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Neuromarketing: amplie seus negócios com essa estratégia

neuromarketing

O neuromarketing, como o próprio nome já revela, é uma estratégia que estuda a influência neurológica de algumas ações de marketing no comportamento do consumidor.

Com isso, é capaz de criar campanhas mais efetivas, que são direcionadas ao subconsciente do público. 

Você sabe o que leva um consumidor a comprar um produto ou contratar um serviço? Alguns empreendedores ainda acreditam que o preço é o maior influenciador, enquanto outros acreditam que a qualidade é o que realmente faz a diferença.

O fato é que não existe um consenso em relação a isso, então, as respostas para essa pergunta acabam se baseando em intuição e achismos, o que acaba atrapalhando as estratégias de marketing.

É importante compreender tudo o que pode influenciar no comportamento do consumidor, desde o seu primeiro contato com a empresa até a tomada de decisão.

A boa notícia é que as marcas podem contar com uma ciência que traz várias respostas em relação aos fatores que influenciam a tomada de decisão dos clientes: o neuromarketing.

Se você não entende nada sobre o assunto, não tem problema. Neste artigo, vamos explicar o conceito desse estudo, como ele ajuda a ampliar os negócios e de que forma pode ser aplicado.

Entendendo o conceito de neuromarketing

Neuromarketing é uma ciência que tem o objetivo de estudar e compreender quais fatores influenciam na decisão de compra do consumidor. Por meio dele, as empresas tratam técnicas e métodos benéficos para as suas atividades.

Para que você possa compreender melhor esse conceito, é importante entender a origem do termo. Ele se refere à junção de duas palavras, que são marketing e neurologia.

Apesar de o termo ter sido criado por Ale Smidts, na Inglaterra, ele se popularizou depois que um pesquisador de Harvard, doutor Gerald Zaltman, começou a usar equipamentos de ressonância magnética para pesquisas mercadológicas.

Foi a partir disso que empresas, como um fabricante de divisórias em vidro para escritórios, começaram a utilizar essa estratégia para conseguir mais vendas.

Por meio do mapeamento das atividades do cérebro humano exposto aos estímulos de marketing, o pesquisador conseguiu determinar as ações no comportamento do consumidor.

A ciência, então, foi registrada pelo pesquisador em 2000, e se tornou uma ferramenta de marketing. Hoje em dia, os métodos são aplicados para entender o que acontece na mente de uma pessoa quando ela escolhe um produto em detrimento de outro.

Para entender como o neuromarketing funciona, é preciso compreender como ocorre a decisão de compra no subconsciente dos consumidores.

Se você apenas perguntar para uma pessoa porque ela gosta de um produto, pode obter uma resposta que não seja verdadeira, pois a “realidade” pode estar no subconsciente. 

Se uma empresa está em dúvida em relação à cor da embalagem do seu produto, pode apresentar duas versões para alguém, e por meio das técnicas de neuromarketing, obter uma resposta mais precisa.

Ao observar as atividades cerebrais, conseguimos entender de que forma o cérebro humano reage a cada uma das opções.

Consequentemente a empresa terá clara qual a melhor alternativa, ou seja, aquela que gerou mais impactos positivos.

Como o neuromarketing ajuda a ampliar os negócios?

O neuromarketing ajuda a ampliar os negócios de diferentes formas, dentre elas podemos destacar as mais importantes, que ajudam empresas de diversos ramos de atuação, e que são as seguintes:

Produtos mais direcionados ao público

Durante a elaboração de um novo produto, não basta apenas criar um item inovador, principalmente se ele não exercer certo apelo sobre a persona.

É necessário entender o que essas pessoas esperam da solução, no que diz respeito ao tipo de produto que influencia a decisão de compra.

Melhora a tomada de decisão

Se uma marca utiliza o neuromarketing, como no caso da venda de uma catraca biométrica, consegue potencializar seus resultados.

Isso acontece porque ela é capaz de entender tudo que influencia o consumidor no momento de comprar uma solução. Sendo assim, vai realizar ações que explorem esses influenciadores.

Campanhas publicitárias mais efetivas

Mesmo que você acredite que conhece profundamente as motivações da persona, precisa estar atento aos formatos utilizados. Mesmo que a solução não esteja em evidência em uma campanha, o consumidor pode se sentir muito mais atraído pela ação.

