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Planejamento de marketing em 2021: Se reinvente ou fique para trás

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“Precisamos falar sobre os próximos meses e como se preparar para esse futuro incerto”

[Publicado em 12/07/2020, atualizado em 11/02/2021]

Seja onde você estiver querido Lover, seja bem vindo a essa reflexão.

Hoje o assunto não é técnico, na verdade é uma conversa entre eu (o redator) e você que acompanha a gente. Depois de ler bastante  e ver que o tabuleiro dos negócios está mudando muito nos últimos meses, achei necessário falar sobre esse assunto aqui com vocês hoje.

O que eu queria falar hoje é que tem empresas (e pessoas também, claro) que estão com dificuldades de retomar seu cenário anterior. Os clientes mudaram seus hábitos e aquilo que era entregado pela sua marca pode ter perdido o sentido.

Isso joga você em dois caminhos: A reinvenção ou o desespero. Obviamente, vou falar de como se preparar para os novos cenários possíveis e não querer fugir deles.

Será que você tem uma noção do que está por vir?

O que eu tenho aquela impressão é que aqui no Brasil as coisas além de chegarem atrasadas do primeiro mundo (países ricos), que elas são lentas na aplicação.

Parece que ficamos esperando “uma aval do céu” para aplicar qualquer coisa. E no caso de um cenário pós covid, ficar esperando aprovação social ou ver a concorrência fazer primeiro pode ser seu fim.

Não querendo julgar mas já metendo o pau esse texto é contra aquela atitude da improvisação típica do brasileiro. Daquela risadinha no canto da boca com um “–a gente dá um jeito”.  Não, o improviso não vai dar certo!

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Aposte no marketing digital filho, seu futuro é lá

Você usou a seu favor a “pausa técnica”?

O assunto é sério. Entramos em uma espécie de intervalo, de pit-stop temporário.

Pergunto novamente: você está usando essa pausa técnica a seu favor? Ou, como diria a Jana, “Você está afiando seu machado?”

Pois deveria. Eu estou.

Imagine uma tourada ou um rodeio. A cancela do boi/touro vai abrir a qualquer momento. Espero que você esteja pronto, com a manta vermelha em mãos e com coragem. Se o turbilhão vai ser avassalador eu não sei, mas ele vai exigir uma mentalidade flexível e adaptável da sua parte.

Todo aquele papo da Softskills como “seja adaptável e apto a novos cenários” farão todo sentido agora (finalmente)

Novos hábitos e novas estratégias

Bom, pode ser que eu tenha te assustado com o título, mas na realidade você não precisa mudar seu business. Com raras exceções, você não precisará mudar de segmento, nem de indústria, nem nada disso.

O que vou te mostrar é que será necessário mudar a forma que você é percebido. Mudar a sua publicidade.

Até “ontem” falávamos de eventos, feiras e de nossos rolezinhos presenciais – com a certeza que tudo isso jamais mudaria. Mas agora as pessoas compram de suas casas, elas fazem festa à distância (se é a mesma coisa não vou discutir) e começam a se adaptar a um outro mundo.

A questão aqui não foi formada por preferencias. Nós tivemos que nos adaptar.

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Mudanças e adaptações no seu planejamento de marketing

Acho que a maior mudança de todas se deve ao fato de:

"como você vai aparecer para as pessoas e como elas vão descobrir que você existe".

Se você não começar a aparecer e a ser reconhecido por mais pessoas, pode ser que você seja extinto. Por isso, deixo aquela frasezinha de tia:

“Quem não é visto não é lembrado”

E em todo caso, o universo online acaba sendo mais democrático e equilibrado para fazer isso – não importa mais se você esta na avenida principal ou na garagem da sua casa, você pode estar na tela de pesquisa e no instagram do seu cliente, e até concorrer com empresas muito maiores que você.

Se antes anúncios pagos e produção de conteúdo eram opções, eles vão entrar na sua lista principal de afazeres e, claro, de receita.

Velhos projetos, novos cenários

Lembra aqueles e-mails que você enviava para os clientes semanalmente? Lembra aquele blog que você abandonou em 2018 em sua empresa? Sim, tire esses projetos da hibernação, senta com o seu pessoal e monte um plano de ação (nada muito complicado, eu gosto das coisas simples também) para ontem.

Eu faço diversas experiências, e aconselho você fazer o mesmo com seu público. Portanto, tire da gaveta os velhos projetos e volte a propagar sua marca e seu produto.

 

“Melhor chegar antes não é?”

 

Abrace o digital, sem medo!

Amigo, eu trabalho com marketing digital, claro que vou defender minha sardinha!

Porém, de qualquer forma, será que você iria muito longe sem as estratégias digitais? Obviamente se está aqui hoje lendo isso você já é um profissional antenado, mas não sei se o mesmo vale para a sua equipe como um todo e seu chefe.

