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Como chamar atenção do público na internet: Guia definitivo da produção de conteúdo

como chamar atenção do público online

Não importa se você trabalha com vendas ou com publicidade, todos se perguntam alguma hora: Como chamar atenção do público na internet e no mundo digital?

Ter a atenção e o gosto do público que desejamos, é fundamental na hora de trazer resultados para nosso negócio.

Sobretudo, muitas estratégias na hora de chamar a atenção do seu público são velhas conhecidas, mas em poucos lugares você vai ver uma discussão profunda, como será feita hoje.

Por isso, veja tudo, até o final, e entenda os segredos e técnicas milenares para aumentar a visibilidade de seus posts, crescer o número de usuários em seu site (ou página do Instagram, por que não?).

Aviso: O conteúdo desse artigo será de extrema importância em sua jornada para conquistar 
novos clientes e ampliar seu negócio. 

Entenda como chamar atenção do público na internet (e não se perder no caminho)

Existem aqueles que apelão. Sabe quando você entra em um site e no final da página você encontra aquele quadro:

Veja as 5 celebridades que agora estão pobres. Você nem imagina
onde Jonny Cage está morando. Confira!

 

Esse é o famoso caso de clickbait. Algo apelativo para gerar seu clique ou interação com a página.

Não vou mentir e dizer que isso não funciona, até mesmo por que muita gente ainda usa. Em estratégias voltadas ao clique e a anúncio de produtos, isso pode ser muito bom.

Mas não será o caso quando você estiver querendo mais visitantes e mais pessoas conhecendo sua marca.

As primeiras tentativas para chamar atenção do público online

Você investiu em um site, e está criando conteúdo semanalmente.

O objetivo da equipe é trazer mais pessoas e crescer sua audiência. Alcançar mil curtidas e muitas interações na página do Instagram ou do LinkedIn da empresa.

Seja como for, na maioria das vezes chamar as pessoas na marra não vai funcionar, você terá que gerar interesse genuíno. E o processo é árduo…

Quem trabalha com produção de conteúdo todo dia se depara com algumas dúvidas, e sempre quer melhorar suas estratégias de como chamar a atenção do público.

 

como chamar atenção do público
Carro do ovo: “Preço muito baixo nem sempre é boa estratégia em!”

 

Público alvo e Persona: Entenda de uma vez por todas a diferença

Eu falarei muitas vezes desses dois termos ao longo do texto de como chamar atenção do público, por isso devo deixar explicado o que significa cada um.

Persona é uma representação fictícia, que traz conceitos específicos sobre seu cliente ideal.

Quando analisamos a persona, olhamos questões menos generalistas: é observado histórico familiar, motivações, sonhos e desafios. E sempre deve ser dado foco no momento de vida e principais DORES/PROBLEMAS que a pessoa possui:

Prince Charles Male Born in 1948 Raised in the UK Married twice Lives in a castle

 

*Personas não é sobre dados demográficos. Personas é sobre problemas e desafios que a pessoa enfrenta

Saber da persona se trata daqueles momentos em que a estratégia de marketing é mais profunda, e criteriosa.

Dessa forma, fica muito mais fácil desenvolver um conteúdo quando você possui um avatar do leitor e do comprador, falando dos desafios e problemas que ela enfrenta.

Público é algo mais abrangente!

Mesmo quando falamos de público alvo, podemos estar falando, por exemplo, de “mulheres de mais de 30 anos”. Percebe como é bem ampla essa seleção?

De acordo com a Hotmart, “o público-alvo é um conceito que faz referência a um determinado segmento social, com grande propensão a adquirir determinado produto ou serviço.

Ele serve de base para o alinhamento de uma campanha de marketing e vendas”.

Público (alvo) envolve questões macro visuais, como sexo, idade e preferências gerais. Então quando o conteúdo é pensado no público, ele atinge mais pessoas, mas é menos certeiro em contrapartida.

Você pode ver que persona e público possuem diferenças até que pequenas, mas que fazem muita diferença na hora de montar um plano de marketing em sua empresa.

É como um professor me explicou uma vez:

A diferença está em fazer um a olho nu e outro com microscópio.”

Conforme esse ponto ficou esclarecido, já podemos fazer “a grande pergunta” sobre como chamar atenção do público na internet.

Crie avatares e representações do seu público(s) alvo!

Normalmente uma empresa possui de 1 e 3 tipos de públicos.

