivos para você fazer isso ainda hoje:

  1. As pessoas possuem uma sensação que estão fazendo algo errado e que poderiam melhorar seu trabalho, e se preocupam com isso. Mostre a elas onde está o elefante azul, e elas mudarão com o maior prazer – e alívio.
  2. Elogiar o progresso e mostrar o que ainda deve ser feito para alcançar a maestria é uma das melhores formas de trazer entusiasmo no trabalho.
entregar feedback
“Chefe esperando o milagre acontecer”

Boas atitudes na hora de dar Feedback!

Até agora falei do que não deve ser feito e do que deveria ser evitado quando pensamos em entregar ou dar feedback para as pessoas.

Vamos iniciar agora a parte em que entram as boas ações e as iniciativas que você deve ter para ter uma equipe de ponta!

Feedback Positivo

Criticar é fácil, mas elogiar é um passo muito distante para muita gente.

Entregar feedback também se trata de reconhecer um bom trabalho e uma boa entrega. Melhor ainda é deixar seu subordinado saber disso.

Como consequência, ele fará um trabalho melhor.

Crie um ciclo de feedbacks com aqueles que você possui obrigações de gestão e administração.

Isso é: fale com a pessoa mensalmente, ou mais vezes se preferir. Conheci gestores que falavam com sua equipe todo final do mês, e mostravam o andamento do coletivo, e falavam em particular quando havia necessidade.

Dar Feedback “sem tensão no ar”

Se você pudesse ler mentes, iria descobrir que a pessoa que está pestes a conversar com você, em sua sala, está bem nervosa.

É normal empregados terem a sensação que vão levar algum tipo de “xingamento” do patrão ou que possuem o risco de perderem seus postos de trabalho.

Por isso, amenize a situação desde o inicio. Explique do que se trata:

— “Gostaria de falar do projeto X. Identifiquei algumas coisas legais, e outras que devem melhorar”

Tenho certeza que a pessoa vai ficar aliviada com uma abordagem assim, ao ponto.

Com o tempo, se você implementar uma cultura de feedback, não haverá qualquer tensão, e você poderá ter uma troca muito interessante com as pessoas de sua equipe.

entregar feedback

Lembre-se que equipes devem conversar (ou o castelinho desmorona)

Ouvi falar que durante a Pandemia, as interações entre os times caíram, as conversas, e também a produtividade.

Se você é um gestor, você não deve se afastar das equipes. E agora, com Home office, a aproximação é ainda mais importante.

Gerenciar pessoas em trabalho remoto exige alguns encontros semanais, ou até mesmo diários.

Cabe ao gestor em organizar esses encontros de acordo com as técnicas de Scrum (estou falando das reuniões rápidas, mas de grande valia).

Falar em particular agora ficou ainda mais fácil com a ajuda de softwares e Apps voltados a isso.

Leia esse manual sobre como gerenciar equipes em Home Office.

Como pedir Feedback: Você está fazendo isso da maneira correta?

Agora vamos falar da outra moeda do jogo.

Como você aí, que quer melhorar suas habilidades e saber se está acertando no trabalho, deve agir na hora de pedir feedback para seus superiores.

E melhor: como pedir feedback até para pessoas abaixo de você?

Há 2 formas de fazer isso.

1)Pessoalmente ou “em off”

Muita gente ainda tem medo dessas conversas, e até odeiam quando o chefe vem falar algo – por questões como brutalidade e falta de empatia, que são características pessoais de alguns gestores.

Mas entenda que uma “crítica” e sugestão pode ser uma porta de entrada para uma vida de sucesso.

Para conseguir extrair esses frutos proibidos dos seus superiores e colegas de equipe, você pode:

  • Pedir feedback em particular;
  • Explique do que se trata sua conversa, e que o feedback é essencial para o andamento da sua operação ou projeto;
  • Mostrar que sua intenção é a melhoria e o crescimento. Ao fazer isso, a pessoa terá menos bloqueios de abrir o jogo – pois muitos gestores detestam ser proativos na hora de entregar feedback.

Importante: Passe a ideia de que você quer conselhos e dicas da pessoa. De certo modo, muita gente gosta de ensinar.

2)Pedir feedback constante, como hábito da área ou do gestor

Uma possibilidade para receber feedbacks é deixar claro desde o começo (novo emprego, etc) que você gosta de receber dicas e feedbacks das pessoas.

