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Como produzir conteúdo de melhor qualidade sem sacrificar a frequência de posts?

Com certeza a sua empresa quer crescer e aumentar seu lucro. O propósito de toda empresa é conseguir mais clientes e aumentar seu rendimento.

Para que isso ocorra, mais pessoas precisam pagar por seus serviços; mas antes disso elas devem conhecer sua marca, e saber que ela existe.

Uma das melhores maneiras de fazer isso com a internet é usando de estratégias para produzir conteúdo, ou seja, tráfego orgânico.

Tenho certeza que você já ouviu coisas como “conteúdo é essencial” ou que “não tem como você não ter uma estratégia de SEO em seu site”.

Mas de uma coisa eu sei: manter a qualidade de nossos conteúdos é extremamente difícil.

Como produzir conteúdo de melhor qualidade, sem sacrificar a quantidade de publicações?

É muito difícil manter a qualidade do conteúdo sempre que realizamos um post, artigo ou vídeo.

Nem todas as vezes vamos conseguir fazer artigos maiores que 3 mil palavras ou vídeos extensos no YouTube com mais de 20 minutos.

A peteca cai, e isso é normal.

A má notícia é que se isso ocorre sempre, as pessoas vão perceber a queda na qualidade do seu conteúdo.

Existem algumas maneiras de manter a produtividade alta com uma boa qualidade de conteúdo, e é exatamente disso que vamos falar aqui hoje.

como produzir conteúdo melhor e mais envolvente

Primeiro, a dica de ouro.

O time de produção de artigos e posts dos sonhos

Sabe aquele time dos sonhos? Aquele time que ganhou a copa ou aquele mundial que você viu de perto, e viu a coisa crescendo e ganhando espaço até receber a taça?

Essa mesma premissa vai funcionar no seu time de conteúdo escrito.

O seu time de  redatores responsáveis pelo conteúdo e os “criativos em geral” devem possuir habilidades necessárias para conseguir adaptar a voz da sua marca para esse seu público, ou cliente em potencial.

Na hora de pensar em talentos, pense nessas habilidades:

  1. Alguém especialista em SEO;
  2. Alguém bom em storytelling, para conectar os textos e gerar reflexão [e conversas assim aleatórias no meio do texto];
  3. Pessoas que tenham experiência com mídias sociais e/ou copywriting;
  4. Considere aqui algo nivelado com seu nicho e suas necessidades, que deva ser feito internamente na empresa.

Um time assim, enxuto mas funcional, vai aumentar o volume de posts, ou ao menos não deixar a frequência diminuir.

Mas sempre que o time for produzir conteúdo, tem que parecer natural e não algo artificial. E vamos falar disso agora nesse outro tópico.

Outsourcing na produção de conteúdo

Outra estratégia que funciona na hora de produzir conteúdo, que pode agilizar bem o processo, é a terceirização.

Os textos vão vir, sem a necessidade de pessoas internas gastarem seu tempo com a matéria e pesquisa em si.

Mas quando fizer isso, deixe a pessoa ou empresa de outsourcing como algo fixo, para não mudar a cara dos seus artigos e seu conteúdo.

Se não for assim, você não vai criar familiaridade com as pessoas que leem o seu blog.

Ideal é ter um redator full time para cuidar da produção de conteúdo, e receber os trabalhos feitos por terceiros. Isso faz ele apenas orquestrar o blog, e não perder tempo com a mão na massa.

Esse seu redator ou conteudista é quem sabe de cor sobre a linguagem que sua marca usa e sobre outras características da empresa. Dificilmente terceiros vão estar alinhados com isso (exceto se forem fixos, como apontado anteriormente).

A distribuição de seu conteúdo

A distribuição é um passo importante no processo de criação de conteúdo de qualidade, pois é por meio dessa etapa que seu conteúdo é descoberto pela maioria das pessoas!

O próprio redator consegue fazer isso, desde que tenha ferramentas de automação nas redes sociais (como mLabs).

Caso a demanda de respostas e de atenção as redes sociais seja um pouco mais alta do que o normal, você terá que ter um profissional específico para esse tipo de tarefa.

Jamais esqueça que a distribuição dos seus artigos e do seu material é o 20/80 do mundo da criação de conteúdo.

