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Tudo que você precisa saber sobre o novo Google Analytics

empreendedorismo

Bem vindo querido Lover!

Quer melhorar sua análise de marketing? Quer saber como o Google Analytics 4 mudará a maneira como você avalia seu marketing?

Hoje a Growth Lovers traz uma tradução/adaptação de uma entrevista com Chris Mercer no Social Media Marketing Podcast. Nossa intenção de hoje é trazer material estrangeiro de qualidade para aqueles que não podem ler (ou ouvir podcast) em inglês.

O que você vai ler hoje:

  • Descobrirá como o Google Analytics 4 (o novo) difere do Google Universal Analytics;
  • Entender como acompanhar a jornada do cliente de uma forma diferente;
  • Novos tipos de análise do GA4;
  • Alguns hacks para não fazer besteiras e não e perder na hora da portabilidade.

Google Analytics 4: O que os profissionais de marketing precisam saber, apresentando insights de Chris Mercer sobre o podcast de marketing de mídia social.

 

O Novo Google Analytics

Nos últimos anos, surgiram algumas tendências que tornam cada vez mais difícil para os profissionais de marketing medir as as ações que costumavam fazer.

A primeira dessas tendências envolve o comportamento entre dispositivos. No passado, as pessoas usavam um único computador para atividades online. Foi então que plataformas de análise foram construídas para medir as visitas.

Hoje, os usuários individuais costumam usar vários dispositivos para ficar online – computadores desktop, laptops, telefones celulares – e costumam usar um ou mais desses dispositivos para concluir uma tarefa específica, como tomar uma decisão de compra.

Eles podem pesquisar o item em um telefone, mas mudar para um laptop para iniciar e concluir a compra. Não existe uma maneira fácil de conectar os pontos de cada usuário.

A segunda dessas tendências envolve a privacidade de dados. 

Naquela época, o modelo de negócios do Facebook e outras plataformas semelhantes – de uso gratuito – era coletar dados do usuário e depois revender esses dados para terceiros. As plataformas possuíam os dados.

Hoje, devido em grande parte ao LGPD , CCPA e leis semelhantes, as pessoas têm mais controle sobre seus dados e o que pode ser coletado. Mesmo navegadores como o Chrome não permitem cookies de rastreamento de terceiros por muito mais tempo.

Portanto, temos mais dispositivos para medir a jornada do usuário e menos capacidade de realmente medi-las.

Como o Google Analytics evoluiu?

Em 2005, o Google adquiriu o programa de análise de estatísticas da web conhecido como Urchin. O programa foi posteriormente renomeado para Google Analytics e se concentrou em medir o usuário.

Em 2012, o Google Analytics evoluiu para o Universal Analytics – a versão com a qual a maioria dos profissionais de marketing está familiarizada – e começou a se concentrar em medir a sessão ou visita, em vez do usuário.

Com o passar do tempo, o Universal Analytics adicionou medição de ID, rastreamento automático de subdomínio e atribuição de tráfego simplificada e, em geral, tornou a plataforma mais fácil de usar.

Dito isso, o que agora é o Universal Analytics é construído em uma plataforma de software com quase duas décadas.

Ele foi aprimorado, atualizado e remodelado, mas é a mesma plataforma que vem com certas restrições. Enquanto isso, plataformas como o Facebook construíram suas próprias análises (como o Facebook Analytics) desde o início.

Finalmente, no ano passado, o Google sinalizou sua intenção de lançar algo que chamou de “App + Web”.

A promessa de App + Web era que permitiria que você avaliasse seus aplicativos móveis e seu site com uma propriedade, em vez de entre as propriedades separadas exigidas no Universal Analytics. Isso abordou um grande problema para os profissionais de marketing que tentavam rastrear a jornada do usuário entre o aplicativo móvel e o site real.

Quando o App + Web foi inicialmente anunciado, as pessoas que não necessariamente tinham um aplicativo e não precisavam rastrear a jornada do cliente pelos dispositivos talvez achassem que a ideia era legal, mas não começaram a usá-la.

O que muitas pessoas perderam foi que, com este lançamento mais recente, o Google construiu uma plataforma de análise completamente nova. 

Chris observa que as atualizações anteriores do Google Analytics para o Universal foram tratadas de forma semelhante à maneira como as atualizações do WordPress são tratadas; contas de usuários atualizadas por conta própria.

Você para de usar o Google Analytics quando começou a usar o Universal Analytics. Mas com o GA4, o termo atualização é um pouco enganador. Não é um verdadeiro upgrade, pois você usará o Universal Analytics e o GA4 por algum tempo.

Vamos deixar como referência um vídeo brasileiro sobre como funciona o GA4 na prática:

 

O que é o Google Analytics 4? Uma visão geral de alto nível

Com o passar do tempo, os navegadores vão bloquear coisas, as pessoas vão usar extensões que bloqueiam coisas e até mesmo alguns sites vão bloquear coisas.

O Universal Analytics depende dos dados que pode ver (o que está ficando mais difícil de coletar) e você precisa tomar decisões com base no que, na verdade, é apenas dados de amostra de um segmento dos visitantes do seu site.

exemplo de menu de preferências de safari definido para a guia de privacidade com as caixas marcadas para 'rastreamento de sites: evitar rastreamento de sites', 'cookies e dados de sites: bloquear todos os cookies', junto com 'apple pay e apple card: permitir que sites verifiquem se há apple pagar e cartão apple '

O Google entende aonde essa tendência está levando, então projetou o GA4 com inteligência artificial (aprendizado de máquina) para pegar o que pode ser medido, alimentar esses dados para seus algoritmos e, em seguida, criar relatórios que modelam seus usuários reais para prever quais seriam os dados se todos os dados do usuário podem ser coletados.

