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Inbound Marketing do zero: aprenda a começar sua estratégia de maneira descomplicada

inbound marketing

O Inbound Marketing não é nenhuma novidade hoje no Brasil, mas ainda possui muitos novos entrantes a cada ano.

Criar conteúdo e fazer os clientes virem até nós, de forma orgânica é algo que vai demorar para sair de moda, com toda certeza.

Por isso, se você está no começa de sua jornada de conteúdo, de criação de artigos e vídeos, esse texto de hoje é para você!

Fique com algumas dicas e macetes para começar a estratégia de inbound marketing de sua empresa, criar blogs e canais – sem fazer os erros mais comuns.

Artigo baseado na apresentação de Diego Rezi “Como começar no Inbound”, que foi transmitida para alunos da Queen Jay no mês de agosto.

Inbound Marketing: como começar sua estratégia de conteúdo?

A ideia por trás do Inbound Marketing é a atração natural dos clientes, ou seja, eles vão até você e sua marca. Funciona muito bem para enriquecer o marketing digital de sua empresa ou marca pessoal.

Você não usa ads nem mesmo anúncios pagos (ao menos em tese eis a ideia), pois o ideal é que o cliente venha por espontânea vontade.

Para que haja esse fluxo natural, você cria conteúdo bom, e chama a atenção do público por meio dele.

Os resultados podem até ser um pouco lentos, mas se feito de maneira estratégia, o inbound consegue dar muitos resultados para grandes empresas, PME’s e até profissionais autônomos.

Etapa da jornada de compra (funil pirata)

Algumas pessoas já devem estar habituadas com os funis de marketing, mas deixo aqui apenas como lembrete do que ele se trata.

Na hora de criar conteúdo e pensar em estratégias de geração de leads, é super importante criar e mapear um possível funil da sua empresa (falamos disso nesse artigo de growth hacking).

Com isso ficará mais fácil identificar e acompanhar o que é criado para aquisição e “dúvidas gerais”, e o que está localizado no meio e fundo de funil que é a ativação e conversão de fato.

Aqui abaixo deixo um vídeo, que explica alguns contextos sobre Inbound Marketing:

Onde seu público está?

Não dá mais para ignorar a geração de conteúdo e tráfego orgânico para atrair leads e clientes. Portanto seu papel aqui será apenas notar e pesquisar onde seu público está!

Com base nos locais e sites que eles usam (as redes sociais, por exemplo) aí sim sua equipe de marketing terá plena noção de onde apostar as fichas na hora de fazer publicações.

Algumas vertentes de lugares e “portais” para se criar conteúdo – ao menos no Brasil – são sites próprios e blogs, redes sociais como o Instagram, Youtube e até mesmo lugares alternativos como o Pinterest. O cenário ideal é aproveitar diversos lugares, pois assim você “cerca o frango” na hora de chegar até o público.

Tenha noção também do budget e do valor do seu produto ou marca, pois quanto mais complexo e caro ele for, maior será a necessidade de se ter um blog. falaremos disso a seguir:

Criação de blogs para o Inbound marketing

Quanto mais complexo é seu produto ou serviço, maior é a necessidade de ensinar e educar sua audiência. E o blog possui esse grande poder, que é passar conhecimento e awareness para os visitantes em seu site.

Já devo avisar de antemão que os resultados demoram. Para acelerar as coisas, aposte em linkbuilding, backlinking e no seu outsourcing de redação.

Lembre-se que sempre será necessário alguém para “cuidar desse cachorro”. Jamais deixe um blog sem ter ao menos um dono; portanto querer terceirizar 100% pode ser um perigo, as métricas não serão coletadas e alguma hora vã esquecer de dar ração (eu avisei…).

Blog serve para todo mundo?

A resposta é não.

O blog vai combinar mais com ciclos de vendas e jornada de clientes mais longas, e produtos mais complexos, enquanto produtos mais simples e “tangíveis”, ficam com estratégias de conteúdo  nas redes sociais e vídeos (e claro, o outbound marketing).

A criação de um blog também é interessante quando há a necessidade de se criar conteúdos atrelados a um profissional autônomo, que deseja ser uma autoridade em sua área.

No entanto, se a ideia de portfolio e “cartão de visita” for mais simples e trivial, é recomendável usar construtores de sites menos complexos — ou seja, que não sejam WordPress.

Tudo sobre a criação de um blog de maneira “fácil”, está nesse vídeo. Detalhe, eu também usei esse canal da hora de fazer o meu blog:

Criando seu blog/site: “Usar WordPress ou…”

Um assunto que muitos se perguntam, é sobre onde criar seus sites e blogs. 

Minha sugestão é usar o clássico, o WordPress, mas para quem trabalha com e-commerce e venda de produtos de ticket menor, fazer um site na Duda ou Wix pode ser muito melhor.

Então o detalhe aqui é: se vai precisar de blog, faz no WordPress. Se a página é somente portfólio e venda direta de produtos (checkout e todo aquele processo de vendas online) então use esses outros construtores de site.

Até mesmo acredito que sejam mais fáceis de utilizar, pois o wordpress é uma solução mais antiga e menos “user friendly”.

Vale a pena pagar para fazerem por mim?

Sim, vale a pena!

No entanto, aos Heads de marketing e growth hackers de plantão, mexer um pouco em wordpress e landing pages será necessário cedo ou tarde em sua vida.

Ter esse tipo de conhecimento pode abrir portas para você, e facilita na hora de estruturar sua estratégia de inbound marketing. Porque pense: se você não souber mexer no construtor do site ou no seu blog, você ficará refém de alguém ou de uma empresa/agência externa.

