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Como começar uma (mini) agência de marketing: O manual completo

como começar uma agência de marketing sozinho

Então você decidiu começar um negócio, ou virou sócio de uma pequena agência?

Parabéns pela decisão.

Podemos te ensinar algumas coisinhas para facilitar o processo para tornar sua agência de marketing real e lucrativa.

Antes de mais nada, vamos entender de onde veio a decisão.

Existem várias razões e jornadas que levam um profissional dessa área a tomar esse tipo de decisão.

Provavelmente, você está alinhado com um desses perfis:

  • Você cansou de trabalhar para outras pessoas e de ganhar pouco (muito comum para redatores e pessoas de Social media);
  • A área que trabalhava se encontra em recessão;
  • Você se encontra desempregado e tem que arrumar uma fonte de renda o mais rápido possível;
  • Deseja empreender, afinal, ser CLT ou trabalhar para outras pessoas não está te rendendo o que deveria e você já estava pensando em ter sua empresa já fazia algum tempo.

“Eai, com qual você se identificou?

Seja qual for o motivo, origem ou causa que fez você estar aqui hoje, saiba que esse artigo foi feito com minha experiência e com conselhos de pessoas que seguiram um caminho parecido em algum ponto de suas jornadas.

Com o material que você vai ver aqui, você ficará mais tranquilo para abrir sua agência (ou sua eu-empresa, o que é mais comum no começo) e poderá avançar mais rápidos para estágios futuros, como a criação de uma equipe e contratação de pessoas.

Sem mais enrolação, vamos lá!

Por que criar sua própria agência ou mini empresa?

Mas afinal, o que ocorre na vida do profissional de marketing, tráfego pago ou vendas que ele realiza esse movimento ousado?

Como falado no começo do texto, há inúmeros fatores que fazem uma pessoa empreender em nossa área.

Creio ser muito comum agora em 2023 o fato de que o mercado “enxugou” as vagas para trabalhar no marketing digital, o que só forçou ainda mais a necessidade das pessoas trabalharem por conta.

Mas temos que reconhecer que ter a própria empresa (ou mini empresa) na área de marketing é uma garantia para melhores retornos e melhores salários no fim do mês.

Muitas empresas estão diminuindo os salários na área, fazendo com que o ato de empreender e conseguir os próprios clientes seja muito mais atrativo.

Agora vem a parte que vou falar da trajetória rumo a sua agência de marketing.

Tentarei colocar em ordem cronológica alguns fatos e macetes que foram feitos por mim e pessoas que conheço. Isso não significa que essa seja a melhor ordem para fazer sua própria empresa online engatar e sair do papel, blz?

Como começar uma agencia de marketing
Hora de empreender pequeno gafanhoto…

O passo a passo para criar sua agência de marketing do zero

(Zero)#Abrir seu CNPJ (o tal do MEI)

Primeiro o passo zero. Creio que você já tenha seu MEI, mas se não tiver, terá que abrir um.

Sem sua conta de Microempreendedor individual você não terá como gerar notas fiscais e não vai poder ter contratos com as empresas.

ANTES de mais nada, mate esse step caso não tenha feito antes.

Vou até deixar um tutorial abaixo para você fazer isso ou saber mais sobre o assunto:

1#Definir o que você sabe fazer, o que não sabe e o que vai precisar de ajuda

Esse step é importante para saber que tipo de serviço você poderá oferecer sem recorrer a terceiros.

Vamos supor que você seja o cara da Copy e redação, igual eu. Você sabe operar blogs e um pouco de design. Mas quando pensamos em tráfego pago, você não mexe em nada disso.

O que acontece? Você tem que ter parceiros ou contratar freelancers.

É muito comum quando a agência ainda não tem colaboradores internos (e quando você é um eu-empresa) você ter que buscar outras pessoas para “fechar clientes” e fechar contratos.

Isso ocorre porque uma agência oferece mais de um serviço, e normalmente uma pessoa não pode entregar todos eles simultaneamente.

Quando a questão de ampliar suas skills, isso falaremos no final do texto.

Mas a ideia aqui é: foque no que você sabe fazer, busque aprender o que te interessa (data analytics, etc) e terceirize o que não te interessa (no meu caso, foi o tráfego pago).

Leitura complementar: Passo a passo para começar sua carreira MEI

2#Rondar a praça em busca de parceiros, sócios ou possíveis empresas “no meio da jornada”

Essa é uma dica muito particular minha, que não vejo outras pessoas comentarem ou falarem em seus conteúdos.

Você nem sempre precisa “abrir” a empresa, você pode simplesmente se juntar a uma. Você pode criar algo com um conhecido ou embarcar em algum projeto que está em fase embrionária.

