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Como organizar uma área de marketing digital do zero em sua empresa?

Como organizar uma área de marketing digital do zero

Você se tornou um gestor ou Head em sua área, e agora quer saber como organizar uma área de marketing digital do zero, com muito sucesso.

Acredite, essa é a dor de muito gestor novo, e até mesmo dos mais experientes, uma vez que a área de marketing digital sempre está mudando e se atualizando nas empresas.

Por isso vamos te dar dicas incríveis de como organizar um time dos sonhos, que vende, engaja os clientes e que trazem resultados crescentes.

Vai envolver um pouco de dedicação e trabalho diário, mas vai valer a pena.

Como organizar um setor de marketing digital do zero?

Para fazer sucesso no mundo online, será necessário encontrar aliados poderosos. Também será necessário identificar talentos no caminho e ajudar eles a crescerem

Hoje em dia você não pode mais se desvincular de uma gestão empreendedora. Isso vale tanto para os líderes quanto funcionários juniores.

Normalmente criamos áreas inteiras com pouca gente.

Não é toda empresa que pode contar com 30 cadeiras por setor e até redundância nas equipes (4 pessoas com o mesmo cargo e função). Ainda assim, é necessário ser estratégico na hora de criar esses cargos e de organizar o time da casa.

Vamos mostrar hoje como você fará isso, de maneira estratégica e pontual, quando estiver montando uma equipe de marketing digital do zero.

Checklist do marketing em inauguração

Aqui vou colocar alguns passos, de maneira informal, que podem e deverão ser analisados quando você ou uma empresa estão em dúvidas sobre como estruturar uma equipe.

Eis alguns pontos importantíssimos:

  1. Ter pelo menos um grande guerreiro na equipe. Essa pessoa pode até mesmo ser você. Sem esse tipo de figura, ninguém terá em quem se espelhar em seu setor de marketing digital;
  2. Na falta de conhecimentos sobre gestão e alocação de pessoas, peça ajuda. Você pode começar pequeno e deixar algum funcionário (o tal do guerreiro) criar o setor por você, caso não tenha conhecimento adequado;
  3. Conte com apoio de agências se necessário, ou contrate pessoas que já trabalharam em uma. Experiência prévia vai ajudar muito você nesse caso.

Acho válido pagar a hora (ou horas) de mentores e entusiastas da área, pois são momentos onde tirarão dúvidas das equipes, e vão deixar todos no caminho adequado.

Outra coisa importante é pensar em treinamentos internos, cursos e workshops, pois marketing digital é coisa para estudar sempre.

É isso ou confiar na sorte…

Você tem braço suficiente para fazer o mínimo de atividades?

Agora vamos falar um pouco das pequenas empresas, que são a grande maioria no mundo do marketing digital.

Você possui tamanho suficiente para crescer? Possui experiência em campo?

Para aqueles que são novos, recomendo inserir pessoas experientes, e não querer fundar áreas e segmentos com um estagiário nelas somente (já vi muito isso, um estagiário começando área de vendas ou compra de mídia por exemplo)

Para os empreendedores de segunda (ou mais) viagem, será necessário ser um observador e entusiasta do treinamento de equipes e da capacitação indoor em nossas empresas.

Mas fique tranquilo, pois no marketing digital as pessoas muitas vezes aprendem fazendo, o que junta o útil ao agradável.

De qualquer forma, você como gestor ou “chefe” deverá também se preocupar com seu rendimento. Lembre-se que você faz parte do marketing, e terá que ajudar a fazer ele acontecer.

Marketing digital do zero: Você sabe sobre gestão de startups e empresas ágeis?

Antes de começar a dar dicas de fato e de dar uma aula sobre o tema, preciso perguntar sobre seu conhecimento sobre o mundo das startups e do growth hacking.

Tudo que o growth hacking faz em empresas ágeis é, em poucas palavras, encontrar brechas necessárias, que geram crescimento natural à operação.

Recomendamos fortemente que você aprenda e leia mais sobre growth, pois é uma estratégia única e indispensável em empresas digitais, voltadas ao futuro.

como organizar um setor de marketing digital

Organizando um setor de marketing digital: Áreas indispensáveis

Antes de partir para a parte de gestão e de processos, vou falar um pouco das áreas que você deverá desenvolver e contratar gente – ou aprender sozinho a operacionalizar.