Tendo em mente quais são eles, fica mais fácil criar avatares e representações (as personas que falamos), que vão ajudar você a mapear as estratégias de vendas e de conteúdo.

Pode até parecer que não, mas sempre que algo for feito tendo em mente as personas criadas com base em seu público, fica mais fácil e objetivo sua estratégia de chamar atenção do público na internet!

como-chamar-atenção-do-publico
Fazendo um avatar: “João tem 28 anos. Ele gosta de games e compra um jogo de PS4 todo mês. É solteiro, sai com amigos quinzenalmente. Mora com os pais mas tem intenção de sair de casa…”

 

Decidindo de quem chamar atenção na hora de produzir conteúdo

Antes de se aprofundar na hora de chamar atenção do público online, acho válido ter uma noção “macro” do seu negócio.

Supondo que sua empresa não está começando agora com um site e com mídias sociais (falarei de quem está começando depois), e que ela já tem uma base de informações que consegue estimar quem de fato “compra da gente”.

Nesse tipo de cenário, é mais fácil saber quem compra ou consome seu conteúdo. Quanto mais dados de clientes você tiver, melhor será para responder essa pergunta.

Conheça bem os clientes e potenciais interessados do seu produto, e faça uma estratégia em torno disso. E acima de tudo, faça experiências – muita coisa que eu tinha certeza que seria interessante, flopou em minhas mãos.

E isso é normal no começo.

Ainda assim, se os dados forem escassos, deverá ser usado ferramentas simples, como o Google Analytics, que consegue te trazer algumas informações do público.

Não é o ideal, mas funciona.

Abordagem inicial: Entendendo o seu público (pesquisas de campo)

A melhor forma de descobrir o que uma pessoa deseja, é tendo a oportunidade de falar com ela, e entender sua vida – o que ficou bem explicado ali quando falei de personas, só que sem ser uma ficção.

O lance da persona funciona bem, mas certas horas será necessário falar e entender pessoas reais, os potenciais clientes.

Se sua clientela for pequena e as informações que possui online forem insuficientes, tente esses dois caminhos:

  • Fale com as pessoas do seu interesse – As pessoas corretas vão dar os insights corretos.
    Hoje é fácil criar pesquisas online, free, e jogá-las em portais como o Linkedin. Mas tenha boas técnicas de compartilhamento de conteúdo – ou ocorrerá de nem 4 pessoas responderem os questionários.
  • Estratégia “dar antes de receber” – Estratégia muito comum para quem trabalha com infoprodutos e lançamentos. No começo, provavelmente você terá que demonstrar a qualidade do que faz, e vai entregar “um pouco sem cobrar”. Estou falando de conteúdo educativo, coisa que ensina de verdade, que pega o cliente na mão!

Seja criativo, existem diversas formas de fazer isso. E faça coisas que as pessoas tenham vontade de mostrar para outras, o que vai gerar compartilhamento. 

Uma coisa que eu pessoalmente já fiz, e que ainda faço, é trocar experiências com quem já está na minha frente nessa jornada. Ao menos um conhecido seu ou amigo da faculdade, faz algo parecido com o que você faz e pode dar umas dicas.

Você e o cliente dos sonhos

Na realidade isso se trata de você, não do cliente.

Não sei se você ouviu falar na expressão “dar um match”. Ficou popular graças ao Tinder, e significa “ter conexão”.

Esse match entre o que você oferece e o público (ou persona) é consequência natural do seu conteúdo dos sonhos. 

Quando você cria bom conteúdo, um site ou página de perfil da empresa onde por trás de toda a produção está uma pessoa que gosta do que faz, isso cativa mais as pessoas a voltarem a ler e consumir o que você produz.

Antes de produzir conteúdo, faça o seguinte exercício

Para descobrir qual tipo de conteúdo seu pode se tornar um conteúdo dos sonhos, se pergunte:

  • Do que eu gosto de falar, escrever e discutir com as pessoas – acompanhado de prazer pelo assunto?
  • Eu sou especialista no assunto ou tenho potencial em me tornar um?
  • Eu e/ou meu time possui motivação genuína ($) para falar a respeito desse assunto? Seu retorno e/ou ganhos são duvidosos ou têm tudo a ver com nosso projeto?

Dizer sim para essas perguntas é uma ótima razão para você se aprofundar no nicho que você escolheu. É uma questão de fazer o que dá brilho nos olhos, e entregar isso da melhor forma aos usuários.

