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Criação de Conteúdo Digital: Melhores plataformas e melhores canais para criar conteúdo

Onde apostar na criação de conteudo digital e online

Muitas empresas começaram a apostar no mundo online, até mesmo as pequenas.

Mas acredito que muita gente fica perdida por onde começar ou onde apostar suas fichas na hora que o assunto é criação de conteúdo digital.

É o seu caso? Se for, você está no lugar certo. Vamos falar um pouco de algumas tendências para os próximos meses (ou anos).

Vou falar um pouco das principais plataformas e sites para você gerar conteúdo, e gerar tráfego orgânico para seu negócio, ou para ganhar dinheiro vendendo seus produtos.

Também mostrarei onde você pode investir e pensar a respeito de começar sua estratégia para  ser notado nas redes sociais ou até mesmo em apps famosos, além de mostrar o que faz sucesso fora do país, enquanto aqui engatinha!

Separei uma mega dica para o pessoal do corporativo/LinkedIn e founders de empresas no final, ok?

O que é criação de conteúdo digital e qual sua importância?

Tudo que é video, texto, fotos, e tudo que é compartilhável e curtível (passível de likes e interações) é um conteúdo digital.

Não importa se é em redes sociais como Instagram ou se você está fazendo vídeos no Youtube, tudo isso é uma espécie de conteúdo digital.

Até mesmo seus posts no Linkedin e artigos de blogs podem chegar a várias pessoas, e assim gerar tráfego e visitas em seu site.

Por que as empresas começaram a se preocupar com a criação de conteúdo online?

Como mencionamos acima, o que as empresas e influencers desejam de fato é o tráfego orgânico proporcionado pelo conteúdo.

Com isso uma pessoa ou empresa pode vender soluções ou trazer visitas até sua homepage sem gastar nada com anúncios pagos.

Basicamente, o conteúdo é responsável pela parte de cima do Funil de growth, onde uma pessoa descobre de um produto ou serviço, e assim visita o site e inicia uma possível jornada de compra.

funil pirata
Falamos aqui sobre o Funil pirata, veja!

 

Segue agora então nossos “palpites” e lugares onde já estão bombando ou que são famosos fora do Brasil – e que podem começar a bombar aqui a qualquer instante!

Onde apostar na criação de conteúdo (e como fazer?)

1.Tik Tok

Esse é o queridinho da vez , aposto que todo time de marketing está discutindo internamente como usar esse canal para conseguir novos públicos.

Por mais que seja conhecida por seus videos de brincadeira e zueira, está se desenvolvendo para uma plataforma de ensino e de Brand awareness.

Então muitas empresas e influencers que consideram outros lugares saturados (Facebook), começam a “recalcular suas rotas” e ações para esse canal.

criação de conteudo digital

Os fluxos de migração de redes sociais é um fenômeno conhecido, mas que ocorre na surdina.

O único problema de plataformas como essa é que na hora de criar conteúdo digital algumas empresas ficam perdidas, e não sabem como realmente podem utilizá-la.

Como funciona o Tik Tok?

Ela é uma plataforma que você cria mini videos de 15 segundos (padrão), podendo estender até 1 minuto (esse é o máximo).

A criatividade come solta e você não precisa se preocupar com nenhuma etiqueta e “boas maneiras”- como ocorre no Linkedin e no Facebook, onde sua avó pode ver o que você está postando.

Lá é possível criar conteúdos virais sem gastar muito dinheiro. Pense como um influenciador ou uma marca famosa: Você cria um desafio, solta na rede, e o mundo inteiro interage com você.

Além disso se torna fácil publicar algo engraçado, e até mesmo a criar memes e versões dubladas de musicas originais, com pessoas do público criando uma espécie de karaokê virtual (se não me engano o snapchat já fazia isso, mas enfim).

O App chinês (sim, ele é chinês) conta com varias formas de publicidade e monetização. O mais conhecido são os anúncios patrocinados feitos no feed, da mesma forma que o Instagram faz.

