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Analista de Growth Marketing: 5 passos e habilidades para você (começar) trabalhar na área

Growth marketing

Hoje vamos falar de um tema muito interessante que abrange muito da área dos Growth Lovers e de nossas profissões: o Growth Marketing.

Uma área que ainda tem muito a ser explorada no Brasil, ainda sofre com pouca base para estudos e preparação desse tipo de profissional no mercado, que acaba tendo que aprender na marra – errando e apanhando muuuito.

Eu diria até mesmo que o growth hacking está dentro dessa área, e que mesmo com nomes parecidos, existem certas diferenças…

O que muitos não sabem, é que algumas profissões estão atreladas ao Growth Marketing, como áreas de inteligência de dados e SEO.

Mas agora, vou direto ao ponto:

O que é Growth Marketing?

O Growth Marketing nada mais é do que o marketing “movido ao crescimento”, onde as estratégias e ações dos times sempre têm em mente o crescimento (growth) de maneira exponencial, sem muito atrito e perda de recursos da empresa no processo.

A diferença do Growth Marketing do marketing comum é que este não atua somente na aquisição (topo de funil), essa “área” também se preocupa com todo o restante da jornada, principalmente o pós vendas.

Portanto, você terá que ficar de olho em muitas partes do funil, e de processos que vão além da questão de chamar atenção das pessoas – como a publicidade e o marketing costumavam fazer.

A retenção dos clientes ganha uma importância enorme nessa profissão.

A explicação se assemelha muito a o que é o Growth Hacking, apenas abrangendo alguns detalhes que ficariam de fora.

[Toquei no assunto de curso de growth marketing nesse post]

O que faz um analista de growth marketing?

Note que você vai encontrar muito o termo “analista de growth” por aí. Significa um profissional da área de crescimento.

Um analista de growth direciona o crescimento para as áreas certas da empresa, principalmente nas estratégias de marketing digital.

Dessa forma, esse analista aplica os conceitos de growth hacking nas empresas, e conta com a colaboração de outras áreas da empresa para acertar a operação.

E o que faz um analista de growth?

Como foi esclarecido no último tópico, basicamente os analistas de growth e analistas de growth marketing realizam o mesmo tipo de serviço.

Então podemos dizer que é uma questão de nomenclatura e da escolha das empresas. Cada um vai preferir dar um nome a cargos e funções.

Por que trabalhar com growth marketing?

Todos os anos, muita gente se pergunta “qual área devo dar atenção”?

E não são somente os estudantes não, isso conta para quem está de saco cheio do campo de atuação, que faz há anos a mesma coisa.

Todos são bem vindos na hora de entrar em nosso amado mercado de growth, com seus processos insanos, metodologias velozes, startups e muito cafezinho.

Portanto quem atua ou planeja atuar como analista de growth marketing, deve saber que:

  • Consegue se destacar no mercado, pois é um profissional que está em falta;
  • Consegue ser um camaleão e atuar em muitos lugares e segmentos de mercado;
  • Pode trabalhar em home office, para mais de uma empresa;
  • Vai ter domínio suficiente de marketing e gestão a ponto de conseguir empreender depois, por conta própria.

 

— Falando em Camaleão…

Agora vamos dar alguns passos que você terá que dar para começar sua jornada ao mundo de empresas que crescem muito, junto com o $$$ do seu bolso.

Onde um analista de Growth Marketing pode trabalhar hoje?

Como pergunta final dessa parte do artigo, deixo como resposta “qualquer lugar onde as iniciativas digitais sejam uma bagunça em potencial”.

É muito fácil perder os dados e os esforços de marketing digital de uma empresa, seja ela pequena ou grande (essas ainda mais).

Por isso o profissional de growth “limpa a casa” e faz de tudo para amenizar a bagunça.

Só que nessa brincadeira ele encontra formas de melhorar os processos da empresa.

E quase ninguém não afirmaria que precisa de alguém para fazer esse serviço, não acha?

Mas como lugares/áreas de destaque quero citar 3 para vocês:

  1. Empresas que vendam soluções/serviços online;
  2. Profissionais e empresas que operam com tráfego pago ou orgânico;
  3. Empresas que dependem de vendas (ou receita) sendo feitas por aplicativos, recorrência e pelo próprio site.

