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Técnicas de e-mail marketing e de escrita: A pirâmide invertida e o Copywriting

técnicas de e-mail-marketing

Seja bem vindo Lovers de todo o Brasil!

Como vocês devem saber, eu estudo todos os dias sobre temas relacionados a marketing e a escrita, que é minha área.

Hoje aprendi uma coisa muito interessante e achei que deveria ser trazido aqui em nossa comunidade de educação em Growth Hacking, que são algumas técnicas de e-mail marketing, para conquistar novos leads e clientes por meio desse canal de aquisição tão importante.

[Escrito em 07/2020, atualizado em 02/2021]

Técnicas de e-mail marketing e de escrita: Por que aprender elas?

A escrita e a capacidade de cativar as pessoas é algo muito importante em nosso mundo, onde a atenção é muito disputada.

Sem cliques e sem textos chamativos, seu conteúdo passará despercebido.

Ao aprender esse tipo de tema, você pode/consegue:

  • Ter mais leitores em seu blog;
  • Fazer com que as pessoas cliquem em seus links e textos nas redes sociais;
  • As pessoas vão abrir seu e-mail;
  • As pessoas vão gostar do seu conteúdo, e vão seguir você;
  • Você e sua marca terão mais vendas com isso (disso que se trata, não?)

Agora que você sabe a importância das técnicas de e-mail marketing, e da escrita como um todo, vamos para a aula alunos…

A técnica da Pirâmide Invertida

A pirâmide invertida é um princípio emprestado do jornalismo para uma escrita de conteúdo eficaz. Ajuda os leitores a adquirir os conhecimentos mais importantes assim que batem o olho na manchete.

Sabendo que as pessoas não tem muito tempo (ou acham que não tem) e que vão dar aquela olhadinha de 3 segundos no que você escreve, a ideia é escrever no começo os pontos mais importantes, e não no meio e no final do texto.

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Essa técnica permite aos leitores folhear rapidamente o conteúdo escrito, absorver os elementos que os atraem, e decidir continuar ou não a ler o artigo. O artigo/matéria aposta alto logo no começo para agarrar a atenção (e curiosidade) da pessoa.

O oposto disso, que é colocar os pontos importantes mais espalhados e no meio do texto, pode levar seu leitor a mudar sua atenção para outro lugar – algo bem fácil de ocorrer quando se está na internet.

Seu melhor golpe, sem enrolação!

Aqui a regra é oposta ao velho (velho?) jab, jab Right hookVocê entrega o melhor pedaço, apostando alto, para que seu leitor continue lendo o que você planejou, ou assistindo seu vídeo, etc. Você trabalha com a curiosidade e o subconsciente do público, restringindo os impulsos de mudar de canal ou texto que ocorrem a todo momento na mente deles.

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Entendendo melhor a estrutura jornalística e a pirâmide invertida, onde as informações principais já aprecem no título e no primeiro paragrafo.

Repare na área destacada em azul, logo abaixo da manchete e no início do artigo.  Quando um leitor chega ao segundo parágrafo, ele já está ciente das informações mais importantes do texto e pode decidir se vai ler até o final ou não.

Provavelmente o primeiro paragrafo é escrito de forma chamativa e que prenda sua atenção para continuar lendo, pois há um grande risco a pessoa ler somente as Headlines e pular para outro texto (ou outro site se for no celular ou no pc).

[👉Falei sobre estratégias de tráfego orgânico nesse dia.]

Por que você chegou até aqui no texto?

Pode ser que você goste muito do site da Growth, ou que chegou aqui devido alguma dúvida que tinha; ou simplesmente viu a publicação em algum outro lugar e clicou no link que trazia até aqui.

Realmente não sei, mas o Google analytics sim.

Mas no geral, o que faz com que paremos o que estamos fazendo para dar atenção a um artigo, e-mail ou texto é um desses pontos, ou a soma deles:

  • Nosso interesse no tópico
  • A Headline, ou seja, o título com o subtítulo
  • Ligação com o autor (ou se você segue essa pessoa e o que ela escreve)
  • A profundidade do assunto e o nível da informação que nele contem

E independente de qual seja o ponto que acione sua atenção, o que te mantem na leitura é a ligação entre os parágrafos, as informações, as imagens (ou outros truques visuais) e as técnicas textuais. 

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Escaneabilidade do texto

Se você não souber o que é isso, há uma grande chance do seu leitor estar com dor nos olhos quando for ler seu conteúdo, ou de bater nele aquela preguiça de ler até o final.

Eu uso essa técnica em todos trabalhos que eu faço.