Isso pode ser melhor tanto para o criador do negócio, que precisava de ajuda e um “braço direito”, como para você que poderia se perder ou se frustrar em algum dos passos da trajetória.

A parte mais interessante de fazer uma empresa a dois é que nessa fase você pode pular algumas burocracias e pode aprender muitas coisas no processo.

Por isso, vale a pena investir algum tempo em fechar parcerias com outras pessoas, e somente pular isso se não tiver ninguém ou nada em seu radar.

3#Ter um site, apresentação e/ou portfólio

Na maioria dos casos, uma agência com uma equipe de 5 a 10 pessoas já vai ter um site no ar. Porém quem está começando pode achar isso um impedimento.

Qual a alternativa? Ter um incrível portfolio, mostrando algumas coisas que você faz ou que já fez.

Enquanto você não tiver condições de pensar em um site, será interessante ter um PDF ou uma apresentação incrível para fechar novos contratos.

Deixarei como exemplo meu portfolio aqui para quem quiser ver como é um portfólio de redação e Copywriting (optei por fazer no canva, com links clicáveis).

ter um portfolio ou site para conseguir clientes para sua agencia
Nota: Assim que seu negócio começar a crescer, ter um site será uma obrigação. Não fuja disso.

 

4#Aprenda o mínimo sobre ferramentas de prospecção e coisas mais avançadas sobre Marketing Digital

Provavelmente se você chegou até aqui, é porque já trabalhava com marketing digital. Todavia, se agora vai trabalhar por conta, você terá que aumentar seu nível de conhecimento.

Uma das melhores formas de fazer isso é por meio do growth hacking, que vai te trazer outras possibilidades, como ser um consultor de growth em outras empresas (no caso, as PMEs).

Outra questão que também será importante nesse estágio do processo (aqui provavelmente você já está prospectando ou soldando outras empresas, e já está tendo que se virar) será melhorar a forma com que você “gera” pessoas interessadas.

Em outras palavras, se gera reuniões e apresentações ou não, que são os Leads.

Uma pausa para a geração de demanda do seus serviços de agência!

Não importa com  o que você trabalhe, será necessário aprender sobre vendas e prospecção, ainda mais se você for o dono de um negócio/empresa.

Para começar a gerar os primeiros clientes, a stack mínima de ferramentas vai seguir essa lógica:

  • Ter algum tipo de ferramenta de prospecção, que pode ser uma automação para o Linkedin, ou algo para turbinar seu site ou geração de leads via conteúdo;
  • Com a ferramenta de automação, você vai conseguir agendar reuniões e falar com possíveis interessados no que você faz;
  • Você terá que escolher alguma fonte de leads orgânica, como criação de conteúdo ou vídeos.

Lembre-se que nessa parte é muito mais uma etapa manual do que relacionada às ferramentas de martech, que serão obrigatórias em algum ponto no futuro.

No começo algumas ferramentas, como um CRM, podem ser ignoradas, mas escolha uma para você e sua equipe assim que o funil de vendas ficar maior.

consultoria de marketing e growth hacking

Leitura complementar: Como prospectar clientes no Linkedin?

Conseguindo seus 5 primeiros clientes: O manual prático, direto e sem babozeira

Como você sai do total zero para uma empresária(o) que começa a ter clientes e cases de sucesso?

Todo mundo, sem exceção, teve que conquistar os 5 primeiros clientes. Para algumas pessoas, que possuem um bom networking, essa etapa é fácil.

Essa galera depois enfrenta um problema que é um pouco específico, que é a transição da “carteira de contatos” para os “novos contatos”, o que é comum para quem trabalha com vendas.

Porém, a maioria não tem uma base monstra de networking e vai ter que fazer na raça os 5 primeiros clientes/contratos acontecerem. 

1#Prospecção direta via chat ou e-mail

Quem está começando a ir atrás de clientes tem que formar seu portfolio de serviços. Por isso, pode ser que você tenha que cobrar menos do que queria nessa fase.

Afinal, pode ser que você ainda não tenha os requisitos para cobrar o que a maioria cobraria.

A maneira mais fácil de fazer seus primeiros contratos e serviços acontecerem é por meio de indicações, ou seja, algum conhecido te indicar para alguém da rede deles.

Pedir indicações de conhecidos e amigos será obrigatório de sua parte. O ideal é que seu discurso seja do tipo:

Eu estou trabalhando com anúncios e conteúdo de social media. Você conhece alguém que possa se interessar?”

Em muitos casos, você vai notar que existem pessoas que tem um passado em comum com você (alguma empresa ou faculdade, etc).

Use dessas conexões para conseguir seus primeiros clientes, e dê um pouco as caras nas redes sociais para que as pessoas vejam o que você está fazendo, ok?