São esses tipos de empresas que estão sedentas por seus profissionais de growth marketing nos dias de hoje (eu diria sempre), e claro, tem as startups também.

Os 5 passos para trabalhar como analista de growth marketing

Provavelmente, se você está aqui, em algum momento de sua vida você pensou em trabalhar com startups ou com processos de crescimento, que são considerados fora do comum.

Afinal, quem consegue alavancar um negócio, seja ele qual for, se torna uma peça fundamental em qualquer empresa, além de claro, conseguir progredir muito com seu CV ou portfólio (imagine provar que as vendas de uma empresa cresceram 30% por sua causa).

Portanto vamos dar algumas dicas hoje para mostrar qual caminho(s) você terá que percorrer para se destacar na área e começar a mostrar no que você é bom.

Sem mais. Vamos às dicas…

1) Se torne o cara dos experimentos

Uma coisa é certa: Trabalhar com growth marketing vai exigir que você seja um verdadeiro cientista, só que do mundo das vendas e do marketing digital.

Você terá que testar hipóteses e validar os dados levantados pelo seu time.

Por isso você vai ter que aprender tudo sobre as ferramentas e processos diários que fazemos, para garantir que uma empresa, ou até mesmo site, esteja nos trilhos.

 

“Só tem louco na área, eu avisei…”

 

Se quiser saber mais sobre transição de carreira em 2021, leia aqui.

2)O analista de growth marketing é uma pessoa “desenrolada”

Uma vez me falaram “gostamos de você em nosso time pois você é desenrolado”.

Fiquei pensando naquilo, e isso fez super sentido.

Afinal, são esse tipo de gente que salva times que ficam estagnados e perdidos na hora de partir para a ação.

As empresas não tradicionais, as não “multinacionais”, muitas vezes trabalham com times enxutos e feitos “na curva”.

Por isso, se você não for proativo e ter iniciativa própria, você estará automaticamente desconectado das outras pessoas do seu time.

Um bom sinal para você, que já me ocorreu, é o de estar em um grupo muito burocrático, com atividades muito estagnadas, e você não se sentir em casa.

Eu me sentia excluído, e minhas ideias nunca eram ouvidas. Se você gosta de mexer os pratinhos e fazer as coisas acontecerem, esse aqui é seu mundo ideal, o mundo do Growth Marketing.

analista de growth marketing

3)Empreendedor + Gestor

Sei que parece confuso essa fórmula, mas vou explicar melhor.

Se você viu o segundo ponto, o terceiro é uma evolução dele. Trabalhar com processos ágeis e empresas em franca expansão, vai exigir muito de você.

Por isso que tem um viés natural a tomar riscos, pode se sentir mais à vontade na hora de trabalhar em equipes como essas.

“Ah ok Diego, mas como eu começo aqui então”

Na realidade você pode treinar.

Se nunca gerenciou uma equipe, você pode ao menos ler e estudar sobre o tema.

O ideal é que busque ser um verdadeiro “product owner”, para que você participe dos processos e tenha aquele comportamento de dono.

O Matheus, nosso mentor, falou da mentalidade de dono nesse artigo. Acesse e você entenderá do que estamos falando.

4)Conheça os processos e Frameworks da “ciência do crescimento”

Cara, nossa área é tão complexa que existem muitos livros para falar dela.

São livros de tração, livros de copy, de Growth hacking. É muita coisa…

Para aprender mesmo, de verdade, os frameworks e nossos atalhos, que vão trazer resultados em sua equipe, você tem que conhecer uma boa escola:

analista de growth marketing

E claro, você terá que aprender e também colocar em prática em algum lugar; seja no seu trabalho CLT ou na empresa que você pensa em começar.

 

😩Se você não gosta de estudar e aprender uns truquezinhos, então não gosta dessa área.

5) Seja um Data Expert

Do jeito que o mercado está se movendo, saber ler dados e operar eles é uma “nova exigência”.

O simples fato de saber ler e mostrar para outras pessoas as questões relacionadas aos dados da empresa vai ajudar muito em sua carreira.

