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Como ser um Growth Hacker? Quais habilidades desenvolver para essa profissão do futuro

Growth Hacking

Afinal, como se tornar um Growth Hacker? Onde aprendemos a atuar nessa área que cresce tanto todos os anos?

Hoje vamos falar da área que nós da Growth Lovers atuamos, e de como você pode fazer parte do nosso mundo. Afinal, sempre tem emprego nessa área, e quem é bom “nada de braçada” (concorrência baixa né…)

Também vamos dar dicas e falaremos das regras sagradas do growth hacking, e quais coisas você deve buscar para chegar o mais rápido possível, e com eficiência, ao podium de um futuro “Head de growth”.

Borá lá então querido Lover?

Growth hacker: O que é, o que fazem e onde vivem?

O Growth Hacker é o profissional responsável por encontrar possíveis “brechas” nos mecanismos de crescimento de uma empresa. Eles exploram a formação da base de clientes — normalmente por referrals — o que acaba elevando a receita da empresa, de maneira exponencial.

Mas no geral, esse profissional acaba tendo um know-how de diversas habilidades e conhecimentos do marketing digital.

Sem conhecimento na área digital (analítica, paga, orgânica ou todas juntas), suas ideias e testes são inconclusivos ou impraticáveis.

E já que todo mundo quer – ou foi obrigado – ir para o digital, então surge a necessidade de se ter um Growth Hacker (G.H) em seu time.

growth hacer, o que faz e onde vive
“Onde vivem os growth hackers? Vamos ficar devendo essa…”

O futuro aponta para o Growth e para o crescimento acelerado!

Existe uma coisa chamada “setor de crescimento” nas empresas. Se a sua ainda não tem um, é questão de tempo até desenvolverem esse setor.

Aos poucos o mindset de growth se torna mainstream, e deixa de ser “aquela profissão de gringo” ou que só vemos em livros.

Digo isso pois as grandes empresas finalmente entenderam a importância dessa função, que é acelerar o crescimento e encontrar mecanismos para alcançar mais pessoas e clientes dentro de uma empresa, por meio de uma tração digital (dificilmente se usa growth fora do mundo online, ainda que seja possível).

A World Economic Forum faz uma pesquisa sobre profissões do futuro a cada 2 anos. E adivinha o que apareceu com destaque na edição de 2020?

Sim, o Growth Hacker, com o Growth Manager logo em seguida.

 

growth hacker
Imagem retirada do estudo da weforum.com

 

Portanto não duvide do potencial da área, e de que agora ocupa uma cadeira permanente na maioria das médias e grandes empresas.

Como ser um growth hacker?

Sua trajetória vai começar quando você se envolver com cargos e empresas que devem realmente se virar no ambiente digital, e que precisam tracionar seus negócios.

Isto é: ter mais clientes, e aumentar suas receitas.

–”Tá Diego, mas isso ocorre em todo lugar!”

Sim, porém nem todos lugares e funções possuem as mesmas brechas e oportunidades que o Growth Hacker tem. Por isso, é legal que ele vá acumulando experiências e cases por onde passar.

Tome a iniciativa e se envolva com produto, área de mídia paga e afins. E claro, junte isso a uma leitura do assunto constante.

Os outros passos para você ser um growth hacker de ponta, vamos explicar ao decorrer do texto.

O Growth Hacker: O cara que sempre encontra o Wally!

A profissão te pareceu interessante?

Pois bem, seu trabalho quase diário, será encontrar o Wally. 

Toda empresa possui um potencial de crescimento escondido. O mundo online permite que você seja encontrado e crie clientes em qualquer lugar do mundo. E uma vez que os clientes te achem, eles devem continuar com você, ou seja, a tal da retenção.

Existem ganhos de escala e estratégias diversas para reter clientes, como produção de conteúdo (tráfego orgânico), mídia paga, CRO e Customer Success (CS).

Ajustes e detalhes que passam despercebidos

Fiz a comparação com o Wally pois o que você vai ser treinado a identificar são alavancas.

