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Como documentar experimentos e hipóteses em sua empresa? Dicas para começar hoje seus testes

como documentar testes e hipóteses?

Alguma vez você se perguntou como grandes equipes de vendas e de marketing fazem uma empresa crescer e aumentar o número de clientes?

Um dos segredos está na arte de documentar experimentos e hipóteses dentro da empresa, algo extremamente comum na área de growth hacking.

Você, junto a sua equipe, começa a validar as tentativas de melhora do produto ou do serviço, e usam um documento para mapear todas as mudanças; com a ajuda de comentários e feedbacks do time.

São por meio de testes que os melhores resultados em suas campanhas vão aparecer. Não existe outro método (a não ser a sorte e experiência prévia, que envolve também hipóteses já testadas).

Agora vamos explicar qual o método Growth Lovers de fazer sua própria documentação e acompanhamento de melhorias para seu site ou negócio digital.

O mais legal é que não importa qual seja seu setor, o método é sempre certeiro e simples.

Por que documentar experimentos e hipóteses em uma empresa (ou site)?

Ao documentar os testes e hipóteses de sua empresa, você poderá:

  • Identificar oportunidades de melhora;
  • Comprovar com números e dados o seu trabalho, ou de sua equipe;
  • Validar tentativas de novas ideias e projetos;
  • Poupar tempo e recursos na hora de buscar informações passadas.

São esses dados que permitem o seu time, ou sua empresa, mostrar como está o andamento (ou histórico) da empresa como um todo ao longo dos meses.

 

Cuidado: A falta de uma documentação pode atrapalhar a evolução de uma empresa, o que pode gerar estagnação.

Toda a equipe fica suscetível a se perder ao longo das semanas e dos meses, por falta de um mapeamento universal dos trabalhos de melhoria que estão sendo testados.

Então deixe esse documento acessível aos envolvidos, ok?

Você tem um modelo ou framework?

Antes de começar a aula prática e as dicas, você deve ter em mente que é necessário ter algum tipo de modelo a seguir.

Nossa dica é que você consiga um framework de gestão e acompanhamento de processos.

Sem um modelo ou alguma “planilha” será difícil , se não impossível, de documentar as mudanças e o levantamento de hipóteses.

Levantamento de hipóteses? Mas para que eu quero isso?

As hipóteses são os pontos que qualquer growth hacker vai levantar a respeito de uma empresa ou operação.

Como buscamos brechas, criamos processos de brainstorming, como o ICE score, para identificar por onde devemos começar a fazer mudanças e melhorias. E essas coisas não devem ser levantadas pela equipe sem base em informações reais da empresa.

Basicamente é assim: se você ou alguém identificou algo que não está indo bem ou que não está vendendo, você levanta uma hipótese sobre o que possivelmente está atrapalhando o processo.

E depois vem a parte de otimizar tudo aquilo que foi encontrado de errado (ou que faltava).

PS: Tudo isso sobre Frameworks de growth é ensinado lá na Queen Jay em detalhes.

como documentar experimentos

Primeiro passo: Qual a hipótese?

Aqui é aquele momento que todos estão em volta de uma mesa – ou no zoom (home office) – para levantarem uma hipótese de melhoria.

Essa hipótese será testada e validada dentro de um tempo X com a equipe, pois meio de experimentos diversos do mundo do marketing digital (ou da gestão ágil, se preferir).

Alguns exemplos de hipóteses:

  1. Motivos que uma LP não está convertendo;
  2. Motivos de um produto vender mais do e outro;
  3. Abertura de e-mails e CTR.

Usando de alguma ferramenta de monitoramento de dados compartilhados (vale aqui um Google Drive com o time), ou de um framework pronto (o que recomendamos), tudo que você precisa fazer é preencher as etapas propostas.

“Spoiler da Queen Jay”

Documente tudo, para não surgir erros de backlog ao longo do processo.

Apenas tenha em mente que haverão mais erros do que acertos, mas o que vai permitir acertar e ter resultados será o processo de testar, cada uma das hipóteses levantadas, até chegar na decisão certa.

Por isso, haverão mais de 1 experimento para cada área (note que a imagem mostra “experimento 1”).

Métricas e pessoas envolvidas

Na segunda parte, deve estar bem claro quais as métricas que vão validar a sua hipótese.

Como mencionado acima, se você quer entender o motivo de algo ter poucos cliques, a métrica futura a ser analisada depois de qualquer mudança será o CTR.

Aqui na GL fazemos muitos testes de abertura de e-mails e de interações nas redes sociais (lá uma métrica pode ser as reações ou comentários de um post).

Então converse com sua equipe, e estabeleça quais métricas serão relevantes para o processo.

Leitura recomendada: Como organizar um time de marketing em 2 semanas.

Ferramentas

Marque em seu documento quais ferramentas e softwares serão usados na brincadeira toda.

Isso vai facilitar para que os envolvidos saibam onde e como você está obtendo as informações do teste de hipóteses.

Workflow

Depois de decidir/escolher as ferramentas a serem usadas, será a hora de montar seu workflow!

Você vai estabelecer qual será a sequencia de atividades e ações a serem cumpridas pela sua equipe, por exemplo “mudar cor de uma Landing Page, depois entrar na ferramenta de CRM e realizar uma determinada ação final”.

Essa sequência de fatos é um workflow, que pode ser feito por uma pessoa ou várias.

Recomendamos o uso de kanban para fazer essas atividades serem cumpridas sem entraves.

Não deixe o cachorro com 2 donos!

Se você não estabelecer lá nas primeiras reuniões quem será o dono de cada ação, você terá um grande problema no andamento dos seus testes e hipóteses.

Por isso deixe pré-estabelecido quem cuida do que ao longo dos testes e otimizações.

Resultados: Hora de aprender o que deu certo e o que deu errado

A cada novo experimento, existe a validação dos resultados. Na maioria das vezes eles se demonstrarão como desastres e fracassos.

Mas não desanime, isso faz parte da vida do growth hacker. Trabalhamos com validação de dados e processos.

De erro em erro, você vai criando um documento rico em detalhes e em lições valiosas para você e para seu time.

Futuramente outras pessoas e outras equipes poderão usar seus backlogs em benefício da empresa.

“O que podemos otimizar?”

Em um time de growth hacking é isso que vai acontecer.

Todo esse processo tem como objetivo entender o que pode ser otimizado. Um time completo terá plenas condições de colocar suas ideias e experimentos “no ar” para funcionarem, de maneira ágil e funcional.

Por isso sua equipe deve ter pessoas t-shaped, com conhecimentos astutos do mundo do marketing digital

Desenvolva suas habilidade de gestor ainda hoje!

Aqui nesse post falamos somente sobre um dos processos da vida de um gestor ou growth hacker.

O assunto é um tanto complexo e merece de uma análise mais detalhista, abordando outros tipos de hipóteses e testes feitos por times de marketing.

Você conhece quais são estes testes?

Recomendamos conhecer nosso curso de gestão de negócios, pois nele você vai aprender as diversas etapas de validação e tração de uma empresa, e como colocar em prática tudo que é validado pelo seu time no seu produto final.

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