Seja saber mexer no Data Studio e operar um pouco de SQL, saber mais sobre o assunto se tornou um must e até mesmo atalho para trabalhar com Growth Marketing.

Extra: Seja expert em viralização (ou ao menos entenda um pouco do assunto)

Uma das maiores características do growth marketing é a capacidade de você pensar fora da caixinha da aquisição.

Muitas empresas, ao longo de suas vidas, criaram processos de viralização, onde muitos clientes e Leads surgiram com pouco investimento por parte das empresas.

As pessoas iam surgindo por meio de referral, campanhas malucas (a internet tem vários exemplos, e nós também), e por processos orgânicos dos mais diversos.

Se você estiver investindo muito dinheiro em uma campanha que você pretende tornar viral, você está fazendo isso errado.

Algumas maneiras de criar algo viral, que criará muito tráfego para seu site, são:

  1. Vídeos e coisas relativamente engraçadas
  2. Produtos e cupons que são fáceis e até atrativos de serem compartilhados
  3. Participar de algum evento ou notícia (isso ocorre sem planejamento na maioria das vezes)
  4. Chamar atenção das pessoas certas, e fazerem elas falarem de você – principalmente nas redes sociais e na mídia online

O especialista em Growth Marketing e a demanda em crescimento

Segundo a World Economic Forum, o especialista em growth hacking é a profissão de maior ascensão na área de Digital das empresas.

Isso ocorre pelo fato desse know-how ser relativamente novo. Não existiam formações e cursos até pouco tempo.

E de um dia para o outro, o cenário digital se tornou fundamental.

As empresas querem ser vistas, encontradas e venderem mundialmente. O especialista de growth marketing é o profissional ideal para organizar projetos para a empresa crescer digitalmente, explorando coisas que não exigem tanto dinheiro e esforço.

Lembre-se: esse tipo de profissional busca brechas e oportunidades. Ele é pago para isso.

Quanto ganha o profissional de growth marketing?

Segundo a Rock Content, o salário médio é de 4 mil reais. Porém existem variáveis como o tipo de contratação e o tamanho da empresa.

Em empresas maiores, onde o growth hacker tem pessoas abaixo dele, o salário pode ser acima de 8 mil reais.

Como conseguir um emprego na área de Growth Karketing ou de growth em geral?

O primeiro passo é levar a sério tudo que foi mostrado aqui, principalmente a parte dos cursos.

Depois disso recomendamos que você consiga vagas juniores e “introdutórias” na área. Isso porque muitas empresas e gestores podem te barrar se você nunca cuidou do growth de uma empresa ou nunca liderou/cuidou de times.

Então uma possível má notícia é que você vai encontrar muita vaga de Head de growth, mas menos vagas de analista de growth marketing.

Mas isso é até intuitivo, uma vez que muitas vezes você terá que trabalhar sozinho, sem um setor ou área (sim, você inaugura ela na empresa, eu já fiz isso…)

Como ser encontrado pelas empresas (e conseguir trabalhar na área?)

Para essa dica final, e extremamente importante, criamos um artigo sobre como mudar de carreira.

É um estudo completo de como você faz para começar em uma área nova, ainda mais se for de growth marketing.

De qualquer forma, assim como falamos nas 5 dicas sobre as necessidades no mercado quando o assunto é growth, vale a pena investir tempo naquelas skills, assim como ter experiências com marketing, e ter essas keywords em seu perfil no Linkedin.

Conclusão

Ainda dá tempo de você ser uma estrela na área de Growth Marketing e Growth Hacking.

Tudo que você precisa fazer é ter uma vontade real em aprender e crescer com todos os conhecimentos que passamos aqui em nosso blog e lá na Queen Jay.

Sem estudos aplicados sobre tudo o que falamos hoje, será muito difícil você se destacar nessa área (na realidade em qualquer uma).

Afinal, lá fora tem muita gente que está sempre lendo e ficando antenado com a área de marketing, gestão e negócios em startups em geral.

Para conseguir enfrentar esse mercado, você tem que estar preparado, com informação e conhecimentos úteis.