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Como começar sua carreira em T no Marketing, passo a passo

Carreira em t passo a passo

Se você trabalha com marketing, com certeza você já viu o termo “profissional T-Shaped” ou coisas relacionadas a carreira em T.

Como o marketing digital é uma carreira multifacetada, que exige que os profissionais de marketing se eduquem continuamente em canais novos e emergentes, essa evolução constante abriu um caminho para as pessoas que podem “serpentear “entre diferentes áreas e métodos de marketing.

Por isso hoje temos um bate papo sério para você aprender (ou ao menos entender) como de fato ser um profissional T-shaped e começar a poder dizer que tem uma carreira em T de verdade.

Vamos lá?

Entendendo as camadas e a simbologia da Carreira em T

Começo hoje falando do significado do desenho e do Template da do “Profissional em T” que se disseminou pelo mundo.

Para sair de um trabalho ou função estática e entrar em uma multifacetada, você terá como objetivo educar-se sobre os fundamentos de várias estratégias de marketing (a parte horizontal).

A ideia por trás disso é que você seja um verdadeiro coringa na empresa, e possa ajudar pessoas de diversas áreas e responsabilidades.

Na parte 2, no corpo do T, você passa para outros níveis mais complexos das áreas que são demandadas no marketing.

Além disso, terá que optar por apenas uma ou duas áreas-chave, que é a profundidade do T (a parte vertical), as quais recomendamos que sejam:

  • Algo que você goste e se identifique (eu, por exemplo, copywriting e inbound);
  • Algo que esteja crescendo e que tenha muita busca no mercado (exemplo B.I);
  • Ou, se possível, uma junção de ambas

 

Abaixo, temos então o Marketing ou crescimento de forma de T. Esse template traz algo legal, definindo que a profundidade e as 2 áreas em que você vai ser mais pic@ serão de sua escolha (outros templates não são assim):

Como ser um profissional T-shaped
Growth Tribe

Cruzando pelo “T” e aprofundando o “I” no template

A imagem acima representa o profissional de marketing T-shaped como o vemos.

Com uma ampla gama de habilidades formando a linha horizontal do “T” e algumas áreas de profundidade formando o “I” central da forma em T.

Por exemplo, você pode ser um especialista em SEO (essa seria sua seção “I”), mas também tem uma boa compreensão de marketing de conteúdo, mídias sociais e e-mail marketing (essas habilidades formam sua seção “T”).

Uma das vantagens de contratar pessoas com esse perfil diversificado é que estas são pessoas empáticas a outras áreas, e podem realizar outras atividades quando suas áreas estão em períodos de “menor demanda”.

Ninguém é ou pode ser especialista em tudo, mas ter uma compreensão básica de várias disciplinas cria uma força de trabalho colaborativa e progressiva.

Autor David Epstein fala sobre isso em seu livro, Range , onde ele argumenta que uma ampla gama de habilidades (os generalistas) é preferível ao se especializar em apenas uma coisa.

Ao construir um conhecimento fundamental de muitas habilidades diferentes, os profissionais de marketing podem formular estratégias de marketing mais robustas que impulsionam o crescimento da empresa. 

Atenção: O que vai de fato atrapalhar você nessa jornada até a carreira em T?

>>Olhe o template aqui acima, antes de ler o resto do tópico.

A parte azul escura é teórica e não exige anos de experiência. Não será difícil ser generalista e ser um growth hacker que usa todas elas.

O problema está na fileira laranja e azul claro, com coisas como Growth Loops e retenção, que podem exigir vasta experiência do growth hacker.

Cursos e treinamentos não vão preparar você ou garantir esses pontos, infelizmente.

A única forma de obter elas é pela prática, o que torna quase impossível ter várias delas, e de ter o T completinho sem buracos (o que eu particularmente acredito que não existe, a não ser de forma superficial).

carreira em T, e onde ela costuma dar problema
Ter o “T” bonitinho é uma questão de repassar menos coisas ao estagiário ou em pedir para alguém fazer por você

Portanto, da mesma forma que eu busco aos poucos ser um profissional de marketing T-Shaped, tenho que dar a dica:

Se voluntarie e cace as oportunidades para abranger horizontalmente sua carreira, pois a descida vertical é natural, de acordo com o que você tiver afinidade (ou que seu chefe te obrigar a fazer).

Sem seu espírito de caçar e “forçar” situações em quadrantes como Data Analytics, ele simplesmente não vai acontecer…

Agora que você sabe disso, vamos em frente…

O perfil de um profissional de marketing em forma de T

Conhecimento básico

A primeira linha destacada em azul escuro refere-se a assuntos não relacionados a marketing e leva às duas linhas subsequentes específicas de marketing.

