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Como fazer Link Building: 10 Dicas para aumentar seu ranking em SEO

como fazer link building 10 dicas incríveis

Como fazer Link Building: Entendendo mais sobre referências externas

Link Building é um conjunto de estratégias com o objetivo de construir links externos que apontam para determinado site, com o objetivo de crescer o tráfego e o ranqueamento de SEO de um site.

Olá Lovers, hoje vamos falar um pouco da vida de um planejador de SEO.

Justamente quando você pensava que tinha domínio sobre como fazer link building para sua empresa, o mundo do SEO apresentou a você os “domínios de referência” (referring domains).

E agora? Não se preocupe, pois não é nada muito técnico, e vamos explicar mais aqui hoje.

Domínios de referência são os sites que fornecem os links.

A parte importante, entretanto, é que você precisa de uma variedade de domínios de referência com links apontando para você,  para ter um perfil de backlink forte.

O que são domínios de referência (Referrals)?

Domínios de referência são os sites com links para o seu site. Cada site tem uma pontuação que exerce autoridade. Quanto maior a autoridade, melhor os domínios que fazem referencia para seu site.

Pense assim: você recebe um link da Hedgehog digital. Nesse caso, seu domínio de referência é a Hedgehog. Capiche?

Qual é a diferença entre um domínio de referência e um backlink?

Conforme mencionado, um domínio de referência é um site com link para sua página ou site. Esse link que você obtém de um domínio de referência é conhecido como backlink.

E aqui está a parte interessante: você pode obter vários backlinks de um domínio. Por exemplo, Databox fornecendo backlinks para seu conteúdo.

No entanto, se você tiver apenas alguns domínios (domains) de referência que fornecem backlinks, seu perfil é muito fraco para SEO e ranqueamento de primeira página.

E tome cuidado com domínios que fazem muitas referências para sua página, porque o Google pode detectar isso como um esquema de links pagos.

Além disso, você não está obtendo referências/ranqueamento SEO se você tiver apenas dois domínios apontando para você (a não ser que seja um domínio forte…)

Leia também: 32 termos de marketing para você entender de uma vez por todas.

Como faço para monitorar os domínios de referência?

Se você busca entender como fazer link building, você deve entender também sobre a análise dos links.

Basta ir ao Google Analytics e realizar as seguintes etapas:

1. Procure Aquisição no lado esquerdo do seu painel

2. Em seguida, selecione, Todo o tráfego

monitorar no analytics

3. Escolha referências sentadas no final da lista

Aqui, você obterá um resumo de seus domínios vinculados:

 

 

Como fazer link building: 10 Maneiras de aumentar o número de referrals

Pronto para aprender como aumentar o número de domínios de referência (referrals) ao seu site da maneira mais “White Hat” possível?

Nossa lista hoje está assim:

  1. Aumente sua rede
  2. Escreva um bom conteúdo
  3. Crie ativos compartilháveis
  4. Promova seu conteúdo
  5. Redes de RP (relações públicas)
  6. Contribua para outros sites
  7. Contribua com rodada de especialistas
  8. Conduzir pesquisas e estudos
  9. Crie listas
  10. Métodos alternativos

Pronto? Vamos lá!

1. Aumente sua rede

“A melhor maneira de aumentar a autoridade do domínio em 2020 é se relacionar com outros líderes do setor”, opina David Reischer da LegalAdvice.com . 

Um site que recebe backlinks de autoridades específicas do setor e de relevância é a melhor maneira de aumentar a pontuação de autoridade de domínio.

Porém, o Networking pode ser um pouco demorado, mas faz maravilhas, independentemente do seu setor.

Reischer compartilha, “nosso negócio que está no nicho jurídico faz um grande esforço para se conectar com outros advogados, profissionais do direito e líderes de pensamento da indústria em tópicos que são relevantes e relacionados às nossas áreas de atuação”.

Portanto, lembre-se de ajudar genuinamente os outros. Envie-lhes referências e compartilhe seus conteúdos.

Crie links para os sites deles em seu próprio conteúdo. As empresas perceberão e algumas retribuirão.

