fbpx
Pular para o conteúdo

9 Características que todo empreendedor (ou líder) deve buscar desenvolver

Olá querido Lover!

Você já se perguntou quais características são necessárias para ser um empreendedor, um empresário, ou até mesmo um líder?

Não basta trabalho árduo ou criatividade, se você não aprender mais sobre as pessoas e sobre questões da inteligência emocional.

Por isso, hoje daremos dicas menos frequentes para você ascender em sua busca de conhecimento, rumo ao podium dos grandes líderes.

👉A número 4 é minha favorita, pois passa batido sempre por parte de muita gente!

1) Gostar de pessoas

Pode ser que esse seja o mais importante, e também o mais complexo dos itens de hoje.

Parece que é fácil “gostar de pessoas”, mas muitas vezes isso deve ser um exercício a ser feito. Até mesmo diariamente. Isso ocorre pelo fato de ser frequente nossas angustias e decepções, geradas por conhecidos e por pessoas que trabalhamos juntos.

Por isso a flexibilidade com elas se torna algo extremamente importante, e que você deve desenvolver em suas habilidades e Soft Skills.

Quebrei em algumas partes, para fazer sentido esse ponto:

  1. Paciência – Temos que ter paciência com as pessoas que gerenciamos e que ensinamos coisas. Elas vão errar, e você deverá estar preparado; tanto amigos quanto colaboradores em uma empresa entram aqui nesse quesito.
  2. Conversar com elas – É por meio de conversa que você recolhe opiniões e também feedback. Voltarei a esse assunto no ponto 4
  3. Ser um bom mestre – Ser um bom líder é saber a hora certa de falar com alguém de canto. Seja um observador crítico, mas construtivo. Desestimular as pessoas é o caminho errado a uma boa gestão.

2) Saber identificar o talento das pessoas

Isso significa que você vai conseguir alocar as pessoas nos lugares adequados, até mesmo aqueles que te ajudam em seu trabalho.

Você terá que ser um verdadeiro formador de times, alocando os recursos da melhor forma possível. Líderes fazem isso, eles extraem o melhor das pessoas.

Construa um cenário onde as pessoas possam vencer desafios e mostrar seus talentos.

3)Organização

Sem organização e planejamento, uma empresa vai andar aos trancos e barrancos.

Comece a desenvolver ainda hoje essa característica, pois é mais fácil desenvolvê-la quando se está sozinho, do que quando você tem que gerenciar dezenas de pessoas.

E para quem busca empreender, tem a questão de ser data-driven, que é a busca constante por dados, e por meio deles obter uma performance melhor.

Falamos sobre organização e outros pontos do empreendedorismo nesse dia.

4)Sempre dar uma volta no prédio

Essa lição é tão importante, que até mesmo livros clássicos como “Think and Grow Rich” já traziam ela em suas páginas.

“Dar uma volta no prédio” é acompanhar de perto os processos de uma empresa ou da equipe que você lidera. Muitos empresários e gestores não fazem isso, e se perdem de seus colegas.

Se você não der uma volta naquilo que você cuida, você vai perder sua conexão aos poucos. Desligue o PC um pouco, e tire conclusões no mundo Offline.

empreendedorismo

5)”Amar as voltas que o mundo dá”

Sabe aquele papo que um bom empreendedor saberá a hora de recomeçar ou de tentar de novo?

Esse ponto é quase isso. Ele vai um pouco além.

As pessoas mais sábias e resilientes que existem, elas aprendem de alguma forma a amar as reviravoltas da vida. Com isso elas criam flexibilidade às mudanças e quando as coisas dão errado.

Elas acreditam numa coisa chamada: Fracasso temporário. Elas sabem que sua situação (ou daquilo que administram) não é permanente.

O ponto 8 se relaciona diretamente com esse tópico.

6) Ter disposição a aprender, mesmo quando não tem tempo.

Me lembro de uma vez estar em um antigo emprego, e meu chefe desistiu do que ia fazer quando expliquei que ele teria que aprender a mexer na plataforma (hoje seria algo obsoleto, nem vale o exemplo).

As pessoas desistem no primeiro sinal de dificuldade. Querem “repassar a responsabilidade”.

E na hora de aprender novas habilidades isso ocorre também. Acreditam que possuem essa opção de postergar, o que é uma ilusão.

Um exemplo é o novo analytics. Vai ser chato reaprender, mas é o que o pessoal que trabalha com sites e negócios online terão que fazer.

7)Saber contornar os nãos, e não se vangloriar com os sins

Se vangloriar com o sim, é o mesmo que dizer que você vai perder sua auto crítica, e vai cair em um caminho de vaidade. Vai achar que tudo que faz já é bom e suficiente.

O inferno dos empreendedores está cheio de gente assim.

E saber contornar os nãos, é ter resiliência.

Tem um artigo muito construtivo que fala do assunto. [A dica de que “não existe um placar de nãos” deve ser levada para toda sua vida].

 

“Estou bem filosófico hoje, não é?”

 

8)Aprender com os grandes, e não esquecer dos pequenos

O ideal é aprender com os grandes: ver os exemplos de grandes empresas, ler biografias de grandes empresários, e aprender com cases de sucesso.

Mas lembre-se dos pequenos, dos exemplos em sua volta.

Eles vão desde um exemplo em sua família, quanto os erros de outras pessoas, que podem te inspirar ou te preparar para desafios lá na frente.

Aos interessados nesse ponto, falei disso nesse dia.

9)Desenvolver a inteligência emocional acima da média

Juro que essa dica final seria paciência, mas acredito que tem muitas outras coisas envolvidas no lance de ser um líder ou empreendedor.

Muita gente fala de habilidades complexas, mas esquecem das habilidades humanas, relacionadas a sentimentos e a preparo psicológico.

E como você desenvolve essa habilidade? Juntando tudo o que foi falado hoje. E lendo bastante também, sobre temas diversos do mundo do empreendedorismo.

Receba nossas pesquisas e notícias em primeira mão. Acesse aqui.