Marketing de conteúdo: Como fazer e como trabalhar na área
Quem nunca se preocupou com o marketing de conteúdo, é por que nunca pensou em ganhar dinheiro com marketing digital.
Como você já deve ter notado, essa área, assim como a compra de mídia, vem ganhando muita importância pelo Brasil a fora.
Se você quer entender para quê serve o marketing de conteúdo, e como começar sua estratégia, você está no lugar certo.
Marketing de conteúdo: Por que criar sua estratégia?
O Marketing de conteúdo é extremamente importante pois ele tem o poder de dialogar com o público, fazendo as pessoas virem até você de maneira natural.
A ideia central é fazer com que você crie valor pelo conteúdo, gerando vínculo e reciprocidade entre a pessoa e a marca.
Desde já, podemos dizer que é uma estratégia de Inbound Marketing, onde o objetivo é gerar tráfego e compras no site, por meio de conteúdo e das buscas que as pessoas fazem em mecanismos de busca –principalmente o Google.
A importância do SEO e do tráfego orgânico
Para quem não sabe, o SEO (Search Engine Optmization) é extremamente importante para gerar visitas e novos compradores em seu site ou portal na internet.
Dessa forma, com as boas práticas de SEO (que são muitas), você consegue aumentar seu tráfego orgânico, gerando vendas e leads sem a necessidade da mídia paga, e dos famosos Ads e/ou anúncios pagos.
Pensando sempre no longo prazo
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo, associada ao SEO, tem o poder de criar tráfego e visita contínua em suas páginas. E esse movimento tende a crescer com o tempo.
Dessa forma, seu site vai gerando conteúdo e ganhando autoridade no Google, o que libera mais visibilidade para visitas e novos Leads.
Para simplificar as coisas para você, vamos deixar uma imagem que exemplifica essa ideia.
O conteúdo orgânico tende a crescer, e agrega mais valor com o passar dos meses.
Por último, vale lembrar que para isso funcionar, você deve sempre otimizar seu conteúdo e rever artigos e textos que precisam ser atualizados.
Como fazer marketing de conteúdo na prática?
“Agora é só ir atrás do seu redator, que está tudo certo”….quem dera!
Existe muito planejamento e muita estratégia por trás de qualquer equipe de conteúdo; do contrário, suas produções visuais e artigos chamarão pouca atenção, e não se converterão em tráfego.
Primeiro, falaremos de maneiras de colocar seu conteúdo no ar, e com qual propósito ele é criado:
1)Criação de material diverso
Criar conteúdo não se trata somente de alimentar um blog, e de criar Key Words em seu site. Também se trata de criar imagens, estudos e vídeos.
Uma dica importante aqui é: o que você tem vontade, ou o que sabe fazer?
O ideal é produzir algo que você tem know-how, e deixar para terceiros aquilo que não sabe.
Falo isso pois se você gosta de escrever, será muito mais fácil fazer blogposts. O mesmo vale para outros formatos de mídia.
Porém, leve em consideração o que o seu público deseja, e onde eles estão (falarei disso posteriormente).
2)Ser criador de opinião
Em primeiro lugar, ser um criador de opinião é importante para aumentar sua autoridade na internet.
As pessoas levarão em consideração suas palavras, para interagir com seu produto ou seu serviço.
Você também será procurado para fazer parcerias e para opinar sobre produtos e nichos. Isso normalmente é feito em vídeos e entrevistas (tipo Podcast)
3) Marketing de conteúdo para educar o público
Esse é o formato de conteúdo mais usado, e também o mais importante.
Por meio do SEO e da criação de textos que respondam dúvidas e anseios, você vai educando e gerando conteúdo de valor para o público.
Essa estratégia é importante para o começo e meio do funil, uma vez que ainda não existe a noção ou vontade de compra, por parte do leitor/prospect.
Igualmente, será necessário ter conteúdo para as diversas etapas e momentos do lead, em sua jornada de compra.
Muito dos seus conteúdos serão apenas respostas de dúvidas e dores gerais, e outras serão verdadeiras propostas indiretas (principalmente por e-mail).
Defina a frequência e seu OKR
Depois de estabelecer qual das estratégias você vai usar, você deve estabelecer uma frequência.