Conforme você aumenta sua influência e se envolve com novos negócios, você expande seu círculo e aumenta o potencial para aumentar o número de domínios de referência para seu site ”, diz Ilir Salihifrom FreedomRep .

2. Como fazer link building com bom conteúdo

[Ok, pode ser clichê, mas atente aos fatos]

“Tecnicamente, qualquer esforço de construção de links vai contra as Diretrizes para webmasters do Google”, destaca Adam Connell, do Blogging Wizard . “Então, se você quer estar ‘totalmente legal’ (ou “nada de black hat”), criar conteúdo que ganhe links naturalmente é a única opção.”

Mas antes de criar um bom conteúdo, saiba que “ você precisa de uma estratégia de conteúdo sólida.

O conteúdo que classifica e direciona o tráfego maciço do Google para o seu site nem sempre é o mesmo que o conteúdo que ganha links ”, observa Connell.

 

como melhorar seu link building
Faça bem feito e seja referência!

 

Isso levanta a questão: que tipo de conteúdo pode me ajudar a obter links? Aqui estão algumas sugestões:

a) Conteúdo data-driven

Normalmente, o conteúdo orientado por dados atrai naturalmente a maioria dos links, mas você também deve olhar os sites de primeira linha em seu nicho – blogueiros e jornalistas de alto nível.

Olhe para o que eles estão vinculados e você entenderá rapidamente o tipo de conteúdo que precisa criar para ganhar links naturalmente

Paul Ronto, do RunRepeat.com, está na mesma página.

“Crie conteúdo incrível com base em dados. Cada empresa possui alguns dados que são interessantes para alguém, mas ninguém está usando para criar um conteúdo exclusivo. Isso é um fruto extremamente acessível e algo que ajuda a impulsionar domínios de referência em grande momento . ”

Um bom lugar, para começar, é “sua análise de usuário”, diz Ronto. “Determine quais páginas têm mais visitantes ou quais produtos vendem melhor e tente correlacionar isso a algo que está acontecendo no mundo do usuário. 

Parece difícil minerar dados em busca de conteúdo, mas não é, e é muito mais interessante do que outra lista ou artigo de opinião. ”

b) Conteúdo “Arranha-céu”

Este é o conteúdo que cobre o AZ de um tópico. “Para criar um conteúdo explosivo, você tem que fazer um pouco de pesquisa e encontrar lacunas ao passar por blogs / palavras-chave semelhantes”, aconselha Harshil Bhatnaga, da Staiir Social Media Marketing .

Seu objetivo deve ser “descobrir o que está faltando nas informações atuais fornecidas por sites e como você pode escrever algo melhor e fornecer mais valor aos visitantes.”

Depois que seu blog for publicado e se ele tiver uma classificação mais elevada e ser apreciado pelos visitantes, você certamente será referido por centenas de domínios, organicamente.

c) Conteúdo acionável (interativo) que vale a pena compartilhar

Crie conteúdo com dados visualizáveis e com imagens interessantes. Use bem da estratégia de Value hooks.

Artjoms Kuricins da Tilti Multilingual acrescenta: “a melhor técnica White Hat em como fazer link building e aumentar o número de domínios de referência é ter conteúdo útil e compartilhável”.

“Crie ferramentas, análises originais e dados, dicas acionáveis, notícias originais, qualquer coisa que outra pessoa queira compartilhar para tornar seu próprio site mais atraente. Dessa forma, você não precisa se preocupar com o próprio processo de obtenção de links. As pessoas irão pegar seu conteúdo enquanto ainda está quente por vontade própria, mas apenas se encontrarem algo que valha a pena pegar. ”

Apenas certifique-se de promover seu conteúdo em todos os canais relevantes e de compartilhar em boletins informativos por e-mail.

 

como criar link building e compartilhar

 

3. Crie link building com ativos vinculáveis

“Uma maneira muito eficaz de aumentar o número de domínios de referência é oferecer recursos de qualidade gratuitamente”, recomenda Mark Andre da Vital Dollar . “Funciona com sites de praticamente qualquer setor.”

