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Universidade corporativa: 5 dicas para começar seu próprio projeto na sua empresa

universidade corporativa growthlovers

Depois de perceber que nem sempre as pessoas tomam iniciativa própria quanto a aprendizagem, notei que criar uma universidade corporativa seria a melhor maneira de treinar minhas equipes.

Seria também valido se associar a instituições de ensino (as menos formais) para trazer soluções de treinamentos corporativos.

A ordem natural das coisas é uma ou outra pessoa comentar que precisa fazer um curso ou certificação, mas a grande maioria vai perceber que seus conhecimentos e habilidades estão ficando obsoletos tarde demais.

Então vamos entender aqui hoje, por quê afinal precisamos tanto de uma universidade corporativa.

Entenda o que pode acontecer na falta de uma e quais as vantagens de manter e incentivar treinamentos internos em sua empresa.

Vou também falar de como aproveitar o uso da tecnologia e do trabalho remoto, para criar um ambiente propicio ao ensino à distancia (EAD) e virtual.

E de quebra, ainda vamos falar um pouco de como você pode ser um professor nessa “brincadeira”.

Universidade corporativa: Por que precisamos falar disso?

Nos últimos 2 anos houve um grande aumento na busca por ampliação e estruturação de treinamentos internos e cursos para funcionários e colaboradores.

Pegando um pouco de carona no universo das pessoas autodidatas, algumas empresas preferiram explorar a possibilidade de criar uma “escola” ou universidade corporativa internamente.

E nesse cenários, os gestores e profissionais de RH iam percebendo que com o passar do tempo, os cursos e capacitações iam aumentando a produtividade da empresa, e iam tirando gargalos de conhecimento.

Se você e sua empresa ainda não possui nenhuma iniciativa do tipo, vamos convencer hoje você a começar a pensar a respeito desse assunto, e claro, começar a criar novos talentos na empresa.

E criar professores e mestres também!

O que é uma universidade corporativa?

Instituições privadas ou públicas podem, por livre iniciativa, se associarem à empresas e escolas que trabalham com educação e capacitação de pessoas.

Então é criado uma universidade corporativa ou empresarial, onde os líderes e gestores sabem que seus funcionários estão melhorando suas habilidades a cada semana – com conhecimento focado e até mesmo prático.

Enquanto grandes empresas chegam até mesmo a criarem espaços próprios para ensino e educação na corporação (oi Google!), empresas menores podem criar iniciativas “budget”, ou contratam EdTechs para ensino EAD ou virtual.

Mais eficiência com trabalho remoto e com novas skills

Como seus funcionários e colegas de equipe aprendem coisas novas? Eles provavelmente fazem cursos e leem livros.

Porém nem todo mundo possui esse tipo de iniciativa própria. No geral, 75% de suas equipes, vendedores e especialistas vão se contentar com conteúdo raso e barato, ao estilo Youtube, ou nem mesmo ler e estudar nada para melhorarem suas habilidades.

Dessa forma, cabe a você ou aos gestores da empresa, em cortar essa “falha intelectual” ou técnica de dentro das corporações.

Como? A Universidade Corporativa.

universidade corporativa
Pegou a ideia né? Que orgulho de você…

Universidade corporativa como atrativo de pessoas e profissionais de ponta

Algumas pessoas podem estar em dúvida de por quê investir em algo assim.

Se todo o papo de melhorar o rendimento das pessoas e equipes ainda não te convenceu, então veja por esse outro lado: uma UC é um ótimo fator de desempate.

As pessoas ficarão animadas e interessadas em trabalhar em um lugar que tem esse tipo de iniciativa.

Um exemplo que uso é a empresa Impiricus, que dá treinamentos de copywriting para seus redatores e publicitários – e são um dos melhores no mercado nisso!

Assim, quando um bom profissional da área de copy está em duvida sobre onde ir e se empenhar para entrar na empresa, ele olha esses fatores de desempate, que contribuem para o lado pessoal dele.

Dúvida: eu crio ou contrato uma universidade corporativa?

Existem as duas possibilidades. Obviamente sou a favor de você criar uma estrutura interna e ter o aval do gestor para iniciar uma escola interna da empresa.

Todavia, ainda assim é bom contar com plataformas de EAD e até mesmo instituições que possam trazer essa solução digitalmente, uma vez que fazer sua própria universidade corporativa ou empresarial 100% presencial poderá ser um problema.

Apostar em plataformas de ensino voltadas à empresas é quase sempre benéfico, pois:

  • As pessoas aprendem na hora que for mais apropriada para elas;
  • Você pode controlar o andamento da educação e dos acessos das pessoas [“estão fazendo tudo certinho?”];
  • E o melhor: você não precisa se preocupar com a preparação de aulas e cursos, umas vez que esses já estão prontos para você.

Então use e explore sim cursos e empresas que façam sua universidade corporativa (oi, somos uma!), mas também abra espaço para criar esforços próprios internamente.

Falarei disso agora mesmo, sobre como você utiliza e posiciona estrategicamente as pessoas  para inaugurar seu projeto.

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Estruturando sua universidade corporativa em 5 passos

Aqui vão alguns passos e dicas para tornar seu projeto real, tangível e digno de trazer futuros ganhos (e elogios) por parte dos envolvidos.

Seguindo esses 5 pontos você estará preparando os colaboradores para futuros desafios (e futuras apresentações de vendas).

1)Definir o que precisa ser desenvolvido e ampliado

Se você cogitou fazer ou criar uma universidade corporativa, é porque deve ter percebido algum problema ou possível crise interna.

Normalmente essas iniciativas partem do RH, sem causa aparente, mas podem surgir devido a demanda dos líderes da empresa, que começam a perceber falhas e “zonas de melhoria” nas equipes que gerenciam.