Passando da esquerda para a direita, temos o seguinte:

Growth Mindset, a mentalidade que muda o jogo

Growth mindset

Growth Mindset é acreditar que você pode cultivar e melhorar suas habilidades por meio da prática e do esforço, além de ajudar outras pessoas que convivem com você na empresa.

Uma mentalidade fixa impõe limites ao que você pode alcançar com a crença de que sua inteligência e características não podem ser alteradas.

Quando pensamos em como esses mindsets influenciam o local de trabalho, fica claro que empregadores e colegas valorizam aqueles de nós com mentalidade de crescimento, em vez de fixas.

Essa mudança de mentalidade nos permite ser mais colaborativos em vez de competitivos, o pensamento geral nos torna mais inovadores e, em geral, mais confiáveis ​​para colegas e empregadores.

Data Analytics

consultoria de marketing e growth hacking

A análise de dados é o processo de pegar dados brutos e traduzi-los em conclusões acionáveis para a empresa.

O que pode parecer inicialmente como números incompreensíveis são então organizados, analisados ​​e transformados em “termos leigos” que ajudam a direcionar decisões e estratégias de negócios.

Existem 4 tipos de análise de dados:

  • Análise descritiva – determinar o que aconteceu durante um período fixo.
  • Análise de diagnóstico – entender por que algo aconteceu.
  • Análise preditiva – tentar prever o que acontecerá em um futuro próximo.
  • Análise prescritiva – sugerindo o que pode ser feito como um curso de ação.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico ajuda as equipes a trabalhar em direção a um objetivo comum e claro. Uma estratégia típica seria formulada seguindo os seguintes passos:

  1. Realização de uma análise SWOT – essencialmente esta é uma auditoria interna e externa do seu negócio onde identificamos os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
  2. Implementação – é onde são estabelecidas as metas e, como resultado, alocando recursos para concretizar a visão da empresa.
  3. Avaliação – onde o desempenho é medido em relação às metas da empresa e as revisões são feitas na estratégia, quando necessário.

O planejamento estratégico é outro exemplo que promove a colaboração, estruturação e também revela o talento individual dentro de uma organização.

Solução de problemas (problem-solving)

A resolução de problemas é uma habilidade inestimável quando se trata de marketing digital.

Principalmente porque o cenário digital está em constante evolução, o que, por sua vez, apresenta novos desafios para alcançar e engajar públicos.

Trata-se de ser capaz de identificar, compreender e apresentar soluções para os problemas – e fazer tudo isso sem se perder no caminho, ou arrumar confusão.

Psicologia Comportamental

Muito tempo e esforço são dedicados a entender o que leva os consumidores a agir.

A psicologia comportamental é um campo vasto e extremamente complexo, mas, em termos de marketing, pode ser aplicado a praticamente todos os pontos de contato com o cliente.

Como profissionais de marketing, usamos esse conhecimento para criar experiências de cliente sem estresse, que sejam intuitivas e agradáveis.

2. Fundamentos de Marketing

Esse nível da carreira em T representa um conjunto de habilidades específicas de marketing que abrangem praticamente todo o processo de levar um produto ao mercado e além.

Vamos então dar uma olhada nestes conjuntos de habilidades de camadas:

‍ Experimentação Rápida

Através de um processo em loop de teste, medição e adaptação; as equipes de marketing se aproximam do sucesso a cada iteração.

‍Aqui o growth hacker usa os testes e faz toda a questão da documentação das experiências e hipóteses.

Automação e APIs

Uma campanha de marketing pode rapidamente se tornar uma tarefa trabalhosa quando você está atolado em tarefas repetitivas, impedindo-o de inovar e levar a campanha adiante.

É aí que entram a automação e as APIs, que são as integrações de softwares

Em vez de definir um lembrete para enviar posts para a mídia social ou enviar e-mails para sua base, você terá um software de automação que faz isso por você e funciona de acordo com sua programação.

‍Tudo fica mais fácil e até programável, e já se tornou o mainstream do marketing e do growth hacking.

Modelagem de atribuição

Os modelos de atribuição permitem que os profissionais de marketing analisem e atribuam crédito a pontos de contato específicos ao longo da jornada do cliente.

Em outras palavras, eles nos ajudam a ver quais partes de uma campanha tiveram influência direta no resultado do cliente.

É raro e improvável que uma pessoa simplesmente entre na internet, vá direto para um site e faça uma compra imediatamente, sem distrações.

O mais provável é que eles tenham realizado algumas pesquisas leves; verificam a página de mídia social, navegam no site, talvez até leiam o blog ou escutam um podcast.