A escaneabilidade é uma forma de escrever para não cansar seu leitor e tornar o texto digerível; portanto nada de longos parágrafos, e sempre inserindo elementos visuais, como esse gif (que por milissegundos vão “descansar” sua vista e te deixar mais a vontade para continuar a leitura).

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Claro que usar essa metodologia não é somente sair enfiando fotos e gifs, mas ter uma boa noção de SEO e de textos que convertem mais e “Prendem” o leitor.

Existem as teorias de textos em “F” e do uso correto das Headlines somados a negrito e outros elementos que capturam você enquanto seus olhos escaneiam o texto.

(será que você parou na palavra você que eu deixei em destaque ali em cima?)

Um dos motivos de eu ser adepto ao método é o fato de eu sempre ter odiado textos longos (não consegui terminar os livros de Harry Potter) e de saber que as pessoas vão ler por 5 segundo e ignorar o meu trabalho se eu fizer de um jeito Boring demais.

👇Como eu havia prometido no título👇

Usando Copywriting e textos chamativos

Se estamos falando de técnicas de e-mail marketing, eu não poderia deixar de falar de Copywriting não é?

“Não importa o que você faça ou o que você venda. A comunicação e a persuasão são essenciais na hora de conquistar novos clientes”

Os e-mails ainda são uma grande máquina de conversão e de renda, isso ainda nos dias de hoje é inquestionável. Porém sair enviando sem aprender e estudar o tema mais afundo é pedir para ter taxas baixas de abertura (tipo 3%, sim eu já vi e já passei por isso)

Primeiro: façam eles clicarem no lugar certo

Um dos maiores desafios no mundo do marketing digital e da “galera de vendas” é fazer o seu produto ser escolhido.

Para ser escolhido, antes ele foi lido e consumido como conteúdo, e-mail, ou vídeo. Bons copywriters possuem a incrível tarefa de fazer as pessoas desejarem comparem o produto, usando poucas palavras (às vezes 1).

A persuasão é um dos aspectos mais difíceis da escrita de conteúdos, especialmente sabendo que a pessoa pode ignorar seu texto com base somente no título (ou seja, sem ao menos ler do que se trata).

“Alguém tem que vender, parceiro”

Agora no caso dos e-mails é ainda pior.

Pois a pessoa tem que abrir o e-mail. Então você tem só uma chance: escrever algo incrível em menos de 65 caracteres para ela clicar e aí sim ler o que você enviou.

Até aí, meio caminho andado, não é hora de comemorar.

Como havíamos falado da pirâmide invertida, é hora de tornar seu primeiro paragrafo tão interessante que a pessoa entenda a necessidade de ler tudo até o final, e de ver sua proposta ou sua chamada para ação (CTA)

Um breve exemplo que não gostei de receber na minha mailbox:

 

 

Se você apelar na hora de criar os subjects/assuntos de e-mail, pode apostar que seu cliente não vai gostar nem um pouco, e vai pensar “nossa eu abri esse e-mail para ler essa porcaria?“; portanto, saiba alinhar expectativas, não prometa a Disney se você só vai levar ele no parquinho da cidade.

[Mas também se quiser apelar como muitas empresas fazem, fique à vontade]

Como usar boas “copys” nos e-mails então?

Como falado ao longo do texto, os e-mails são ótimos lugares para gerarem conversões.

Então sua primeira chance, e talvez única, esteja no assunto do e-mail. A vantagem deve ser aparente, ou você deve focar na curiosidade da pessoa.

Assunto de e-mail é isso (não precisa ser todos simultâneos):

  1. O que ganho com isso? Qual o benefício que trocarei meu tempo por ele?
  2. O que muda minha vida, ou o que perco ao não abrir
  3. Curiosidade ou apelo emocional

No item anterior dei exemplo de um apelo emocional que gerou um descadastramento de minha parte. Isso porque o apelo emocional não se conectou ao “o que eu ganho com isso”.

Caso tivesse se conectado com o conteúdo interno do e-mail, muito provavelmente eu teria clicado e interagido com a empresa.

Conforme você aprender novas técnicas de e-mail marketing e de copy, sua taxa de cliques vai aumentar. O importante é ter um filtro para identificar o que funciona e o que não funciona.

Isso pode ser feito com teste A/B ou com uma tabela de comparação entre seus e-mails antigos e novos.

That’s all Folks

Espero que isso dê um impulso nas suas campanhas de e-mail. Aprenda mais sobre técnicas de e-mail marketing nesse mundão da internet, e também com a gente.

[Texto baseado nesse artigo.]

Diego Rezi
@Growth_Lovers

Te ensinando a usar a internet para aprender e Hacks para sua vida. Escritor e criador de conteúdo freelancer, escrevo também no meu blog pessoal.

 

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