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Frameworks de Growth Hacking: O que são e quais você deveria aprender a usar

frameworks de growth hacking

Essa dúvida pertence a muitas pessoas.

É difícil encontrar alguém que possa abordar os diversos frameworks de Growth hacking e do marketing, de maneira objetiva e didática.

Mas eu resolvi mudar isso, e pesquisei bastante material antes de trazer esse artigo até você.

Afinal, quais são os frameworks mais usados em nosso mundo do growth, e onde podemos aprender mais sobre eles?

Vou mostrar a seguir algumas coisas que devem ocorrer com você, que são mais que motivo para você ler o artigo que fizemos:

  • Você ouve falar sobre os frameworks e não faz ideia do que são;
  • Boia sempre que alguém na empresa começa a falar do Canvas, de market fit ou de Agile;
  • Pensa em usar os growth hacking frameworks mas não sabe qual (ou quais);
  • Gostaria de mais informações sobre o assunto, ainda mais por que só encontra coisa em inglês.

Se algum ponto acertou em cheio, então fique aqui para aprender mais com a gente.

Frameworks de Growth Hacking: Conhecendo mais de perto

A primeira coisa que quero dizer é: nem todos os modelos e Frameworks que você verá hoje são originais do growth hacking.

Alguns na realidade são do mundo dos gestores e criados com base em metodologias ágeis.

Porém, é muito comum que em empresas de tecnologia e em startups, as equipes venham a usar dessas diversas metodologias para aumentar sua produtividade interna.

Sendo assim, não é à toa que esses frameworks de growth hacking (muitas vezes de vendas e outras áreas do tipo) são conhecidos pelo mundo todo: eles realmente trazem resultados.

Afinal, o que são os frameworks?

frameworks e adaptações
“Fique de olho nas dicas de leitura pelo texto”

Framework é um conjunto de técnicas, ferramentas ou conceitos pré-definidos usados para resolver um problema de um projeto ou domínio específico.

Essas estruturas de trabalho e de gestão de processos contam com atributos e estratégias pré-definidas para preencher seus modelos ou dashboards (quando envolve aqueles quadros ao estilo excel).

Eles existem tanto no mundo da programação (mais famosos) quando no mundo da gestão – que é o que vamos falar hoje.

Existe algum Framework de Growth Hacking específico?

Nesta data que escrevo, não podemos afirmar que exista um único Framework de Growth Hacking a ser usado nas empresas.

O que na realidade é feito é uma adequação ou “empréstimo” de alguns templates e modelos que já existem no mercado.

Normalmente eles são naturais do universo da administração de empresas e do “agile” em geral.

Mas além disso, também existem frameworks criados e nascidos com o growth hacking, uma vez que se espalharam pelo mundo graças à metodologia.

Ao longo do artigo você vera quais são esses frameworks de growth hacking, e como usá-los…

Por que os frameworks de Growth Hacking ajudam um gestor e sua equipe?

Essas ferramentas e técnicas de análise permitem que seus processos, metas e objetivos tenham:

  • Estrutura uniforme: Se eu e você conhecemos o framework em questão, podemos trabalhar juntos independente de nossas carreiras;
  • Modelos já pensados e comprovados ao longo dos anos;
  • Aumenta produtividade, e além disso;
  • Gera documentação de tarefas: Tudo começa a ser mensurável e rastreável pelos envolvidos.

Em algum momento de sua vida você vai precisar saber desses frameworks de growth hacking, e como usá-los.

Portanto, não demore para aprender mais sobre eles!

Adaptação em frameworks e templates: fazer ou não fazer?

As adaptações em frameworks e “modelos de gestão” devem ser sempre bem vindos.

Se não for assim, os modelos e suas propostas poderiam perder o sentido de uma empresa para a outra, devido ao desafio que possuem e ao tamanho das equipes.

Apenas tome cuidado para não exagerar nas customizações, para que o objetivo dos frameworks não se percam ou caiam na irrelevância ao longo do processo.