👆 Escolhendo a dedo os possíveis clientes

Você também pode oferecer diretamente para pessoas que você já possui o e-mail ou algum tipo de abertura (alguém que te conhece direta ou indiretamente).

Vamos supor que você queria muito trabalhar com a “Cervejaria XPTO”. Você pode prospectar alguém dessa empresa via Linkedin, e mostrar o que você faz.

Essa estratégia não é escalável, mas com certeza se você tentar isso com umas 30 empresas, uma é bem capaz de considerá-lo.

Para aumentar suas chances, veja se você já possui conexão com alguém daquela empresa, e tente pedir a indicação ou conexão por meio dela (envie um direct, etc).

Para fazer o “cold calling” da prospecção, isso é, falar com quem nem mesmo sabe quem é você, teremos a automação de leads, que é muito escalável.

2#Automação via Linkedin

Aqui é onde os “meninos viram homens”, e começam a mexer com um turbilhão de possíveis leads.

Escolha entre o Linked Helper ou o Waalaxy e comece a usar a ferramenta na versão gratuita.

Em questão de 2 ou 3 dias você já vai estar agendando reuniões. Por isso, tenha certeza de ter algum template pronto para usar nessas apresentações.

O que recomendo que tenha em sua apresentação PPT ou PDF de Canva:

  • O que você faz;
  • Como isso ajuda ou muda o cenário da empresa;
  • Possíveis cases que já tenha feito (até prints de tela servem aqui);
  • Dividir seu pacote de preços em ao menos 2 possibilidades.

Nota: esse passo é muito importante, mas pode não fazer muito sentido caso você tenha acabado de começar sua agência, e ainda não tenha cases ou um site. Se for o caso, vá no caminho da prospecção direta por meio de conhecidos ou formas similares.

Ampliar a agência de marketing ou seguir solo: Afinal, tem uma opção melhor?

Ao invés de dar uma resposta para isso, prefiro fazer uma pergunta para você:

Se você lida muito bem com processos e gosta de mexer “em tabelas de excel” e administrar pessoas, será muito interessante em pensar em uma expansão ou busca por sócios.

Cedo ou tarde será necessário fazer esse tipo de jogada.

Agora, se assim como eu, você não gosta muito de “pegar no excel” ou de fazer a parte burocrática do negócio, dependendo do número de clientes em sua carteira, decidir ampliar a empresa e contratar pessoas (e sair da modalidade MEI) poderá não ser muito interessante.

Mas lembre-se que se apegar ao caminho solo pode sim te poupar de responsabilidades, mas também te limita a aqueles 7 mil reais por mês que é o teto da modalidade MEI (a microempresa individual)

A questão é que é essa transformação da agência é inevitável, mas não deve ser feita antes da hora. Siga sozinho com seus clientes até o momento que não for mais possível atender todo mundo.

Entrevista com o Founder de uma agência

Para podermos falar melhor de como é a criação de uma agência e de seus processos, chamei o Giulliano da agência Growth.

Ele trabalha como especialista e head de operações ajudando empresas a crescerem há quase 10 anos.

Então mostrei ao Giulliano a ideia desse artigo, e pedi alguns insights para você que está querendo criar seu negócio também.

Ao todo ele deu 3 dicas importantes para quem vai ter essa cadeira. Bora conferir!

1)Experiência Premium com seus clientes

Se tem algo que a agência dele prega é a experiência do usuário. Não é à toa que ele fala que seu método é de “Growth & Success” (um jogo de palavra com customer success).

Segundo o Giulliano, “você deve saber levar a mensagem do seu cliente para o público certo, pois é ele que vai validar e te indicar para outras pessoas”.

Dessa forma, a agência ou o profissional autônomo que trabalha com marketing ou growth tem que ser bem organizado e muito bom com a publicidade do negócio do cliente, uma vez que “sem resultados, você também fica sem indicações, e não retém o cliente por mais um ano ou semestre”.

A outra dica para levar essa mensagem é estudar sobre os 3 principais canais de ads do momento: Facebook, Linkedin Ads e o Google.

O ideal é que você estude e aprenda, ou tenha um parceiro que faça isso com você em sua agência.

2)Foto profissional e social selling

Sua foto e sua capa nas redes sociais devem ser diferenciadas. Não ter boas fotos e um investimento significativo em design “pode te jogar na vala dos amadores”.

Quanto ao social selling, é tudo uma questão de se posicionar a respeito de um mercado. Supondo que você queira trabalhar com startups, o ideal é que você crie conteúdo escrito e vídeos sobre o tema.

