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Marketing Analytics: O que é, como trabalhar na área e onde começar?

marketing analytics

Se você estuda Marketing ou planeja o crescimento da sua empresa, certamente já ouviu falar de Marketing Analytics. Esse termo tem dado o que falar.

Mas, o que isso significa, e como pode ajudar seu negócio?

A ideia por trás do Marketing Analytics é valorizar ainda mais a leitura e análise de dados de qualquer projeto e ação de marketing. 

Isso garante que os envolvidos possam tomar decisões com embasamento máximo e risco reduzido, sempre com um plano muito sólido, que detalha as oportunidades.

Da mesma forma os riscos e cenários possíveis são levantados, entre muitas outras informações que fazem a diferença para qualquer negócio.

Daremos agora uma super explicação sobre o setor e sobre como o marketing digital vem se tornando cada vez mais atrelada a dados e boas práticas de growth hacking em geral.

O que é Marketing Analytics? 

Quando você tem dados sobre seus consumidores, é possível traçar perfis de consumo e compreender melhor suas tendências de consumo.

Isso é especialmente útil para criar ofertas personalizadas, preparar estoques e lidar com a sazonalidade de maneiras mais estratégicas. 

Portanto, o Marketing Analytics nada mais é que uma forma de esclarecer e dar ainda mais protagonismo ao trabalho que o Marketing já faz. 

Sejamos sinceros, na última década, a publicidade e o marketing foram disciplinas que se misturaram e se tornaram confusas para inúmeras empresas, estudantes e entusiastas em ambas as áreas. 

Não é difícil encontrar descrições de vagas para profissionais de marketing e publicidade com atribuições que se sobrepõem e tornam  mais nebulosa a linha que divide as duas áreas.

Isso é um problema, porque coloca o marketing como algo muito mais simples do que realmente é.

Para você ter uma ideia da profundidade do assunto, eu trouxe essa imagem que fala da maturidade do marketing analytics nas empresas:

Marketing analytics: what it really means & how to get better at it – Supermetrics
Fonte

Afinal, o que é marketing nos dias de hoje?

Essa é uma pergunta difícil, porque cada pessoa tem sua própria definição.

No entanto, é sempre bom consultar especialistas e estudiosos do assunto. Eles te darão a melhor definição.

Como alguém que estuda o marketing, posso dizer que minha definição favorita é de Philip Kotler, considerado o pai do Marketing.

“Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e
desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.

– Philip Kotler, 1993.

 

O Marketing tem, na sua essência, uma grande carga analítica.

A coleta e compreensão dos dados faz parte da disciplina do estudo de mercado, e não existe estudo de mercado com base em intuições e opiniões. 

O achismo não é ciência e, portanto, tem papel figurativo na tomada de decisões de empresas sérias e ações com planejamento. Em suma, quem não planeja, atira às cegas, e quem atira às cegas dificilmente alcança todo o potencial de resultado com suas ações.

O papel do marketing nas empresas

Basicamente, o Marketing é o que possibilita que organizações e pessoas destaquem o valor de seus produtos e serviços, ao mesmo tempo que facilita que consumidores em potencial encontrem produtos e serviços de interesse, identificando seu valor e sanando suas necessidades.

Se um consumidor possui uma necessidade, o mercado deve ofertar um produto ou serviço para saná-la.

Com isso, é estabelecida uma relação de troca, que pode ou não ser lucrativa, a depender do objetivo da organização que está do outro lado. 

A menos que seja uma entidade beneficente, o lucro é sempre visado e é o objetivo final por trás de qualquer negociação.

Agora, como, onde e com que comunicação essa negociação será realizada, é outra história. Depende muito das estratégias utilizadas, e essas estratégias dependem especialmente do Marketing Analytics.

Por que estudar Marketing Analytics (ou por que não ignorá-lo)?

Porque sem o Marketing Analytics, você jamais será capaz de se tornar um profissional de marketing completo.

Uma ou outra atribuição não depende diretamente do estudo de dados, mas é consequência dele, de qualquer forma. 

Toda vaga de marketing e de marketing digital hoje demanda algum conhecimento, nem que seja básico, de uma pool de ferramentas e de programas para exercer a função.

