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Otimização de SEO: Como melhorar seu conteúdo e onde aprender as técnicas?

otimização de SEO

Com o tempo, nossos conteúdos vão perdendo relevância e ficam desatualizados perante outros blogs e sites. Mas quando pensamos em ter uma otimização de SEO constante, nos livramos desse problema.

Além disso, com um trabalho contínuo de otimizar conteúdo, você consegue responder as dúvidas do público, e se aproxima mais deles – o que demanda análise.

Portanto, sendo bem franco, devo reconhecer que o mundo do SEO tem dos seus segredos e muitas técnicas a serem estudadas.

Por isso chamamos o Cleber Oliveira, que compartilhou um pouco dos seus conhecimentos de otimização de SEO on page e off page com a gente.

Nota: No final temos dicas de SEO para Youtube em!

Otimização de SEO: Como otimizar um site?

O objetivo da otimização de SEO é deixar o conteúdo mais fácil de ser encontrado nos motores de busca, e de melhorar a qualidade do conteúdo, para que o mesmo tire as dúvidas do público.

Não é porque você escreveu um artigo de 5 mil palavras, com lindas imagens, que ele vai ranquear no Google ou no Youtube, ou que vai ficar na primeira página da SERP.

Ter uma ótima pontuação em seu domínio/site, assim como ter uma alta autoridade de página, são frutos do trabalho de otimização de SEO.

E tem muita coisa que você deve fazer e a aprender, para alcançar grandes resultados. E hoje vamos ensinar algumas delas.

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Otimização de conteúdo para SEO: requisitos básicos

Antes de prosseguir com as dicas e técnicas de otimização de SEO, vamos falar dos primeiros passos que devem ser feitos por quem busca melhorar o padrão do seu conteúdo.

Portanto, será necessário fazer esse checklist:

  • Saber boas práticas do Google;
  • Saber regras gerais de SEO;
  • Usar bons plugins e apps de apoio;
  • Conhecer técnicas de leitura para blogs e smartphones. Os textos devem ser menos maçantes e devem ser “escaneáveis”;

Somente depois de completar esse checklist é que você ou sua empresa estarão aptos a fazer a otimização de conteúdo.

Caso queira saber mais sobre algum dos pontos citados, falaremos deles ao longo do artigo.

Como otimizar conteúdo com uma pré-análise no Google

Antes de começar seu artigo, ou de pensar em posicionamento, temos que pensar no que será escrito.

Além da busca e análise de palavras-chave – que você faz no Semrush ou ferramenta similar – existe uma outras etapas importantes.

Uma delas é a definição das H2 e as H3 de seu texto; em outras palavras, os títulos e subtítulos.

Os títulos ao longo do artigo, devem, em sua maioria, responder a dúvidas e devem envolver assuntos importantes relacionados ao tema principal.

Mas infelizmente, nem sempre acertamos na escolha dos tópicos a serem abordados.

Portanto, o que eu vou conseguir no Google para meu conteúdo SEO?

O Google te ajuda para obter conteúdo de SEO, e poucos percebem isso.

Basta pesquisar sua Keyword ou tema de interesse no Google, que ele vai mostrar o que as pessoas andam pesquisando à respeito do tema.

Tome notas e ideias com base nessas pesquisas:

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Dessa forma, você já sabe algumas h2 e h3 que seu texto vai ter!

Otimização de conteúdo SEO: Quem é o leitor (persona) ideal ?

Antes de entrar na técnica e de falarmos de hacks para otimização de SEO em seu site, tenho que lembrar você de dois pontos.

Algo que o Cleber Oliveira faz, e que ensinou no workshop, é dividir seus clientes em 3 grupos, sendo que o primeiro é o melhor ticket e a verdadeira fonte de lucro da empresa, o grupo do meio um ticket menor.

Enquanto para o terceiro grupo, separe os clientes que não merecem tanta atenção, e que porcamente dão lucro.

Baseado nisso, todo seu conteúdo é criado para atender e satisfazer o grupo A (que mais dá $), e leva em consideração em 30% do conteúdo o público B.

E então, o público C, você ignora o conteúdo para essa persona (ou faz abaixo dos 10%).

“Evite o conteúdo inútil, que não traz leads”

Otimização de SEO: Algumas técnicas On Page

Falando sobre conteúdo e otimização SEO, sempre nos deparamos com dúvidas relacionadas a como melhorar a leitura e aceitação do público, perante seu site e seu conteúdo.

Isso porque se o público entra e rapidamente sai do seu site, sua Bounce rate sobe, e sua “pontuação” com o tio Google cai.

Então teremos que agora dar uma aula prática, do que é uma otimização de sites na prática:

Escaneabilidade: a regra do F (ou do 1/2)

Analise bem esse texto de hoje, e você vai ver como a “regra do F” funciona.

Basicamente o texto tem esse efeito onde as primeiras linhas são maiores.

Chamo essa estratégia também de 1/2, pois normalmente se escreve em “uma linha e meia”, e dificilmente passando para a terceira linha.

Mas não culpe a gente por fazermos isso, é coisa do Google, ele gosta!