Esses relatórios ajudam os profissionais de marketing a fazer avaliações mais precisas de seu público e da jornada do público, que podem ser usadas para tomar decisões ativas sobre o uso de produtos como Facebook Ads, Google Ads e outros. E quanto mais pessoas o usam, melhor e mais inteligente ele se torna.

No momento, GA4 é cerca de 20% ou 30% do que é o Universal Analytics, e é por isso que Chris observa duas coisas:

  1. Primeiro, você ainda usará o Universal Analytics por pelo menos um ano.
  2. Você precisa ativar o GA4 agora para que ele possa começar a coletar os dados de que precisa para alimentar seu mecanismo de IA, porque não será capaz de extrair dados retroativamente e o Universal Analytics acabará sendo suspenso.

captura de tela do menu de administração do google analytics> criar propriedade> atualizar para ga4> tela inicial do assistente de introdução que descreve o que o assistente fará e a opção para ativar a coleta de dados usando suas tags existentes

Embora o GA4 ainda não seja totalmente capaz de assumir o controle do Universal Analytics, ele assumirá no próximo ano e o GA4 vem com uma curva de aprendizado. Para alguns, a curva de aprendizado será mais íngreme do que para outros, mas se você estiver em processo de aprendizagem digital, definitivamente precisa começar a se acostumar com o GA4 agora.

Google Analytics 4 x Universal Analytics: o que é diferente?

A maior diferença entre os dois é a maneira como você obtém as respostas dos dados.

O Universal Analytics foi desenvolvido para coletar informações, armazenar essas informações e criar relatórios (como o relatório de origem / mídia ) a partir dessas informações. Tudo acontece dentro do Universal Analytics.

captura de tela de exemplo da guia inicial do google universal analytics com dados de amostra preenchidos para usuários, receita, taxa de conversão e sessões dos últimos 7 dias, usuários ativos no momento, sessões por país etc.

 

O  novo Google Analytics, por outro lado, foi desenvolvido para armazenar informações para o pacote de medição do Google: Google Tag Manager, GA4 e Google Data Studio.

O Gerenciador de tags do Google coleta os dados que você deseja rastrear, o Google Analytics 4 armazena esses dados e o Google Data Studio é onde você cria seus relatórios. GA4 também é capaz de análises aprofundadas por meio do Centro de Análise.

captura de tela de exemplo da guia inicial do google analytics 4 com dados de amostra preenchidos para usuários, novos usuários, tempo médio de engajamento e receita total nos últimos 7 dias, número de usuários nos últimos 30 minutos, novos usuários por meio de usuário, sessões por sessão meio e usuários por país, junto com um menu de navegação expandido à esquerda

Outra diferença importante entre o Universal Analytics e o GA4 é a maneira como cada um trata os dados que armazena.

Com o Universal Analytics, você adiciona o código às páginas do seu site e a plataforma rastreia automaticamente coisas como visualizações de página. Você só usaria algo como o Gerenciador de tags do Google para rastrear eventos específicos, como exibições de vídeo, rolagens de página e assim por diante.

Com o GA4, tudo é basicamente armazenado como um evento – uma visualização de página é um evento, uma compra é um evento, um clique é um evento.

Como tudo é tratado como um evento, é mais fácil analisar e cruzar as informações. Para ilustrar, um relatório de funil pode mostrar as pessoas que acessam uma página específica como uma visualização de página, depois as pessoas que clicam em um botão específico e, a seguir, as pessoas que assistem a um vídeo específico em um determinado momento.

Usando o Google Analytics 4

Em última análise, o Google Analytics 4 é menos uma ferramenta de relatório e mais um mecanismo de análise.

Não é intuitivo, nem é a coisa mais fácil de entender. Mas se você entrar nele com perguntas que está tentando responder e já coletou as informações de que precisa e essas informações estão armazenadas em um banco de dados na estrutura adequada, você pode fazer uma análise profunda para obter suas respostas e tomar uma atitude.

A chave é estruturar seus dados em torno de um Framework.
Que perguntas você está tentando responder? Quais informações você precisará coletar para ter certeza de obter essas respostas? Que ações você executará com base nas respostas que obter?

A promessa do GA4 é que os profissionais de marketing serão capazes de tirar conclusões que levem a previsões mais precisas, sem a necessidade de contratar um cientista de dados. Chris, por natureza, é cético e se pergunta de “quantos dados o GA4 precisará para fornecer esses insights”.

Sua hipótese é que, à medida que o aprendizado de máquina melhora, o GA4 precisará de menos dados para começar a fazer suposições mais úteis, pois terá acesso a um conjunto de dados maior no geral.

O que significa que o GA4 pode precisar ver apenas uma pequena parte do tráfego de seu site para fornecer informações úteis, como informá-lo que deve promover uma postagem de blog específica, porque as pessoas são mais propensas a aceitar depois de lê-la.

Novamente, Chris enfatiza que, para aproveitar as vantagens do GA4, você precisa ter um conhecimento mais profundo do Universal Analytics. Pense no Universal Analytics como a academia que você usa para desenvolver seus músculos analíticos.

Você deseja usar o Universal Analytics para entender quem são seus usuários, de onde vêm, quais ações estão realizando e quais são os resultados dessas ações. Os músculos que você desenvolve – as lições que você aprende – no Universal Analytics serão transferidos para o GA4.

Principais conclusões de hoje:

 

Adaptação desse artigo da Social Media Examiner.