Conteúdo e produto “dos sonhos” dão match com cliente dos sonhos. A fórmula dificilmente falha.

como chamar atenção do público

 

Não se esqueça: Antes de considerar essa etapa concluída, já tenha a certeza do que você e sua equipe são bons em fazer, e de preferência algo que faça a pessoa lembrar de sua marca.

E fazer conteúdo dos sonhos é questão de treino também.

Seu primeiro post/vídeo vai ser uma porcaria – ou ter uma audiência baixíssima. Mas com algumas tentativas, as coisas melhoram (sério, por experiência própria)

Como chamar atenção do cliente e gerar confiança?

O resultado final, para você que cria conteúdo que deseja, é fazer seu cliente ganhar confiança e ficar mais propício aos CTAs que você cria.

Seja no site, nos compartilhamentos no Facebook ou na newsletter, as pessoas devem clicar, e serem dirigidas para sua página.

Esse é a primeira ação/contato, onde as primeiras experiências com uma nova marca começam.

E depois disso, provavelmente em uma próxima visita, o objetivo é que o usuário assine sua newsletter ou até mesmo compre algo da sua marca.

Quando a sequência dos fatos são respeitadas (ou o funil de growth hacking no caso), a pessoa se sente mais confortável em aderir aos seus downloads (ebook) e sugestões e links em geral.

Para gerar confiança, faça o seguinte exercício

Portanto, toda vez que criar qualquer tipo de conteúdo, ou landing pages, para chamar atenção do público na internet se pergunte:

  1. Cada vez que a pessoa entra no site, e vê um material, ela aprende algo?
  2. Meu material agrega em sua vida?
  3. Eu compartilharia isso para alguém que precisa?
  4. A linguagem em relação a persona é amigável?

Uma negativa, tudo bem, duas, você então não publica ainda o seu material. Deixe a ideia dormir um pouco, e dar uma maturada.

O público vai aos poucos pegando confiança em nós, e a missão do criador de conteúdo é sempre mostrar que ele sabe algo novo, que agora está ao acesso do seu cliente sempre que visitá-lo.

Nunca se esqueça de dar esse efeito ao seu trabalho e suas “obras primas”.

 

🎨Tratar seu trabalho como obra prima => aumenta sua dedicação e se torna mais natural o aparecimento de conteúdos dos sonhos🎼

 

Tráfego orgânico, uma das melhores maneiras de chamar atenção do possível cliente

Bom, você já sabe, trafego orgânico é minha praia.

Quem investe em tráfego orgânico está sempre aumentando o engajamento e fortalecendo o relacionamento com a audiência a longo prazo.

Conteúdo frequente é como um teatro ou cinema que está sempre de portas abertas.

Quanto mais conteúdo você produz, mais autoridade o site ganha e maior é a quantidade de backlinks que você constrói.

 

Cuidado para não fazer artigo otimizado pro sono.

 

A produção de conteúdo tem resultado lento, mas quando bem feito, cria fluxo de visitantes contínuo, a custo zero (ou melhor, do custo por cada artigo e freela).

Se você conhece portais como a Rock Content, você sabe do que eu estou falando.

E agora a frase finalizadora:

“Motores de busca continuam a ser o principal canal se aquisição” – Neil Patel

 

Tráfego pago: a arte de ser descoberto e “seguir” o público

Já falamos bastante de tráfego pago nesse outro post. Portanto todo o assunto introdutório você vai ver lá.

Hoje o assunto  é a respeito de como chamar atenção do público, e eu confesso que para quem está começando, que acabou de criar um blog ou site, que esse caminho é mandatório.

Já vou explicar o por quê:

Seu fluxo de visitantes é baixo, ninguém sabe que você existe. Poucas visitas, pouco compartilhamento, pouco engajamento.

Os anúncios pagos vão trazer novos visitantes e pessoas para conhecer sua marca. Você deixará de ser desconhecido, e conseguirá fazer algumas vendas, mesmo sendo novo no mundo online.

Até seu material orgânico engatar, vai demorar.

Dependendo do volume de material construído e do investimento, pode levar mais de um ano (é o mais comum se não houver alguém de SEO por trás).

Portanto, cabe a você em pensar/ter boas estratégias e boas Copys para interagir com o público alvo.

Como aumentar seu tráfego e engajamento – 5 Passos básicos (e mandatórios)

Esses passos podem ser feitos em sequência, ou fora dela. Mas são fatores que se deixados de lado, será mais desafiador a sua jornada em chamar a atenção do público que você deseja.

