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Soft Skills na área de Marketing: Quais são as mais importantes?

soft skills

As Soft skills passam despercebidas por muitas pessoas, mas elas são o grande segredo dos profissionais de sucesso nas grandes empresas.

Elas ajudam nas entrevistas, nos curriculos e na maneira de lidar com pessoas, no dia a dia.

Uma figura de liderança constrói uma base sólida dessas competências interpessoais e se tornam figuras indispensáveis em qualquer lugar, dando um verdadeiro show de exemplo.

Mas afinal, como podemos identificar as Soft Skills que temos que melhorar ou até mesmo a desenvolver?

Soft Skills na área de Marketing

Existem algumas soft skills indispensáveis para trabalhar com marketing. Nossa área faz parte da comunicação das empresas, então não podemos ser tímidos e amantes da calmaria.

Então para facilitar sua vida, vou te contar quais consideramos as mais importantes na área de Marketing e de Growth Hacking:

Uma boa comunicação com sua equipe interna, e a capacidade de ser um facilitador – que podemos traduzir como “resolver problemas de maneira inteligente e ágil.”

Mas não é tão simples o assunto de hoje. Por isso, vou contar aqui agora, para você…

 

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Um breve relato de como a falta de Soft Skills fez eu sair do meu último emprego

A falta das Soft Skills (minhas e dos meus gestores) trouxeram problemas no dia a dia, atrapalhando a produtividade e o contentamento da equipe (no caso, o meu).

A rotina do trabalho era assim: Eu chegava no escritório todos os dias para colocar em prática um projeto do mês seguinte.

O que sempre me aborrecia era aquela falta de objetivos claros. Não haviam reuniões semanais.

A falta de feedbacks contínuos fazia eu me perder na progressão do projeto. Muitas vezes eu não sabia se estávamos perto do fim do projeto (da entrega) ou não.

Dessa forma, eu tinha que implorar para saber a resposta da seguinte pergunta para meu gestor:

O que você está achando das minhas entregas?”

Se tem algo desmotivador é aquela sensação de falta de resultados tangíveis; a falta de um norte para sua equipe.

Não dá nem para saber se você está fazendo as coisas corretas e o que precisa melhorar.

—Você se torna um barco á deriva no meio do mar.

Conseguiu identificar as lacunas comportamentais?

Bom, eu vou dar a resposta: Faltou comunicação entre as partes e a cultura do feedback

E da minha parte o gap de Soft Skills foi a questão de ser um bom negociador, o que fez eu não ser levado a sério pelo gestor quando eu comentei desse problema todo aí descrito (creio eu).

Essas Skills são importantes, pois envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais.

Eventualmente, podemos dizer que são habilidades particulares, pois nascem de acordo com as experiências, cultura, criação e educação de cada pessoa, entre outros fatores.

E a falta delas, como descrito, causa atritos e afeta a produtividade da empresa.

E você, já passou por algo assim? Sabe quais são suas lacunas em soft skills?

Soft Skills: Explicando o conceito

Para os que não sabem, as Soft skills são habilidades subjetivas diretamente relacionadas à postura, inteligência emocional e características pessoais.

Resumindo, esse conceito super usado pelo pessoal do RH e no Linkedin se refere as habilidades associadas as pessoas e sua inteligência emocional.

São as habilidades interpessoais que você aprende pela experiência e pela observação. Portanto, será difícil ter um curso formal que te ensine a ter tais habilidades.

Por que essas habilidades emocionais e de desenvoltura são importantes?

Todo profissional, independente da posição que ocupa na carreira, precisa de inteligência emocional para alcançar os objetivos que definiu para si.

As Hard skills são habilidades compradas; você troca por dinheiro e tempo. As Soft skills são as habilidades natas e/ou desenvolvidas ao longo da vida; e para dominá-las você vai ter que passar por muita coisa no mundo corporativo.

Espero que essas minhas palavras tenham facilitado sua compreensão do assunto.

Motivar e engajar pessoas: Uma das Soft Skills mais importante dos gestores de hoje

Como falado em minha breve história ali encima, você deve ter percebido que engajar pessoas da sua equipe, e motiva-las, é algo de extrema importância hoje em dia.

Somente com esse super poder dentro de sua empresa é que os funcionários vão entregar o máximo de si, e terão a sensação de que fazem parte de algo maior que eles; e claro, de que são valorizados por seus gestores.