Com tantos pontos de contato possíveis, todos compartilhando a responsabilidade pelas conversões de clientes, os modelos de atribuição dissecam os dados para atribuir crédito onde é devido.

Marketing de produto

O marketing de produto é o processo de criar um produto, trazê-lo ao mercado, promovê-lo e vendê-lo.

Copywriting

Copywriting é a arte de usar uma linguagem persuasiva que leva os usuários a realizar a ação desejada.

Como todas as práticas orientadas para a conversão, ela pode ser mal utilizada e, se feita de maneira inadequada, se torna manipuladora.

Mas um ótimo copywriting é a conexão com as pessoas. É ter tempo para fazer sua pesquisa e realmente entrar na mente do seu público-alvo. Um bom redator por traz de uma marca é o que conecta a marca ao consumidor.

quebra página

3. Expertise e aprofundamento da carreira em T

O nível abaixo representa o campo de especialização em que você pode se tornar expert, e que também exige mão na massa e erros e acertos em algum cargo anterior.

Lembre-se, porém, que a ideia de um profissional de marketing T-shaped é simplesmente entender a premissa de cada tática de marketing para ajudar a informar as estratégias.

E lembre-se, não é esperado que você tenha um conhecimento profundo de cada um deles.

Vamos dar uma olhada nestes conjuntos de habilidades e camadas:

Otimização da taxa de conversão (CRO)

Uma taxa de conversão refere-se à porcentagem de visitantes do site que concluem uma ação desejada. Por exemplo, inscrição por e-mails, compra, download de um e-book, etc.

A otimização da taxa de conversão refere-se aos métodos de marketing que podemos usar para aumentar as interações e clicks em nosso site.

Teste A/B

Normalmente, os testes A/B são realizados para aumentar o tráfego do site, reduzir as taxas de rejeição, reduzir o abandono de carrinho e aumentar as conversões.

Também conhecido como split testing, esse método de marketing permite que as empresas testem duas variações de uma campanha simultaneamente.

Assim, a versão A será testada com um grupo e a versão B da campanha será testada com outro.

SEO

Refere-se a aumentar a classificação do mecanismo de pesquisa de uma empresa (normalmente no Google) usando métodos de marketing orgânico não pagos.

SEM (search engine marketing)

O marketing do mecanismo de pesquisa refere-se ao uso de métodos PPC (pay per click) para anunciar seu site.

O PPC oferece uma exposição massiva que pode ser difícil ou cara de conseguir, e a desvantagem é que há um custo para cada vez que uma pessoa clica no link do anúncio.

Email Marketing

Um canal de marketing que permite que as empresas enviem promoções e se comuniquem com seu público em massa.

O e-mail ainda reina supremo como o principal ROI de qualquer canal de marketing. É um canal fantástico para personalizar mensagens e manter os clientes no ecossistema da sua marca. 

Loops de crescimento

Este é um sistema de marketing fechado pelo qual a saída/final é realimentada na entrada, criando um loop.

Alguns dos principais benefícios dos loops de crescimento são o baixo custo, pois seus resultados se acumulam ao longo do tempo.

Por exemplo, você pode gastar um pouco de dinheiro adquirindo um novo usuário de aplicativo, mas quando esse usuário indicar uma ou duas pessoas, o efeito se intensifica.

Tráfego pago

Trata-se de aprender a se destacar nas mídias sociais entre uma infinidade de concorrentes em um espaço digital saturado.

Publicidade paga nas redes sociais

Refere-se a métodos pagos para aumentar a visibilidade e o tráfego em plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e TikTok.

Retenção e fidelização

Aqui está uma fonte incrível de cases e hacks de growth, uma vez que garantem clientes sem gastar nada.

Para muitos produtos digitais que oferecem modelos de assinaturas freemium ou em “camadas”, o foco na retenção e fidelidade nunca foi tão grande.

Marketing de Indicação

Essa subárea de marketing se refere a como as empresas podem melhorar a probabilidade de serem recomendadas pelos usuários.

Por meio da narrativa e da criação de experiências positivas para o cliente, as marcas podem se promover com referências. Um cliente feliz é o seu melhor vendedor.

4. Encontre sua especialização e aprofundamento no “T”

Agora que analisamos o perfil de um profissional de marketing em forma de T, tudo o que resta é descobrir sua experiência.

Se você não tiver certeza sobre por onde começar, reserve 5 minutos com esse Quiz T-Shaped para descobrir quais habilidades você provavelmente possui.

Leia também sobre soft e hard skills que podem ajudar você a crescer profissionalmente.

Boa sorte em sua evolução como grande futuro no marketing!

Disclaimer: Versão abrasileirada do artigo da growth Tribe.