Veja como fazer isso: “Basicamente, você criará algum recurso digital que será do interesse do seu público-alvo e o oferecerá como download gratuito em seu site.

Jake Rheude, da Red Stag Fulfillment, também aprecia o conteúdo vinculável:  esses conteúdos / recursos economizam tempo, esforço e dinheiro. Como resultado, eles obtêm ampla aceitação, juntamente com o fato de que não são fáceis de executar. É por isso que a maioria das pessoas muitas vezes se sente obrigada a retornar ao link.”

Então, que tipo de conteúdo gratuito você pode oferecer? Andre sugere:

“ Seu recurso gratuito pode ser fotos, gráficos, modelos de site, temas WordPress, plug-ins WordPress, aplicativos, software, arquivos de áudio, imprimíveis, listas de verificação, modelos de planilha ou qualquer outra coisa .”

E, antes de passarmos para a próxima tática para melhorar os domínios de referência, aqui estão algumas dicas de Rheude para tornar seu ativo vinculável um sucesso:

  • Para aumentar a chance de sucesso, certifique-se de que o ativo vinculável seja criado em torno de um tópico decentemente popular.
  • A promoção paga por meio de anúncios e RP também pode ajudar a melhorar a visibilidade e o alcance.
  • Se estiver com orçamento limitado, considere a publicação de uma série de postagens de convidados em publicações confiáveis ​​e relevantes que fazem referência ao seu ativo vinculável.

4. Promova o seu conteúdo

Faça de tudo para promover seus conteúdos, ou eles ficarão desconhecidos para muita gente.

Promovê-lo vai trazer mais atenção e, então, quando os olhos certos virem, incluirão links para ele em seus artigos . Portanto, certifique-se de promovê-lo para as pessoas certas que também escrevem sobre os mesmos tópicos para ter melhores chances de receber um link de volta.

👉Relacionado: Onde publicar seu conteúdo digital.

 

5. Acesse pequenas redes de RP

As relações públicas sempre serão uma solução para aqueles que desejam entender mais sobre como fazer link building.

De modo geral, é um bom investimento e uma ótima maneira de divulgar eventos. É um bom investimento quando as agencias/empresas especializadas possuem uma rede de contato promissora

6. Contribua para outros sites

Contribuir com outras pessoas é, e sempre será, uma excelente maneira de alcançar públicos semelhantes. É como fazer um cross sell, só que com o dono da página.

Casey Adams, de All My Web Needs , compartilha “ simplesmente acessando o site para o qual deseja os links e informando que você gostaria de fornecer um conteúdo realmente excelente em troca de um link para o seu domínio.”

Você está negociando conteúdo dentro de sua especialidade para aquele domínio de referência.

Criar um conteúdo realmente envolvente que você e o site acreditam que irá direcionar o tráfego real para o site é a melhor maneira de utilizar esse método para aumentar seus links de volta para seu domínio. ”

Continuando , Jonathan Aufray da GrowthHackers oferece um plano de ação:

  • Faça uma lista de blogs populares em seu nicho que aceitam colaboradores convidados
  • Escreva um conteúdo excelente e alcance-os.

Você deseja contribuir para novos blogs e nem sempre escrever para o mesmo blog. Você não só aumentará o número de domínios de referência, mas a qualidade desses links será alta e você ganhará autoridade, conhecimento da marca e tráfego a partir dela. ”

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7. Contribua com rodadas de especialistas

Tihana Drumev, da Best Response Media , sugere que “ser incluído em análises de especialistas ou citado em um artigo é uma excelente maneira de obter links.

Claro, você deve fazer isso para compartilhar experiência e conhecimento; esse é o seu ponto de partida. Se você contribuir assim, se puder agregar valor ao autor, você está dentro. Você não receberá um link todas as vezes, mas as vezes que você conseguir, serão links naturais e orgânicos. ”

8. Conduzir pesquisas e estudos

Publicar dados originais e pesquisas é uma das melhores maneiras de aumentar e melhorar seu link building.