Ou seja, quando serão feitos e publicados cada um dos seus materiais de marketing.
Lembre-se que é melhor pecar por excesso do que por falta de conteúdo, ainda mais nas redes sociais.
Seu OKR – termo de growth que significa objetivos-chave – deve levar em consideração algum resultado palpável e de curto ou médio prazo.
Um exemplo de OKR para conteúdo é aumentar a base de e-mails em 20% até uma determinada data, ou gerar mais cliques e downloads de uma determinada página.
Sem crise: Temos um curso online que fala disso, em forma de artigo, publicado aqui.
Criando sua estratégia orgânica
Seu marketing de conteúdo vai depender do seu público alvo, e das perguntas e possíveis respostas dadas para esse público.
Portanto, seu planejamento dos posts vai depender desses fatores externos, e da etapa do funil que os Leads estão.
Para quem é seu Marketing de Conteúdo?
O ideal é começar com um tipo de persona em mente.
Ao invés de escrever para “mulheres de mais de 30 anos de idade”, você vai dar uma ênfase em detalhes:
Minha persona é a Stephanie, que tem 27 anos, está prestes a casar e pensa em abrir um negócio, até mesmo com o futuro marido.
Segundo especialistas de marketing, ao seguir essa lógica seu conteúdo será mais assertivo e terá mais chances de dar match com a galera.
Um Hack importante: Onde seu público está?
Uma verdade pouco comentada, é que nem toda dúvida e nem toda busca está lá no Google. Seus futuros clientes possuem dúvidas e problemas inconscientes.
Assim, você deve partir para outros lugares, como o Youtube, e apostar na criação de vídeos e de artigos que gerem reflexão.
Outro ponto, é que quando você educa um público, você pode também apontar uma dor deles –isto é, você fala de algum problema ou necessidade que não era notada.
Distribuir e mensurar resultados
O marketing de conteúdo só funciona quando você investe tempo na distribuição do conteúdo.
Isso é o mesmo que dizer, que você terá que fazer o trabalho de um social mídia.
Sempre que publicamos coisas aqui no blog, compartilhamos alguns dias depois no Linkedin, Instagram e por e-mail. Portanto aprenda sobre os melhores horários e processos de disparo de e-mail e de posts.
(Falamos de distribuição de conteúdo nesse dia)
E não se esqueça…
Você, como profissional de marketing e de growth, deverá se preocupar com as métricas e o que os números revelam.
Assim, dedique um tempo semanal, ou o fim do expediente, para acompanhar o andamento dos seus materiais compartilhados.
Como ganhar dinheiro com marketing de conteúdo?
Para ganhar dinheiro com conteúdo você deverá entender sobre os conceitos de copywriting e das iscas digitais.
Somente com boas copys e com recompensas digitais que seu cliente vai entrar em sua base de leads, e se tornará um comprador (ou mensalista) no final do mês.
O Objetivo do criador de conteúdo é gerar cliques e redirecionamento – Bem como que são essas as métricas que você observa toda semana.
🤖Marketing de Conteúdo: Como começar na área?
Se você leu todos os passos apresentados hoje, provavelmente você já decidiu em que tipo de estratégia e método você quer apostar.
Para trabalhar com marketing de conteúdo, o ideal é que você:
- Tenha seu site ou loja virtual;
- Trabalhe para alguém ou empresa – pode ser como freelancer.
- Seja produtor ou influenciador (Instagram e Youtube).
Somente se enquadrando nesses pontos que você poderá testar e aprender na prática sobre conteúdo.
Mas tem a questão da educação e da formação do profissional, que falo a seguir.
Como começar na área de Marketing Digital?
Para tudo na vida há uma solução, acredite em nós.
Você pode aprender com quem já é especialista em SEO, tráfego e CRO. Assim como outras especialidades de marketing digital.
Por isso criamos uma escola voltada a futuros profissionais de Marketing e de growth. Conheça mais sobre a Queen Jay acessando aqui.
Escrito por Di Rezi
Escritor e redator chefe na Growthlovers. Te ensinando a usar a internet para aprender e mostrando Hacks para sua vida.