Hoje até o Designer que trabalha na criação de peças para as campanhas somente o faz porque recebeu a orientação de alguém que, direta ou indiretamente, obteve inteligência da coleta de dados.

Ou seja, o Marketing Analytics faz parte de tudo!

marketing analytics
Viemos avisar que sem o marketing analytics você tá frito no futuro!

Nem tudo é sobre Google Analytics

Um erro comum é pensar que tudo dessa área de trata (talvez por causa do nome) da ferramenta de integração do Google, nosso querido Analytics.

Só que na realidade, a profissão apenas derivou seu nome do Google, uma vez que foi a ferramenta/apetrecho que disseminou essa capacidade analítica nos analistas e profissionais de marketing.

Hoje outros programas e ferramentas de marketing disponibilizam dados e a necessidade de saber ler eles.

Ou seja, suas campanhas de Facebook, e-mail, campanhas de aplicativos, Youtube e ecommerce, tudo vai exigir leitura de algum tipo de número e KPI’s do seu setor!

Cabe a você em se inteirar e estudar sobre esses números e ferramentas, para assim poder exercer sua função e as tomadas de decisões de forma data driven – que é o mais correto nos dias de hoje.

Os benefícios do Marketing Analytics para seu negócio!

Os benefícios do Marketing Analytics são muitos, tanto para as empresas que aproveitam essa disciplina do marketing, quanto para os profissionais que a estudam e a aplicam diariamente.

Mensurar o desempenho das suas estratégias

Quem trabalha com marketing não pode se dar ao luxo de errar e insistir no erro.

É preciso entender a performance das ações realizadas e corrigir o curso imediatamente, no caso de algo estar performando abaixo do esperado e haver outros cenários previamente analisados e previstos pela equipe de marketing.

Quantificar o ROI das estratégias

Não adianta investir cegamente. O Marketing Analytics também serve para que as empresas entendam quanto estão investindo e como este investimento retorna, seja trazendo novas oportunidades, vendas diretas ou qualquer outro resultado previsto pela equipe responsável.

Isso faz toda a diferença em uma ação de marketing, pois quando não existem metas ou qualquer tipo de análise de dados, falta previsibilidade e a empresa jamais terá certeza da precisão dos seus investimentos.

Mais foco no objetivo

Com dados em mãos, é possível estabelecer metas e definir as ações que deverão ser realizadas.

Isso faz com que o objetivo fique mais claro para todos os envolvidos, que podem tomar decisões com mais embasamento, visando alcançar o objetivo da forma mais vantajosa.

Compreensão total sobre o comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor é um dos pilares de uma boa estratégia de Marketing.

Para isso, é necessário definir e coletar informações relevantes para o seu negócio. Apenas é preciso ter cuidado com a LGPD, observando o que a legislação exige.

O mesmo vale para a GDPR, para empresas que operam na Europa ou se relacionam ao continente europeu de alguma forma.

Monitoramento dos concorrentes

Com dados, é possível monitorar os concorrentes também.

Quer um exemplo bem simples? Quem trabalha com marketing digital pode acessar algumas informações importantes a respeito do tráfego e do posicionamento digital da concorrência. 

No universo do SEO e de mídia paga também é “mainstream” fazer isso nos dias de hoje.

Várias ferramentas disponibilizam esse tipo de informação, bastando apenas usar a URL do site que você deseja consultar.

Mas, isso não é tudo. O marketing digital é apenas uma pequena ponta do iceberg.

O Marketing Analytics permite que você estude seu concorrente a fundo, pesquise seus consumidores e entenda seus padrões de consumo, compreenda forças, fraquezas e oportunidades da concorrência, ao mesmo tempo que isso te mune com dados que podem fortalecer seus serviços ou produtos. 

A pesquisa é a base do marketing de uma forma geral e deve ser aproveitada por todo e qualquer profissional que trabalha nessa área.

Tomada de decisões com base estratégica de informações

Tomar decisões sem dados é um risco gigantesco. As grandes empresas demandam pesquisas e muitas ações para desenhar cenários possíveis, elencar riscos e criar planos de contingência.

Tudo isso gera previsibilidade para tomar decisões com risco reduzido. Afinal, uma decisão ruim pode representar uma perda financeira irreparável.

Como o marketing analytics funciona?