Por exemplo, O Instagram explodiu em usuários depois que eles automatizaram o post das fotos para o Facebook.

O Paypal se espalhou pelo mundo depois que descobriu os milagres do referral marketing (dando 10 doletas por indicação).

Um bom growth hacker tem que testar algumas hipóteses e descobrir a alavanca que vai trazer leads, centenas deles, para seu negócio começar a ganhar mais, gastando menos (pois se for para gastar mais, não é uma abordagem da profissão).

Exemplo de jornada para se tornar um growth hacker (a minha história)

Sou a pessoa certa para falar de como começar na área, pois comecei a minha jornada no Growth há um pouco mais de um ano.

Como é uma profissão de inúmeras skills, percebi que você terá que se aventurar pelas áreas, e ir agregando conhecimento.

Não tem como ser um growth hacker sem não ter passado ao menos 2 anos dentro de uma de suas áreas adjacentes (ou que estão internamente associadas)

Mas antes de falar de skills, quero falar das 3 leis sagradas do Growth Hacking, que são:

growth news1) “Growth hacking não traciona produto ruim”

Essa é uma frase que já vi em Lives e bate-papos do nosso mundo de startups e empresas enxutas.

Por mais que você comece a aprender da área e invista rios de dinheiro em tráfego pago, se o produto não for bom, se as pessoas não amarem o que você faz, ele não vai tracionar.

A profissão não é santo milagreiro. Encontramos brechas onde existem oportunidades escondidas, ou seja, dentro de produtos e serviços de qualidade.

Ps: A Jana falou disso nesse podcast.

2) “O profissional (Head de growth) não faz milagre sozinho”

As empresas tem todo o direito de dar todas funções de marketing para uma única pessoa, mas dependendo da complexidade da empresa, isso é um tiro no pé.

Portanto é um erro dar a estrela do xerife para seu professional de crescimento e achar que os resultados são certos e garantidos.

Sem equipe e sem apoio interno (aquela enrolação e burocracia que não deixa nada fluir), não conseguimos fazer nossos experimentos.

3) Ser um autodidata

Ao invés de eu dizer que você precisa saber de A ou B, mais fácil eu falar que você terá que ser um verdadeiro NERD.

A única forma de você conseguir “dar palpite” e saber um pouca da área de todo mundo da empresa é estudando e trabalhando.

Por isso ser um growth hacker nas empresas do futuro, vai exigir que você esteja sempre aprendendo; sendo adepto do lifelong learning, e desenvolvendo novos conhecimentos.

 

sendo autodidata

Growth Hacker: Quais habilidades são indispensáveis nessa função (e que é bom você desenvolver)?

Todos que querem saber mais sobre a área, falam da área de T.I e programação. Mas T.I não é indispensável, uma vez que podemos atribuir a parte de programação para a área que cuida disso.

O G.H deve ser o cara que concilia diversos setores, e muitas vezes não precisa ser o especialista em questão, que tem domínio de tudo (o que seria impossível). O Growth Hacker é quem dá o ritmo da banda, o “maestro” das vendas digitais.

Vou falar agora o que é realmente indispensável, e que um novo profissional da área de crescimento terá que aprender ou desenvolver para atuar na área.

👁Texto obrigatório: Como é analisar dados e métricas no growth?

#1. Ser analítico, ou estudar para ser alguém assim

Sempre estudei humanas, e posso te garantir: não é algo impossível se tornar “o cara dos números”.

Os softwares usados em nossa profissão são, na maioria das vezes, user friendly. Você acaba aprendendo a usar pela prática (e pelo Youtube). Analytics é o primeiro passo, mas depois vem alguns mais complexos.

Qualquer curso e mentoria de growth hacking vai te ensinar a ver e analisar os principais dados da nossa área, como por exemplo, taxa de conversão do site, número de cliques, entre outros.

Mas não se engane: querer escapar dos números e de dados, fará você ser um growth hacker medíocre.

2)Growth Hacker bom, independente do que aconteça, quer cuidar do seu jardim!

