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Como usar Ghostwriters em sua estratégia de growth?

Chame os Ghostwriters

Já ouviu falar de Ghostwriter? Provavelmente achou o nome meio estranho, ou se interessou pelo trabalho.

Tenho uma notícia para você: ele está em alta hoje no marketing e no meio digital, e pode ajudar muito sua estratégia de aquisição de clientes e de produção de conteúdo.

É uma profissão que gera uma aliança poderosa entre redatores e empresários, entre blogueiros e C-Levels das empresas.

Resolvi escrever esse texto por 2 motivos. O primeiro é que hoje sou um Ghostwriter, e isso ocorreu um tanto sem querer em minha vida (conto jajá como foi).

Já o segundo motivo, é que percebi a importância que essa profissão ou “freelancing” possui no mundo do marketging digital e do growth.

Contarei os detalhes sobre o que é o Ghostwriting e a profissão ao longo do texto, além de dar exemplos de como usar em sua empresa ou startup. Vem comigo!

O que é um Ghostwriter👻?

O termo Ghostwriter – o escritor fantasma – se refere a escritores e redatores que escrevem livros, artigos e textos e não levam os créditos pela obra, colocando como autores as pessoas que os contrataram para fazer o trabalho.

Existente desde os tempos mais remotos, os Ghostwriters sempre criaram obras de forma misteriosa, o que gera certa desconfiança em alguns casos, quando não temos certeza se foi ou não a pessoa que criou o texto.

Essa função ocorre pelo fato dos contratantes e interessados raramente possuírem tempo, habilidade de escrita e paciência para escreverem textos e e-books por exemplo, e preferem contratar terceiros para tal tarefa.

Em outros casos, o motivo é mais simples: possuem recursos de sobra, e preferem terceirizar suas obras e artigos, enquanto dedicam seus esforços no que sabem fazer (e que não envolve escrita ou criatividade).

“Precisando chamar eles para salvar suas vendas?”

E o que é Ghostwriting?

O Ghostwriting nada mais é do que o ato de escrever em nome de outras pessoas, ou simplesmente vender um texto como um “cheque em branco”, onde um executivo ou CEO vai colocar seu nome no rodapé do texto.

Basicamente, alguém bom de escrita e produção textual vende seu tempo em troca de bons e-books ou bons textos que, supostamente, alguém toma a autoria do material para si – o que é bem mais comum do que você imagina!

Para o escritor isso é muito bom, uma vez que quanto mais importante a empresa ou expert do mercado, melhor será seu possível currículo ou portfolio de experiências.

Quem pode ser um Ghostwriter (ou como me torno um)?

Como prometi, falarei brevemente como eu me tornei um “escritor fantasma”.

Inicialmente, você mostra ao mundo que escreve e que é um redator talentoso.

Isso é feito por meio das redes sociais, da profissão no Linkedin (perfil) ou pelo seu portfolio. Também é possível criar algumas ideias e projetos e vender para blogs e terceiros, o que é uma prática mais nova nesta profissão.

No meu caso, após 1 ano escrevendo artigos e criando conteúdo, pessoas me procuraram para desenvolver textos, os quais iriam com a assinatura delas.

Isso é bem comum para pessoas e empresas que desejam criar uma comunicação executiva ou que querem mostrar as caras nas redes sociais de vez em quando.

Note que é importante investir em Networking e trazer exemplos para que as pessoas notem seu trabalho com escrita e redação, do contrário, você não será levado em consideração para o Ghostwriting…

Como o Ghostwriter é remunerado?

O escritor fantasma cobra por horas, tamanho do texto ou por obras inteiras.

A profissão funciona de forma bem parecida com a dos redatores, com a diferença de ter uma tabela de valor mais elevada.

Como o trabalho mais comum é no meio digital, normalmente será cobrado o número de palavras ou tamanho do texto (exemplo, um texto de 2 mil palavras será um valor preestabelecido).

Já os Ghostwriters profissionais e com um portfolio mais robusta, poderão escrever livros inteiros, e fechar projetos por 5, 10 ou 20 mil reais (há lendas de quem foi além, mas não conheço).

Por que contratar um Ghostwriter👻 é uma grande estratégia de marketing?

As pessoas desejam conhecer coisas novas e aprenderem novas coisas. Normalmente as pessoas e experts possuem algo a ensinar, mas não quer dizer que saibam transformar isso em texto ou em um vídeo do Youtube.

Nessas horas é que entram os Ghostwriters para salvar o dia.

Portanto, esse profissional alavanca sua estratégia de marketing e de conteúdo pelo fato de criar material bom e “rotulável para sua empresa”, passando crdibilidade no Linkedin, em seu blog ou em seus supostos livros sobre sua área; seja ela de marketing, vendas ou assuntos de liderança.

Não importa o que você faça, se não quiser escrever ou não tiver “saco” para isso, tem quem possa fazer por você (e vale a pena!)