A importância de ter metodologias de gestão em empresas que “vendem tecnologia”

Os gestores nunca enfrentaram tantas incertezas como nas gerações mais recentes.

Os processos de vendas nem sempre são claros e as pessoas (internamente na empresa) ficam mais facilmente desmotivadas.

Ou seja, isso cria a necessidade de engajar cada vez mais os colaboradores e os talentos internos.

E existo um outro fator que é externo: As pessoas estão mais informadas sobre os produtos que “desejam” e sobre o mercado, o que aumenta a complexidade de suas tomadas de decisões.

A consequência? Necessidade de se adaptar rapidamente a mudanças, e de perceber tendências com facilidade.

 

E na maioria das vezes os “frameworks de gestão” vão se tratar dessas dores dos gestores de hoje em dia.

Vamos agora falar um pouco sobre diversas metodologias, para você aumentar seu conhecimento sobre o assunto e até mesmo para descobrir novos frameworks.

E sabe por onde vamos começar? Pela etapa que vem antes mesmo da empresa existir!

Abaixo começamos a mostrar Framework reais do mundo do growth e do marketing.

Business Model Canvas – O modelo de negócio

Um modelo de negócio “canvas” serve para descrever os elementos de uma nova empresa ou negócio, tornando as estratégias e propostas em formas bem visuais para o idealizador e seu time, que estão formando uma empresa aos poucos.

Esse framework é adotado em empresas que ainda não saíram do papel.

Portanto, se você tem uma grande ideia de empresa ou negócio, você deve aprender mais sobre as possibilidades que o canvas te dará, além de evitar problemas (70% das vezes a pessoa que faz seu modelo de negócio visualiza coisas que passaram despercebidas).

Portanto, aqui vai as considerações sobre o Canvas:

✅ Passo de extrema importância para quem vai desenvolver um negócio do zero.

❌ Não funciona para empresas já estruturadas e operantes. Para elas, valem a pena outros canvas, que falaremos no próximo tópico…

Falamos sobre começar uma empresa nesse artigo, com muita dica boa!

“Outros tipos de Canvas”

Se o Business Model Canvas é usado antes mesmo de haver uma empresa, existem outros modelos semelhantes que você pode vir a usar com uma empresa ou projeto em andamento.

Alguns exemplos são:

  • Startup Canvas – ideal para se estruturar uma Startup;
  • Lean canvas (LC);
  • Project Model Canvas – Ideal para desenvolver projetos que demandem muito dinheiro e a participação de investidores. Serve também para projetos internos de uma empresa (imagem abaixo).

Project Model Canvas | BLOG DO ZOUZA

Para quem conhece o Canvas tradicional de modelagem de negócio, vai notar que todos possuem algumas frases e conceitos parecidos.

Isso é porque a origem desses Canvas vem de um livro chamado Business Model Generation.

Já as concepções de projetos possuem origem compartilhada das metodologias de gerenciamento de projetos.

Hora de decidir quais frameworks de Growth Hacking você deve usar!

Aqui vamos fazer um overview sobre muitas ferramentas e abordagens que todo CMO ou gestor deve conhecer.

frameworks de growth hacking
“Agora a verdadeira aula começa”

Deixaremos de maneira óbvia e direta quais são as razões e motivos para adotar ou para desconsiderar as estratégias citadas.

Imagine que é um quiz, e que você deverá se perguntar qual é o mais útil em seu trabalho ou empresa.

Bora começar!

🥶Ice score🥶

Esse é o queridinho da Jana, e sempre está em suas aulas e palestras.

O Ice Score serve para criar uma lista de priorização de trabalhos com sua equipe. É um framework que você vai usar em diversos momentos em uma empresa, independente da etapa que ela se encontra.

Por meio do Ice Score, vocês poderão tomar decisões em conjunto, diminuindo as desavenças de opiniões em seu time.