Aconteça o que acontecer, dê importância para o compartilhamento e distribuição.

Entre tempo gasto com a qualidade do post, e o tempo a ser gasto com distribuição, na dúvida, priorize a segunda (aqui é assim, não tem papo furado não!).

Anotou aí?

Reuso de conteúdo

“Atire a primeira pedra quem nunca fez isso ou cogitou de começar a reutilizar as coisas que já possui”.

Para que sua produção de artigo e de vídeos seja ágil, você deve saber reutilizar seu conteúdo, de maneira inteligente e oportuna.

Um mesmo artigo pode se tornar vídeo ou um episódio de alguma série que sua marca possui. Só porque você publicou algo no Linkedin, não quer dizer que o pessoal do Instagram tenha lido (na realidade, é pouco provável).

Falamos melhor sobre “ter seu show” nesse post de como ser um expert.

repurpose content
Fonte

 

Eduque seus escritores, para que eles eduquem o público

É fácil ter uma linha única de conteúdo, com uma linguagem parecida e uma abordagem quase uniforme, quando temos um ou dois escritores responsáveis pelos conteúdos de nossa marca.

Porém isso será automaticamente desfeito quando você e sua empresa crescerem, ou se contratarem pessoas externas para produzir conteúdo.

Portanto, como perder o efeito de ser constante e uniforme?

Treinando sua equipe e criando um Playbook. 

Você cria os padrões e boas práticas para realizar onboarding e para fazer eles seguirem certas regras na hora de escrever e filmar seu material.

Nota: No artigo de hoje não vou falar de persona com profundidade, pois já cuidamos desse assunto nesse artigo sobre “Como chamar atenção do público na internet“.

Escrever e falar do jeito que você conversaria no mundo real

As vantagens desse tipo de estratégia é que seu texto vai se tornar mais natural e engajante.

Será mais fácil educar seu público, e fazer afirmações e soltar algumas opiniões de sua marca. Algumas piadinhas e comparações são bem vindas, mas sem exagero (a GL não conta, ok?).

Ao ser mais natural, suas copys e efeitos de venda também serão “menos comerciais”.

Afinal como eu faço isso?

Sabe um bate papo? Então, você vai seguir essa linha.

Seja por meio de perguntas ou do storytelling (literalmente, contando algo que você já passou), tente tornar o texto mais interessante e menos robótico.

As frases vão se conectar de maneira natural, e de bônus o artigo tende a ser maior e a pontuar mais lá no SEO.

E acredite, com o tempo será mais fácil escrever seus artigos, pois você, como escritor, vai achar mais fácil “colocar no papel” suas ideias.

Escaneabilidade e “o efeito da quebra”

A escaneabilidade se trata de como é fácil e “gostoso” ler ou consumir o conteúdo.

Você não pode simplesmente criar um artigo massivo com parágrafos assustadores. As pessoas possuem uma tendência natural a ler as primeiras palavras e os títulos.

Por isso:

  • Use bem as H2, H3 e também a H4 (não esqueça dela);
  • Use imagens e tenha ao menos um vídeo no artigo, que não precisa ser necessariamente seu;
  • Evite parágrafos com mais de duas linhas, e busque tirar as dúvidas das pessoas nos títulos e frases em negrito.
  • Use “os ganchos de valor” na hora de publicar nas redes sociais.

O “efeito de quebra” é poder descansar a vista (e o cérebro) das pessoas, com o uso de gifs e efeitos visuais, que fazem um verdadeiro gancho na leitura, mantendo elas até o final…

Pessoas desenroladas
Você agora entendendo o motivo de gifs e outros paranauês

Dados, pesquisas e contribuições externas

Essa dica não tem muito a ver com a diminuição do tempo de produção, mas vai ajudar muito na qualidade do conteúdo.

Outras empresas, como Neil Patel, já validaram: São os dados e pesquisas que vão trazer maior qualidade e quantidade de compartilhamentos de seus artigos.

Isso ocorre porque esse tipo de material costuma passar credibilidade, respondem curiosidades gerais do público e costumam ter títulos virais (a galera nem precisa abrir o artigo para curtir).

