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Como os melhores profissionais de Growth Hacking construíram suas carreiras?

É algo muito comum ao ser humano, buscar referências e exemplos para seguir.

Não poderia ser diferente quando se trata do mundo profissional e da área que escolhemos para dedicar nossos esforços: O Growth hacking

Você que pensa em investir e estudar mais sobre a área de Growth Hacking, já deve ter pensado no assunto; de como figuras bem conhecidas dessa área – que cresceu muito nos últimos anos – começaram sua jornada do crescimento.

Entender como grandes nomes ascenderam em suas carreiras é como estudar a biografia de grandes empresários e figuras famosas, só que focando uma área profissional que temos interesse.

Você acaba levando exemplos e cases para sua vida e para seu cenário particular.

E o assunto continua relevante, afinal, o mundo das vendas online e dos negócios digitais receberam muita atenção de empresários e investidores no ano de 2020.

Por isso, hoje vamos abordar alguns assuntos, que serão:

  • Como a área se tornou mais importante no mundo durante esse último ano;
  • Como alguns dos melhores profissionais de Growth Hacking fizeram sua trajetória e se tornaram cases de sucesso;
  • Algumas dúvidas que iniciantes e curiosos podem ter sobre o mundo do growth;
  • Saber um pouco sobre o futuro dessa área

Nota do editor: Para falar dos nomes citados hoje, usamos informações públicas, sites pessoais e perfis do Linkedin. O objetivo do artigo de hoje é apenas trazer motivação para que novas pessoas sigam suas carreiras no mundo do Growth Hacking e áreas correlatas (como Product Led Growth e Hacking marketing).

Toda empresa vai ter profissionais de Growth Hacking (ou ao menos um)!

Mito ou verdade?

Já vi pessoas da área fazendo essa afirmação mais de uma vez.

E confesso que isso já é uma realidade. Mas isso não quer dizer que você sempre vai ver pessoas com o cargo e nome específico “Hacker em xpto” em seus perfis e CVs.

Como isso vai ocorrer na prática: Aplicar  a visão de um engenheiro de software, ou até mesmo de um cientista de dados, é nada mais do que a padronização da área do marketing digital e dos CMOs e de Heads de marketing em geral.

Um setor (ou profissional) para alavancar as vendas de uma empresa está se tornando cada vez mais normal.

E essa área vai ter que saber um pouco das outras áreas da empresa, a ponto de conseguir minimamente interagir com elas.

profissionais de growth hacking

Profissionais de growth hacking e as “funções cruzadas”

Essa é uma das maiores características da área.

Atuar como um verdadeiro growth hacker e/ou gestor de negócios online (seja uma loja ou uma empresa de serviços), vai demandar que o profissional se aventure em mais de uma área de conhecimento.

E isso na realidade já ocorre, deixou de ser uma hipótese.

Sua jornada no mundo empresarial se torna mais fácil e menos arriscada se você se tornar uma pessoa curiosa e que está sempre aprendendo coisas novas, tanto de sua área como de campos paralelos ao seu.

A área conseguiu ganhar relevância nesse último ano

Não existe uma pesquisa que responda de maneira clara e objetiva esse ponto.

Mas em um mundo onde tudo se torna digital e tenta ganhar espaço no mundo online, não há como um growth hacker não encontrar seu espaço para atuar. Isso vale até para os iniciantes.

E se tem alguém bom em encontrar brechas em seu campo de atuação, seja ele qual for, esse cara somos nós.

Background de alguns nomes do Growth Hacking

“Hora de abrir o laboratório de experiências e perguntas filosóficas”.

 

Quando criei o artigo de hoje, pensei em algumas perguntas que não tinham respostas óbvias, que seriam essenciais para futuros alunos do Growth Lovers entenderem a área e como se especializar nela.

As dúvidas e pontos a entender melhor:

  1. Quem começa nessa área, sempre começa em grandes empresas?
  2. Sempre existe alguma interação com atividades empreendedoras?
  3. Quem começou na área, fez algum curso? Se sim, quais fizeram?
  4. É um mercado temporário?

A maneira que encontrei de falar sobre esses pontos, era mostrando exemplos reais.

Portanto, após apresentar alguns perfis e backgrounds, voltarei para responder esses pontos aqui de cima, para tirar conclusões.

Escolhi 5 nomes, e optei por deixar alguns de lado, principalmente o Sean Ellis, que criou o termo Growth Hacking.

O motivo é porque ele já é citado em muitos lugares, e tentei trazer figuras nacionais.

Bora começar…

Jana Ramos

Madrinha e criadora desse blog, é uma verdadeira entusiasta do Growth Hacking no Brasil.

Trabalhava em uma pequena empresa, e tudo mudou em sua vida quando fez um curso de Growth Hacking.

Depois disso, começou a ser requisitada por inúmeras empresas com negócios digitais/online, e chegou até a mudar de estado para trabalhar na área de Growth (saiu de SP e foi para Floripa).

