fbpx
Pular para o conteúdo

Mentoria em Growth Hacking: Por que sua empresa pode precisar de uma?

mentoria de growth hacking

Não está fácil agradar o chefe e nem mesmo realizar o crescimento que tanto queremos em nossas empresas, e por isso uma mentoria com especialistas do mercado se mostra interessante.

Optar por mentorias e consultorias acaba se tornando um excelente caminho para aqueles que buscam entender como as coisas funcionam por trás de um planejamento de negócios e de vendas.

A mentoria de growth hacking tem o beneficio de ajudar uma empresa e ao mesmo tempo treinar os alunos para “tocarem” os projetos de crescimento/growth da empresa.

O mentor vai passando seu conhecimento adiante, e os mentorados vão tocando tudo aquilo que aprendem em algo real e prático.

Ficou curioso? Quer saber por que você deveria ter isso na sua empresa?

Então esse artigo é para você colega!

O que é uma mentoria afinal?

Uma mentoria é um processo onde alguém mais experiente em um determinado assunto ajuda e ensina outras pessoas a melhorarem naquele assunto.

Com a ajuda de um mentor, o mentorado (ou empresa que contrata o profissional) consegue melhorar os resultados, evitar erros e desastres, e “corta caminho” no processo de crescimento e de entendimento sobre o determinado tema.

A grande diferença de uma aula padrão e uma mentoria é que em uma aula são dados exemplos amplos e diversos, enquanto em uma mentoria, além de ser algo mais provado, os exemplos e cases são da própria empresa.

Em outras palavras, acaba tendo um pouco de consultoria.

Um mentor entrega seu tempo totalmente a você e aos seus objetivos, e passa o conhecimento dele adiante, sem a enrolação de uma aula comum.

As mentorias e suas vantagens (absurdas)

Quando você tem acesso a um mentor, seja ele pago ou alguém que “foi com sua cara” e começou a te ensinar, você consegue resolver dúvidas e problemas pontuais.

O mais interessante é que todo o conhecimento condensado do mentor consegue agregar para você em uma grande velocidade.

Assim, você vai subir e crescer na qualidade dos seus resultados, com menos esforço e menos perdas/erros no processo.

Mentoria de growth Hacking: Para quem serve?

Uma mentoria de growth hacking serve especialmente para alinhar os conhecimentos das equipes e profissionais internos com as novas perspectivas do mercado.

Afinal, encaramos o growth hacking como o “next phase” no mundo do marketing e da profissão como um todo.

Empresas que não aprenderem essas técnicas e boas práticas podem cair na armadilha de seguirem modelos ultrapassados e ficarem atrás dos concorrentes (e acredite, isso acontece muito).

Já para profissionais que precisam acelerar sua aprendizagem com growth hacking, podem contratar mentores que criam um caminho mais pontual e objetivo para que eles se tornem profissionais de destaque no mercado.

Vale ressaltar que o growth não se trata apenas de marketing, uma vez que envolve tanto vendas como a engenharia do produto, e claro, a forma que ele é entregue e percebido pelo cliente (aqui entra um pouco de Customer Experience).

Por que uma empresa precisa de mentoria de growth hacking?

Um mentor possui experiência prática e sabe de algumas coisas que você provavelmente demoraria meses ou anos para se tocar.

Ao contratar um mentor de growth hacking você acelera o crescimento e o conhecimento dos times e equipes da empresa.

De forma direta, o mentor corta certas práticas desnecessárias e coloca você e sua equipe no caminho certo.

Obviamente seria possível ter isso em cursos ou vendo vídeos no Youtube, mas você teria que muitas vezes “descobrir a roda”.

Aprenda com os grandes antes de fazer seus grandes feitos…”

Onde conseguir mentoria de growth hacking?

Bom, aqui na Growth Lovers podemos te ajudar com isso.

Temos até mesmo na aba principal do site a opção “mentores”, onde você pode falar diretamente com um deles, ou entrar em contato com nossa equipe.

