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Como começar a usar automação de Whatsapp em sua empresa?

automação de Whatsapp para empresas

Responder todo mundo, aquele monte de mensagem todo dia, é quase impossível sem uma automação.

Dependendo do tamanho da empresa e do número de pedidos e dúvidas, essa tarefa chega a ser inviável, e muitos leads ficam sem obter respostas…

Por isso que a automação de Whatsapp para uma empresa é a opção ideal para escalar vendas (ou ao menos para deixar leads engajados).

Se você está pensando em contratar ou testar uma ferramenta para automatizar seu Whatsapp e seus chats do seu site, hoje você vai ver uma dica de ferramenta de automação boa e de baixo custo, que eu testei antes de fazer esse artigo.

Também vou falar das vantagens e motivos pelos quais você já deveria estar usando isso em sua empresa – ainda mais se for um B2C ou loja online!

Automação de Whatsapp: Como funciona?

Com a necessidade cada vez maior de avisar leads e engajar pessoas a falarem com sua empresa, se tornou necessário a automação do Whatsapp corporativo.

Isso é muito comum tanto para grandes empresas como pequenos empresários que vendem online, e que precisam responder múltiplas dúvidas e perguntas sobre o produto (sim, quando você tira dúvidas sobre um produto online, 90% deles é um bot).

Em termos práticos, a automação funciona assim: você configura respostas e mensagens automáticas. Cada resposta vai depender das palavras chave inseridas pelo usuário, ou das opções que ele selecionar (é possível colocar opções nas caixas de diálogo).

Além disso, esses programas de automação de mensagens permitem que você faça um único disparo para várias pessoas, fazendo com que em poucos minutos de trabalho, você entre em contato com centenas de leads e clientes.

A principal vantagem de automatizar seu Whatsapp

O Whatsapp se tornou o aplicativo mais usado no Brasil (olhe a imagem abaixo), e ao mesmo tempo acabou substituindo algumas redes sociais.

Ou seja, muita gente optou por fazer coisas no Whatsapp que antes eram feitas, por exemplo, no Facebook ou até mesmo por e-mail.

Dessa forma, o Whatsapp se torna a maior vitrine digital do momento, talvez perdendo somente para o Google e seu buscador de palavras e imagens.

Pesquisa sobre aplicativos e Whatsapp no Brasil: dados de 2022.

Fonte

Para que tipo de empresa ou negócio usar automação é um “must have”?

Em algumas empresas há uma obrigação em ter uma automação do Whatsapp, pois do contrário, provavelmente vão estar deixando dinheiro na mesa

Então em primeiríssimo lugar, temos o setor B2C (business to clientes) como um todo, pois a interação com usuários perguntando sobre mensalidades, preços e outros pontos é muito maior do que no B2B.

Se você tem um e-commerce, mesmo pequeno, se vende infoprodutos ou roupas para outras pessoas, você deveria aprender mais sobre essas ferramentas de respostas automáticas e disparo de mensagens, já que não será fácil dizer “oi, chegou uma nova coleção” para 200 pessoas, certo?

Em segundo, temos as pequenas empresas que possuem equipes enxutas.

Supondo que você que está lendo esteja em uma empresa de menos de 10 pessoas, e que até seja o dono dela, você deveria mostrar para a equipe de vendas sobre essas automações (ou aprender a operar elas por conta própria).

Qual ferramenta posso usar para automatizar o whatsapp da empresa?

Para o exemplo de hoje, vamos usar uma ferramenta que tem um preço super acessível para os brasileiros, que é a Dispara.ai.

O programa surgiu principalmente pela falta de alternativas de baixo custo para PMEs e profissionais autônomos, que muitas vezes precisam realizar múltiplas tarefas do marketing da empresa.

Com este tipo de facilidade, um vendedor vai poder falar de promoções e lançamentos para aqueles que já são seus clientes, assim como pessoas que ficaram “presas” na jornada de compra, e que ainda não finalizaram a aquisição final do produto.