3 Formas de usar o Ghostwriting para sua empresa

Precisando de um escritor/redator profissional para fazer seu dever de casa por você?

Sem problemas! Veja como é possível se beneficiar deles em sua estratégia de marketing:

1)Criar textos sobre seu nicho

Seja para gerar awareness para sua empresa ou sobre um serviço, criar artigos que falem com autoridade sobre um assunto é uma prática comum no Marketing.

Claro que a maioria desses textos são originais de seus autores, mas isso não quer dizer que eles nunca recorram a um Ghostwriter para ficar algumas horas montando seus artigos.

Também é possível contratá-los para não passar vergonha ou horas em algo que você não é bom, que é a redação. Dessa forma, o trabalho sai melhor e com um tom profissional.

“Muitas vezes será irrelevante a autoria do texto, mas muitas vezes ter seu nome ou do CEO pode ajudar na viralização do material!”

2)Iscas digitais de peso

É assim que algumas empresas e autoridades da internet criam seus e-books: eles contratam terceiros para fazer o design e montar os textos.

Esse material, quando bem elaborado, explodem as vendas e o número de pessoas entrando no funil de vendas da empresa.

Mas saiba que nem todo mundo sabe ou tem know how para criar esse material. Como resolver isso? 👇

Chame os GHOSTWRITERS!!!

 

3)Você tem a grande ideia…

Supondo que você tem em mente a ideia de um livro muito bom, ou algo do tipo. Mas te falta o mais importante: tempo

Algo que empresários e pessoas comuns podem fazer é repassar suas ideias para que Ghostwriters desenvolvam os textos para elas.

Isso é bom porque normalmente as pessoas desanimam no desenvolvimento das ideias, na hora de colocar em prática. A ideação é fácil, o mesmo vale na hora de abrir empresas e fazer coisas do tipo.

E é assim também na hora de escrever. Contratar esse profissional pode tirar da “ideia” para o mundo real seu livro ou mega projeto. Confie!

O Ghostwriter e o Growth Hacking: Um casamento perfeito?

No growth hacking e seus múltiplos braços, há algumas possibilidades quando estamos falando de conteúdo e geração de leads (topo do funil pirata).

Dentro do guarda-chuva do tráfego orgânico, há muito espaço para experimentação e criatividade, e nisso damos uma chance para que outras pessoas escrevam por nós, ou criem textos originais (aqui nada de ghost).

Ao meu ver, growth hackers poderiam usar mais dos Ghostwriters para ampliarem suas chances nos canais de aquisição. 

Isso abrirá portas para que experts e grandes nomes de uma empresa criem scripts resumidos, e entreguem essas ideias para redatores mais experientes criarem os projetos finais.

É só você olhar esse artigo de hoje.
Será que seu chefe ou gestor teria tempo de elaborar um com a agenda enrolada dele???

Cases de Sucesso do Ghostwriting (mas sem provas conclusivas)

Você leu e talvez tenha pensado “mas como assim sem provas conclusivas”?

Bom, o motivo é simples: você não verá pessoas e empresas falando abertamente do sucesso que seus livros e posts dessa modalidade fizeram . Nunca!

Por isso daremos alguns cases de sucesso hipotéticos, que servem mais para “Levantar nossas supeitas” ou para diminuir nosso preconceito com esse tipo de trabalho.

1)Aquele livro legal do expert na área “X”

Pense em um livro de business ou vendas que você gosta muito. Será que foi aquele autor mesmo que escreveu, com sua agenda mega apertada?

Acredite, políticos e pessoas famosas contratam Ghostwriters, e criam contratos mirabolantes com multas milionárias para que eles  guardem com sigilo seus trabalhos e autorias.

O pior é que muitas vezes quem os contratam realmente possuem ideias únicas, e são extremamente inteligentes, a ponto de poderem nos ensinar muito!

Por isso sou a favor dessa troca justa, chamar um escritor que tem tempo e escreve bem, em troca de suas ideias e do seu dinheiro (o tal expert, mesmo não escrevendo de fato, é quem bola o “script” do livro e fala de suas ideias para o nosso Ghostwriter).

2)Aquele artigo ou vídeo que viralizou…

Acredite você ou não, muita coisa que viraliza não conta com a sorte, mas com planejamento massivo.

O mesmo vale para artigos e vídeos dos canais dessas empresas. Há redatores e toda uma inteligência na criação de conteúdo.

Normalmente são pessoas contratadas internamente, mas há casos que possíveis Ghostwriters e até mesmo copywriters se envolvem nesses projetos.

Sendo assim, hoje você pode contar com a ajuda estratégica dessas pessoas que se dedicam integralmente a textos, “gatilhos” e sacadas para fazer as pessoas amarem tanto seu texto quanto sua empresa.

Então se precisar de artigos fod@s, não pense duas vezes: chame os GHOSTWRITERS!!!

😄Se precisa de um Ghostwriter, o link é esse.