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Tráfego pago: O que é, como fazer e dicas para trabalhar com campanhas de anúncios

tráfego-pago

Tráfego pago se refere a compra de mídia online em diversos canais; plataformas como Google Ads, Instagram, Facebook, Linkedin, Criteo, entre outras.

São os visitantes que chegam até você – seu site, loja ou landing page, por meio de anúncios pagos em plataformas específicas.

Quem está visitando sua página online, chegou ali através de links e campanhas pagas – que você participou de mini leilões (o produto é a keyword ou segmentação de público desejada) onde o “clique” possui um valor a ser pago por você.

Daí então o nome de tráfego pago (custo por clique).

Leia até o final, pois assim como em outros posts nossos, estamos trazendo a opinião de quem entende bem do assunto.

Na segunda parte do artigo temos uma super análise, e hacks para você usar.

O quê vai ter hoje aqui:

  • Como é trabalhar com tráfego pago e como ser um consultor (autônomo ou não);
  • Onde aprender (e de graça);
  • Um bate papo com quem sabe da área;
  • Principais cuidados na hora de subir seus anúncios;
  • Dicas e Hacks para negócios online.

Vamos começar? 😎

Tráfego Pago: O que é?

Tráfego pago é toda visita que converte em cliques em seu site ou página, por meio da compra de mídia.

Uma empresa compra anúncios e criar ads em diversos canais e portais, e com isso consegue trazer leads e possíveis clientes para sua empresa em seus sites ou e-commerces.

A vantagem do tráfego pago e a criação de anúncios é que você é posicionado no topo das páginas (Google por exemplo), e fica mais visível em páginas e canais sociais.

Ou, em alternativa, sua marca é a primeira a ser vista nos banners e vídeos.

Tráfego Pago x Orgânico – Qual a diferença?

Além do trafego pago, com mídias pagas, temos o tráfego orgânico, que é conhecido por ser uma “fonte” de aquisição gratuita.

Porém isso é um engano, já que existe um gasto para produzir materiais como artigos e infográficos. Muitas vezes o orgânico chega até a ser mais caro.

Enquanto o tráfego pago tem o investimento financeiro, o investimento da estratégia orgânica tem muito mais a ver com o seu tempo e a dedicação intelectual – afinal, e elaborar textos de duas mil palavras é nada simples e fácil.

Na estratégia orgânica os resultados demoram mais, e por isso muitas empresas abrem mão deles, ou simplesmente não possuem equipe/estratégias suficientes para tê-los.

Já o tráfego pago pode gerar resultados imediatos e não exige tanto conhecimento técnico (como SEO).

Mas não estou dizendo que isso é algo fácil; ficará até mais evidente quando você for ler a opinião dos nossos mentores da Growth Lovers.

tráfego pago

Renda recorrente x Renda imediata

O lado bom do tráfego pago é que você gera resultados na mesma semana que você o aplica, isso se não for no mesmo dia (pouco provável se você não tiver experiência).

Já o tráfego orgânico tem uma resposta mais lenta, mas que depois se torna uma receita recorrente.

Imagine que você tenha um vídeo no Youtube, com um número razoável de visualizações – afinal, você trabalhou bem o SEO dos seus vídeos.

Sem investir nenhum dinheiro a mais naquilo (publicado há um ano, supondo), você continua trazendo trafego com ele através dos links que você deixou abaixo do vídeo.

Tem gente que vende infoproduto assim. E dá certo.

Sempre entra uma grana recorrente para a pessoa. Mas você terá que construir um público, diferente do tráfego pago, que dá chance até aos “desconhecidos”.

Eu, o editor, sempre trabalhei com tráfego orgânico. Mas não tenho experiência prática em mídia paga.

Por algumas razões, esse ano tive que aprender e fazer algumas experiências, e claro, iria me sentir mais a vontade para ao menos falar um pouco do assunto aqui como alguém que está se iniciando.

Vou falar um pouco então como é aprender sobre tráfego pago e como fazer sua primeira campanha.

Qual  objetivo do tráfego pago?

