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Curso de Gestão de Negócios: Como aprender a estruturar um negócio do zero

curso de gestão de negócios

Você já deve ter percebido que qualquer curso de gestão de negócios ensinado por aí está antiquado, que não responde as necessidades do empresário moderno.

O mundo digital e as empresas do futuro exigem habilidades que muitas instituições não ensinam.

O resultado disso é uma busca frenética por material externo (gringo) e o famoso “contar com a sorte”.

Por isso hoje vamos falar de um curso de gestão de negócios que consegue abordar todas estratégias e frameworks do mundo do Growth Hacking, para seu negócio decolar e crescer rapidamente.

Um curso de Gestão de Negócios serve para quem?

A nossa proposta, como instituição de ensino, é criar um lugar que fornece o conhecimento necessário para as empresas do futuro conseguirem prosperar em um cenário de incertezas.

Todo empreendedor e gestor acaba passando por todas etapas e todos os pontos que citaremos hoje, e por isso deve se especializar com quem sabe bem do assunto – e não estamos falando das universidades.

Afinal, para quem esse material todo é indicado?

  • Futuros gestores
  • Atuais gestores e CEO’s
  • Empreendedores
  • Pessoas que desejam trabalhar em Startups
  • Pessoas que já trabalham em empresas digitais, que precisam aumentar suas vendas e sua retenção de clientes
Curso de gestão de negócios
Te convido a ser um grande gestor…Aceita o convite?

O que você precisa aprender e desenvolver como Skills para gerir um negócio?

É o que você vai descobrir ao ler essa matéria.

Farei uma análise das diversas estratégias que você deverá usar na hora que estiver desenvolvendo seu negócio, ou até mesmo enquanto estiver planejando o crescimento de uma empresa já existente.

Entre as diversas skills e modelagens necessárias, temos: Proposta de valor, ICP, Market Fit, mídia paga, Bullseye framework, canais de aquisição e muito mais.

São diversos processos e métricas que todo gestor deveria saber ao menos o básico, para administrar um negócio e crescer sua empresa.

Se você ler tudo isso, e começar a aplicar e a estudar os frameworks, tenho certeza que sua empresa se tornará outra – e você como profissional estará mais preparado para coordenar uma equipe.

Agora fique por dentro do melhor curso de gestão de negócios que você vai encontrar hoje no mercado…

Quanto tempo dura um curso de gestão de negócios?

Vamos explorar os tópicos e assuntos principais no artigo de hoje.

Mas em termos práticos e reais, seria um curso de poucas semanas, onde o planejamento e estruturação do que é ensinado leva cerca de 6 meses para ser feito.

Ou seja, você consegue fazer em menos de 1 mês o curso, mas levará mais tempo para sua empresa responder ao método.

Afinal, você provavelmente estaria fazendo uma gestão do zero, ou concertando tudo aquilo que foi feito de maneira errada por gestores que vieram antes de você.

A seguir falaremos dos principais tópicos do curso de gestão de negócios e novas empresas.

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Proposta de valor na gestão de negócios

Essa ideia é original do Business Model Canva. Quem é empreendedor e já fez algum tipo de curso já viu ele alguma vez na vida.

Ele é tão importante, que é a primeira coisa que deve ser visto em um curso de gestão de negócios atualizado com o mercado de hoje em dia.

Quem empreende ou busca criar algo do zero, está passando por uma etapa de incertezas.

Afinal, não sabemos qual a real necessidade do mercado, se resolvemos uma dor – e se resolvemos, se as pessoas estão dispostas a pagar por esta solução.

E muitas vezes elas não estão…

É o tal do No Market Need. Muita empresa nasce e morre, por não entender esse conceito e essa etapa.

Elas não encontram um fit com o mercado, e o produto não traciona.

“Não desejo isso para ninguém.”

O que é Market Fit?

É quando um produto é validado no mercado, e você encontra seu segmento ideal de clientes. É igual quando acontece um “match”, só que com o cliente em relação ao seu produto.

E não é algo fácil ou simples. Rola muita estratégia e estruturação, como é explicado no curso.

Por isso você, ou sua empresa, devem estabelecer muito bem a proposta de valor, e que atenda a necessidade de muitas outras pessoas, e resolva as dores delas.

É somente lá no mercado, quando rola o Go to Market, que podemos validar o produto. Isso não rola na abstração, e sim na prática, dando a cara a tapa.

E jamais esqueça disso: validar é muito importante, e evita desgraça lá na frente.