Um bom G.H vai querer cuidar do seu jardim. Ele sempre estará preocupado com o andamento dos seus projetos e ideias.

Você vai ter amor pelo o que faz, e nunca vai querer deixar bagunçado seu ambiente (ao menos o virtual, sua escrivaninha não sei).

E o que você tem a ver com isso tudo: terá que ser um profissional organizado e que vai facilitar o processo de documentação do seu trabalho, e daquelas pessoas que você gerencia ou presta assistência.

3) Um profissional T-shaped: O cara que tem “de tudo um pouco”

Já ouviu falar no profissional T-shaped?

Basicamente, se trata de um framework que mostra que você deve ter conhecimento variado em diversas áreas, mas se aprofundando em uma ou duas.

Isso é: supondo que você é um designer gráfico, e tenha conhecimento profundo na criação de artes e comunicação visual. Sua base vertical é sua área, e conhecimentos técnicos que envolvem ela (pacote adobe, p. ex.)

 

T-shaped nas empresas

Em algum momento, em uma sprint por exemplo (metodologias ágeis), não haverá nenhuma utilidade sua área principal, e você deverá mostrar um pouco de seus talentos nas áreas paralelas, da linha horizontal do seu T, ou do T aconselhado por sua equipe.

Sem essa capacidade de transição entre as linhas paralelas, você não se mostrará útil em equipes pequenas. E eu diria que nas grandes também!

Bons growth hackers, ainda assim, escolhem algo para focar!

Quero dar apenas uma observação aqui.

Por mais generalista que as empresas e a área seja, em algum ponto ou assunto você vai ter que ser o cara.

Digo isso pois em consultorias e quando as empresas chamam os growth hackers pára debates internos, sempre perguntam “quem seria a pessoa ideal para X problema”

Vamos supor: eu sou o cara de conteúdo e estratégia orgânica.

 

E você? Onde você dá aula e sabe ser mentor?

🌛Afinal, qual sua meta no fim do dia?

A maneira de alavancar o seu crescimento pode não ter nenhuma relação com alta tecnologia. Pode ser algo criativo com a divulgação do produto, ou maneiras incríveis de reter os clientes e leads.

A alma do negócio é ter sacadas fantásticas na hora de reter as pessoas, e fazerem elas voltarem, comprarem e contarem sobre seu produto para outras pessoas (o referral)

Pode ser uma forma inusitada de auto divulgação ou ainda uma sacada fantástica em seu produto. A mágica está nas coisas simples, mas que alteram o (nosso) jogo.

A escola dos Growth Hackers: Sua jornada começa aqui!

Deixa eu explicar…

Eu fiz hoje um artigo, com a palavra chave growth hacker. Escrevi para ranquear no Google, com estratégias e boas práticas de SEO, como escrever mais de 1500 palavras (quase 2k).

Existem opções de cadastro para receber notícias do site, ao longo do artigo, assim como links para você continuar a aprendendo com os Lovers.

Tudo foi uma estratégia de conteúdo (inbound marketing), para te mostrar isso: Estratégias de growth e de marketing digital funcionam. Elas aproximam você dos seus futuros compradores, criando vínculos por meio de informação e de um bom produto.

E existem lugares certos para aprender essas e outras técnicas — e não estamos falando das faculdades.

A Queen Jay é uma EdTech especializada em growth hacking, que tem o objetivo de levar esse conhecimento, ainda escasso no Brasil, para milhares de futuros CEOs e Heads de Marketing.

🥇Conheça o projeto vendo essa notícia

Crescimento não é força bruta!

Leve essa mensagem com você: crescimento é técnica, teste de hipóteses e muita, mas muita análise de informações dos seus leads e visitantes na página. Você vai precisar escolher alguns mestres ao longo do processo, para subir nessa profissão.

Essa área desenvolve diversos empregos todos os anos, mas exige preparo e conhecimento dos interessados em suas posições.

Conhecer as pessoas, sua persona, é uma sutileza que vai permitir você encontrar as brechas no seu negócio.

— Onde está o Wally? Vai lá e encontre ele!