O maior objetivo de um gestor de tráfego ou profissional que cuida de tráfego pago é investir em plataformas e sites que permitam direcionar anúncios estratégicos aos usuários, para que eles realizem uma ação.

…que na maioria das vezes é um simples clique…

Isso é feito por banners, imagens e muitas vezes vídeos, como é o caso do Youtube.

Muitas vezes o objetivo e meta será, basicamente, fazer com que a pessoa descubra quem é você, e se o que você oferece é de fato o que ela precisa.

Mas fica tranquilo que tudo isso ficará mais evidente ao longo do artigo.

Como aprender sobre tráfego pago? (e como eu fiz minha primeira campanha no Facebook)

Não vou te dar um passo a passo de como começar com tráfego pago.

Mas vou falar como eu fiz para aprender, e vai servir para você que quer sair do zero (tanto em grana quanto em conhecimento).

Primeiro: Eu me afiliei a um produto – tanto faz se é na Hotmart ou na Monetizze.

Motivo: O produto já está lançado e alguns produtores ensinam pelo Youtube como fazer as vendas.

Sim, após ficar lendo blogs e passeando por vídeos e conselhos de grupos de whatsapp, essa foi a opção mais lógica para fazer na prática uma campanha paga.

Eu fiquei consumindo vídeos e até a cheguei a fazer um curso na Udemy, mas faltava botar o que aprendi para funcionar.

Acredito que essa seja a opção mais interessante para quem não possui uma loja e nem nada que possa ao menos fazer um anúncio pago.

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Como trabalhar com tráfego pago?

Diferente de outras áreas e ciências, que permitem você primeiro navegar muito tempo na teoria, o tráfego pago não é bem assim.

Quem quer trabalhar nessa área precisa infelizmente fazer testes e aprender fazendo.

Até mesmo por isso, que aulas e cursos práticos, que mostram as pessoas fazendo passo a passo, são o tipo de conteúdo que as pessoas mais gostam e aprovam nesse assunto.

De qualquer forma, será necessário guardar um pouco de dinheiro seu (ou do chefe) para fazer umas experiências. Eis uma das verdades de se trabalhar nessa área.

Trabalhar com tráfego pago: As primeiras tentativas

Agora que você pegou a dica anterior, faça uma ou duas campanhas, sem exigir resultados logo em sua primeira vez.

Não vou mentir e dizer que você vai ganhar dinheiro fácil e que é maravilhoso ser um afiliado.

O caminho é tortuoso.

Todavia, é muito interessante essa opção para você aprender mais sobre o tema, e ter aula do produto que explica como fazer pixels e outras coisas técnicas de tráfego pago e ads em geral.

Sem falar que esses caras disponibilizam grupos de Telegram e você troca muita experiência com a galera (mesmo, comprovado por mim!).

“– Será que fico assim?”

Pegou a dica? Bom, agora falando de outra coisa importante sobre os primeiros passos no mundo do tráfego pago.

Tráfego pago com Instagram

Minha dica para quem quer trabalhar com redes sociais é fazer um pouco de posts orgânicos e criação de conteúdo para seu feed.

Depois de fazer isso e entender um pouco do lado orgânico, aí sim apostar na compra de mídia em geral.

Dei essa dica pois a ideia aqui é saber fazer bons designs e imagens chamativas. 

Quem pula essa etapa, pode descobrir amargamente que seus anúncios, com imagens e designs poucos chamativos, terá poucos cliques.

Remarketing: O que é e como usar?

Não poderíamos deixar de mencionar esse termo mega importante no universo do tráfego pago e compra de mídia.

Explicando da forma mais clara possível, o Remarketing é o mesmo que fazer novamente marketing para um mesmo usuário na internet.

Graças a algoritmos e boas práticas dos gestores de tráfego, é possível “seguir” e redirecionar campanhas para pessoas que visitaram uma página, ou que fizeram determinada ação (como ver um vídeo de sua empresa, por exemplo).

Ou seja, por meio do remarketing, você cria campanhas que automaticamente enviam anúncios para pessoas que apresentaram algum tipo de interesse prévio na sua marca ou no seu segmento.