“Vá conhecer o público”

Muito se fala em já conhecer o seu público, mas eu acredito que ele sempre se atualiza e ganha novos gostos e hábitos. É como o famoso ditado chinês: “Nunca um mesmo homem entra no mesmo rio“.

Por isso minha máxima aqui é: Vá conhecer o público, achar que já conhece ele é balela!

Conteúdo de qualidade, e coisas originais

Tente inovar, conteúdo mais do mesmo está cheio na internet.

O ideal é saber no que você (responsável por aumentar e gerar tráfego no site e blog) é bom, e que faz com brilho nos olhos. Já sabe o que é, então foque nisso.

Aposte em outros formatos

Isso se trata de usar o bom conteúdo e tentar planejar em outros formatos. Vídeo é a minha aposta da vez, qual seria a sua?

E sempre tenha uma boa estratégia de divulgação: entenda onde e como seu público consome e passa horas na internet.

Backlinks e “gente apontando para você”

É mais fácil ser descoberto quando tem gente falando do nosso trabalho. Então seja citado e seja comentado a respeito (positivamente em!).

Seja marcado nas redes sociais e gere “burburinho”. Isso envolve fazer parcerias e fazer intercâmbio de posts e de “entrevistas”. Falaremos disso no final do artigo😆.

Incentive a participação das pessoas

Um tanto óbvio dizer isso, mas as vezes esquecemos de abrir “a roda do feedback”. Isso seria, convidar em meio ao texto, ou programa que você faz, para o ouvinte deixar um comentário ou seu like.

Observe que os vídeos do youtube fazem isso no canto de suas telas, de maneira sutil (e chegam a fazer um barulhinho de sino ou de click).

Portanto faça com que eles, o público, participem também!

Observações🥱

Outro fator que merece ser mencionado é a consistência da sua marca. Isso envolve todos os elementos que fazem parte dela – desde cores até das fontes e características únicas.

Isso gera familiaridade e desenvolve em algumas pessoas a noção de pertencimento.

Se você for bem sucedido, pode até criar aquela sensação de comunidade/tribo em volta do que faz (meu sonho é fazer isso aqui na Growth Lovers).

Comecei minha nova página, e agora?

“Ah jovem Padawan, esse capítulo daria um artigo inteiro.”

Esse cenário é mais difícil, mas eu vivi ele, e sobrevivi. Esse processo de “criar a estátua de argila do zero” exige paciência.

Indo direto ao ponto: Nessas horas o tráfego orgânico vai demorar muito mais para dar efeito. O ideal é trazer as pessoas de alguma forma para conhecerem você e saberem que você existe.

E links pagos são interessantes aqui.

Você vai estar gastando um pouco, mas trazendo tráfego e usuários para dentro da sua página. Mas não se esqueça de fazer com que eles voltem – e quem cuida disso é o pessoal de User Experience e do tráfego orgânico.

Como chamar a atenção do público nas redes sociais?

Em uma página do Linkedin ou de outra rede social, você será descoberto graças a interação de outras pessoas.

Então faça o favor de:

  1. Publicar coisas ao menos 4x por semana, pois nem sempre publicar todo dia vai fazer sentido.
  2. Ao ver o ponto anterior, se pergunte: Faz sentido o post? Parece forçado? Ele entrega valor ao público?

Isso é para evitar o conteúdo que eu chamo de “meu chefe mandou“.

O conteúdo não está pronto, não está bom, mas seu chefe pediu algo diário, e por causa disso você publica coisas meia boca. Ocorre muito quando você é o Eumarketing.

Abaixo uma dica simples para usar bem das imagens e copys em seu próximo post (mas recomendo que você vá além e leia mais sobre o terma):

Preciso estar em todos os lugares e todas redes sociais?

A resposta é não.

Já vi muito Youtuber e especialista de marketing explicando que dar a atenção em diversos lugares, pode diluir a qualidade do seu material.

Empresas grandes possuem “braço” e equipe para ir em todos os lugares.

Todavia, supondo que você atua sozinho no marketing da empresa, talvez querer abraçar tudo diminui muito a qualidade das coisas que você vai levar ao ar.

A questão é: dificilmente uma empresa ou figura empresarial vai ser um sucesso em todas mídias e formatos.

A estratégia correta é ter seu conteúdo principal em um ou dois lugares, e usar os demais canais para divulgar seu trabalho.

Conheço pessoas que usaram com maestria imagens no Pinterest para divulgar os links de seus serviços.