Marcas que utilizam neuromarketing

Existem muitas marcas famosas que utilizam essa estratégia, e elas estão presentes em nosso dia a dia, mesmo quando não estamos consumindo suas soluções. Dentre as que aplicam o neuromarketing, temos:

Hyundai

Essa montadora utilizou o eletroencefalograma para avaliar um protótipo de automóvel. A pesquisa teve como foco a usabilidade do veículo, contando com 30 participantes, sendo 15 homens e 15 mulheres.

Foram utilizados bonés adaptados com eletrodos para medir as atividades cerebrais em resposta a diferentes características do protótipo, assim como estímulos mais prováveis que levariam um cliente a comprar o veículo.

Campbell

Tanto uma empresa de coleta de resíduos quanto de qualquer outra área que seja famosa, assim como a Campbell, pode usar as estratégias de neuromarketing.

No caso da famosa fabricante de sopas em lata, ela decidiu mudar suas embalagens, mas, para isso, utilizou a neurociência para avaliar as respostas corporais no público.

Seu objetivo era entender por que as pessoas se sentem confortáveis ao tomar uma sopa em casa, mas não pensam a mesma coisa ao fazer a compra no mercado. Com isso, a marca conseguiu realizar diversas alterações em sua embalagem.

Assim foram incluídas imagens de sopas quentes, o posicionamento do logo foi reduzido e a colher que estava presente na fotografia da embalagem antiga foi excluída.

Agora que você já sabe de que forma algumas marcas famosas utilizaram o neuromarketing, no próximo tópico, vamos mostrar de que forma você pode utilizá-lo.

Dicas para trabalhar no neuromarketing no seu negócio

Psicologia das cores

Esta é, sem dúvidas, uma das aplicações de neuromarketing mais famosas e que vem sendo utilizada por marcas muito conhecidas, tendo seu ponto de partida nos aspectos visuais que influenciam o comportamento do consumidor.

A empresa precisa identificar quais cores deverão ser usadas para causar o impacto desejado em seu público-alvo. Mas antes de escolher os tons que você vai usar, leve em conta que a percepção pode variar de pessoa para pessoa.

Um fabricante de prateleiras para pet shop, por exemplo, pode escolher misturar várias cores. E para que fique mais fácil decidir, veja a seguir o significado de algumas delas:

  • Branco – transparência;
  • Azul – confiança;
  • Roxo – inovação;
  • Preto – luxo.

Você também pode usar o vermelho, que significa emoção; o laranja, que desperta uma sensação amigável; o verde, que transmite tranquilidade e serenidade; o rosa claro, que transmite romance e delicadeza, dentre outras possibilidades.

Posicionamento dos elementos na imagem

Tanto para as publicações das redes sociais quanto para a embalagem de um produto, precisamos ter muita atenção na forma como os elementos são posicionados dentro de uma imagem.

Um bom exemplo são as figuras que apresentam o rosto de uma pessoa junto com informações sobre o produto. Com base em alguns estudos realizados, o direcionamento do rosto da pessoa exerce um papel importante na percepção dos consumidores.

Se o rosto está direcionado para frente, como se estivesse encarando o visualizador, ele vai prestar atenção no rosto da fotografia.

Por outro lado, se o rosto estiver direcionado para outro elemento, o consumidor tende a prestar atenção em outras informações da embalagem. Essas conclusões são baseadas na tecnologia de rastreamento ocular.

Investir em design

Por fim, o fabricante de uma impressora industrial, por exemplo, pode investir no design dos seus elementos impressos, de seu blog, de seu site ou de qualquer outro ponto que estabeleça um contato visual com o consumidor.

Lembre-se, quanto melhor for o design, mais vontade as pessoas terão de explorar as soluções oferecidas pelo negócio.

Conclusão

O neuromarketing se baseia em estratégias inteligentes que podem elevar o potencial da marca, seus produtos e serviços. Ele é totalmente embasado em estudos científicos promovidos pela neurociência e pelo marketing.

A partir do momento em que o seu negócio investe nessas práticas, ele conta com todo o respaldo de estudos que já duram anos. Assim, ele terá mais chances de efetivar suas estratégias, como no caso das marcas mais famosas da atualidade.

Para ler também:

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.