fbpx
Pular para o conteúdo

Criando sua rotina de estudos: formas de hackear o processo de aprendizagem

Rotina de estudos

Criar uma rotina de estudos não é nada fácil.

Sempre acabamos quebrando algumas regras e pulando alguns dias que deveríamos estudar.

Sabe por que isso acontece? Entende por que procrastinamos? Falaremos disso hoje.

Em minhas aventuras para aprender sempre mais sobre marketing digital, comecei a me interessar por assuntos diversos da educação, e por isso resolvi escrever alguns Hacks incríveis para você criar uma rotina de estudos matadora.

E também para finalmente aprender do jeito certo.

Rotina de estudos: Por onde começar?

Você começa tendo um objetivo claro. Isso significa que você sabe exatamente o que quer com essa sua rotina de estudos.

Seja um emprego novo, aprender uma nova habilidade ou estratégia na sua área (curso de vendas, etc). Deixe bem claro para você o ganho obtido com o que será estudado.

Pessoas que estudam para concursos públicos, por exemplo, chegam a ter mensagens e anotações para lembrá-las todos os instantes de seus objetivos, criando incentivos que passam até despercebidos.

Por isso algumas pessoas desenvolvem sua carta pessoal de objetivo principal, a qual elas leem quase todos os dias (isso aqui envolve a lei de atração, o que não faz parte do artigo de hoje. Mas é uma ferramenta interessante para quem procrastina muito).

Outro ponto é a questão de separar o material da maneira certa e deixar ele organizado para sua leitura ou aproveitamento.

A fonte do material

Quando você entra em um curso ou escola, o material está separado e organizado. Existe uma trilha a percorrer, o que pode facilitar a aprendizagem para a maioria das pessoas.

A sua tarefa é apenas separar o que será estudado em cada dia e momento.

Evite misturar temas em cada ciclo de estudo, ou seja, quando pegar para estudar 2 horas na parte da manhã, recomendamos que foque somente em um dos temas do curso.

Aí depois, em outra hora ou dia, você muda de tema.

A rotina de estudos do autodidata

Se nos estudos dirigidos por terceiros e instituições, você apenas organiza o material disponível, quando você decide ser um autodidata você vai atrás de tudo que será lido.

O garimpeiro e professor é você mesmo.

O lado bom dessa trajetória é que você evita material e conteúdo que poderia ser inútil para aquele momento seu. Você consegue ir direto ao ponto!

autodidata, rotina de estudos
Aqui o mestre é imaginário, ou digital nas aulas de cursos EAD

Mas cuidado, a desorganização e desmotivação é o que mais matam qualquer pessoa que busca desenvolver rotina de estudos “por conta própria”.

Ferramentas inteligentes

Seja nos estudos de maneira autodidata, no curso EAD ou na faculdade, você deverá ter suporte do seu PC.

Isso significa atualizar e deixar bonitinho seu drive e programas de anotações. Separe em pastas os arquivos e não tenha preguiça nesse ponto, pois é um passo que fará muita diferença lá na frente, depois de meses de material acumulado.

O editor aqui recomenda que você use o Notion para dividir anotações, e crie mapas mentais, desenhos e apresentações com o excalidraw

Á seguir, vamos a algumas dicas e Hacks, que prometemos no título:

1)Rotinas extraordinárias

Ter rotinas extraordinárias é o mesmo que dizer que você não alimentará a procrastinação e o “tempo morto”.

Sem um esforço prévio, que pode ser feito nos finais de semana (para quem trabalha e tem pouco tempo), ou na noite do dia anterior; o interessado nos estudos e nas rotinas de aprendizagem poderá se perder no caminho.

Vou até deixar a fonte de referência dessa dica:

🌞A ativação pela manhã

Os 30 primeiros minutos da manhã podem definir o dia. Ao menos a primeira parte do dia, eu concordo com tal premissa.

Onde quero chegar: Sabe aquele sábado que você acorda as 11 da manhã e o dia não rende? Você acaba se arrependendo, pois se tivesse acordado ao menos 2 horas antes poderia ter feito muita coisa.

O exemplo do vídeo são as pessoas que acordam e ficam no celular ou ficam navegando na internet. Elas jogam no lixo os 30 primeiros minutos do dia.

Cuidado com isso, pois afetará qualquer rotina de estudos (e de trabalho, e de produtividade também) que você venha a preparar

Onde e quando?

Definir onde e quando serão feito as coisas difíceis podem incentivar você a fazer elas. Tenha em mente isso antes de começar sua nova rotina de esportes, regime ou seja lá o que for.

Saiba onde será feito, mentalizando isso, e quando – horários e dias da semana.