Essas pessoas usam mídias alternativas, com conteúdo de estratégias opostas – por exemplo, usar imagens para falar de conteúdo escrito ou usar histórias no Medium  para vender consultorias, entendeu?

 

         “Eu tiro o chapéu para quem faz isso bem feito…”

Qual dos formatos de conteúdo chama mais atenção do público alvo?

Fazer vídeo ou artigo? Investir meu tempo no Linkedin ou no Instagram?

Qualquer um que esteja pensando em criar conteúdo ou que tenha que pagar freelas para isso pensa nessa questão.

O que é válido, é testar um pouco, mas também não querer estar em todos canais e plataformas, uma vez que isso consumiria muito tempo. Sobre o tipo de conteúdo, com certeza tudo que abordamos hoje sobre persona e maneiras de chamar atenção vão te trazer essa resposta.

Para maiores detalhes, leia sobre criação de conteúdo online aqui.

Seu funil de Marketing e seu papel como especialista/expert

Sempre que você for construir algo para seu público, tenha em mente o seu funil.

Eu disse seu funil.

Por isso não vou explicar aqui sobre processo de vendas e nenhuma metodologia pronta. Tenha a sua sequência de aquisição de clientes. Você vai descobrir na prática, e leva um tempo.

Se posicione como um especialista dentro de um nicho. Podem ser dois, se você for um cara grande com muitos braços.

Foque em se tornar uma autoridade em seu nicho

Se você não é visto como um especialista ou autoridade em um determinado assunto, todo o material que você desenvolver pode cair em um estado de dúvida e de “será que posso confiar nisso?”.

Detalhe: Caso você não produza conteúdo, somente fotos, afinal você é o cara que vende roupas ou utensílios importados, ainda assim, sua página terá que passar credibilidade.

Botões de garantias e pequenas chamadas e linkagens corretas, criam embasamento para sua página e suas publicações.

O ideal é que tudo que você ensine e mostre ao público, que aquilo destrave as amarras e inseguranças que eles possuem com o assunto.

Materiais introdutórios são mais mansos, mas nos materiais mais pesados, insira uns “Está esperando o que amigo para começar?” e coisas do tipo, que levem o leito a completar uma ação.

De maneira subliminar, e com elegância, meu caro 🧐🎩.

 

“A cada conteúdo e visita do cliente, você planta um pouco uma sementinha – a de que ele está no lugar certo quando se trata de [seu nicho]. A semente cresce, mas precisa ser regada” — Di Rezi

 

Sua aventura em criar conteúdo poderoso está só começando

Conheça bem e quais são seus materiais introdutórios e quais os avançados, como produzi-los e como compartilhá-los,  que isso te ajudará a saber como chamar atenção do público.

Precisamos falar agora sobre (x)

Essa é uma sessão que vai ajudar você a como chamar atenção do público respeitando certas questões técnicas.

Usei o “X” pois terei que fazer uma breve visita em diversos temas. Veja a seguir como ficou as observações:

1)Fotos e imagens

Uma vez li uma pesquisa no Linkedin, sobre como a escolha da arte de capa ou imagem principal de um post influenciava na abertura do artigo.

Então reserve um tempo para escolher as imagens. O ideal é quando você cria uma identidade visual para as artes de suas postagens e vídeos.

Observe como é possível reconhecer um canal do Youtube só de ver uma vinheta. Algumas empresas colocam seus logos em meio as imagens, o que também ajuda bastante.

Já a pesquisa e o link que mencionei, vou ficar devendo dessa vez…

2)Newsletter

Uma vez questionei uma pessoa que costumava ter mais likes do que eu nos posts de Linkedin, mesmo tendo metade de seguidores, e ela me explicou sobre sua newsletter.

Sim, mais da metade das pessoas iam até suas publicações graças a sua base de e-mails.

Mas eu não tinha nenhuma base. Logo, eu dependia totalmente dos algoritmos da rede social.

Você quer depender do Facebook ou da boa vontade de quem está deslizando pela tela do celular em parar para te ver?

Depender somente desse público “andando pela orla da praia” é tiro no pé meu amigo. Eu aprendi da pior forma essa lição, leve esse conselho para você.

3)Como chamar atenção do público com a continuidade

Isso é muito observado em quem tem canal no Youtube.

É comum ver a pessoa desenvolvendo depois um vídeo pelo fato de ter mencionado o assunto em um outro material que ela possui.