Portanto, quer apostar em alguma coisa agora, aposte lá no Tik Tok, selo Lover de recomendação.

criação de conteudo digital
Até o Miyagi concordou. Te resta dúvida ainda?

2. eBooks: uma forma de divulgar seu trabalho (quase) em qualquer lugar

Se tem uma forma um tanto fácil e de baixo custo para aumentar sua lista de prospects e jogar pessoas para o topo e o meio do funil de na jornada de compra, o ebook faz esse papel com classe, e está na dianteira nas “táticas de marketing” já faz algunsuns anos.

E por que citei isso aqui, mesmo não sendo “uma novidade”?

É por que ele esta se reinventando. É cada vez mais fácil compartilhar esse tipo de material e usá-lo para atrair o público até seu site ou landing pages.

Essas são as estratégias de iscas digitais, feitas para gerar leads e aumentar a base de e-mail.

Mas por favor: crie coisas que agregam. Pois é muito chato descobrir que o ebook não passava de um “caça clique” bobo, isso já me ocorreu várias vezes.

É como diria o Pedro Sobral: “Entregue um conteúdo que você fica com a sensação que entregou uma parte do seu trabalho de graça. Algo útil, que seu concorrente venderia, e não daria de graça.”

ebooks
“Sério mesmo que você me fez baixar ISSO?”

3.Telegram

Esse “app que parece o messenger” – maneira carinhosamente na qual é recordado pelo pessoal da faculdade – já existe desde 2013,  mas começou a ficar mais “Pop” no Brasil somente por volta de 2020.

O Telegram já é usado principalmente quando seu objetivo é ter um canal de comunicação direto com seus seguidores ou amantes da sua marca.

É o queridinho dos infoprodutores, uma vez que criam listas nas quais vendem produtos algumas vezes por ano.

Como funciona: Você cria um grupo, e publica diretamente lá seu material, evitando o uso de e-mails e outras formas mais invasivas de marketing direto.

Já me peguei pensando “não é a mesma coisa que Whatsapp?” Mas não é. Nele você pode criar grupos sem o uso de números de celular, e usar pelo computador.

Esse aplicativo trabalha com o conceito de Nuvem, armazenando seu material e suas conversas mesmo que você perca seu celular. Outra vantagem disso é que o que você compartilha ficará para sempre na conversa, diferente do Whatsapp que some com o tempo (ou a pessoa perde os arquivos compartilhados).

Mas realmente acho que a vantagem é perceptível quando você cria conteúdo ou participa de grupos de discussões. Do contrário, seja feliz com o zap zap e o Facebook mesmo.

[Nota de 2022: Recentemente o Whatsapp ganhou features muito parecidas, o que pode fazer com que fique obsoleto temporariamente no mundo do marketing digital]

4.Pinterest

Se você trabalha com coisas visuais e ainda não está la no Pinterest amigo, apenas lamento.

Esse site/plataforma é um must have do artista plástico, do escritor, do desenvolvedor de conteúdo visual, enfim, é tanta gente que se enquadra que eu acho mais fácil você ver por conta própria a plataforma.

Muitas ideias que eu pego de imagens eu pego do aplicativo – é como se fosse um banco rico de criatividade visual.

Mesmo que seu negocio não envolva design gráfico, é possível transformar fotos em material rico no Pinterest na sua estratégia de criação de conteúdo digital. Fotos de campanhas, de estabelecimentos, projetos arquitetônicos; as possibilidades são possibilidades infinitas.

Outra forma de monetizar esse canal é para quem vende produtos online. Isso vai desde roupas até outros objetos.

Abaixo vou deixar um vídeo da maior autoridade de vendas em Pinterest no Brasil, que fala um pouco de criação de conteúdo no Pinterest para ganhar uma renda recorrente:

5.Instagram

Ok, um tanto batido mas necessário falar do Instagram.

Não coloquei esse item 5 para falar do óbvio, ou te ensinar a fazer posts e coisas do tipo.