Pode anotar isso pois cai na prova da vida…

Agora vou formular uma breve lista das soft skills que nós da Growth Lovers valorizamos e achamos essenciais para o mercado de marketing.

A lista de Soft Skills para trabalhar na área de Marketing e Growth Hacking

Agora, o momento mais importante do artigo, nossa lista prioritária de soft skills:

  1. Iniciativa;
  2. Ser um facilitador;
  3. Flexibilidade;
  4. Negociar e ser um bom comunicador (principalmente dentro da empresa);
  5. Capacidade de aprender por conta própria (ser autodidata)

Obs: A lista é um ponto de vista nosso, então pode ser que você sinta falta de algo específico. Se for o caso, comente depois de ler ou mande para a gente sua sugestão.

Preparado?

1)Iniciativa

Basicamente, não vamos querer alguém no time que fica esperando ordens – com raras exceções.

[Isso foi discutido nesse texto sobre startups]

Essa Skill se trata de você ser uma pessoa que traz ideias para o time, que elogia, critica, comenta e não para quieto.

“Mais fácil tentar segurar um boi do que empurrar um burro” – Provérbio do livro dos Lovers.

Portanto algo que vai ajudar você a subir na carreira em nossa área é propor ideias, se arriscar (um pouco) e trabalhar mesmo em meio a adversidade.

2)Ser um facilitador

Bom, creio que o storytelling lá em cima mostrou na prática a falta de um facilitador no processo.

As grandes empresas (principalmente as Startups) querem pessoas que tragam soluções, e não problemas. Isso junto ao pensamento positivo e o otimismo com a equipe.

Portanto não seja o “Sr.Enrolão”,  seja o cara que identifica o problema na fonte e corrige, nem que seja para ir atrás dos talentos que fazem isso na sua equipe, como intermediário!

3)Flexibilidade: uma das soft skills mais procuradas no mercado

Essa habilidade faz com que o indivíduo tenha processos de adaptação mais velozes e menos dolorosos. Ser alguém flexível é ter alguém no time que “não é derrubado facilmente”.

Como o mercado está sempre mudando, a ideia é que você consiga se acostumar com essas mudanças de cenário sempre que necessário, e ajustar seu trabalho junto com esse shift estrutural (ficou bem evidente isso na quarentena para algumas empresas).

Essa característica costuma ser escassa para os entrantes no mercado de trabalho (sim, você aí com 20 anos), pois eles tiveram poucas experiências passadas, e poucas frustrações profissionais.

4)Negociar (não somente fora da empresa)

Lembra do que eu falei lá naquele meu relato?

“Eu não fui um bom negociador e meu chefe não me levou a sério.”

É como no mundo das vendas, é uma questão de ser convincente, de mostrar vantagens para as partes.

Se você não negociar trazendo ganhos, mesmo que pequenos, talvez as pessoas não vão mexer um dedo para te ajudar – triste mas realista.

E ser negociador é algo relevante tanto fora da empresa (vendas, reuniões) quanto com a equipe interna.

Isso é bom pois amplia a comunicação entre as pessoas da empresa. É algo abundante nas empresas humanizadas.

Uns levam mais jeito outros menos para o jogo das negociações. E a melhor escola para essa skill é a vida, e não um diploma.

 

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E tenha energia para fazer tudo isso funcionar!

5)Ser aprendiz de si mesmo

Ao analisar a soma dos pontos citados, como a iniciativa e a flexibilidade, você deve ter em mente que no mundo do marketing é extremamente necessários estar aprendendo habilidades novas.

Por isso, para crescer no growth hacking, você deve ser adepto do lifelong learning.

Se você não for atrás de informações e skills da área, você corre um sério risco de  não produzir e não inovar, o que é péssimo para quem trabalha em áreas digitais.

Soft Skillss no marketing: Conclusão

Hoje o marketing exige muita autonomia,  mentalidade empreendedora e conhecimento da stack de ferramentas da área (uma hard skill).

Por isso, você deverá apostar e se dedicar a:

  • Leitura sobre a área de marketing em geral. Siga algum podcast e tenha conselhos de grandes profissionais da área (esse blog conta);
  • Desenvolver características de liderança e de trabalho em equipe. Sem isso, o marketing e as vendas param, e a empresa fica estagnada.