Depois disso continuou crescendo na área e trabalhou em grandes empresas como a Vindi e Superlógica.

A ideação de um curso de growth hacking

Descobriu que amava essa área enquanto assistia uma palestra sobre a metodologia (e que era uma novidade no Brasil).

Naquele instante ela pensou “um dia eu darei palestras assim sobre esse assunto”.

Sua área de formação foi a publicidade e propaganda, e em pouco tempo que estava atuando profissionalmente neste mercado, percebeu que as práticas e ensinamentos eram antiquados para o que as empresas necessitavam na prática.

Ela então decidiu criar cursos na área.

Hoje ela possui uma Edutech, chamada Queen Jay, a qual você pode conhecer aqui:

A capacidade de ser multidisciplinar

Um dos fatores-chave de hoje, que vai ficar mais evidente conforme mostrarmos outros profissionais da área, é a capacidade de ser multidisciplinar.

A Jana só chegou onde está graças a sua capacidade de aprender rápido, e de conseguir atuar em várias áreas de um negócio – cenário bem comum em empresas com poucas pessoas e budget restrito.

🤟[Veja essa série de eventos que fizemos com a Jana ao longo de 2020]🤟

Gabriel Costa 

Descobri o Gabriel uma vez no Linkedin, com um super artigo sobre “como hackear o processo de aprendizagem“.

Ele foi uma das pessoas que trouxeram a metodologia e que popularizaram ela no Brasil.

Com uma formação em engenharia, desde suas primeiras atuações profissionais ele esteve envolvido com processos estatísticos e gerenciamento de softwares.

Foi quando esteve na Resultados Digitais que sua carreira como growth hacker teve inicio, e foi onde ele ajudou a empresa a ter um grande crescimento (aconselho acompanhar os cases dele de perto, são incríveis).

Atualmente é CMO e sócio da Singu, a maior plataforma de delivery de beleza da América Latina.

Em menos de 6 meses, Gabriel transformou a empresa e ajudou a criar um dos marketplaces de serviço mais eficientes do mundo, com uma taxa altíssima retenção de clientes

Aproveitando que eu falei dele, vou falar de outra pessoa que também está com ele no podcast Deep Growth.

Tahiana D’Egmont

Ao ler seu perfil, achei incrível descobrir que ela trabalha na internet desde os seus 15 anos. Ela começou sua carreira na Mentez, que tinha jogos para o Orkut (lembra do colheita feliz? Então..)

Hoje ela é CMO e sócia da MaxMilhas, uma das maiores e mais reconhecidas startups do país. Ela também é palestrante e especialista em projetos de aceleração de vendas.

A Tahiana é um exemplo vivo que o empreendedorismo anda de mãos dadas com o mundo dos profissionais de Growth Hacking.

Ela sempre se envolveu em projetos diversos, e se auto considera uma empreendedora serial, que é um empresário que toma a frente de vários negócios e cria esforço contínuo para fazer as empresas em que se envolve decolarem.

Rodrigo Noll

Considerado o maior especialista de Referral Marketing do Brasil, ele cria “estratégias e programa que incentivam os clientes atuais de uma empresa a indicar seus amigos sem precisar dar descontos, sem precisar investir em mídia paga nem usar multinível ou afiliados.

Com mais de 10 anos de experiência com marketing digital, ele já co-fundou ao menos 2 projetos ao longo de sua vida (segundo seu Linkedin, ok?).

Sua origem no mundo do growth  está associada a ecommerces, principalmente na área de turismo.

Por fim, uma de suas frases que vai muito de encontro a o que pregamos aqui na Growth Lovers é:

“Não invista em ferramentas, invista em estratégia e conhecimento”

 

Agora um exemplo estrangeiro (e o mais famoso dos citados de hoje).

Andrew Chen

Ele foi um dos primeiros profissionais dessa área a afirmar que “Growth hackers são um híbrido de programadores com profissionais de marketing”

Sua atuação sempre se deu em empresas em estágios iniciais, que estavam descobrindo seu market fit. Ele entrou em uma empresa chamada Tinder (conhece?), que na época tinha recursos limitados, e realizou o crescimento exponencial dela.

Sim, sua especialidade é fazer empresas decolarem.

Seus maiores cases de sucesso vieram da época que ele estava no Uber, como Head de growth.

Mas a surpresa (ou minha surpresa) foi sua formação e background: ele é formado em matemática aplicada, e desde seu primeiro emprego, esteve envolvido no mundo das startups.

Em um de seus artigos maia famosos, Growth Hacker is the new VP of Marketing, ele fez a seguinte afirmação:

The process of integrating and optimizing your product to a
big platform requires a blurring of lines between marketing, product,
and engineering, so that they work together to make the product market itself.

 

O Andrew é um exemplo de que ser bom em interpretação de dados e de cálculos, pode ser uma “chave mestra” no mundo do Growth Hacking. Em seu blog ele conta em detalhes como fez para encontrar brechas em diversas empresas que passou.

Deixarei aqui uma palestra dele, que eu usei como base em um trabalho em minha universidade no ano passado.