Aqui o potencial está na página do perfil da empresa ou da página pessoal.

Ou seja, você cria conteúdo ali via fotos e vídeos, e faz alguns insights sobre o tema do que postou. Isso pode te elevar como autoridade em um assunto, e aumentar o tráfego e visitas para seu site principal.

A grande sacada é que ao organizar “sua página de visita” pelo Instagram, isso pode passar muita credibilidade para sua marca pessoal ou sua empresa.

Como exemplo, deixo a página do Anton Virborniy, CEO da Apiway, que é um excelente exemplo de como usar bem a página do perfil em prol de uma marca pessoal:

criação de conteúdo digital

Ps: Você pode criar vídeos no insta na mesma pegada que o Tik Tok, economizando seu tempo e tempo de produção ao investir e se concentrar em apenas essa rede social.

Plataformas e canais de criação de conteúdo online que “ainda não chegou aqui em terras Latinas”

Sabe como começa uma moda aqui no marketing e nas estratégias de mercado no Brasil? Ela vem lá de fora, da gringa.

Eu gostaria de citar brevemente alguns canais e estratégias que funcionam bem no mercado americano e europeu, mas que aqui não deu as caras ainda.

E deixo a pergunta no ar: será que um dia chegam a fazer sucesso aqui?

Reddit

Muitas empresas colocam suas marcas em evidência através desse portal. Sua home page um tanto bagunçada pode assustar algumas pessoas, mas o que de fato barrou sua entrada em terras tupiniquins foi o fato do conteúdo ser todo em inglês.

Lembro de ter feito um curso de criação de conteúdo na Udemy, e um modulo era dedicado a “como publicar sua marca aos leitores do Reddit”. Obviamente pulei esse módulo, uma vez que a estratégia aqui não funciona.

Será que um dia “pega” no Brasil?

Medium

Eu gosto da ferramenta, mas acho que o fato dela limitar o numero de publicações que você pode ver (como um jornal faz com não assinantes) tenha barrado um pouco o sucesso dela aqui no Brasil.

Não sei bem dizer o que a plataforma significa em geral.

Ela traz notícias, mas também traz páginas internas de blogs (escritores de fora, aqui no Brasil é mais para portfólio mesmo) e resumo de artigos e obras externas (livros).

O mais bacana do Medium é que você tem um contato bem próximo de alguém que você segue, um escritor ou redator de um site que você gosta, e também permite o Repost: Colocar algo que você já fez lá dentro para mais pessoas verem.

Na minha opinião, é um site que está no limiar entre os Early Adopters e “a moda que pegou” aqui no Brasil. Não duvido nada daqui uns 3 anos ser um must have de blogueiros e produtores de conteúdo.

Ainda assim acho que a limitação de 3 posts (essa informação pode estar desatualizada) do plano free limite a usabilidade, pois bem quando você estivesse empolgado com os artigos iria subir aquela mensagem chata pedindo sua afiliação paga.

“Criadores da plataforma, repensem a forma que vocês ganham com o Medium por favor, principalmente em países de 3º mundo”

Spotify for Podcasters e similares

Algumas plataformas feitas para monetizar voz, podcasts e audios já são bem operantes na gringa…mas não aqui.

A mais conhecida talvez seja a Spotify for Podcasters, que é uma iniciativa gratuita feita para hospedar podcasts no próprio Spotify.

Já a Glow é feita para ser um “only fans” de podcast, mas que segue bem restrito ao uso em países como os Estados Unidos.

Enquanto a moda não pega aqui, os Podcasts permanecem fortes no Youtube. A pergunta é, será que algum dia esses canais relacionados a Podcasts vão dar uma boa guinada no Brasil?

Como iniciamos o processo de criação de conteúdo?

O processo de criação de conteúdo é praticamente o mesmo para quase todos os canais e plataformas que você pode vir a se interessar.