“Exemplo de Business Model Canvas”

Falamos nesse dia de Modelo de Negócio Canvas 

ICP – Perfil de Cliente Ideal

Para descobrir em detalhes quem é seu cliente ideal, você terá que aprender mais sobre ICP.

Após desenvolver a proposta de valor e de aprender sobre os segmentos de cliente, você terá que focar em 1 ou 2 tipos de cliente ideais, e validar eles com ações práticas – assunto sobre canais de aquisição que falaremos adiante.

Você terá que estabelecer as diversas características do seu ICP, e criar uma persona.

Você terá que definir:

  • Quais os problemas (dores) dessa pessoa?
  • Quais suas dúvidas?
  • Como você pode ajudar essa pessoa

Falamos em detalhes sobre público e persona nesse dia.

Essa é a primeira etapa na definição do ICP. Depois vem a validação e a comparação com seus possíveis OKR’s, que é o próximo tópico desse nosso tour no mundo da gestão.

Bullseye Framework e os OKR’s

O Bullseye serve para você não colocar todos ovos na mesma cesta.

Esse framework serve para testar os diversos canais de aquisição que existem no marketing; tanto os canais digitais como físicos (como os eventos).

Por isso em um curso de gestão de negócios, não poderia faltar essa “técnica” para aumentar a tração do seu produto/solução.

Lembre-se que o cliente em potencial tem que fazer um caminho entre as impressões, visita na página, e depois se tornar um lead e/ou cliente.

Existe todo um mapa para isso.

Curso de gestão de negócios: Fazendo o Bullseye na prática

Segundo a Outbound Marketing, são 19 canais que você pode explorar. Alguns são: Blogs, programas de afiliados, publicidade online, comunidades e a engenharia por trás do negócio (experiência do cliente, etc).

O que serve melhor para você, depende muito do seu produto e do seu serviço, mas principalmente do seu público alvo.

Quanto melhor você conhecer seu público, mais assertivo você será na escolha dos canais de aquisição.

bullseye
“Você desenhou um mapa onde os leads vão percorrer??”

A ideia é fazer com que as pessoas percorram esse caminho até a compra. Existem muito pontos de contato até um “curioso” se tornar de fato um comprador.

E quanto maior o ticket do produto, maior o tempo até chegar no objetivo: a venda e a retenção.

Cabe ao gestor preparar sua equipe de vendas e de marketing para elaborar essa trajetória, e também os funis de marketing.

OKR: Os objetivos e resultados-chave da empresa

Agora vamos falar um pouco de metas e de métricas.

Os OKR’s (Objectives and Key results), que são os objetivos principais que sua empresa terá ao longo do seu desenvolvimento.

Os objetivos devem ser elementos qualitativos e inspiradores, enquanto os resultados são quantitativos. E ambos sempre estão ao acesso e sob o conhecimento de toda equipe.

Esses objetivos e resultados estão sempre associados a métricas – uma coisa que no mundo do marketing é muito comum, e que um gestor deve se familiarizar.

Basicamente seu objetivo fica atrelado a um ou mais resultados-chave, o que vai servir de comparação para saber como sua empresa está indo, e se está perto ou distante de alcançar seus objetivos.

Supondo que seu objetivo seja construir uma base de leads qualificada, as métricas e medidas associadas podem ser:

  1. Aumentar em 10% a base de e-mails todo mês
  2. Atingir 2000 leads qualificados no e-mail marketing
  3. Promover iscas digitais nos meus canais de aquisição para aumentar em 15% tráfego no site

Claro, esses foram só exemplos, para você entender melhor como funciona na prática a junção do Bullseye Framework com as OKR’s.

A metodologia que nós, a GL usamos nas empresas que atuamos, possui uma jornada e uma linha correta a ser traçada. É um conteúdo muito avançado para explicar em detalhes aqui.

Nota: Deixamos as tabelas e modelos prontos para download para nossa comunidade de alunos. Entre elas, um modelo para definir OKRs e acompanhar o andamento do projeto. E a metodologia é exclusiva.

curso de gestão de negócios OKR

🚀Go to Market na prática🚀

Depois da fase de planejamento no curso de gestão de negócios, existe a parte de se aventurar no mercado, e fazer as primeiras experiências no mundo real.

O Go to Market serve para uma empresa colocar sua marca no mercado e ser notada. Basicamente responde a pergunta de “como alcançaremos nosso público?“.

Por isso todas novas empresas passam obrigatoriamente por essa fase em algum ponto – ainda mais uma startup.

Após passar pelo Bullseye framework, a empresa deverá distribuir material ou até mesmo publicidade nas áreas que deseja atingir.