Ao construir esse status quo de troca de figurinhas entre gestores e colaboradores, provavelmente você sempre ficará sabendo como anda sua evolução. Recomendo fortemente a estagiários e iniciantes em fazer isso!

Bônus: pedir feedback para quem está abaixo? Como assim!?

Aprendi essa quando era professor de inglês, e me ensinaram que na segunda aula (na primeira não faz sentido) de uma nova turma, você bate um papo e pede feedback da sua aula.

Com isso eles falam sobre o ritmo, se estão gostando e entendendo você, e você sabe como agradá-los melhor. O mesmo funciona para clientes e pessoa abaixo de você.

Uma simples ação como essa pode te dar maior controle de situações e desavenças em sua empresa, além de tornar você mais próximo das pessoas.

Receber Feedback: Oportunidades únicas em sua vida!

Mas afinal, por que você deve gostar de receber ou pedir feedbacks?

É simples: As pessoas mudam graças a mentores e pessoas dispostas a ensinar, e a entregar feedback construtivo.

Isso já aconteceu comigo, e também com muitos mentores aqui do GL.

Vamos dar agora três dicas para você começar a gostar de receber feedback, e também de como recebê-los de maneira amigável:

  • Alguns erros podem persistir por anos se ninguém abrir seus olhos. Um exemplo foi um erro que eu fazia em entrevistas de emprego, e demorou um ano até me falaram (e tive que reprovar em umas 15 até descobrir);
  • Essas conversas que são feitas em particular, ou em equipe, trazem um rumo mais claro para o todo. Isso ocorre porque existem times que não possuem senso de direção e metas claras, por causa da omissão de gestores e chefes;
  • Entenda que muitas vezes a pessoa que entrega ou dá feedbacks negativos quer o bem da equipe, e também o seu. O intuito é que algum erro seja corrigido e que você comece a ser mais autocrítico.

Gestores que reservam minutos do seu dia para ter essas conversas devem ser vistos com bons olhos, e não com raiva ou angústia por sua parte (a não ser que ele não respeite os pontos levantados na primeira parte do artigo de hoje).

É melhor encarar de frente, ouvir o que outras pessoas tem a dizer, e ponderar se aquilo de fato faz sentido.

Caso você entenda que sua atitude deve sofrer uma transformação, comece logo a colocar em prática, e deixe o mundo saber que você está se conhecendo melhor.

Dica Final: Perguntas para pedir feedback para alguém ainda hoje

Nem tudo na vida se trata de um gestor, afinal, muitas pessoas trabalham de maneira autônoma. Isso significa que o cliente é seu chefe de fato.

Para descobrir como você está evoluindo em sua área, você precisa da opinião sincera das pessoas.

Isso significa que você terá que incentivá-las a falar com você; pois nem sempre as pessoas gostam de criticar ou de ter um momento teti a teti com alguém.

Sim, você está no caminho certo meu aprendiz…

E há outra razão importante para pedir opiniões: você pode se destacar perante outras pessoas da empresa, afinal, poucos fazem isso na cara de pau.

As atitudes corretas para pedir feedback

Quando você pergunta, você é o autor do seu destino, ao incentivar que o feedback venha até você. Aqui vai a sequencia matadora:

  1. Aborde a pessoa diretamente, ou por e-mail. Use frases como “Gostaria muito da sua opinião a respeito daquela entrega” ou “Queria saber seu ponto de vista sobre…”;
  2. Seja direto, e pergunte “o que poderia melhorar em uma próxima vez”. Mostre segurança, jamais faça uma cara de coitado. Se a pessoa sentir segurança, o efeito será muito superior ao esperado.
  3. Se for um exercício junto a um gestor ou chefe de equipe, estimule ele ao dizer que você deseja ser um profissional melhor, e que ele “tem total abertura para falar com você”.
    Aprendi essa técnica com meu pai, que é vendedor. Isso funciona em muitos cenários porque as pessoas se sentirão mais á vontade ao falar com você sobre qualquer assunto mais crítico/delicado.
  4. Anote alguns pontos importantes, e mostre em uma futura oportunidade que você aderiu a ao menos 1 dos pontos citados da pessoa.

Essa dica 4 faz com que as pessoas criem segurança e confiança em torno de você, já que você mostra que está ouvindo e aderindo aos pedidos delas.

Espero que as dicas e Hacks de hoje tenham ajudado você a estimular um ambiente de entrega de feedbacks, e que você tenha um upgrade em sua carreira em muito breve.

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