Mas primeiro, é importante entender que você não deve mergulhar na criação de conteúdo sem primeiro criar uma estratégia sólida.

Sua estratégia de criação de conteúdo digital tem que manter você no caminho certo e garantir que haja um propósito claro por trás de cada conteúdo que você cria.

Veja como criar conteúdo em três etapas:

  1. Encontre tópicos com real possiblidade de busca e interesse;
  2. Escolha um tipo e formato de conteúdo;
  3. Planeje, crie e publique

1. Encontre tópicos com real interesse de busca

Não adianta criar conteúdo só por criar e postar (igual pessoal vive fazendo no Instagram). Seja o que for que você esteja planejando criar, você precisa ter certeza de que é algo que vai agradar ao seu público-alvo.

Isso vai depender do canal e formato do conteúdo, como por exemplo, se será redes sociais, vídeo ou artigos.

A maneira como você pesquisa tópicos e keywords é praticamente a mesma para qualquer canal.

a) Anote e separe possíveis tópicos para o tema 
Nessa parte, você busca palavras e conteúdos que girem em torno do tema em que você está escrevendo.

Por exemplo, se for falar de bolos e bolos caseiros, você terá que ver quais keywords são bem buscadas no Brasil, como “bolo de cenoura”, “como fazer bolo de fubá” e coisas do tipo.

b) Use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para expandir suas ideias
Conecte seus em uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como o Keywords Explorer da Ahrefs, escolha Google ou YouTube como seu mecanismo de pesquisa e vá para o relatório de termos correspondentes.

Fonte, Ahrefs

Note que você pode ir tirando as ideias de conteúdo pela plataforma e ir tomando notas em um sheets separado.

Em muitas dessas ferramentas, ao navegar por alguns minutos, novas ideias de palavras vão surgindo, e você vai pegando dicas de long tails (cauda longa) sobe o tema em que você deseja criar conteúdo online.

Mas há também outra forma muito eficiente de arranjar bons tópicos de conteúdo

c) Verifique os concorrentes

Algo muito interessante das ferramentas de pesquisa de palavra chave e SEO é que elas permitem analisar os concorrentes.

Ao observar os concorrentes, você não apenas expande sua imaginação e criatividade, como também consegue identificar quais keywords eles usam com pouca frequência (ou que não usam).

No Ahrefs, se você está procurando ideias de conteúdo para o seu site, primeiro precisa identificar seus concorrentes. A maneira mais fácil de fazer isso é acessar sua lista de palavras-chave no Explorador de palavras-chave e, em seguida, acessar o relatório Traffic Share by Domains  para ver quais sites recebem mais tráfego dessas palavras-chave.

No caso de redes sociais e Youtube, você pode simplesmente navegar pelas páginas de seus concorrentes, e assim aprender um pouco com eles. Note que o Ahrefs permite buscar keywords pelo Google e pelo Youtube, mas não há como fazer esse jogo para redes sociais.

Logo, a dica para Instagram e Tiktok é acompanhar as tendências e criar conteúdo de acordo com o que já está em alta em outras plataformas e canais.

Deixo como referencia esse incrível artigo sobre content creation do blog da Ahrefs que está em inglês.

Dica final de criação de conteúdo: Usando o LinkedIn ao seu favor

Algo que começou a ser muito explorado, mas que deve ser usado com cuidado, é o conteúdo feito para os founders de empresas – o que denomino de comunicação dos C-levels.

Basicamente nessa estratégia, um líder ou um dos fundadores do negócio promove a marca da empresa por meio da criação de conteúdo escrito no Linkedin, aumentando a visibilidade do seu negócio.

Essa estratégia não é tão simples como parece, pois demanda uma certa dedicação da pessoa, que acaba tendo que acompanhar tendencias, ou de ter papas na língua na hora de dar suas opiniões (ou soltar polêmica mesmo, pois dá Ibope!).

Para quem ficou curioso sobre o tema, deixei o link ali acima. Por hoje é só pessoal!

 

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