Isso cria uma conexão entre suas publicações, dando uma sensação de continuidade.

Em sites onde existem inúmeras postagens e material para ler [já viu o Quick Sprout?], a pessoa consegue ficar horas lendo e consumindo material.

E ela volta para ver assuntos inacabados, e salvam seu site em favoritos.

4) O tal do artigo e conteúdo “Evergreen”

Os temas evergreen são escolhas atemporais, em que o assunto dificilmente perde relevância. Eles estão “sempre verdes”, nunca amadurecendo e perdendo interesse do público.

O bom de criar material assim é que mesmo anos depois, os mecanismos de buscas darão relevância e muito tráfego para seu site.

Assuntos temporários e Hypes convertem também em muitas visitas, entretanto, devem ser criadas com uma estratégia veloz.

👉 Por exemplo, um Youtuber que fez um vídeo falando de um canal que foi cancelado/bloqueado. Em apenas 5 horas que a notícia havia sido publicada, ele estava lá, com seu vídeo. Seu canal, que costuma ter 20 mil visualizações por vídeo, teve nesse em especifico, um milhão.

Então se for para aproveitar conteúdos de notícias e tendências, seja rápido e estratégico.

Eu fiz publicações sobre Tiktok, o que eu não considero algo Evergreen, e sim uma tendência temporária.

Mas um conteúdo como esse que você está lendo, de como chamar a atenção do público. Bom, será que isso perde relevância? A história do mundo diz que não.

5)Conteúdo “agrada geral” x “específico”

Quem escreve e faz material para todo mundo, descobre que está fazendo material para ninguém.

Eu particularmente sempre tento “agradar o maior número de pessoas”. Mas supondo que você seja alguém bem formal, será que nosso conteúdo da Growth Lovers te agradaria?

Com esse pequeno exemplo, estou tentando provar que fazer algo que afete todo mundo positivamente beira o impossível.

E no momento de criar seu conteúdo específico e elaborado, tendo em mente um público ou persona, se pergunte:

  • Esse público conhece essa dor?
  • Estão buscando soluções ou ainda não?
  • Como faço para ele reconhecer e despertar o interesse genuíno em minha mensagem?
  • Ele investiria ou pagaria para ter essa solução resolvida? Se sim, é algo que exige um alto ticket?

Essas perguntas são importantes, pois muitos empresários descobrem da pior forma que uma dor às vezes é tão básica ou pouco impactante, que o cliente em potencial não está apto a pagar ou gastar com a solução que ele oferece.

E por último…

Alianças estratégicas para chamar atenção do público na internet

Essa etapa eu deixei para ser a última, pois ela exige que você já tenha passado pelos passos anteriores.

Nesse estágio, você já tem um site e produz material de qualidade.

Mas aí, você vê que falta algo. Você percebe que está deixando oportunidades passarem, afinal:

  • Você tem um networking forte/desejável;
  • Conhece muitas pessoas do nicho;
  • Teve professores e parceiros de negócio que poderiam fazer novos serviços com você.

Por isso, talvez seja a hora certa de fazer parcerias e desenvolver novos materiais e eventos.

Estou falando de webinars, artigos e palestras. Use a criatividade e faça projetos ousados!

Muitos eventos que hoje achamos incríveis (por exemplo os “Summits”), nasceram de parcerias e pequenos grupos, que tinham um objetivo em comum: atraírem seguidores, clientes, e serem vistos como verdadeiros especialistas no mercado nacional.

 

“– Veja bem suas parcerias colega”

O melhor de tudo é que nesses trabalhos e alianças, uma pessoa alcança o público da outra, aumentando sua área de influência.

Isso pode ser feito no mundo online, não precisam ser eventos e projetos presenciais. Afinal, tem gente que faz parcerias até na hora de criar cursos EAD.

Periodicidade: Quem não é visto não é lembrado

Não vai adiantar nada fazer tudo o que foi falado hoje, e postar coisas 2 vezes por mês no seu blog ou página no Instagram.

Cada rede social possui uma cadência diferente, e você tem que estudá-las.

Você pode, por exemplo, fazer um conteúdo de qualidade semanal somente. Afinal, o que importa é você compartilhar bem esse material nas diversas redes que você tem presença.

Publique mais de uma vez a mesma matéria ou vídeo, não tem problema. Desde que você faça com um intervalo decente.

 

Querido Lover, espero que você agora entenda como chamar atenção do público na internet em seus futuros projetos de marketing e de vendas.

 

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