São áreas que constroem o tráfego do site e geram conversão todos os dias, e que por isso se tornam obrigatórias (em minha humilde opinião).

Nota: Caso você não veja áreas como Designer ou CRM, é porque estou partindo do principio que você tem uma equipe enxuta e que um mesmo cargo exerce mais de uma função, ao bom estilo do “profissional em T”.

1)Mídia paga

Provavelmente o profissional de mídia paga é o mais importante em uma empresa que dependa de lucros pelo marketing digital.

Sem um profissional da área, sua marca ficará longe do seu público, que nem mesmo vão saber que você existe.

Então tenha ao menos uma pessoa voltada a essa função. Conforme a operação crescer, contrate mais gestores de tráfego, copywriters e profissionais voltados a conversão.

2)Inside Sales

Uma área de inside sales e de vendas não poderá ser deixada de lado, ao menos que você trabalhe em uma empresa de PLG (product-led growth).

Quanto mais complexo por o produto ou venda, maior a necessidade de se ter um profissional capaz de realizar vendas diretas e consultivas. Note que eu falei “profissional” uma vez que você pode até mesmo ter apenas um na equipe.

Agora, não ter nenhum na empresa, recomendo apenas para equipes onde o próprio CEO realiza esse tipo de contato.

3)Tráfego Orgânico

De fato, no marketing digital, a compra de mídia é mais importante (não sou eu que falei). Todavia, a estratégia orgânica não pode ser ignorada.

Muitos sites e empresas conseguem fortunas com tráfego sem um único anúncio pago, e conquistam milhares e seguidores por meio de conteúdo de valor – principalmente nas redes sociais e em vídeos.

Mas a dica é: Essa área demora mais para dar frutos e ganhos. Então sua adoção deve ser paciente e estratégica.

Caso não queira ter um blog, ao menos crie conteúdo nas redes sociais ou no Youtube, de vez em quando.

4)Growth Hacker

Obvio que eu ia fazer jabá para nossa área…

Todo negócio digital precisa desse tipo de profissional, mesmo que seja um ainda novo na área. A principal razão é que ele estuda e incorpora na empresa as boas práticas do mercado digital.

Um growth hacker mais experiente consegue até mesmo extrair valor e produtividade de lugares e setores que são subutilizados em uma operação.

O growth hacker vai observar e consertar dentro de sua empresa:

  • Brechas na operação;
  • Fazer testes com o tráfego do site ou app;
  • Agilizar processos que são lentos e ineficazes;

O mais legal das habilidades do growth hacker é que elas podem ser aprendidas, e adotadas por qualquer profissional da área de marketing digital, que tenha vontade em se aprimorar.

Ps: E os desenvolvedores?

Obviamente esse é um papel indispensável, mas não em empresas pequenas. Como a maioria dos meus leitores são empresas enxutas e de porte pequeno, achei desnecessário falar de ter desenvolvedores internos na equipe.

Se sua operação crescer, e você desenvolver um sistema/software próprio, aí sim, tenha seus caras de T.I.

marketing digital do zero

Como gerir e administrar seu setor de marketing digital do zero (sim, vai envolver growth hacking)?

Agora as cadeiras já estão ocupadas, e você tem uma equipe pronta para realizar as operações mais importantes do seu negócio.

Mas agora você quer crescer, vender mais e ampliar os horizontes. Para isso será necessário aplicar o growth hacking e uma gestão inteligente de processos.

👉Para maiores detalhes do processo de gestão de empresas, acesse no menu principal o link “Curso”.

KPI’s e OKR’s: Definindo o que realmente importa!

Esses dois termos causam muita confusão, até para nós, os redatores.

Os OKR’s (objetives key results) estão relacionados a metas a serem alcançadas, no médio e longo prazo. Sua principal função é alinhar o trabalho de todo mundo, de todas áreas, para um fim em comum.

É uma forma macro de acompanhar o trabalho de todos envolvidos.

Os Key Performance Indicators são os números e métricas que avaliam os resultados mensais ou semanais de sua operação. Um KPI é sucinto, pois sempre deve revelar informações relevantes, para qualquer pessoa da empresa.