Otimização de SEO com hiperlinks de peso

Uma maneira de conseguir alguns pontos a mais com os crawlers do Google, é com o uso de links fortes em seu site.

Ou seja, na hora de ter citações, coloque sites e portais de peso.

Portais governamentais costumam ser os mais fortes, como IBGE, entre outros centros de pesquisa e informação. Isso se relaciona ao como você tem credibilidade pelo o que diz.

Todavia, isso não quer dizer que você deva apostar somente em nomes de peso e ignorar os demais.

Muitas vezes um conteúdo que complementa o nosso, está em blogs e sites menos conhecidos. Use-os também!

CRO e SEO, os grandes amigos!

Entenda que as interações e elementos visuais em sua página são importantes, pois uma vez que você falhe nesse quesito, ninguém vai clicar ou tomar ações em sua página.

E muito menos comprar algo de você.

Portanto, se preocupe também com estratégias de CRO (Conversion Rate Optimization) em seu site ou blog.

Faça teste de CTA’s e faça de tudo para as pessoas interagirem com o site, seus banners e links que criam continuidade na jornada do cliente.

Quando mudar a URL se torna necessário…

Sim, esse é um momento um pouco chato na vida do profissional que otimiza conteúdos para SEO: A mudança de URL.

Isso pode ocorrer por diversos fatores, como diferença nas buscas e intenções dos usuários em relação ao seu conteúdo.

Mas também pode ser uma questão de falta de diálogo do conteúdo com a URL da página – algo extremamente normal para quem começou no SEO a pouco tempo.

Eu mesmo já fiz muito isso.

Para resolver isso, e indexar seu artigo com uma nova URL, basta ir até a “inspeção de URL” no Google Search Console, e colocar o novo link, e pedir indexação caso não seja detectado.

Otimização do SEO via plugins (Yoast e Rank Math)

Se você usa o WordPress, com certeza já viu um desses dois plugins. E provavelmente já usa um deles.

Nesses plugins e facilitadores de SEO, as pessoas conseguem deixar facilmente os atributos principais (ou rostinhos felizes) validados.

Basta repetir X vezes a palavra chave e colocar a Key Word na URL, entre outras coisas.

Porém, é muito difícil conseguir validar o segundo, que é a leitura e fluidez do texto. Portanto:

  • Aprenda sobre palavras de transição, e faça alguns testes.
    Mas não se preocupe, algumas palavras não são reconhecidas pelo Yoast, mas o Google provavelmente entende que é uma palavra de transição;
  • Evite deixar frases e afirmações com “acho” ou com suposições. Isso não é bem visto pela ferramenta de otimização. Tenha voz ativa, com mais “certezas” e garantias.

Alt Text: O que é e qual sua importância?

Já que o assunto é otimização de SEO e principalmente Yoast e WordPress, devo tocar no assunto das imagens do artigo.

Toda foto possui em suas opções, um texto alternativo, que é basicamente o que o Google vai ler e capturar de mensagem.

Sem uma alt text, o Google não entende do que se trata a imagem (e nem os deficientes visuais que usam a internet).

Por isso esse item não deve passar batido!

A sua foto principal deve conter no Alt Text (Alternative Text) a palavra-chave, em uma correspondência exata – ou seja, nada de outras palavras.

Em adição, suas outras fotos também devem ter no alt text a sua H1 ou palavra-chave, podendo ser uma correspondência exata ou parcial (palavra-chave em uma frase maior).

Otimizando SEO com fotos e a descrição

Uma dica que é novidade para muitos, é criar descrição da foto contendo sua Key Word.

Isso aumenta a qualidade das fotos e imagens perante o Google, o que consequentemente escala seu SEO.

Dessa forma, alguns leads podem até mesmo chegar no seu conteúdo pela pesquisa de imagens e de mídia, uma vez que você criou as descrições adequadas em suas fotos e imagens de capa (ou de destaque).

Como otimizar meu site com SEO Off Page?

O SEO off page trata principalmente de backlinking e do que outros publicam a seu respeito.

Na hora de criar textos âncora, ele deve estar estritamente relacionado à página de destino. Isso ajuda tanto o site que tem o conteúdo, como a página de destino.

Portanto, quando você criar seu texto âncora (aquele textinho que fica azul ou clicável), a palavra deve estar relacionada a palavra-chave da página de destino.

Por isso, quando você fizer parcerias de link building, certifique-se de que os links de seus parceiros apontam para sua página possuem a Keyword na frase.

Seja a correspondência exata ou parcial, ambas contam para seu ranqueamento e otimização de SEO.

[Artigo sobre Link building aqui].

SEO offpage

Pillar Content: A técnica de otimização de SEO para construir conteúdos mais abrangentes

Alguma vez você leu ou ouviu falar sobre Pillar Content? E sobre Topic Clusters?

A ideia por trás dessa tática, é que você cria um conteúdo maior, um “pilar” de referência dentro do seu próprio site, e direciona diversos posts e artigos menores, que apontam para esse artigo maior.

No caso dos artigos menores, eles são long tails, enquanto seu artigo pilar se trata de uma palavra-chave importantíssima para sua empresa – provavelmente short tail.