Com notas que vão de 0 a 10, você junto ao seu time (se tiver um) vai dar notas para o que é:

  • Impactante para a equipe;
  • Confiança – o quão certos estão daquele ponto de melhoria ser efetivo;
  • (Ease, do inglês) A facilidade de fazer tal tarefa ou teste.

Falamos dele em detalhes do ICE Score nesse artigo sobre “como aprender a gerir uma empresa em 2 semanas”.

Leve em consideração esses pontos:

✅  Vai economizar o tempo na tomada de decisões de sua equipe.

❌  Não é uma técnica profunda, e os números são de caráter opinativo.

⭐ Baixe nosso backlog de growth com um modelo básico de Ice Score.

Funil Pirata (AARRR)

O funil pirata é um Framework que pode ser adaptado para qualquer empresa que possua um monitoramento da jornada do consumidor, e que se preocupe com a recomendação.

Esse funil é dividido em 5 etapas, que são bem conhecidas por qualquer growth hacker:

Funil pirata

Falando sobre sua importância, entende desde já que ele, ao meu ver, é indispensável em qualquer empresa que conta com um time de marketing.

Também recomendo esse modelo para quem busca um framework de vendas para as equipes da empresa, pois o funil pirata consegue ser completo quanto aos momentos da jornada de compra.

✅ Toda empresa deve conhecer melhor esse funil, pois ele é mais avançado e mais completo que o funil tradicional de marketing.

❌ “Não tem lado negativo!”

OKR – Objetive and Key Results

Os OKR’s (Objectives and Key results), que são os objetivos principais que sua empresa terá ao longo do seu desenvolvimento.

Os objetivos devem ser elementos qualitativos e inspiradores, enquanto os resultados são quantitativos. E ambos sempre estão ao acesso e sob o conhecimento de toda equipe.

Esses objetivos e resultados estão sempre associados a métricas – uma coisa que no mundo do marketing é muito comum, e que um gestor deve se familiarizar.

O framework para validar suas próprias OKRs costuma ser de criação própria, ou seja, não possui um modelo definitivo.

O ideal é que você estude sobre o tema, antes de começar a estabelecer os OKR’s junto a sua equipe, e encontre um tipo de modelo que funcione para seu negócio.

✅ Os objetivos ficarão mais claros para toda a empresa, sendo mais fácil de focar neles (metas SMART).

❌ Exige o acompanhamento de métricas e do trabalho de outras pessoas da equipe. Nem todo mundo gosta de fazer isso.

Bullseye framework

Esse framework serve para testar os diversos canais de aquisição que existem no marketing; tanto os canais digitais como os físicos (como os eventos e publicidade tradicional).

Existem ao todo 19 possíveis canais de aquisição, pra usar me métodos orgânicos ou de tráfego pago.

O que serve melhor para você, depende muito do seu produto e do seu serviço, mas principalmente do seu público ideal. Quanto melhor você conhecer seu público, mais assertivo você será na escolha dos canais de aquisição.

✅ Criar testes e comprova com dados quais as verdadeiras fontes de tráfego para seu negócio.

❌ Estratégias bem consolidadas não precisam passar por essa etapa.

“Frameworks de vendas e Follow ups”

Se tem algo que vai ser bom você planejar com sua equipe, é algum framework para acompanhar seus follow-ups e objetivos de vendas.

Eu coloquei entre aspas esse assunto pois não existe um modelo padrão para realização de Follow-ups. Por isso muitos usam aplicações pagas, e serviços de SaaS diversos.

Para que você deve ter um? Para ver como estão as vendas e obtenção de leads ao longo dos meses e semestres.

[Nesse artigo de playbook de vendas falamos um pouco de frameworks para prospecção.]