O ideal é que um KPI esteja alinhado a um OKR da empresa ou da equipe. Basicamente um resultado ou analise em números (KPI), vai gerar insights para o time saber se está no caminho certo de um objetivo.

Por isso um gestor deve se responsabilizar em deixar esses números e indicadores sempre visíveis, seja em dashboards ou em outros programas similares de marketing.

Como colocar essas métricas em prática?

Recomendo antes de tudo, que você estude melhor sobre o assunto, ou que faça um curso voltado ao tema.

Depois disso, você deve começar a aplicar o que você aprendeu.

Você não precisa decorar todas nomenclaturas do growth, e sim utilizar o que é útil para sua área.

Por exemplo, eu como redator acho importante os dados de bounce e de tráfego em meu site, que são meus KPI’s. Já o meu objetivo chave, é aumentar o número de alunos. Entendeu?

Mão na massa faz parte amigo…

Na Queen Jay existe todo um processo que vai te ensinar a operacionalizar esse tipo de “objetivos-chave”, com bastante exemplos reais. Confere lá depois!

Documente todo o trabalho, e ensine o time a fazer isso sozinho

Uma das práticas mais importantes de toda empresa ligada ao cenário digital, é a medição de métricas e de experimentos.

Uma equipe cresce muito depois que aprende a documentar experimentos e hipóteses do marketing, pois aprende e compreende porque as campanhas e anúncios pagos podem ou não estarem dando certo.

E existem muitas outras coisas para documentar, como acesso ao site (analytics) e testes A/B.

Para equipes que trabalham com vendas, dados de CRM e do funil de vendas facilitam nas negociações futuras. Imagine que você não tivesse dado algum sobre seus processos de venda.

Como você iria aprimorá-los?

Sendo uma empresa data-driven, e que documenta tudo que é feito, com o passar dos meses e anos vocês terão um histórico rico de tudo que já foi testado, e de tudo que ainda pode vir a ser praticado pela empresa.

Quanto antes começar, melhor.

Reuniões e rituais

Como uma vez meu amigo André Pino me ensinou, é de extrema importância o estabelecimento de ritos e processos que juntem as pessoas na empresa, para alinhamento e brainstorming coletivo.

Porque colaborador que não sabe das entregas que faz parte, ou que é responsável, desengaja com o tempo.

O mesmo vale para uma empresa de marketing digital, que possui interdependência nos processos.

Sem alinhamento, por exemplo, uma das partes pode fazer uma entrega errada, e comprometer um lançamento ou um trabalho para um cliente.

Algumas dessas reuniões, ou cerimônias, podem ser reuniões ao final de cada mês ou Sprint da empresa, para colher feedbacks daquilo que foi desenvolvido nas últimas semanas.

Portanto analise quais tipos de cerimônias serão importantes para sua equipe. Falamos disso nesse dia.

Marketing digital precisa de uma equipe interdisciplinar!

Para trabalhar em empresas digitais, uma mesma pessoa deverá saber fazer e gerenciar diversas tarefas do processo de vendas ou de geração de leads.

Isso porque focar em profissionais especialistas pode ser impraticável para quem sempre cria produtos e sempre atualiza a operação – algo muito comum em startups.

Na hora de fazer experiências e criar projetos, é muito mais fácil quando você é um camaleão que consegue atuar em mais de uma área ao mesmo tempo.

Além disso, se sua equipe é multidisciplinar, vocês são menos vulneráveis e possuem autonomia para mudar configurações no site, nos serviços e até mesmo no processo de vendas.

— Roger that!

Entenda agora como manter uma equipe de marketing digital otimizada em sua empresa

Nessa fase após o “marketing digital do zero”, você provavelmente já ocupa um cargo de gestão ou ao menos cuida de algumas pessoas abaixo de você em seu trabalho.

Mas é como dizem: pedra que para, cria limo.

Você não quer que sua operação perca sua capacidade de crescer e de otimizar aquilo que faz.

Por isso você vai criar mecanismos que permitam que todos continuem progredindo, sem a necessidade de intervir no processo (você acompanha de longe, com um sorriso no rosto).