Fazer isso normalmente ajuda no ROI e no custo de aquisição, uma vez que o usuário é mais propicio a comprar de você.

Os gatilhos mentais e as boas copys!

Eu não poderia falar de tráfego pago e ads em geral, sem tocar nesse assunto.

Os gatilhos mentais e as copys são os motores dos anúncios, junto com as imagens. É o que faz a pessoa congelar a vista ao menos 3 segundos em seu anúncio, e não deslizar a tela, ignorando sua mensagem.

👉 Já falamos de gatilhos mentais e taxas de conversão aqui.

As Copys possuem a capacidade de resumir uma ideia numa breve frase, e instigar a curiosidade do cliente.

Ou seja, a copy pode trazer um benefício e uma “mensagem com uma chamada de ação” em seu conteúdo.

Dessa forma a pessoa que leu, e que se interessa pelo assunto, não tem outra opção a não ser ver/ler do que se trata.

Vou mostrar um exemplo de Copy que eu fiz para um brechó. Veja a seguir:

Case de Copy para gerar tráfego

 

Primeiro que não usamos a palavra “brechó”, e sim Moda com consciência.

Aqui existe uma chamada, que faz referência a um sentimento feminino (se bem que me atingiria facilmente) de “encontrar peças únicas e raras”.

É uma felicidade enorme quando uma peça de roupa ou de vestiário faz um match com nosso gosto.

Aqui a ideia é você se lembrar da sensação. E também existe um gatilho: o da memória.

Ou seja, ao ler a frase, você se recorda de algo bom, e é preenchido por uma sensação de alegria.

Vender é um ato de despertar diferentes gatilhos: desejo, autoridade, urgência, escassez, entre outros.

E como no marketing digital muitas transações acontecem online, de maneira self service, é muito importante utilizar as imagens e criativos, para além de comunicar a proposta de valor dos produtos e serviços.

Trabalhando de casa: Consultor freelancer e/ou Gestor de tráfego pago

Sim, todo mundo vem falando de home office, e aqui não seria diferente.

Uma das razões desse artigo ter sido criado é um grande debate sobre “ser consultor de tráfego pago” e de ser um profissional independente.

Existe uma busca por aprender e se especializar nessa área maior do que havia anteriormente.

Percebeu que agora muitos cursos online e vídeos do Youtube possuem alguma referência a esse assunto? Caso sua resposta seja não, então comece a observar.

O e-commerce e os negócios online deixaram de ser uma dúvida. 2020 mostrou que o negócio online agora é uma certeza.

Consequentemente isso criou um “buzz” muito forte de mídia paga durante a quarentena, ainda mais com muitas pessoas perdendo seus empregos.

Além que, o número de oportunidades na área cresceu a-b-s-u-r-d-a-m-e-n-t-e.

Se isso faz sentido para você, agora vamos à segunda parte do artigo: as entrevistas com especialistas na área!

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Leia também: 4 Dicas para se tornar um gestor de tráfego pago

Opinião do especialista (1): Como é trabalhar na área?

Hoje um dos nossos mentores, Bruno Bispo, veio dividir com a gente sua experiência na área.

A primeira coisa que o Bruno dividiu comigo a respeito da área é que falta informação correta, principalmente para quem está começando.

“Muito do que se fala no Youtube,  é para vender curso. O retorno não é rápido assim e no começo, o profissional tem que estar ciente que vai errar algumas vezes”.

Muita gente acha que precisa investir muito dinheiro, sendo que é possível entrar nesse mercado – criar seu primeiro anúncio – com pouco budget.

“O que é realmente importante e o profissional da área vai ter que desenvolver um olho bom para notar, vai ser a qualidade do anúncio, público alvo, e principalmente a personalização do anúncio para o cliente (imagens e copys corretas, de acordo com o momento de compra).”

 

Falando sobre consultoria de marketing e de tráfego pago

Segundo o Bruno, muita gente vem moldada pelo pitch dos instrutores de tráfego da internet, e pensam que “é fácil começar”.