Lá na Queen Jay ensinamos muitos frameworks de growth hacking, e disponibilizamos todos eles pelo Growth Deck aos alunos.

frameworks de growth hacking

Métodos e estratégias alternativas

Vamos agora abrir um capítulo do artigo para mostrar algumas estratégias alternativas para você que está interessado em aprender sobre frameworks e outros métodos para te auxiliarem em seu trabalho.

Primeiro, o básico bem feito!

FCA – Fato, causa e ação

Esse é um método simples, que não representa necessariamente um framework (depende de quem usa).

Ainda assim, é uma excelente estratégia para solucionar problemas em sua equipe ou empresa, principalmente para neutralizar anormalidades.

Afinal, nem sempre pensamos no que causa nossos problemas, e focamos somente na solução. Isso acaba limitando nossa capacidade de resolver qualquer problema em questão.

Portanto, se algo está fora do seu escopo, e você tem dúvidas se tem recursos suficientes para resolver o problema, provavelmente uma análise do fato e das suas causas, vai ajudar você a encontrar uma solução.

“Parecido com a ideia do Ice Score, mas com outra finalidade. O Ice propõe testes rápidos, enquanto o FCA propõe a observação e investigação rápida”

Ao identificar as possíveis causas, com uma análise detalhista, seu time vai conseguir visualizar um maior número “de saídas” ou de decisões inteligentes.

Nota: O método dos 5 por quês vai ajudar você a fazer tanto o FCA quanto outros frameworks abordados aqui hoje.

✅ Ótima metodologia de brainstorming e de investigação de melhorias

❌ Não tem!

Roadmaps de equipes

Os Roadmaps são feitos para indivíduos que querem hackear suas carreiras, e alcançarem objetivos pessoais e profissionais.

O método funcionava para que a pessoa buscasse formas de desenvolver melhor suas soft skills e outras hard skills necessárias para determinado cargo ou área.

Mas veja: esses mapas podem ser usados também para equipes.

Cabe ao gestor em identificar as habilidades necessárias em uma determinada equipe, e criar um projeto (com uma data em mente) para que os envolvidos alcancem a proposta.

 

✅ Equipes que devem se desenvolver juntas no médio prazo, com uma gestão aberta e adepta do “growth hacking de pessoas”, e não só de processos.

❌ Não vai dar certo em equipes que não possuem afinidade, e nem em equipes grandes. O roadmap deve ser feito com um gestor para no máximo 5 de seus colaboradores.

Ideal Customer Profile (ICP) e o Market Fit Canvas

Teorizar sobre ambos os temas se torna muito difícil quando você não tem um modelo a seguir.

Por isso aprendi aqui na Growth Lovers a explicar em ricos detalhes as características do meu ICP, documentando em um canvas seu estilo de vida, profissão, vontades e momento de vida.

Tudo isso facilitará muito o entendimento do seu público e de futuros Leads.

O ideal ter de 2 a 4 ICPs em sua empresa, dependendo do número de produtos e soluções que você vende.

 

Psiu! Falamos sobre ICP nesse artigo de público alvo.

O Quadro Kanban

Sei que o assunto merece um artigo a parte (e nós temos um artigo sobre o quadro Kanban), mas não teria como eu não citar ele, o queridinho dos gestores na atualidade.

Se a organização de sua área criativa, de produto ou de criação de conteúdo está um caos, muito provavelmente vocês não usam nenhuma abordagem do kanban.

“Gestores sem organização adequada…”

Seja no Trello, no Asana ou onde for, os quadros de kanban podem ajudar muito seu time a evoluir, e vai evitar muitos enganos e informações extraviadas.

Conseguiu entender querido Lover?

Espero que toda essa explicação e exemplos possam ter aberto sua mente para a adoção de algum framework de growth hacking ou metodologia nova em sua empresa.

Não deixe esses segredos do Marketing passarem batidos em sua vida.

Portanto busque o conhecimento e práticas melhores para aumentar suas vendas e também sua liderança nas equipes.

E conte com a gente para o que você precisar nessa jornada de conhecimento!