Além de ajudar na viralização, as pesquisas e a coleta de dados vai contribuir para o ranqueamento no Google, isso porque:

  • Outras empresas vão apontar para sua pesquisa;
  • Sua página vai crescer em autoridade;
  • Será mais fácil ter uma Keyword ranqueada, pois são poucas empresas que fazem pesquisas sobre assuntos específicos (e até mesmo os não específicos).

Trazer cases e palavras de algum expert na área

Uma coisa que gostamos muito de fazer aqui na Growth Lovers é trazer cases e assuntos relacionado às experiências reais no mundo de trabalho, ou seja, fazemos entrevistas e damos exemplos das pessoas que trabalham com nós.

Trazer cases e exemplos reais pode engajar melhor as pessoas, pois elas poderão tentar aprender algo com o conteúdo.

O ideal é usar esse tipo de estratégia com conteúdos audiovisuais (vídeo, podcast, etc).

Quanto maior a rede de contatos (ou de influência) do entrevistado ou participante, melhor será a distribuição e de tráfego orgânico pontando para seu post e para o site.

E claro: cargos ajudam também – CEOs, founders e afins.

Mas toda colaboração é válida, desde que seja real, com pessoas que realmente trabalham na área.

O poder dos vídeos

Vivemos na época do “pós-televisão”. 

Hoje, o agora e sempre, será marcado pelo audiovisual e pelo poder dos vídeos.

Então uma maneira de turbinar seu conteúdo e o alcance daquilo que você produz, é usando vídeos, aulas e tutoriais.

E antes que me diga que vai demorar muito e que você vai perder tempo ao fazer isso, aqui vai a explicação:

Como começar a produzir conteúdo audiovisual de maneira rápida?

Resposta: Usando meios de automatizar o processo.

Isso é feito quando você reutiliza conteúdo. Se mais cedo nesse post falei de reutilizar vídeos, você também pode transformar artigos em material para algum vídeo ou apresentação da equipe.

Quanto aos vídeos, você consegue produzir e editar em um único lugar, para diversas redes.

Muitas vezes o tempo e dizer que “não tem equipe para isso” será relativo. Basta explorar as ferramentas certas, pois é disso que se trata o mundo do growth hacking.

Amazon.com.br eBooks Kindle: YouTube killed the TV Star: Video Content Marketing vs TV Werbung (German Edition), Bücheler, Dominik

Para entender melhor sobre o tema de gerar audiência, leia esse artigo da Growth Lovers.

O poder das ferramentas certas

Diga-se de passagem: você deve estar usando algum tipo de ferramenta para facilitar a sua vida. Está?

Se não houver ferramentas para facilitar a publicação dos artigos e de vídeos, sua produtividade com certeza vai cair quando você começar a priorizar a qualidade do seu material.

Para não ter essa queda, busque conhecer as ferramentas que vão te ajudar na sua jornada.

  • Use ferramentas como Semrush na hora de pesquisar termos e keywords de SEO;
  • Use a Invideo para fazer seus vídeos nas redes sociais;
  • Use o Canva ou Adioma para fazer artes e infográficos.

Os exemplos dados estão associados à minha experiência apenas. Existem muitas outras possibilidades quando falamos de stack de ferramentas de um setor de marketing.

“As conversas necessárias”

O mais legal de fazer esse tipo de publicação, é que você pode fazer elas de coração, sem pesquisa, sem dados.

Vai escrever absolutamente nada além daquilo que você quer muito contar à sua audiência.

Vamos dar um exemplo, aqui do blog:

produzir conteúdo

Sim, eu sei que o correto é ter palavras chave robustas e que tragam tráfego pra o site. Mas são esses posts os responsáveis por cliques e interações em redes sociais, ou seja, vão te ajudar na distribuição da sua marca.

Essas “conversas” expressão alguma vontade do escritor ou da marca, e realiza um artigo único.

Quando falamos de assuntos técnicos é fácil falar do “mais do mesmo”, mas quando falamos de algo que envolve a sua experiência ou de convidados (os experts), junto a opiniões da empresa ou do editor, aí meu amigo, estamos falando de autenticidade de verdade.

Não use do método sempre, mas uma vez ou outra é sempre bom. E o artigo pode ser feito em poucas horas; o editor aqui faz em 3-4, já com a arte.

 

produzir conteúdo de melhor qualidade

 

 

Escrito por Di Rezi

Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.