Respondendo as perguntas do público sobre a área profissional de growth hacking

Agora sim, apresentei de maneira breve algumas origens, de homens e mulheres, brasileiros e um estrangeiro no mundo dessa área que estamos falando hoje.

Com base nisso, deixarei a opinião do nosso blog a respeito dos pontos anteriormente abordados sobre como é começar e crescer no growth.

Sempre começaram em grandes empresas?

Definitivamente não.

Você pode começar de baixo, em micro empresas, ou até mesmo criando uma sua.

Sendo assim, sempre que uma pessoa virou um expert na área, seu trabalho foi notado em grandes contas, com empresas grandes – ou empresas que se tornaram grandes com a atuação da pessoa, que foi o caso da Resultados Digitais.

Ou seja, começar em lugares de grande nome não é uma obrigação. Mas para você ser notado, você vai precisar tentar deixar sua assinatura em grandes nomes e equipes.

Sempre existe alguma relação com atividades empreendedoras por parte dos profissionais de Growth Hacking?

Dessa vez a resposta é que depende do ponto de vista.

Em alguns exemplos, como da Tahiana e do Rodrigo, existe uma forte interação com o mundo do empreendedorismo, desde o começo da carreira.

Mas se você analisar a fundo as histórias, o que não foi feito aqui hoje, você consegue perceber que muitas vezes uma empresa conseguiu expandir sua operação graças ao trabalho desses experts.

Estou falando de todos os citados de hoje.

Note que os profissionais de Growth Hacking, por mais que não sejam os proprietários de alguma marca ou empresa, se envolvem em projetos de sua autoria, como cursos, mentorias e canais de entretenimento.

Quem começou na área, fez algum curso de growth hacking? Se sim, quais fizeram?

Antes de discutir esse assunto, já devo avisar que antes não existiam cursos de Growth Hacking. Esse tipo de curso foi disponibilizado pelo Brasil somente nos últimos 4 anos.

Portanto, considere-se um sortudo por ter a possibilidade de fazer um nos dias de hoje!

Agora, falando sobre as especialidades, o que foi mostrado hoje foram backgrounds muito diferentes.

Foram profissionais que vieram tanto da publicidade (Jana) como do mundo da estatística (Andrew).

Um diploma é realmente necessário?

Em muitos casos, será de grande ajuda ter uma formação técnica, principalmente no mundo da engenharia e de análise de dados.

Mas se você defende fortemente que os profissionais do futuro precisam ter diplomas, terei que trazer uma má notícia: conhecimentos técnicos obtidos pela experiência e por cursos focados são mais importantes em um mundo digital em que estamos vivendo.

👉Até falei disso aqui (easy mode). E falei aqui também (esse foi hard mode).

Futuro dos profissionais de Growth Hacking

Como foi discutido no começo do texto hoje, toda empresa possui espaço para explorar crescimento e brechas no sistema em que atua (de maneira legal, nada contra a lei).

Existe um processo que está em andamento há um tempo, que é a digitalização de muitas empresas (e mercados).

A educação, por exemplo, deu um salto enorme ao mundo EAD no ano de 2020, e esse não foi o único mercado a sofrer um impacto repentino para tomar novas frentes para continuar relevante.

Com o processo continuando nos próximos anos, isso significa que os profissionais de Growth Hacking continuam tendo relevância e demanda, principalmente por players que são novos no cenário de vendas de serviços e produtos “não físicos”.

Dica de carreira (veja o curso de growth hacking online)

Apostar em áreas que se conectam com marketing digital, inteligência de dados, B.I e desenvolvimento e venda de softwares*, é o que podemos incentivar você a fazer, com confiança de sobra.

Uma maneira de descobrir a relevância de um campo de atuação é visitar páginas como o Linkedin, e ver a quantidade de oportunidades em aberto para a área em questão.

Sendo assim, explore bem essas páginas, e veja que tem área ficando morta.

Muitos jovens esquecem de fazer isso antes de escolher uma área, e ficam encalhados na busca de empregos.

Deixo aqui uma dica super fod@ para sua carreira, que é conhecer a Queen Jay, a plataforma de educação, para dominar as artimanhas do Marketing.

*(área de tecnologia e times de marketing para gerar a venda das soluções, de maneira geral, pois é bem ampla)

 

profissionais de gorwth hacking
“Não sei ler sua mão, mas vai que…”

Seja você o próximo destaque do mundo do marketing e de vendas

Espero que o artigo de hoje consiga abrir sua mente para dar um salto em sua carreira e começar a estudar essa área que eu gosto tanto.

O marketing em geral possui muitas áreas e profissões de destaque, e uma delas é tão fod@ que temos esse blog dedicado somente a ela e a suas outras artes derivadas.

Sim, o mercado evolui, as profissões também, e nós, da growth lovers, sempre estaremos trazendo essas novidades até você.

Para receber em primeira mão nossas análises e dicas de carreira, acesse aqui.

Escrito por Di Rezi

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