Recomendamos as mentorias de growth hacking para aqueles que:

  • Se interessam por growth mas possuem nada de Know-how;
  • Possuem pressa e sede para crescerem rápido e verem os resultados na equipe;
  • Precisam da ajuda de especialistas para resolver algumas travas (poucas vendas por exemplo)

Benefícios de implementar o growth na sua empresa (ou seja, não contratar mentores)

Ao invés de chamar um consultor de growth externo, você pode implementar o growth mindset em sua empresa, criando talentos internamente.

Com isso você vai nivelando as práticas na sua empresa, e os resultados vão aparecendo em pouco tempo.

Você aos poucos deixa de ser dependente de mentores e de profissionais contratados para fazerem aquilo que ninguém antes sabia como implementar.

Como principais benefícios de implementar growth hacking nas empresas temos então:

  1. As áreas começam a medir e a acompanhar os resultados das campanhas e esforços de marketing;
  2. Começam a documentar tudo e criar hipóteses;
  3. Param de repetir erros que passavam despercebidos;
  4. Reduzem achismos e aumentam a criatividade do marketing.

Agora que você entendeu o que é uma mentoria e como o growth hacking ajuda sua empresa, vamos falar um pouco de implementação de mentorias.

mentoria de growth hacking

Framework Grow

A metodologia “Grow” foge um pouco do “growth” que falamos tanto aqui em nosso blog.

Em processos de coach e de mentorias, o GROW ajuda a posicionar os envolvidos para terem conclusões mais assertivas dos objetivos.

Como isso é possível? 

Colocando a mentoria em etapas. Com esse modelo temos o custo de oportunidade envolvido e levamos em consideração o ambiente (que é o contexto).

Além disso, se torna mais fácil aprender e obter informações e conhecimentos do mentor, que vai ajudar a pessoa ou empresa a chegar a um objetivo ou meta específica.

Basicamente todos estarão em uma mesa (ou no meetings), e começarão a mapear as coisas para darem certo. E funciona!

o que é mentoria
fonte

Usando o modelo na prática

  1. Goal- Definir objetivo, pois facilitará todo o processo de mentoria, uma vez que tanto o mentor quanto o mentorado saberão o que desejam fazer;
  2. Reality- Como falado acima, é o contexto, e levar em consideração tanto o mundo la fora quanto o que você tem em mãos como recursos;
  3. Opportunity- Elementos que podem ajudar você e que devem ser aproveitados, e que posem não existir sob outras circunstancias. Aqui entra muito a experiência do mentor e seus insights.
  4. Way Forward- É a parte em que a mentoria começa a mostrar os possíveis caminhos a se seguir, e quais os desfechos negativos que o não alinhamento das coisas podem resultar (motivar pela dor sempre funciona, anota aí).

Obviamente existem outras formas de colocar objetivos e metas no papel, e de organizar tudo isso.

👉Falei bastante disso no artigo sobre Frameworks e Roadmaps.

Para finalizar, vamos falar daqueles que desejam ser os mentores e concultores de growth hacking, e ganhar din-din com isso…

Curso de gestão de negócios
Fica aí a dica de um grande mentor…

Como ser um mentor ou consultor de growth hacking?

Você terá que ter alguns cases e experiências antes de se auto proclamar um growth hacker.

Conforme você conseguir fazer empresas terem resultados, e entender como replicar os modelos de gestão que essa área traz, então você terá meios de passar isso adiante.

Um mentor deve gostar muito do assunto que faz mentorias, a ponto de saber filosofar sobre ela.

O que vai facilitar muito em seu “diploma” como growth hacker é estudar nos lugares certos e estar em meio a comunidades de Growth Hacking.

Mentoria de growth hacking: Seja você um futuro mentor!

Se você se interessou muito pelo assunto e quer aprender mais sobre nossa área, recomendamos que venha conhecer a Queen Jay.

Com esse tipo de formação será só questão de tempo até construir um portfólio, obter resultados em sua empresa, e depois aplicar mentorias.

Temos uma comunidade de mentores, e incentivamos que outras pessoas se tornem também mentores de growth hacking (eles estão em falta no mercado, é sério!).

Para saber mais sobre o futuro da área e como entrar nela, temos esse artigo sobre o growth no pós covid.