Isso aumenta a autoridade e a pontuação do seu artigo principal. E também gera autoridade para seu site.

 

Topic Clusters: Saiba a Importância da Estratégia para o SEO do seu Blog
Os pontos pretos são os “Pillar contents”

Basicamente, você cria um topic cluster de um assunto (com suas 3 ou 4 mil palavras) e cria artigos de mil e poucas palavras, que servem para complementar ele.

Vantagens de ter seus artigos pilares (pillar content)

Esses artigos criam uma rede de conexão interna, onde a pessoa pode ficar lendo por minutos e horas a fio, antes de sair do seu site.

Dessa forma, a pessoa fica mais tempo no seu site, o que é um bom sinal para o Google.

Outra vantagem é que ao adotar essa estratégia em sua otimização de SEO, você não precisa todas as vezes fazer conteúdos enormes.

Basta apontar para o seu artigo mais “poderoso”, com um backlink.

Nota: Caso não saiba como linkar um texto, basta procurar em seu editor o símbolo de corrente.

Resolva seu problema com a ideação e organização de conteúdo usando o Pillar content

Uma dica importante que podemos te entregar aqui para você gastar menos tempo criando e pensando em que tipo de assunto abordar, são as tabelas de controle de Pillar content.

Imagine: Você tem um calendário editorial por exemplo – o que normalmente quem trabalha com redes sociais possui.

Em uma das abas dessa planilha, você pode criar seu controle de Pillar Contents. 

Com isso será mais fácil mapear que tipos de conteúdo faltam e que posem ser usados no seu blog ou no seu canal do Youtube.

Apenas certifique-se de que haja busca pela KW (umas 500 idealmente) e/ou que seja uma palavra útil e sem concorrência expressiva.

Isso porque algumas palavras com busca zero podem ser um grande fit com seu blog e seu conteúdo, por exemplo temas relacionados ao seu serviço, nicho ou ao nome da marca (o tal do product-led seo).

Marketing de influência e a otimização de conteúdo para SEO

Quando você cria grandes Topic Clusters, além de ajudar o seu domínio na otimização de SEO, você também gera relevância perante outros sites.

Isso ocorre porque seu assunto de artigo se torna tão vasto e abrangente, que outros portais começam a te dar referência, e criam links que direcionam até sua página.

E internamente, em seu site, você cria influencia no seu nicho, pois começa a ranquear para diversas palavras-chave em torno do seu conteúdo pilar.

Essa estratégia funciona muito bem no seu blog, mas é lá no Youtube onde a técnica brilha de verdade, e gera novos leads e clientes.

Otimização de SEO com o Youtube: Técnicas e hacks de utilidade pública

Já que o Youtube também é um motor de buscas, então as estratégias de otimização de SEO vão funcionar nele também!

Portanto, quando você for criar algum vídeo lá na plataforma, tenha em mente a (intenção de) busca dos usuários e qual seu público.

  1. Note em que momento de compra eles estão (funil AARRR)
  2. Abuse das palavras correlacionadas na descrição do vídeo.
  3. Crie uma rede de temas, onde um aponta para o outro. Isso envolve um  Pillar content assim como ter perfis em várias redes sociais.

Por isso, nunca se esqueça de dar atenção a distribuição do conteúdo, e de reutilizar ele de várias formas diferentes.

Falamos da distribuição de conteúdo neste artigo.

Ranqueando na SERP com suas legendas

Sabia que até mesmo suas legendas e textos servem de otimização de conteúdo SEO?

Para usufruir dessa tática, comece a validar  que será falado no vídeo, pensando nos temas principais abordados – da mesma forma que seria feto nos seus títulos e subtítulos do blog.

Depois coloque na descrição do vídeo os pontos-chave, onde são abordados determinados assuntos.

Para isso, basta colocar o tempo exato onde você aborda os assuntos ou seus tópicos, lá na descrição do vídeo.

Dessa forma, o próprio texto na descrição terá algum texto de gancho, com o link que você inseriu, e vai aparecer lá no Google como “momentos importantes”.

Como ficará na descrição, na prática

 

Dica: Pesquise por “descarboxilação” e veja que o vídeo da Lilica ranqueia no Google com os melhores momentos, os 3 listados na imagem.

SEO e Link Building com vídeos no Youtube

Leve essa dica para casa.

Sempre que você criar conteúdo, seja no blog ou no Youtube, faça um conversar com o outro.

Isso é: coloque links que direcionem sua página até o Youtube, e vice-versa.

De maneira isolada essa dica pode não ter efeito, mas quando feita de maneira consistente, seu site aumenta em sua pontuação de autoridade e domínio de SEO.

Dica final

Aprender sobre tráfego e aquisição de leads não é um bicho de 7 cabeças. Você pode aprender com a gente na Queen Jay, sobre growth hacking e o mundo do marketing digital.

Ou também, você pode aprender no bom e velho estilo autodidata.

A frase final do Cleber, que fica para reflexão sobre otimização de SEO é:

“O Google já divulgou suas regras. Basta segui-las que você fica em primeiro lugar. Portanto, estude elas!”