2)Criação de hábitos e os “Feedbacks positivos”

Criar hábitos ruins é fácil demais, difícil é criar hábitos saudáveis e hábitos relacionados a estudos.

Essa dica aqui é para que você leia e se informe sobre mecanismos que criam hábitos, para você acostumar o corpo e mente aos estudos.

Ciclos de 1 hora, por exemplo, poderão ser o primeiro passo em sua jornada para criar uma rotina de estudos.

Os feedbacks positivos são referentes a tudo que seu corpo tem tendência a viciar ou a achar recompensador.

Você terá que transformar os estudos em alguma recompensa para sí e sua mente. Isso pode ser feito ao final de cada ciclo, com algum pensamento de ativação — “Que maravilha, consegui estudar”, e sorrir ao pensar ou dizer isso — e também pode ser feito da maneira inversa.

Por exemplo, eu alimentei o hábito de pensar que a televisão era um hábito ruim, isso faz com que meu corpo não veja recompensa alguma em assistir televisão (não estou falando de Netflix, tá bom?).

Mas reconheço que isso é um hackezinho que exige certa leitura e estudo.

Para saber mais sobre os loopings de feedback para novos hábitos, recomendo o livro Zen Habits.

criação de hábitos

3)Atividades paralelas necessárias

Quando o assunto é a criação de uma rotina de estudos eficiente, jamais se esqueça de atividades paralelas, como esportes e a “famosa voltinha na rua”.

Os breaks estimulam seu corpo e dão um descanso ao cérebro. Isso ajuda a reter informação.

Essas atividades são diversas, incluem meditação, comer algo, fazer alguma outra atividade de lazer, entre muitas outras coisas.

Esse item é feito especialmente para aqueles que estão estudando muitas horas por dia, Quem estuda pouco, ou de maneira passageira, não precisará se preocupar com os intervalos da mesma forma.

4)Aprendizagem por associação

Se você entender que existem vários lugares para colher informações, a sua rotina de estudos poderá ser variada e não será chata e entediante.

Isso significa que você pode – e deve – ler livros e materiais complementares.

Significa que olhar o Youtube e comprar um curso online é necessário e vai agregar muito na sua trajetória.

Depender somente do mainstream, como anotações do professor e da apostila, vai deixar sua educação mais lerda e monótona.

🍇Fiz um super estudo sobre essa dica no artigo sobre marketing digital para iniciantes.

Estilo de aprendizagem e métodos de memorização

Existem estilos diferentes de aprendizagem.

Algumas pessoas se dão melhor com estilos visuais, outros com som e sensações auditivas. Identificar isso ajuda muito na criação da sua rotina de estudos, pois você começara a ver os resultados acontecendo, ampliando seu ciclo dos feedbacks positivos.

Já a questão de memorização, serve para trazer maior atualidade ao material que você consome. Nossa concentração é falha devido a muitos fatores, o que afeta a memorização.

Desenvolver maior foco, também fará com que você aproveite melhor seus ciclos. Recomendo uma hora bem feita de estudo e prática do que 3 horas “voadas” e sem foco.

[Esse paragrafo foi extraído do artigo de “Como ser um fast learner“]

cursos rápidos, rotina de estudos

Agora, a dica que você não vai ver em nenhum lugar👇👇

Comece pequeno, em passos “não largos”

Vou citar de novo o Livro do Zen Habits aqui…

Uma grande dica que o escritor entrega no livro foi a de como ele se tornou uma pessoa sedentária em um cara que corria maratonas.

Ele começou em pequenos passos.

Primeiro, suas metas semanais eram correr 2 Km por dia. Quando começou a ficar fácil, se tornou 3 Km.

Ao longo de um ano, você conseguirá chegar no ciclo desejado. Não tente logo de cara dizer que “vai aprender italiano em 1 mês, pois vai estudar muito”.

Não é assim que funciona. Seu cérebro vai te sabotar, e você vai dormir ou ligar o videogame (o corpo da gente tem seus mecanismos para procrastinar, acredite).

Por que gostamos de falar tanto de educação?

Para quem não conhece a gente, somos uma EdTech voltada à educação do futuro. Nosso objetivo é que você consiga trabalhar em empresas modernas, com as habilidades exigidas pelo mercado.

Gostamos de incentivar o mundo da educação online/digital.

Somos especialistas em Growth Hacking e em Marketing em geral. Ajudamos pessoas para atuarem no mundo das startups e de empresas de tecnologia.

 

Conheça a Queen Jay e saiba mais sobre nossa plataforma de educação.

 

Escrito por Di Rezi

Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.