Você sempre pode criar conteúdos originais “na forma de pesquisas ou analisar dados disponíveis publicamente”

Dessa forma, você vai encontrar algumas estatísticas e descobertas exclusivas que as pessoas podem citar quando estão escrevendo blogs dentro de sua indústria.

Casey Dawson, da Acadian Windows e Siding, concorda, “lançar pesquisas de site e publicar informações exclusivas é uma ótima técnica para impulsionar domínios de referência para seu site.”

   “Os meios de comunicação e outras publicações buscam dados valiosos para incluir em seus artigos. Ao criar dados proprietários compartilháveis ​​relacionados ao seu setor e público, você pode estabelecer seu site como uma fonte de informações confiável, captar a atenção dos veículos de publicação e alcançar novos públicos . ”

Ainda falando de estudos…

Projete infográficos

“Se você tem um artigo de lista ou estilo ‘como fazer’, um infográfico incorporado ao artigo pode ser uma ótima maneira de obter backlinks naturalmente”, sugere Dale Johnson do Nomad Paradise .

“Os infográficos se adaptam bem a esses tipos de artigos porque visualizam os pontos detalhados abordados de uma forma simples e fácil de digerir. No entanto, o infográfico sozinho não é suficiente. ”

Infográficos são difíceis de fazer, ou seja, vai precisar de um designer sério para desenvolver.

9. Crie listas

As empresas adoram aparecer em listas e provavelmente compartilharão sua lista em seus domínios também, quando forem citadas. 

Por isso, promova listas de “20 melhores” e coisas do tipo, pois isso vai acabar ajudando você em sua missão de como fazer link building  para seu site.

listas de como criar link building

Métodos alternativos de como fazer link building

Na realidade essa parte vai ter 2 métodos. Então vamos ter uma dica bônus hoje.

1) Hospede um programa de afiliados

Segundo Gleb Myrko da RGray , “a melhor técnica para aumentar o número de domínios referentes ao seu site é lançar um sistema que garanta a geração de links passivos. A técnica é um programa de referência / afiliados.

Portanto, isso tornará o processo de link building passivo, mas viral. Outros webmasters, mídia e usuários regulares de mídia social farão o melhor para distribuir backlinks para o seu domínio da maneira mais eficaz possível.

Ana Skyes, da The She Approach, concorda: “uma das principais maneiras de obter backlinks consistentes para meu site de outros blogueiros do meu nicho é hospedando um programa de afiliados para meus produtos digitais.

Com mais de 700 blogueiros inscritos como afiliados, alguns acabam mencionando meus produtos e meu site em suas postagens de blog ou bibliotecas de recursos.

Mesmo quando esses colaboradores usam seus links de afiliados (e os definem como não-seguidos), eles ainda têm que me apresentar como um especialista para seus próprios públicos, então eles costumam criar links para minha página inicial ou minha loja de forma orgânica. ”

2) Link building com Podcasters

“Entre em contato com podcasters e ofereça-se ou a um membro do negócio que você está promovendo para uma entrevista”, recomendou Robert Randof da JetRails . “Dessa forma, se você tiver um caso convincente, pode muito bem ser convidado para um ou mais episódios como convidado.”

Os podcasters geralmente têm links para você e alguns de seus conteúdos relevantes, ajudando seus esforços de SEO. Você também pode obter alguma exposição orgânica com o público do podcast, proporcionando melhores chances de que o tempo que você investiu será bem gasto de uma perspectiva de ROI do seu marketing.

Daniel Daines-Hutt, da Ampmycontent, fez essa lista de verificação das etapas  para ajudá- lo a seguir para entrar em um podcast:

  • Escreva um artigo em sua indústria
  • Encontre podcasts sobre o assunto ou quem estaria interessado
  • Incentive-os a falar sobre o assunto e personalizá-lo para seu público.
  • Grave o programa e certifique-se de mencionar o artigo para obter um link para ele.
  • Seja um convidado incrível!

 

Leia também: Qual o melhor curso de growth hacking online do momento.

 

Publicado em 22/08/2020, atualizado em 22/02/2021

Esse post foi uma adaptação/tradução desse artigo da Databox.