O rastreamento de dados é imprescindível no Marketing Analytics.

Existe uma infinidade de informações por aí e nem todas elas são úteis ou necessárias para as estratégias de marketing de uma empresa.

Portanto, é preciso conhecer os canais de aquisição de informação que se mostram mais vantajosos para o negócio.

Alguns exemplos de canais estratégicos são:

  • Site;
  • Redes sociais;
  • Apps;
  • Lugares e “Hubs” de mídias paga.

Tudo isso está relacionado ao mundo digital. Existem vários outros canais que podem oferecer informações valiosas, como pontos de venda, eventos e quaisquer outras ações e canais utilizados por um negócio.

Isso ajuda a traçar os perfis de consumo, encontrar forças e fraquezas dos produtos e serviços ofertados, entre muitos outros detalhes importantes.

Note que as boas práticas de growth hacking dão suporte e preenchem alguns vácuos que o marketing tradicional possui. Portanto vale a pena entender melhor o assunto para evitar erros comuns na área.

Coleta de dados

A partir do momento que você rastreia os dados, conhece a origem deles.

O Marketing Analytics não termina no rastreamento, porém. Então, é preciso coletar essas informações para garantir que você tenha dados para embasar decisões e estratégias.

A coleta dessas informações deverá ser realizada com base nos KPIs da sua estratégia.

Ou seja, você precisa definir quais são os indicadores-chave para direcionar a estratégia que será utilizada. Sem isso, fica difícil coletar as informações certas e o trabalho pode acabar sendo inutilizado.

Falamos da coleta e análise de dados nesse dia.

Visualização de dados

Com dados rastreados e coletados, é preciso organizá-los e gerar visibilidade para eles. Isso significa que tudo deverá ser compreensível para quem irá estudá-los. 

Há uma infinidade de plataformas e ferramentas que facilitam esse trabalho, gerando gráficos e automatizando uma série de ações que irão permitir a leitura das informações por parte do analista de marketing.

Portanto, se você estiver estudando Marketing Analytics, saiba que nem todo o trabalho será manual.

 

Tomada de decisões

Tomar decisões com base em dados reduz os riscos de cometer erros. Com o Marketing Analytics, você poderá gerar previsibilidade e conhecer os cenários possíveis para sua empresa.

Muito além de não errar, você saberá qual caminho traz mais benefícios a curto, médio e longo prazo.

Ou seja, além de acertar, você poderá otimizar seus resultados.

Por onde começar a estudar marketing analytics?

O primeiro passo para estudar sobre o Marketing Analytics é estudar sobre o Marketing em si. 

Com isso, você entenderá mais a respeito da disciplina e de como os profissionais de Marketing atuam para definir, coletar e analisar dados importantes para seus trabalhos e negócios. 

Depois disso, você pode seguir as ramificações que mais se adequam à carreira que deseja seguir.

Depois dessa fase, vem então uma ramificação entre as áreas de dados e analytics, o growth hacking e especialização em vendas em geral – pelo fato de nem todos se adequarem ao Marketing Analytics e à construção de uma rotina cheia de métricas.

As principais ferramentas de Marketing Analytics: Quais devo conhecer e saber usar?

As ferramentas mais utilizadas dependem bastante do que você faz como profissional de marketing.

Um CRM é uma ferramenta que pode ser alimentada e consultada sempre que alguém quiser trabalhar com dados para nortear ações em uma empresa, mas pode ser menos usada por pessoas que ficam focadas nas páginas web ou no aplicativo da empresa.

No CRM estão os consumidores e seus históricos de consumo devidamente registrados. Mas, isso não é tudo.

No mundo do Marketing Digital, existem várias outras ferramentas capazes de alimentar suas estratégias com informações muito relevantes.

Alguns exemplos incluem:

  • Web analytics: Google Analytics, Adobe Analytics.
  • Análise de comportamento: Hotjar, Crazy Egg.
  • Testes e otimização: Optimizely, Google Optimize.
  • SEO: Google Search Console, SEMrush, Ahrefs.
  • Redes sociais: Facebook Insights, Quintly, SocialBakers.
  • E-mail marketing: MailChimp, GetResponse.
  • CRM: Salesforce, RD Station.
  • Análise de concorrentes: SEMrush, SimilarWeb.
  • Visualização de dados: Google Data Studio, Tableau, Cyfe.

Com certeza existem vários outros produtos, marcas e subprodutos capazes de fazer tudo isso.

Certamente há plataformas que até realizam múltiplas funções de análise e até de execução e automação de certas tarefas.

Por isso, quando estiver estudando o Marketing Analytics, procure as ferramentas mais populares e entenda o que é mais utilizado no mercado, principalmente na área que você deseja trabalhar.

5 erros comuns de quem trabalha (ou quer trabalhar) com Marketing Analytics

1)Falta de documentação

A falta de documentação é um dos fatores principais que levam uma estratégia de marketing ao fracasso. 

É imprescindível começar uma ação com o máximo de informações possíveis.

Se você não tem dados, dificilmente irá acertar, e se esse for o seu caso, pode utilizar essa falha como base para melhorias e correções de curso, desde que tenha dados suficientes para analisar e entender seu público-alvo.

[Só para te lembrar, falamos em detalhes de como documentar suas coisas aqui]

2)Desperdício de tempo

Quando não existe uma estratégia traçada corretamente, a equipe pode acabar “atirando para todo lado” para ver o que dá mais resultado. 

Com isso, muito tempo e outros recursos são desperdiçados. O desperdício também é comum quando não existem ferramentas de automação, e o time precisa realizar a identificação, coleta e análise de dados de forma manual, além da construção de relatórios.

De qualquer maneira, vários fatores podem culminar neste erro comum.

…E também há o oposto…

3)Foco excessivo nas ferramentas 

As ferramentas devem ser apenas ferramentas no Marketing Analytics. O elemento principal ainda é humano, ou seja, você. 

O analista é quem dita as regras, faz as leituras de dados e garante que tudo esteja dentro dos conformes. A ferramenta representa apenas uma pequena parte do processo, ainda que isso faça uma grande diferença em como você usa seu tempo e recursos.

O problema é que muitas vezes o excesso de ferramentas, logins e processos podem atrapalhar ao invés de ajudar.

via GIPHY

 

4)Monitoramento de métricas erradas

Quando você não sabe que KPIs fazem a diferença para suas estratégias, pode acabar monitorando dados que não são relevantes para o objetivo final do projeto. 

É importante saber traçar uma meta e, com isso, um caminho de ações e métricas que vão de encontro com o que você deseja alcançar.

Do contrário, irá perder tempo e dinheiro. Como alguém que está começando a aprender sobre o Marketing Analytics, pesquise bastante e procure entender que a KPIs variam de acordo com o projeto.

Não existe receita de bolo no Marketing, e nem bala de prata!

5)Falta de organização

Coletar dados de dezenas ou centenas de fontes (ou mesmo apenas algumas delas) sem organização pode arruinar suas estratégias. Não importa o quão precisa seja a coleta e a análise, sem organização, fica difícil trabalhar.

Como trabalhar na área de marketing analytics

Com muito estudo e noção que tudo muda rápido, e exige treino constante.

Quem já estuda Marketing como graduação terá uma certa vantagem, porque irá aprender sobre gestão e planejamento, dois fatores que fazem toda a diferença no Marketing Analytics.

Além disso, fica mais fácil conseguir um estágio na área e começar a desempenhar as funções de análise desde um patamar mais básico.

Mas não se engane, pois pouco se fala do marketing digital nas faculdades, o que exige preparação externa.

Se você conhece alguém que trabalha com Marketing, seja digital ou não, também pode pedir algumas dicas para essa pessoa. Isso irá ajudar a nortear seus estudos e poderá culminar em uma indicação.

No mais, procure por vagas em bancos de vagas e no LinkedIn.

Se você já tem alguma experiência com marketing, pode conseguir alguma oportunidade que te permita aprender mais sobre o Marketing Analytics, mesmo que em um nível de estágio ou Júnior.

Dúvidas comuns “da área” de Marketing Analytics

Se você ainda tem dúvidas, veja só! Separamos algumas das perguntas mais comuns por parte de quem deseja saber mais sobre o Marketing Analytics!

O que eu preciso saber para começar a estudar?

Se você não tem nenhum conhecimento em marketing, terá muita dificuldade para entender os conceitos e ações que devem ser realizadas para garantir uma boa performance em um projeto ou campanha. 

Há muito vocabulário relacionado ao Marketing, e um leigo provavelmente passará tempo demais procurando sobre palavras que poderá aprender ao estudar o Marketing, que é o primeiro passo para entender esse tipo de análise de dados.

Além disso, aquilo que eu falei lá no começo ainda vale: Marketing Analytics nada mais é que o Marketing propriamente dito. Não é como se fosse uma vertente ou algo separado do Marketing, visto que a disciplina gira em torno de dados o tempo todo.

Onde posso estudar marketing analytics?

Existem muitos cursos de marketing por aí. Não cabe a mim dizer qual é bom ou ruim. Mas, o correto seria se aprofundar no estudo autodidata sobre o assunto e com experiências reais no mercado de trabalho.

Um curso de internet não é, de maneira garantida, uma porta de entrada para uma oportunidade que envolva o Marketing Analytics (sei que a faculdade também não, mas as chances de conseguir um estágio são maiores).

Dessa forma, isso gera outra pergunta:

Preciso cursar uma faculdade de marketing?

A pergunta acima meio que responde isso, mas, a resposta é não necessariamente.

Nem toda vaga de analista de marketing irá exigir que você curse marketing. Contudo, será necessário ter alguma experiência com análise de dados, o que pode ser quase impossível para quem não está cursando uma graduação e estagiando na área.

É uma área muito delicada e que requer alguma expertise.

Dificilmente alguma empresa irá contratar alguém que não tem experiência, cases de sucesso ou um curso de graduação (ou até pós-graduação). 

Isso requer um nível de confiança muito grande, até mesmo para os cargos de menor responsabilidade.

Além disso, com a LGPD, o cenário se torna ainda mais arriscado, já que existem várias práticas que devem ser seguidas em observância à legislação.

Vagas que você deve evitar no marketing em geral

Vagas com salários muito baixos, atribuições que nada têm a ver com o marketing em si e que mais se assemelham à vagas publicitárias.

Tome cuidado com o “Eumarketing” que vai exigir 50 tarefas suas, muitas vezes operacionais e pouco estratégicas. Caso você não tenha experiência na área, então sem problemas…

 

dúvidas comuns na área de marketing analytics

Entendo que a situação econômica e de empregos do Brasil não é das melhores, mas se você quer ingressar na área do Marketing e trabalhar com o Marketing Analytics, deve definir seu objetivo e focar nele.

Se o seu desejo é ter o cargo de analista e trabalhar com dados, precisa estudar o máximo possível sobre o assunto para conseguir chegar lá.

Conforme você estuda, saberá identificar melhor os requisitos que mais se encaixam no que você procura e poderá encontrar vagas adequadas com mais facilidade.

Afinal, estará trilhando uma jornada para se especializar no assunto, mesmo que ainda não trabalhe como analista.

Lição sobre growth hacking e carreira: Adaptação é a chave no mundo do Marketing

O Marketing está sempre mudando. Portanto, se você é alguém que não gosta de estudar, não acompanha as novidades e não pretende reciclar seus conhecimentos com uma boa frequência, o marketing não é para você. 

Exemplos de empresas que trabalham com marketing analytics

Grandes empresas trabalham com análise de dados. As maiores marcas do planeta traçam os perfis dos consumidores para criar novas ações, como é o caso de:

  • Coca-Cola
  • Netflix
  • McDonald’s
  • PlayStation
  • Microsoft
  • Meta (antigo Facebook Group)
  • Amazon
  • Bancos
  • Construtoras
  • Estúdios de cinema
  • Distribuidoras de filmes
  • Editoras
  • Entre muitas outras.

O Marketing Analytics está presente em toda estratégia traçada corretamente no mundo do marketing.

Essas empresas só conseguiram se tornar o que são hoje graças a atenção que deram aos dados e preferencias dos seus consumidores.

Por isso realizar algumas pesquisas e interações com os dados dos clientes é fundamental nos dias de hoje.

Portanto, qualquer empresa respeitável, que preza pelo próprio sucesso, irá investir em bons profissionais analistas, e você pode ser um deles, caso estude, busque cases  e busque se especializar no assunto – lendo blogs e fontes de informações como a que você está vendo aqui agora.