Então crie uma conversa ou reunião, com os tomadores de decisão, para listarem os problemas e áreas a serem melhoradas.

Não vai adiantar nada falar de universidade corporativa se não tiverem um ou dois problemas centrais para resolverem.

Note que um growth hacker pode ser também interessante em sua estrutura para identificar esses gargalos (em coisa de 3 meses em uma empresa ele já te dá um relatório com o que está operando mal).

2)Reunião para definir como será entregue a universidade corporativa

Antes de dar play no seu projeto de educação coorporativa, será necessário uma reunião para validar e colocar na mesa as expectativas.

É aqui que pode ser discutido a aquisição ou assinatura de plataformas e empresas especializadas no assunto.

Vai ser aqui também onde algumas regras, como frequência dos eventos, serão estabelecidas.

Crie então uma pauta e resumo dessa reunião, pois por hora, será o documento e pedra fundamental da universidade corporativa.

Com ele, você poderá evitar futuros problemas, e ter como documento que “te livre” de possíveis problemas ou dúvidas futuras.

Depois de ter estabelecido com todos envolvidos e ter aprovação para ir atrás de instituições de ensino, você poderá ir para o próximo passo.

Atenção: lembre-se que tudo isso que está sendo discutido não tem nenhuma relação com universidades tradicionais, uma vez que fazem parte de outros tipos de projetos de ensino.

3)Escala de aulas e de matérias (fazer o roadmap)

Agora é o momento de entender o que falta ou o que será necessário conquistar como equipe.

Identifique as áreas de interesse e soft e hard skills que deverão ser melhoradas ao longo dos próximos encontros (framework do roadmap você vê aqui), reuniões virtuais ou até mesmo com empresas que você contratou para dar aulas e materiais.

Isso tudo é feito falando com os envolvidos e criando pesquisas internas.

Não adianta nada “supor” que é necessário aprender determinado assunto, se na opinião de cada área o problema for outro.

Falamos de workshops e organização de eventos internos com os próprios funcionários nesse artigo.

4)Foco e capacitação especializada para seu mercado/área

Em uma universidade tradicional, tudo acaba sendo mais abrangente e muitas vezes bem teórico. Já em uma universidade corporativa, a ideia é ser mais mão na massa!

Então quando você tem esse tipo de iniciativa em sua empresa, tudo é focado e alinhado com a área e as dificuldades que a empresa tem.

Ou seja, todo estudo e treinamento capacita exatamente o que a empresa e cada área mais precisam o quanto antes.

Ou seja, esse é mais um argumento válido na hora de convencer CEOs e líderes para darem um OK ao projeto de ensinamento interno.

Vendedores vão vender melhor, e colaboradores vão aprender melhorar a usarem algumas técnicas e conhecimentos de marketing.

Isso porque os melhores performadores provavelmente estarão ali na frente, ensinando!

5) Melhorando as apresentações e a dicção da galera

Quando existe rotação e troca de papéis entre alunos e mestres, você incentiva algo como efeito colateral: melhores apresentações.

Se o individuo começa a se expor, mesmo que com seus colegas de trabalho, ele terá menos insegurança na hora de fazer para pessoas de fora.

Vale a pena fazer rodadas de feedbacks para a galera que apresenta ou que faz “role play”, pois com isso eles melhoram a dicção, postura e jeito de apresentar ideias.

 

👉 Falamos sobre a criação de talentos internos na empresa aqui nesse dia!

Dica bônus: alinhamento de expectativas!

Aos olhos da Growth Lovers, existe uma excelente maneira de manter equipes alinhadas com o trabalho da empresa, e com uma performance ao menos equilibrada.

Quando o gestor promove pequenos treinamentos para seus subordinados, por conta própria, ele passa de maneira fluída e natural seus conhecimentos e requisitos de qualidade nos processos.

Dessa forma, é ideal que existam formas de nivelar o conhecimento das pessoas, e dando a oportunidade de trazerem sugestões e possíveis novos processos para chegarem a um fim em comum.

Em outras palavras, nesses encontros e aulas de sua universidade corporativa, podem surgir novos métodos e ideias que vão ajudar nos resultados da equipe.

Então sem preguiça e desculpinha. Fazer “labs internos” e treinamentos é super recompensador!

Universidade corporativa: tendo acesso a pessoas de fora da empresa!

A proposta de uma universidade corporativa é com certeza estar restrito aos talentos e conhecimentos de sua empresa.

Mas é possível ir além quando você se insere em plataformas de ensino que promovem a comunidade.

Vou explicar melhor.

Na Queen Jay e em outras EdTechs, como a própria sparkle da Hotmart, é comum você interagir com uma comunidade de alunos.

Dessa forma, você e sua equipe poderão trocar experiências e aprender com conhecimentos externos, sem comprometer o capital intelectual da empresa.

Algumas marcas até mesmo criam encontros online para tirar dúvidas e discutir cases (como esse evento que fizemos de otimização de SEO).

Preço acessível para capacitação de profissionais de marketing

Agora que já demos as dicas que prometemos no título, gostaria de mostrar um pequeno fato que pode ajudar muito você e sua equipe.

Ter pessoas engajadas com o trabalho e com a busca de novos conhecimentos não precisa ser algo caro e que esteja longe de caber em seu bolso.

Conheça a Queen Jay que tem como propósito ser uma fonte de conhecimento para brasileiros que buscam ser referencia na área de marketing e de growth hacking.

Sem os conhecimentos necessários, você e seu time podem performarem bem abaixo do que era esperado de vocês, ou seja, menos vendas e metas longe de serem batidas.

Possíveis talentos podem já estarem em sua empresa, mas precisam de um empurrãozinho para darem bons resultados…