São materiais que você vai divulgar e atrair as pessoas.

Estou falando do conteúdo propriamente dito, e da estratégia de compartilhamento dele: blogposts, ads nas redes sociais, suas iscas digitais, entre muitas outras coisas.

A aquisição e a ativação dos clientes ocorre nessa fase. Não se esqueça dela jamais!

“Precisamos falar de conteúdo e dos criativos”

Sem criativos bons, e sem imagens e textos chamativos, suas campanhas vão falhar.

Suas publicações nas redes sociais tem que dar água na boca. O mesmo vale para os ads e banners.

Hoje um gestor deve conhecer sobre a estratégia de produção de conteúdo, para que sua marca cresça e alcance pessoas em diversos lugares.

E isso envolve também planejamento. Se não houver estratégias como calendários editoriais e planejamento de SEO, seus planos de aquisição orgânica e de tráfego em geral vão flopar.

Na dúvida, navegue pelo blog pois sempre damos dicas sobre esses assuntos, para você evitar erros comuns no mundo dos negócios digitais.

✋Hora da pausa!

Viu quanta coisa um bom curso de gestão de negócios deve abranger para você saber administrar uma empresa?

Ainda tem mais coisas que você deve saber sobre como alavancar seu negócio e crescer seu business, e vamos abordar ao menos o essencial.

Baixe gratuitamente nossos dashboards de Growth Hacking para você usar hoje mesmo em sua empresa.

brand lovers

Retroalimentação dos funis e das jornadas

Sabe por que você e sua equipe devem ser organizados? Por que devem sempre alimentar o CRM e suas centrais de informação?

O motivo é que os leads muitas vezes fazem looping nos funis e nas jornadas.

Suas jornadas demoram meses, mas ele recomenda para outros usuários sobre o produto, e acabam alimentando as jornadas, sem você fazer absolutamente nada.

Aquele mapa que você cria, o caminho que o lead percorre, é um processo que sempre se retroalimenta, e que você sempre encontra brechas a serem exploradas — o que um bom growth hacker é pago para fazer.

Sendo organizado e esperto com seu funil, sempre melhorando ele, você acaba gerando uma retroalimentação continua.

Mesmo de quem não completa o ciclo (pessoas que não compram, mas que ainda assim indicam sua página, produto ou site).

Rituais de acompanhamento do gestor

Não poderíamos deixar de falar disso se o assunto é o melhor curso de gestão de negócios…

Seu time vai ter que ter reuniões e rituais para alimentar as informações de marketing.

Nessa parte que entra as metodologias ágeis, como Kanbam e Scrum. Se você quer muito saber sobre o assunto, já falamos sobre eles no blog.

E quando o gestor tem um preparo técnico e fez algum curso de gestão de negócios, ele tem um olhar ideal para filtrar gargalos no processo.

Ele consegue analisar exatamente de onde as falhas estão vindo. Afinal, ele conhece todos os frameworks principais de empresas digitais, e-commerces e que vendem serviços como produto (exemplo empresas SaaS).

Sendo um gestor data-driven

Agora que a máquina tem vida, e que tudo está implementado e rodando, você deverá estar em algum lugar, analisando e controlando tudo isso.

Ao longo do curso de gestão de negócios você entendeu onde quer chegar, você tem seus OKR’s e suas metas. Você já esta gerindo as pessoas, e apenas quer acompanhar tudo isso, melhorando os processos.

Por isso, você deve criar seu Growth Deck, e pilotar sua empresa da maneira certa.

Isso se trata de uma base de informações (você vê lá no Queen Jay) enorme de sua empresa. que é alimentada todos os meses, para ver se os números batem com seus objetivos – e nunca deixando a peteca cair, que é a coisa mais comum nas empresas em crescimento.

O Curso de gestão de negócios e o “Growth Deck”

O Growth Deck é nosso Ás do curso de gestão de negócios da Queen Jay.

De um único lugar, o gestor consegue acompanhar sua empresa e desenvolver suas métricas da melhor maneira possível.

Depois de tudo estabelecido, você conseguirá priorizar sem dificuldades, no dia a dia, a empresa.

Seja de onde esse gestor estiver, ele consegue sempre aprimorar seus números e acompanhar as metas de vendas e de aquisição de clientes.

A ferramenta está pronta para o uso de qualquer empresa, e nós ensinamos você a usá-la.

Para conhecer o Growth Deck e a metodologia que usamos para gerir empresas de tecnologia, acesse aqui.