Mas a realidade é que são muitas variáveis e muitos passos para fazer uma boa campanha, e quem tem pouca experiência acaba se atrapalhando.

“Eu gosto de passar as informações de uma maneira que com o tempo, ele (cliente) consiga fazer por conta própria”.

Ao fazer isso, é meio que automático o cliente perceber o valor do seu trabalho, pois “ele vê o grau de complexidade que existe no trabalho de um consultor”.

Algumas dicas para trabalhar com tráfego pago:

  1. Passe relatórios mastigados. Mande mensagens e resumos (até pelo Whatsapp) que fazem “o olho do cliente brilhar”.
  2. Faça experiências e o básico antes de tentar ser consultor. Depois dos erros que você vai ao mercado, e não o contrário.
  3. Existe muita ferramenta gratuita e material que ensina na internet. Descubra esse material, estude e use as ferramentas de praxe (Analytics é só um exemplo).
  4. Preste atenção em dados básicos que outros ignoram: comportamento no e-commerce, newsletter, forma de pagamento, produtos que tem mais saída . Perceba que nem sempre são dados complexos que vão fazer suas vendas aumentarem.

Como prospectar clientes para trabalhar com tráfego pago?

Cada pessoa tem um método. Um belo dia você conquista as indicações, que eu diria ser o “tráfego orgânico” do consultor e profissional autônomo.

Mas até lá, você terá que prospectar.

“O ideal é usar o linkedin ou a página da empresa que você está prospectando, e chamá-lo no direct. Mas não apareça com uma proposta de trabalho sem antes ter estudado a página e o site da empresa a fundo.”

Ou seja, “faça um Raio-x da empresa e tenha em mente ao menos um ponto a melhorar, para usar no seu pitch“.

Como fazer tráfego pago sem clientes (dica para os iniciantes)?

Bom, deixei esse espacinho para aqueles que realmente estão começando.

Segundo o especialista entrevistado, hoje em dia é bem fácil treinar e aprender a fazer tráfego pago, pois você não precisa nem ser um funcionário com emprego formal, e nem mesmo ser dono de um negócio.

Basta se aventurar em freelancing para pequenos negócios e/ou tentar ser afiliado, de produtos diversos (até a Amazon tem afiliação, procure lá).

Com isso você vai montando um portfolio e monta alguns cases para mostrar para clientes maiores.

(O papo de currículo e portfolio do futuro temos aqui nesse dia).

Pequenas e médias empresas

A maioria das oportunidades estão aqui, principalmente para um profissional autônomo.

Sobre os anúncios de pequenos negócios:

  • Não precisa investir muito de cara: mas lembre-se que o retorno está associado a quantidade colocada – começar com calma, e mesmo que tenha muito dinheiro, não colocar muito no começo (afinal você ainda não tem pixel e pouco sabe sobre a aceitação do produto).
  • Comece localmente: ads local, município, regiões próximas. Aos poucos o cliente vai ficar forte no local, e aí sim expandir as vendas. “Domine sua região e depois vá expandindo”.

Hack: Google ads serve para atrair tráfego. Suas vendas ocorrem mesmo é no Facebook e no Instagram.

Mas lembre-se: Só dê foco no Facebook em comércios locais ou onde os consumidores são da faixa etária de 30+.

Dica final do gestor de tráfego pago

Uma das estratégias mais utilizadas no momento, e a formação das suas próprias listas de remarketing por conteúdos ou vídeos e na sequência o remarketing direto com a “solução de um problema”.

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O foco é atrair tráfego usando Visualização ThruPlay em site ou perfil social, com uma estratégia segmentada de remarketing bem estruturada.

Desta forma, iremos buscar captar novos usuários para compor as listas de remarketing, já atuando em possíveis clientes para a conversão.

Com essa estratégia, o valor pago continua baixo e sempre entram novas pessoas nas listas, nunca aumentando (pois aos poucos os lances vão crescendo conforme você faz remarketing e reutiliza as listas). “A sacada é sempre retroalimentar a base, e a cobrança não fica maior”.