A dica é: vídeos ensinam a abrir e hospedar sites (coloquei acima) e cursos na Udemy ensiam a mexer no WordPress e plataformas similares.

Inbound marketing
“Vai lá e faz esse corre!”

– Bom, agora que já falamos do blog (meu queridinho), vamos falar de fazer vídeos!

Inbound Marketing com Youtube: “Faça antes que o concorrente faça por você”

Os vídeos fazem bastante sucesso. Muita gente quando tem dúvidas e querem conhecer uma marca, recorrem ao Youtube.

Isso é uma verdade pincipalmente quando se trata de serviços e assuntos mais complexos – o que teria uma compreensão reduzida por outro tipo de mídia. Então deixar de lado vídeos e tutoriais, de maneira geral, pode ser uma oportunidade forte que você está deixando passar para posicionar sua marca.

Lembre-se dessa máxima: Os vídeos são mais preferíveis em comparação aos artigos, uma vez que é mais fácil de consumir e de visualizar.

👉Falamos de Youtube em um mega artigo aqui.

Ferramentas que podem facilitar sua vida

A moda mais recente vinda de Paris no mundo do Inbound Marketing é a automação e as ferramentas inteligentes.

Essas ferramentas criam templates e modelos semi-prontos para publicações em redes sociais e no próprio Youtube. Então se for criar vídeos e não quiser desanimar no processo, descubra sobre esses editores e Apps que fazem milagres na vida do profissional de marketing.

Dica do editor: Deixo como sugestão para sua estratégia de vídeos um editor de vídeo que fez eu surpreender muita gente. Recomendado também para Ads pagos.

“Uma palavrinha sobre o remarketing no Inbound Marketing”

Sim, lá em cima falei que no Inbound Marketing é tudo orgânico, e que não existia gastos com tráfego e outbound.

Bom, nem tudo na vida são flores e nem tudo é de graça…

Uma boa estratégia de inbound vai contar sim com remarketing e meios pagos para divulgar iscas digitais e eventos. Então é normal usar de estratégias para “seguir” o lead e fazer ele se interessar pelo seu conteúdo. mas claro, faça isso apenas se tiver sentido, e uma estratégia por trás feita por um growth hacker.

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Redes sociais, a alma da criação de conteúdo para seu negócio

Já vou adiantar para você: aqui não há exceção. Marketing nas redes sociais é para todo mundo e para toda empresa.

O chato desse canal/estratégia é que exige muito trabalho e consistência, o que pode ser um fator limitante para quem tiver poucos braços e pouca paciência de ver o cavalinho crescendo devagar.

Aqui está o valor central a um profissional autônomo, uma vez que como não possui pessoas e equipes para ajudá-lo, ele pode apostar no compartilhamento e “repostagens” em diferentes sites e portais.

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Welcome to hell

Lembre-se que depois de atrair tem a parte do relacionamento, e quando a pessoa está seguindo e acompanhando você nessas redes sociais, de certa forma isso é uma maneira de gerar relacionamento com o público (o mesmo vale para seus vídeos no Youtube, etc).

Frequência e boas práticas nas redes sociais

Agora que você vai repensar ou reiniciar uma estratégia de inbound marketing com as redes sociais, deixo aqui umas dicas e macetes para você:

  1. Mantenha frequência semanal (tipo 3x na semana ou mais). Se não for assim, seu perfil não vai tracionar em nenhuma rede;
  2. Use ferramentas que facilitem o processo (seja de vídeos ou até mesmo uma mlabs para automatizar posts);
  3. Sem uma ferramenta de automação ou que facilitem posts você vai esquecer e vai ficar com preguiça depois [eu avisei – 2];
  4. Misture sua estratégia de redes sociais a outras faces do marketing, como e-mail marketing, etc;
  5. Recolha e documente os resultados, pois o que é medido é melhorado!

Ps: Uma palavrinha sobre “repostagem” e reciclagem de posts nas redes sociais

Honestamente nunca tive qualquer tipo de problema em reutilizar posts e artes para fazer publicações, contrariando algumas lendas urbanas de profissionais da área.

Nem mesmo problemas em duplicar posts com um intervalo entre o original e a cópia, com pequenas alterações na descrição (mas mantendo imagem e link por exemplo).

Realizar repostagens ou “reciclar” coisas não terá nenhum problema, desde que você:

  • Dê um ótimo espaço de um post ao outro. Eu diria uns 10 dias;
  • Tenha plena noção que o engajamento na cópia é menor que na original. Se fizer tal proeza de ter a cópia melhor me mande print que fazemos um artigo para você;
  • Crie marcações para saber o que está sendo duplicado e reciclado. Se não fizer isso, você pode cair na besteira de usar algo pela terceira vez, e seu chefe vai notar isso [eu avisei 3, último do artigo].

E agora que você entendeu essa parte, o mais óbvio depois que se organiza a casa é mantê-la limpa. Ou seja, otimização do que foi feito.

Otimização da estratégia de Inbound Marketing

Bom, aqui estamos quase terminando os seus primeiros passos em uma estratégia de inbound marketing de sucesso.

Depois de estar testando e experimentando com os canais e vertentes de conteúdo, será necessário acompanhar o crescimento deles, e ver quais funcionam melhor ou pior.

O legal de otimizar e de focar onde possuem mais geração de tráfego, e que sua equipe com o tempo começa a otimizar oq ue realmente interessa, e para de gastar energia e tempo em lugares que não trazem de fato visitas e possíveis leads.

Tudo sobre otimização de conteúdo falamos nesse dia, em outro artigo. Então confere lá!