De quebra, esses conteúdos se tornam material de prospecção para “puxar assunto com outras empresas”, como se fosse um cartão de visitas (bem comum no chat do Linkedin ou em campanhas de newsletter).

3)Foque no mercado que você tem afinidade

Um erro comum, segundo ele, é quando queremos mirar em todo o mercado. “Mirar em tudo que tem CNPJ aberto”.

Na realidade, uma agência vai ter mais exito se começar focando mercados e perfis específicos.

No caso do Giulliano, seu foco são fintechs, startups e empresas de tecnologia, e de vez em quando “pessoas que trabalham com infoprodutos”.

Com essas 3 lições, terminamos a participação dessa agência parceira no post de hoje.

Quando você deve dizer adeus ao MEI

O limite anual de faturamento de um MEI por ano é de 81 mil reais (hoje em 2023, parece que em 2024 isso aumenta).

Quando você ultrapassar esse volume, no caso batendo algo maior que 7 mil reais mensais, será necessário mudar sua modalidade de empresa (também chamado de desenquadramento do MEI).

Aí quando isso te ocorrer, darei novamente os parabéns para você: será hora de virar uma “Microempresa”, uma ME, que poderá faturar até R$ 360 mil reais por mês, o que vai te dar acesso a funcionários e outras possibilidades para uma agência mais completa merece ter.

Preste atenção a esse fato, você não pode ter mais de um funcionário PJ se for um MEI. Virar empresário no ramo torna obrigatória essa transformação.

[Obviamente que contratos e sistemas informais de colaboração podem passar batido nesse ponto, mas são exceções]

Para saber mais sobre essa evolução na sua carreira e na sua agência de marketing, segue o vídeo abaixo de como funciona a transformação:

Alguns possíveis sinais que é hora de se tornar um ME com colaboradores na agência

A reposta poderia ser tão simples quanto dizer “a hora que você estiver ganhando mais de 7 mil por mês”.

Todavia, não é tão simples assim.

Normalmente as pessoas criam o primeiro posto de trabalho sem a necessidade de pensarem muito, afinal, realmente precisam de ajuda na agência. A questão fica um pouco mais séria quando a equipe vai aumentando.

Ir atrás de uma nova pessoa no time ou seu primeiro colaborador é algo até fácil, o que é complicado é ter 2 ou mais pessoas.

Isso porque:

  • Seus gastos vão crescer consideravelmente. Um contrato PJ digno bate seus 4 mil reais. Imagina então ter umas 3 pessoas recebendo isso abaixo de você;
  • Será necessário começar a administrar o trabalho de outras pessoas, e não somente o seu;
  • Você será responsável pelas entregas das pessoas de sua equipe, e vai ter que responder pelos erros e “cagadinhas” que o time fizer.

O conselho aqui é ir com calma. Eu mesmo quando me tornei ME não necessariamente fiz essa evolução para a fase de contratar pessoas, até mesmo porque o “salto” do MEI não foi tão alto.

Ou seja, ganhar seus 8 ou 10 mil por mês não necessariamente vão permitir que você tenha colaboradores.

Infelizmente, às vezes será necessário tocar o barco por mais um tempo como o “lobo solitário”, e contar apenas com freelas e coisas do tipo.

A má notícia🥺: Onde eu não posso te ajudar com minha experiência

Aqui nossos posts não são somente sinceros, eles também são transparentes.

Alguns pontos na trajetória de um profisisonal autônomo de marketing eu ainda não percorri ou não tenho experiência prática.

Um deles é a parte de contratação de pessoas. Maiores detalhes sobre como criar contratos ou como ter funcionários eu terei que deixar para você pesquisar em outros artigos e blogs.

Por mais que eu quisesse que esse texto estivesse completo, eu não poderia falar dessa parte mais relacionada a administração da empresa e ampliação do negócio, uma vez que sai do escopo do marketing.

Outro ponto que infelizmente não vou poder ajudar é na parte jurídica que envolve ter uma agência maior, com seus 4 ou mais funcionários fulltime.

Sites como a Contabilizei ou outros blogs poderão te ajudar com conteúdo nesse aspecto.

O que eu agreguei de diferente (realmente é um tanto exclusivo desse artigo) foi a parte de parcerias, que é algo que tenho muita experiência, principalmente com estratégias de link building para sites, etc.

Também deixei a super dica de buscar se juntar a processos e empresas que já estão em andamento.

Ajudar outras pessoas a levantarem uma empresa também é muito honesto e legal, e se tudo der certo, você terá um cargo de gestão e de destaque bem rápido nessa empresa que você ajudou a construir.

Leitura complementar!

Vou deixar aqui uma leitura do blog para te ajudar a entender mais sobre growth e expansão de seu próprio negócio.