Para finalizar, temos uma mensagem sobre como aprender a mexer com tráfego pago:

“A possibilidade da maestria é a junção da quantidade de conteúdo grátis com a vontade de fazer, sem medo de errar “

— Bruno Bispo

 

Já pegou seu modelo de backlog de growth gratuito? Só clicar aqui!

Opinião do especialista (2): Tornando o pequeno negócio em algo grande coma  ajuda do tráfego pago

Nesse artigo, eu também entrevistei o Wagner Hörlle, que já atuou como consultor Freelancer de tráfego pago e hoje é CMO de uma empresa.

Ele aprendeu na marra a trazer tráfego para os sites e negócios de seus clientes, e confessou que é errado “comemorar antes da hora” quando aparecem os primeiros resultados.

Segundo ele, é possível “transformar um pequeno negócio em algo muito maior com o uso de mídias pagas”. Afinal, mais pessoas descobrem a existência de sua marca, e a segmentação do público favorece o processo.

Aplique o Growth Hacking até mesmo em uma empresa pequena, pois sempre é possível crescer.

“A demanda só cresce”

A demanda sempre cresce. Ter um gestor ou um indivíduo que cuida da operação está se tornando um requisito em muitas empresas.

Muitas pessoas gerenciam seus próprios negócios, mas acabam pecando na análise de dados e na obtenção de ROI.

Isso cria uma necessidade de ter alguém mais focado, e com bagagem na área de compra de mídia e tráfego.

As primeira semanas são fundamentais para uma autodescoberta: a empresa e o gestor de tráfego começam a identificar onde suas campanhas têm mais força.

“O retorno começa a aparecer depois de testar e zerar as possibilidades. Só depois de rodar e testar ao máximo todos os canais, é que o responsável por tráfego pago pode tirar conclusões”

Não gere posts aleatórios!

Um dos problemas da área de mídias sociais e de marketing em geral, é a publicação aleatória sem foco.

O Wagner faz uma observação que “muitas pessoas pedem para que o responsável por publicações faça posts e campanhas diárias, sem uma segmentação ou estratégia por trás”, e que no final isso não gera nenhum resultado – principalmente se você não olhar as métricas depois.

Seja em tráfego orgânico ou no pago, se pergunte o por quê da campanha. Jamais faça com pressa, a qualidade prevalece sobre a quantidade (algo bem feito leva cliques ou compartilhamentos).

 

“Fazer por fazer para ‘estar no digital’, igual todo mundo faz, não da resultados. Postar anúncio no Facebook, sem se basear em nada, é perda de tempo”

Gestor de tráfego/Consultor. Onde e como começar?

Quem está começando deve buscar cases reais e estudá-los.

O Wagner também falou da abundância de material gratuito, e citou Pedro Sobral e Thiago Tessmann para quem quer aprender (vai lá no Youtube, e você vai entender).

Quando o assunto é prospecção e os primeiros serviços, “o ideal é ter um preço fechado já com o cliente, mais uma comissão”.

Em seu caso particular, ele sempre desenvolveu um portfólio e cases de sucesso, o que gerava demanda automática.

“Quem ainda não tem cases e aplicações reais, tenta ensinar e ajudar outras pessoas, pois durante o processo você vai se aperfeiçoando. Se voluntarie a ajudar, principalmente amigos e conhecidos”.

Dica ao profissional autônomo:

Crie uma empresa no Google meu negócio e se posicione como uma pequena agência de marketing. Isso vai facilitar na hora de prospectar e de fechar futuros clientes.

Mas faça isso somente depois de treinar e fazer seu dever de casa (ou seja, estudar), pois dessa forma você vai ter mais segurança na hora de se vender.

E por último, “supere a barreira do medo, faça algumas campanhas baratas e com pouco gasto, para se acostumar com as plataformas (Google ads, Facebook Business, etc)”.

 

👉 Com isso, concluo minha super entrevista com pessoas que trabalham diariamente com tráfego pago e que puderam compartilhar suas experiências. Não se esqueça de conhecer o projeto da Queen Jay, que vai te tornar um novo expert em Marketing e tráfego pago.