Tá mas…E as hard Skills?

As Hard skills são as habilidades mais técnicas, voltadas a conhecimentos e habilidades de ferramentas, softwares e campos de estudo.

Não é o foco desse post de hoje.

Além disso as Hard skills eram “muito mais consideradas” até uns anos atrás, antes de haver uma mudança de mindset coletiva. A frase abaixo vai resumir essa ideia:

“As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos” – Peter Drucker

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Como melhorar suas Soft Skills hoje?

“Entender seus Gaps”

Eu não deixei aquele relato lá no começo à toa. Eu mostro como é possível observar nossas áreas de melhora (lacunas ou gaps) através de casos práticos como aquele com meu ex-chefe.

E você pode fazer o mesmo!

Reconhecer onde você erra agora, onde precisa melhorar, vai te aliviar de muitos problemas em sua jornada.

(Obs: e se houver uma cultura de feedback vai ser muito mais fácil descobrir as lacunas, vai por mim.)

“Observar onde o time mais peca”

Eu poderia dizer o famoso “se conheça melhor” mas acredito que a aprendizagem mais pura vem dos erros, surgem pela dor.

E como você convence a pessoa que há um erro e que há possibilidade de melhora?

Mostrando as perdas.

Apontando todas as vezes que a entrega atrasou e onde o time teve “pontuações negativas”. E quase sempre que houver essas perdas, haverá alguma Soft Skill envolvida,

“É batata”.

Eu nunca pude dar um feedback para meu antigo time, mas imagine os ganhos de produtividade que teriam após eu mostrar alguns erros, atrasos e como poderiam ter sido evitados com as dicas desse post de hoje?

Isso envolve também a questão do Growth Hacker e sua profissão.

Ou seja, terá que medir, tirar conclusões e começar o ciclo novamente da experimentação com novas hipóteses.

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Algumas skills de marketing peculiares que o mercado vai apreciar

Aqui vamos falar de skills que não são necessariamente reconhecidas como “interpessoais”, mas que merecem ser mencionadas.

Note que elas vão um pouco além das soft skills, e acabam contando com elementos que envolvem experiência profissional e tempo de carreira.

1)Rede de contatos

Uma vez eu estava naquele trabalho que citei no começo, e vi que a vaga de vendas tinha uma exigência peculiar: “uma rede de contatos”.

Isso é uma bagagem extremamente importante dependendo da caga que você vai ocupar. Essa habilidade mostra que a pessoa conseguiu juntar contatos e relacionamentos ao longo dos anos.

Qual a desvantagem?

Falta de contatos barram iniciantes no mercado, enquanto ajuda as pessoas que já possuem histórico.

2)Cultura do feedback

Mas eu sou TÃO a favor disso, bato tanto nessa tecla, que não foi coincidência eu começar o artigo de hoje falando desse ponto.

Eu diria que, se houvesse hoje um império, como o romano, ele estaria fadado a ruína se não houvesse uma rede de troca de informação e uma cadeia de valor sobre as entregas e os pontos fracos desse império – ou seja queridos, uma cultura de feedback.

E claro, isso se associa totalmente a questão de uma boa liderança meu caro leitor. Pode escrever na pedra.

3)Criatividade e o tal do “espírito empreendedor”

Por que deixei as duas assim juntas? Já explico.

Bem, estou falando daquele cara que é doido, e que tem ideias únicas.

Falo daquela pessoa que, se colocado no sol e regado uma vez ao dia, vai trazer grandes resultados para a equipe.

Mas não adianta nada ter gente assim na equipe e ficar pessoas “cortando as asinhas” deles.

Certas culturas exploram essas skills, outras não.

Vai depender se as pessoas gostam de inovar e despender tempo em coisas que não fazem parte de suas tarefas; mas que são fundamentais para o crescimento da equipe, e vem aquela frase,

“Alguém tem que fazer esse trabalho…”

E esse trabalho querido, pode ser seu! Se você é como eu que fica incomodado com esses afazeres que ninguém faz e que são super simples, você tem um estilo único e tem aquela pegada de um product owner.

That’s all Folks!

Espero que o artigo de hoje te ajude a se criticar mais e a ser um profissional melhor.

E quando puder, dê feedback para aquele estagiário (ou analista? ou qualquer um do time) que está perdido. Não faça como fizeram comigo.

Leitura complementar: