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Exclusivo: 12 Ferramentas de marketing que vão aumentar suas vendas e produtividade

Quando falamos com colegas de profissão, quase sempre descobrimos de ferramentas de marketing ou ferramentas de vendas que ajudariam muito nosso trabalho.

O problema é que são tantas ferramentas e aplicativos, que sempre ficamos usando apenas o básico.

Além do seu clássico CRM e da sua ferramenta de disparo de e-mail (alô RD Station), vamos falar de outras coisas que podem turbinar sua equipe e seus resultados com marketing.

Afinal, tem muito hack para prospectar clientes que talvez você não conheça ainda, e que será falado aqui hoje.

Artigo escrito com a colaboração de Márcio Bertot, Founder da MB2B

As 12 ferramentas de marketing que você (ou seu chefe) deveria conhecer para prospectar empresas e pessoas

Cansado de fazer coisas à mão, certo?

As ferramentas de marketing que usamos tanto na nuvem quanto suas extensões, já se tornaram algo padrão em agências e empresas por todos os lados.

Mas ainda, para muita gente, não é muito claro como criar uma jornada de prospecção de pessoas e empresas.

E muito menos de como usar as ferramentas que ajudam no processo de vendas!

Como e onde usar as ferramentas de marketing para prospectar clientes?

Para mapear hoje a breve análise de algumas ferramentas, precisamos dissecar o processo de prospecção de clientes no Outbound para empresas B2B, que seria algo como:

  1. Ferramentas de marketing para pesquisar empresas e obter dados de prospecção;
  2. Conseguir e-mails e dados de contato;
  3. Prospecção no Linkedin;
  4. Cold Mailing;
  5. Gestão de contatos e das ferramentas (pois no final do dia podem ser várias!)

Fica tranquilo que as ferramentas de marketing aqui hoje serão apresentados respeitando, dentro do possível, essa lógica descrita acima, ok?

Vamos lá!

1)Ferramentas de pesquisa de empresas e CNPJs – Data Driva e NeoWay

Sim, as empresas que usam do big data já são uma realidade.

O Data Driva é um daqueles portais e santos milagreiros que possuem milhares de empresas e CNPJs ao alcance de um clique.

E quando precisamos tirar do bolso nossa próxima empresa a ser prospectada e e estratificada, são nesses programas e ferramentas de marketing que encontramos elas.

O Data Driva tem muitas informações das páginas da web, pois permite você encontrar “tudo” sobre você e outras empresas.

Já a NeoWay é uma ferramenta ainda mais completa e mais robusta, sendo uma grande “Martech” brasileira.

Como Usar DS e AI para Causar Disrupção e Dominar o Mercado

Seu serviço SaaS para inteligência de negócios e de “levantamento de informações” consegue dar direcionamento a estratégias corporativas das mais diversas – principalmente para ações de marketing e de vendas B2B.

Uso das ferramentas na prática:

Vamos supor que você precisa pesquisar empresas de um segmento e tamanho específico.

Essas ferramentas de prospecção conseguem mostrar todas empresas de um tamanho e tipo que você fosse precisar para fazer campanhas, com “X” funcionários de faturamento “X”.

Além disso cria gráficos e tabelas que filtram e organizam toda a informação.

Outra ferramenta para pesquisas de empresas e CNAEs

Indo na mesma linha da ferramenta anterior, a Econodata permite que você economize o tempo de prospecção de clientes, e corta aquela chatice de ficar horas no Google para encontrar apenas uma empresa para prospectar.

Uma grande ferramenta de outbound, seus filtros e mecanismos de pesquisa conseguem mostrar tudo que empresas possuem de mais atualizado para que você “atire nos lugares certos”.

O site da Econodata possui até mesmo ferramentas gratuitas, como uma que consegue medir o tamanho do seu mercado de atuação.

Portanto seja por nomes fantasia, CNPJ ou CNAE, você estará poupando tempo e recursos ao investir na inteligência de dados para sua equipe de vendas e prospecção de clientes.

“Aprenda sobre essas ferramentas que será sucesso…”

 

2)Obtenção de e-mails e dados de contato para abordagens

Depois da parte da pesquisa, vem o momento de obter as informações de contato de seus prospects.

Para essa função, daremos o exemplo de duas ferramentas do mercado, sendo uma bem conhecida e outra um pouco menos.

A) Apollo.io

Considerada um Sales Intelligence Software, essa ferramenta de marketing permite que você faça pesquisa de empresas para conseguir cargos específicos.

Ela é focada em Linkedin, realizando buscas dos contatos e e-mails das pessoas dessa rede.

Além disso, o Apollo integra seu CRM (tipo Sales Force) para enviar e interagir com as pessoas ali mesmo do Linkedin, na extensão do programa.

O que é legal é que essa ferramenta de marketing e de vendas conta com um plano freemium para você aprender e ver se gosta dela. Ela junta um gerador de leads, com disparador de e-mails inteligente, tudo em um único lugar!

B) Snov.io

Este App funciona de maneira bem parecida com o Apollo, só que com foco nas pessoas e funcionários, e não nas empresas (ou seja, você não pesquisa empresas e listas).

O Snov.io permite que você descubra e-mails e “cave fundo” na hora de descobrir detalhes sobre altos cargos e tomadores de decisão nas empresas.

Mas nela você também extrai o url das redes sociais dos seus prospects.

A ferramenta é simples de usar, e possui tutoriais no próprio Youtube!

Ferramentas de Webscraping – Phantom Buster

Já pensou poder criar ações de marketing e de posts nas redes sociais que fossem focadas apenas em uma audiência específica?

O Phantom Buster permite que você, ou sua empresa, possa ir atrás das pessoas que curtiram um determinado post ou artigo seu.

Com isso você faz fluxos de e-mail ou mensagens de prospecção baseados em dados de redes sociais. Claro, o ideal é fazer isso no Linkedin.

O grande diferencial dessa ferramenta de marketing:

Ela automatiza e realiza triggers de ações de comunicação e de prospecção de leads, extraindo informações de usuários específicos da internet ou das redes sociais – e faz tudo isso sem a necessidade de usar códigos ou programação.

Agora a parte mais legal…

3)Prospecção de contatos no Linkedin

Agora vamos falar um pouco da prospecção em Linkedin, afinal, ele é um grande motor de vendas para quem trabalha no B2B.

O Linked Helper é a prova que já existem ferramentas de marketing que ajudam você e sua equipe a filtrarem o que tem de melhor nessa rede profissional, e te ajuda a atirar nos lugares certos!

Isso porque a ferramenta não apenas envia mensagens para pessoas da rede, mas também envia convites, cria conexões e possui cadências para que você (na realidade a inteligência artificial) envie mensagens e propostas no momento mais adequado.

Todas suas ações e conversas serão enviadas de acordo com um perfil/persona configurado.

Dessa forma, você personaliza suas mensagens, deixando com aquela cara de “conversa não tão formal” e mais pessoal.

LinkedIn Sales Navigator

Outra menção honrosa no mundo das prospecções e vendas pelo Linkedin é o Sales Navigator.

Uma ferramenta de “inteligência comercial”, ela possibilita que sejam filtrados cargos e pessoas chave nas empresas.

Nela existe a possibilidade de monitorar ações e atualizações de listas de contatos que você busca se aproximar aos poucos, para “abordar” no momento mais apropriado.

E claro, tem a possibilidade de enviar InMails para qualquer pessoa da rede!

4)Automação Cold Mailing: Mixmax

Antes de mais nada, você já deve ter uma lista de pessoas e e-mails antes de disparar seus Cold Mails nessa ferramenta, pois ela não realiza prospecção.

[Aí entram as outras ferramentas de marketing de hoje].

Como o “cold calling” e até mesmo e-mails possuem alta rotatividade e abrangência de contatos, essa ferramenta foi pensada de uma forma para que você não precise salvar os contatos de prospecção, poupando tempo e dando mais produtividade para seu time de vendas.

Qual a principal diferença do Mixmax e ferramentas de disparo de e-mail?

Em ferramentas como o MailChimp, a ideia é que você envie e-mails para massas e bases enormes, de pessoas que deram algum tipo de autorização prévia para receberem suas mensagens.

Já nesse tipo de ferramenta, você adiciona listas pequenas/médias de prospecção.

Em um programa como o Mixmax, você consegue adicionar todos os dias bases segmentadas com suas ferramentas de outbound (ex. Apollo), e enviar sequencias e automações de e-mail para essas pessoas – de uma única vez!

Outro aspecto dessa ferramenta é que ela manda e-mails sem aquele “unsubscribe” ao final dos e-mails, e passa a ideia de que é uma mensagem direta e pessoal, e nada feito para ser enviado para 100 pessoas ou mais.

ferramentas de marketing e vendas

5)Gestão de contatos e integração de ferramentas de marketing

Depois de ter falado como é feita a pesquisa das listas de prospecção, e das ações para gerar reuniões e vendas, agora vamos falar de como organizar processos e as informações dos prospects ou leads da empresa.

Integromat

Essa ferramenta cria tarefas e processos automáticos em seu workflow, juntando seus canais de prospecção e seu CRM, e até mesmo cria processos.

E o mais legal: o Integromat não conecta apenas redes sociais e seu CRM, ele também conecta aplicativos e outros programas.

Usando aquela mesma pegada do “drag and drop”, você cria todo um workflow e sequência de atividades, sem precisar programar e realizar códigos – o que é comum na hora de criar integrações.

Exemplo de uso

Alguém fala com você no Linkedin ou em algum portal da sua empresa (chat, etc). Baseado na ação do usuário, poderá ser criada uma tarefa em seu Pipedrive.

Sem esse tipo de ferramenta, tal tarefa seria feita manualmente.

Dependendo da empresa, o analista ou profissional de marketing ficaria cheio de tarefas e tasks de migrar informações de um site até o CRM, o que poderia se perder informação no processo.

Fica aí a sugestão para quem prospecta pessoas e leads como um louco e que precisa melhorar seus resultados.

Zapier

Essa ferramenta conecta os aplicativos que usamos no trabalho, economizando tempo de muita gente.

O Zapier consegue tornar ainda melhor a automação de marketing, mandando bases de dados de leads e de usuários para nossos CRMs e ferramentas de e-mail.

O mais legal é sua capacidade de criar Triggers de ação entre canais diversos – o que é incrível para grandes empresas que usam de forma simultânea e-mails, Slack, arquivos no Drive (Google) e até mesmo o Dropbox.

E tudo isso sem códigos, apenas fazendo login em suas contas dos aplicativos 💖

Sua grande característica é: o Zapier funciona no background do seu espaço de trabalho, alertando de coisas que passariam despercebidas.

O acesso de dados e documentos fica centralizado , o que é ideal para equipes remotas e em home office permanente.

Pipedrive – “O CRM mais robusto”

Não tinha como deixar de citar ao menos um CRM no artigo de hoje.

Para quem ainda não sabe, um CRM é a abreviação de “Customer Relationship Management”, que são programas e ferramentas de marketing que melhoram a forma que você gerencia e se comunica com leads, até o ponto de transforma-los em clientes.

Essas ferramentas tornam sua jornada do cliente mais robusta e detalhada, e além disso organiza as informações das equipes de vendas.

O Pipedrive é nossa menção hoje, uma vez que é extremamente fácil de usar. Segundo o Márcio Bertot, é o melhor CRM de vendas hoje, e é sua indicação de ouro.

ferramentas de marketing
Pega essas dicas aí em leitor…

As integrações corretas podem dar um aumento de 20% na produtividade da equipe de vendas, pois outras ferramentas ficam plugadas no Pipedrive (algumas delas, já citadas aqui hoje no artigo).

São tantas automações e hacks internos, que esta ferramenta de marketing se sobressai em comparação a outros CRMs que não são tão completos.

Sobre melhorar suas vendas e conhecimentos de ferramentas de marketing

Bom, todas as ferramentas de marketing e de prospecção de cliente aqui listadas já foram utilizadas tanto pelo meu amigo Márcio quanto outros mentores de nossas equipes.

Mas o ideal para melhorar suas habilidades de marketing é conhecer o growth hacking e nossa comunidade, que permitirá que você se torne um grande especialista no assunto.

Continue vendo nossos conteúdos e artigos sobre prospecção de clientes aqui.

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