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Growth Mindset: como é ter uma empresa movida pelo growth hacking?

growth mindset

Já entendemos que o modo de pensar mudou e deve continuar mudando nas empresas, mas você sabe exatamente o que é growth mindset?

Aos poucos as empresas estão percebendo a importância de trazerem (ou de fomentarem) o growth hacking dentro de seu território. Somente assim serão competitivas e poderão gerar interesse tanto dos clientes quanto dos funcionários (o cliente interno).

Mas tornar o ambiente propício ao “growth coletivo” pode ser um pouco desafiador, e vai depender de certas atitudes dos líderes e “Heads” das áreas da empresa.

Por isso, acompanhe esse artigo até o final e surpreenda-se com as mudanças que o growth mindset pode fazer por você e também pela sua empresa.

O que é o Growth Mindset?

Todo mindset fala a respeito de uma maneira de pensar, uma arte pura que é baseada em teorias e em práticas específicas.

Por exemplo, o mindset ágil está associado às metodologias ágeis, que representam técnicas e um estilo de gestão desenvolvido para empresas que desejam ser mais produtivas.

O Growth Mindset é a forma que o growth hacking e os experimentos que o growth hacker faz são levados para as equipes e suas dinâmicas. Podemos perceber isso na forma que as reuniões são feitas semanalmente, e como os resultados são medidos e observados (os tais dos KPI’s, etc).

Uma mentalidade voltada ao crescimento não deve passar despercebida por ninguém, e você – seja como analista ou até mesmo um gestor – deve levar esse movimento até  sua empresa ou trabalho.

Não ser adepto ao growth pode ser um risco, e você vai entender agora o por quê.

O que não é growth mindset (e que deve ser tirado de sua equipe)

Aqui vão alguns pontos e “buracos negros” que vão corromper o nascimento do growth em sua equipe:

  1. Não ter confiança nas pessoas e no trabalho isolado delas (ou seja, autonomia jamais);
  2. Ter procedimentos extremamente demorados e com microgerenciamentos*;
  3. Não promover o estudo contínuo e melhora das equipes;
  4. Pessoas e gestores acomodados (cara, isso é bem perigoso🦟🦟).

(*Dificilmente empresas multinacionais vão escapar dessa, sorry)

Evite e mude esses hábitos e procedimentos, pois somente assim você vai ver o growth vindo com tudo em sua empresa!

Como o Growth mindset aparece (ou nasce) em sua equipe?

Uma vez que um CEO ou gestor disponibilize espaço para a entrada do “crescimento” em sua estrutura, a empresa nunca mais será a mesma.

Graças ao growth hacking e ao mindset desse pessoal, a empresa começa a:

  • Aprender de maneira mais rápido (e errar rápido também);
  • Otimiza estratégias de vendas e de marketing como um todo;
  • Melhora métricas de um site ou e-commerce, tais como CTR, visitas e muito (muuuito) mais;

Para que tudo isso se inicie em uma empresa, o ideal é que seja contratado um analista para inaugurar a área de growth e implementar o growth mindset com pessoas de outras áreas.

Obviamente, essa pessoa terá que ter carta branca para se movimentar por diversas áreas e setores, e poder gerar esse movimento internamente.

O growth hacker é o cientista maluco que todos deverão confiar, de certa forma.

A outra maneira de fazer nascer esse movimento na empresa é por meio de cursos e treinamentos internos, que já falamos aqui no blog em outros artigos.

Pode até demorar alguns meses para o growth mindset se espalhar pelas pessoas e pelas áreas, mas vai por mim, será recompensador o dia que estiverem todos atrás dos mesmos objetivos e das mesmas métricas, alinhando diversas áreas com uma North Star Metric.

 

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Dicas para fazer o Growth Mindset crescer em sua empresa

Bom, supondo que as coisas andam fraquinhas com relação ao growth em sua empresa. Já está na hora de mudar isso, não acha?

Aqui vai algumas dicas de como começar a implementar essa ideia no lugar onde você trabalha – seja presencial ou por home office.