Essas etapas serão fundamentais para fazer um time de marketing dos sonhos. Vamos as dicas:

Onboarding e treinamento contínuo

Realizar e oferecer onboardings, significa que sua empresa possui um processo estruturado de boas vindas, e que ensina novos funcionários como fazer a função, e como se inserir na cultura da empresa.

Isso pode envolver um treinamento na primeira semana ou envolver playbooks, ou até mesmo interações com diversos funcionários (futuros colegas de trabalho).

Otimizar a aprendizagem contínua das pessoas que trabalham com você, te evitará dor de cabeça lá na frente.

Por isso os treinamentos internos, mesmo os promovidos por equipes e funcionários, devem ser estimulados e tratados com muito valor.

Esses procedimentos aumentam a produtividade da equipe e cria um sistema de onboarding contínuo, onde todos estão sempre aprendendo e se envolvendo com novos processos.

Participação coletiva e a mentalidade de dono (e empreendedor)

As pessoas só vão dar o máximo delas em sua equipe, se você disponibilizar um ambiente de participação coletiva.

Dessa forma elas vão sentir que realmente fazem parte do projeto, e que são responsáveis pelos resultados da empresa.

Isso cria, mesmo que inconscientemente, uma mentalidade de dono nelas, que acabam indo atrás dos melhores resultados possíveis.

Lançamentos de produtos e Vendas recorrentes

Eu não poderia fazer esse artigo sem falar sobre o assunto de lançamentos.

Para quem não sabe, as estratégias de lançamentos ampliam as possibilidades de uma empresa que trabalhe com marketing digital, pois ela realiza vendas em escala, em um curto espaço de tempo.

Você cria uma estratégia para que muitas pessoas, e um curto espaço de tempo (entre 1 ou 2 semanas) compre um produto seu.

Quem trabalha com vendas e com produtos digitais, tem muito a aprender com grandes players do mercado de lançamentos – principalmente com a forma que eles usam tráfego pago.

Submodalidades de lançamentos

Toda empresa pode, de alguma forma, usar algum tipo de estratégia ou abordagem de lançamentos.

Então não importa que tipo de produto você venda,  o que é necessário é utilizar a estratégia adequada de conexão com o seu público. Isso porque o lançamento funciona quando há conexão, e quando você acerta nos gatilhos mentais que “ativam” seus leitores/leads.

Deixo como dica de “leitura complementar” o vídeo abaixo, para você entender melhor sobre o assunto:

Pense como uma startup, mesmo que vocês não sejam uma

A dica final de hoje, é para que você pense e aja como uma startup.

A configuração de uma startup e de silos que atuam nesse tipo de ecossistema são únicos.

Eles são muito mais voltados aos resultados, do que ao tempo e trabalho diário. A tomada de decisão é menos burocrática e existe mais independência por parte de cada um que compõe o time.

As pessoas tomam riscos e se responsabilizam por tudo que fazem. Por isso existe muitas apostas nesse cenário.

Se você organiza uma equipe para trabalhar com marketing digital, que age como se fosse uma empresa que deve buscar resultados enormes, vocês então:

  • Evitam desperdiçar tempo com muitas reuniões;
  • Sempre aplicam um mindset ágil (da metodologia ágil);
  • Buscam pessoas boas para as equipes, mesmo que isso signifique que elas são melhores que você;
  • Criam mecanismos para reduzir gastos operacionais, e ao mesmo tempo criam meios de aumentar as vendas com os mesmos recursos que já possuem.

Sendo assim, busque pessoas para formar uma equipe alinhada a essas práticas e valores.

Muitas pessoas lá fora buscam trabalhar com marketing digital e aprender mais sobre a área, e podem criar um grande time junto com você.

Marketing digital do zero, principalmente a partir de 2020!

Minha última mensagem aqui hoje vai ser: assuma a posição de quem está praticamente começando e aprendendo no mundo do marketing digital.

O jogo deu uma mudada com a Covid e é bom ficar esperto para acompanhar as novas tendências.

A maioria delas eu falei aqui no texto, como o growth hacking, mas acho válido você leitor, também ser exigente consigo e com suas equipes para o rendimento de vocês sempre melhorarem.

Até aconselho a leitura desse material sobre universidade corporativa, pois falo de como você “aumentar o nível” da galera em sua empresa.