Automação de Whatsapp
Seja um verdadeiro ninja de marketing com as automações de Whatsapp!

Caso tenha ficado curioso como configurar e colocar para rodar a ferramenta, aqui vai a parte que você queria!

Como configurar sua primeira campanha e mensagens automáticas no Whatsapp?

Agora o assunto é para aqueles que ficaram interessados em criar suas primeiras mensagens automáticas. Vamos lá!

1.Coloque os seus dados e atributos no programa

Tudo começa com o preenchimento dos dados de sua empresa, upload de uma foto e demais detalhes que vão passar credibilidade de que a conversa é real, e que o Whatsapp ali em questão realmente é uma pessoa querendo ajudar.

Sem fotos e uma boa descrição, você poderá ter menos engajamentos e mais pessoas desconfiadas da veracidade de sua mensagem (achando que é golpe, etc).

2.Configure primeiro as mensagens mais comuns

Depois de configurar a conta, é hora de criar as mensagens de abertura, e criar um possível mapa de interações, levando as pessoas até as dúvidas mais frequentes na empresa.

Note que se essa for sua primeira vez fazendo isso, provavelmente será necessário otimizar a automação, uma vez que você ainda não teve experiência com as ações e respostas dos usuários.

3.Crie as automações (caminhos de interação)

Depois de configurar e aprender a mexer no básico, você terá que criar a biblioteca de interações.

Esse é o passo mais demorado, mas também o mais importante!

Crie então no aplicativo de respostas automáticas os possíveis caminhos e tipos de respostas de acordo com as opções que o usuário colocar na ferramenta. Mas fique tranquilo, em casos mais complexos uma opção automática vai colocar você em contato com a pessoa, que deverá responder manualmente.

Depois de configurar e testar, você pode começar a disparar as primeiras mensagens, e deixar seu bot ou chat prontinho para responder seus usuários.

4.Experimente múltiplos bots, e aprenda mais sobre o dashboard!

O último passo é um pouco mais avançado, e vai demandar alguns dias de uso.

Depois de já ter instalado e configurado os passos anteriores, você vai perceber que será necessário ter mais de um tipo de campanha ou Bot.

Isso porque sua empresa provavelmente vende vários produtos e serviços, e também existem campanhas temporárias, como eventos e webinars, que podem demandar alguns disparos para múltiplos contatos.

E depois de mexer com tudo isso, tem a colheita: essas ferramentas de automação de Whatsapp contam com métricas visíveis e acompanhaveis, para que você possa estar entendendo o que está performando bem e o que não está.

Leitura complementar: como são feitas as análises de dados e métricas em uma empresa

Quais mudanças o programa de automação vai trazer no seu dia a dia?

Ao meu ver, a primeira e maior vantagem no dispara.ai é a possibilidade de criar vários workspaces na página de administrador, o que vai permitir ter uma visão 360º das campanhas e tipos de chats que você tem em aberto.

Com isso, você poderá administrar várias mensagens e disparos de forma automática, e não vai se confundir enviando mensagens em uma área ou campanha errada.

A outra vantagem está relacionada ao número de Bots e “campanhas. Com esse tipo de ferramenta, você vai realmente ser alguém multitask, conseguindo enviar mensagens para dezendas de pessoas.

E o que é melhor: sem de fato ter que estar ali todo tempo fazendo isso.

As mensagens são programadas, o que permite enviar mensagens em horários malucos, como 8:00 da manhã ou até finais de semana.

Integrando a automatização de Whatsapp com outras ferramentas

Outro detalhe importante sobre esse tipo de ferramenta é que, em muitos casos, é possível integrá-las com seu CRM ou ferramentas do time de vendas.

Com isso, os contatos gerados e nutridos durante uma automação podem ir automaticamnete para seu CRM, facilitando na abordagem e na venda final.

Para aqueles que quiserem saber mais sobre integrações e ferramentas de marketing, indicamos a leitura do artigo de growth marketing, que aborda bem o assunto, e da uma introdução ótima para quem está nessa transição de carreira.