1)Transforme os erros em oportunidades

Os erros dentro de uma empresa acontecem todos os dias, mas esqueça ficar lamentando durante muito tempo por conta deles. Aprenda a transformar esses erros em oportunidade para se desenvolver ainda mais.

Quando uma equipe é movida pelo Growth Mindset, todos se tornam melhores com os erros cometidos pelas equipes, e com o tempo ganham dominância em suas áreas: sejam elas vendas, criação de conteúdo, e stack de ferramentas em geral – como mandar e-mails, fazer automação  e outras coisas do marketing.

Com isso, além de evitar que os erros futuros aconteçam, você estará aprendendo ainda mais sobre o negócio que está envolvido.

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2)Observe a concorrência

Não existe problema nenhum em observar o que a concorrência está fazendo, grandes empresas fazem isso todos os dias e não existe demérito. Lembre-se, além de se inspirar, você também pode analisar os erros que elas cometem e aprender com eles.

Quem já leu ou sabe da vida de grandes empresários como Steve Jobs, Phillip Knight ou Bill Gates sabem que eles viviam analisando as empresas que estavam a seu redor e traziam o melhor para as deles.

Uma empresa com o growth mindset vai saber utilizar os cases de concorrentes ao seu favor.

Não é uma questão de copiar o que está sendo feito, muito pelo contrário, é estar por dentro das principais tendências e conseguir colocar a sua imagem nelas.

Com o conhecimento de marketing que um growth hacker possui, ele vai saber fazer benchmarks e preparar seus colegas de equipe para fortalecerem as vendas e o alcance da marca.

3)Acredite no poder dos feedbacks

Para muitas pessoas, receber feedback não é algo positivo e que as agradam. O orgulho acaba sempre entrando no caminho e uma crítica pode acabar sendo levada para o lado pessoal.

Os feedbacks ajudam o profissional a se adaptar e desenvolver suas habilidades com muito mais precisão, uma vez que ele saberá exatamente onde pode melhorar e evoluir.

Empresas voltadas ao crescimento aplicam sempre que possível os feedbacks, e jamais se esquecem de elogiar e de reconhecer os esforços de seu pessoal.

Somente assim as equipes terão mais garra e noção de onde devem focar e direcionar seus esforços.

4)Busque sempre a evolução e novos conhecimentos

Quando você concluir um trabalho, comemore sempre, mas sempre tenha em sua mente que ainda pode melhorar ainda mais e alcançar novos patamares. Dessa forma, você sempre se tornará alguém melhor e com mais conhecimentos em sua área.

Metas são ótimas de serem alcançadas, mas, sempre que conseguir chegar até elas, esteja preparado para traçar novas e mais desafiadoras. Um Growth Hacker sabe que para tudo há espaço para melhorias.

Sempre meça os resultados e documente tudo que seus esforços analíticos e de gestão fazem para as equipes que você atua ou ajuda.

5)Fale sobre o growth (espalhe a palavra)!

Bom, já que você está lendo sobre growth mindset e está se interessando pelo assunto, com certeza outras pessoas vão gostar de conhecer esse universo.

Dessa forma, fale sobre o assunto com outras pessoas. Além de levar conhecimento útil para elas, somente pelo fato de você estar estudando e falando sobre um assunto, você começará a entender melhor sobre ele (falamos disso nesse dia).

Explore bem esse blog e encontre temas que podem ser do seu interesse ou da sua equipe.

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Comece ainda hoje seu projeto de empresa do futuro!

Não se engane, quem disser que a coisas não vão mudar no pós covid estão mentindo ou estão desalinhadas com a realidade.

Você ainda tem tempo para ser um profissional melhor, ou alinhar sua empresa com as necessidades do futuro.

A Queen Jay é uma Edtech que faz parte desse movimento, de levar uma nova perspectiva para áreas que estão mudando (ou entrando em extinção), ou até mesmo gestores que buscam novas alternativas para suas equipes.

E sim, o growth mindset é uma saída de mestre para encarar os novos problemas do mercado!

Leitura complementar: Como os growth hackers vão mudar as empresas no pós covid?