Pois o que eu via até fevereiro desse ano (sim, esse ano) era aquela mentalidade que todas iniciativas com marketing – desde blog até o cara do social mídia era:

“São gastos. não investimento. Não é algo estratégico, básico, “feijão com arroz” ; é gasto, coisa supérflua”

E na minha opinião, esse tipo de pensamento e comportamento entrou em xeque desde então. É como eu falei agora a pouco, você terá que mudar a forma que será percebido pelo publico. E isso é feito pela área de SEO, de mídias sociais, de tráfego e todo essa galera do nosso universo de Growth Hacking.

[Se te parecer estranho tudo isso que estou falando, leia sobre a Hotmart que cresceu mais de 200% na pandemia e sobre as coisas sendo feitas à distância a partir de agora]

Agora vou deixar um gif de transição para a seção das dicas 🚀🚀🚀

Comece a treinar agora o que você aprende aqui com a Growth Lovers!

1) Ferramentas “na nuvem” e  Google my business

Você precisa se modernizar e deixar seus processos mais rápidos. Além disso, alguém da equipe (ou você) vai precisar saber como estão as campanhas digitais e quais são as tarefas realizadas e as que estão sendo planejadas para entrar nos próximos dias.

Para isso você vai compartilhar e criar seus documentos por aplicações que ficam na cloud, como o G-suite (creio que todo mundo usa isso). E também vai usar dashboards para suas equipes compartilharem tarefas e afazeres, isso tudo de graça.

E sobre o My Business: Eu aprendi essa enquanto trabalhava em um escritório de advogados. Algo tão simples, com um grande poder.

É com essa ferramenta que você começa a aparecer no google maps ou começa a ter seu telefone e endereço divulgados quando a pessoa pesquisa algo relacionado a sua empresa (ou segmento).

Se você trabalha com um estabelecimento comercial que depende de visitas e questões presenciais, você tem que estar aqui obrigatoriamente nesse aplicativo/ferramenta do google. Sério!

Existem outras ferramentas e possibilidades (milhares), mas deixo somente essas introdutórias para você hoje.

2)Seu cliente consegue comprar de você online?

Eu não poderia deixar de lado esse assunto. Te pergunto:

“Seu cliente consegue comprar de você sem sair de casa?”

E quando eu digo comprar, também serve para seus serviços. Você possui algum vídeo explicativo sobre o que você entrega? A pessoa te encontra em um site ou no mercadolivre.com  ou em algum lugar conhecido e de fácil acesso?

Comece a pensar nesses detalhes e a por a mão na massa para deixar tudo isso aplicável para seu planejamento de marketing, que não tenho dúvidas que fará total diferença nesse “segundo tempo” que vai ser a retomada das atividades econômicas no país e no mundo.

…Fazendo ponte ao item anterior,

3) É hora de ter talentos diferentes para essa era digital

Indo direto ao ponto, quem vai cuidar da sua interface digital?

Acho interessante você ter alguém na equipe capaz de cuidar disso, e caso não tenha, vai valer cada centavo ter essa pessoa. Uma nova estratégia vai demandar novos talentos. Pode ser uma pessoa ou várias, vai depender do porte da empresa.

Caso prefira usar uma agência para cuidar do seu marketing digital, eu acho válido somente se você não tiver estrutura para receber um novo funcionário ou não quiser bancar um; ou pior ainda, não ter ninguém querendo aprender a usar essas ferramentas ou a fazer anúncios pagos (esse sintoma é grave, leia o item 2 dessa matéria).

Leia também: Como montar uma equipe de marketing dos sonhos em sua empresa.

 

“O futuro te assusta?”

 

Lide com a impermanência e incerteza

Se você é um empreendedor e já possui algum sucesso fazendo isso, você entende muito bem sobre incertezas e que tudo isso é um jogo que não se pode vencer sempre.

As dicas que eu passei, essa minha intenção de abrir seus olhos para uma nova dinâmica de mercado; nada disso vai adiantar se você não tiver uma mentalidade adaptável as incertezas. Um Growth Hacker ele enxerga as coisas que faz como experiências, experimentos malucos, e não erros e coisas que fizeram ele perder tempo.

Growth isn’t possible without change, because growth is change
Zen Habits

Menos conversinha, mais ação!

Espero que depois de ler tudo isso você esteja inspirado para botar em ação seu novo planejamento de marketing.

Caso não se sinta confortável para fazer isso tudo por conta própria na sua empresa, fale com nossa equipe de mentores, especializados em fazer empresas decolarem!

 

 

Di rezi growth Lovers

 

Diego Rezi
@Growth_Lovers

Te ensinando a usar a internet para aprender e Hacks para sua vida. Escritor e criador de conteúdo freelancer, escrevo também no meu blog pessoal.