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Onde posso encontrar um bom curso de Growth Marketing?

curso de growth marketing

Como alguns leitores já sabem, eu aqui trabalho com conteúdo, Copywriting e SEO.

Muitas vezes, nós que trabalhamos com blog, criamos conteúdos baseados em palavras chave com alto volume de buscas, ou estudamos a trajetória da persona ou do pública que compra nossos produtos e serviços.

Aí, você se depara com esse artigo de hoje, que parece uma resposta de Reddit ou de FAQ (Frequently Asked Questions).

Esse caso foi um pouco diferente: ao observar o Google Search Console, percebi que algumas pessoas estavam pesquisand sobre “curso de Growth Marketing”.

A respeito disso, tenho que explicar alguns pontos, e o primeiro deles é que o growth marketing é derivado do Growth Hacking.

Portanto, quem está querendo saber sobre esse assunto, é como se estivesse procurando sobre um capítulo de um livro, e não sobre a obra completa (se bem que é 80% igual o GH e o GM).

Então se você também quer fazer um curso de growth marketing ou viu uma vaga dessa área e quer saber mais sobre ela, fique comigo aqui no texto de hoje, que vou matar o assunto em 3 minutinhos.

Bora lá?

Curso de Growth Marketing realmente existe?

Sim, é possível encontrar cursos com o tema, e nem precisa ser curso em inglês da gringa. Um exemplo é a Coder House, que possui um curso com esse nome.

Mas o que quero alertar aqui os desavisados é que um curso de Growth Marketing nada mais é do que um curso de Growth hacking.

Só muda o nome praticamente…

Por essa razão é que você deve ter encontrado uns 20 cursos de GH mas 1 ou 2 cursos de Growth Marketing por aí.

Para trabalhar com uma área de crescimento (growth), você vai ter que ter familiaridade ou estar interessado em ler e saber mais sobre um (ou todos) esses pilares:

Fica abaixo a dica para você começar nessa área:

A origem do termo “Growth Marketing”

Existem poucas diferenças entre esses “growths”.

Antes de mais nada, você deve saber que o Growth Marketing se origina e nasce do Growth Hacking, que é um “movimento” que surgiu por volta de 2010 em empresas americanas.

Como essa área foi crescendo e ganhando adeptos pelo mundo, houve a necessidade de adaptar o setor de marketing à experimentação e ao uso de dados.

Há um outro fator que faz com que o growth marketing tenha mais a cara do nosso mercado: a de que o growth tem um viés ou associação ao tema “startups”, o que não é uma verdade quando falamos de GM.

Você pode ler um pouco mais sobre a diferença aqui ou em outros artigos do nosso blog.

O que eu aprendo em um curso de Growth Marketing?

Para aqueles que ainda estão incertos ou possuem dúvidas quanto a o que vão ver em um curso, vamos deixar bem explícito o que é visto nele, seja um curso mais longo ou algo mais básico:

  1. Entender sobre as principais Key Words usadas na profissão: isso vai envolver muitos KPIs e nomenclaturas como “north star metric“;
  2. Vai aprender sobre o funil de growth e como é a jornada do usuário/cliente;
  3. Como registrar tudo e como trazer relatórios para seu time ou para seu cliente;
  4. Resumindo bem o trem, tudo (ou quase tudo) que iria aprender em um curso de growth hacking…

O curso não vai dar foco nas ferramentas, mas sim no mindset de quem trabalha com esse tipo de rotina. Além disso, vai te ensinar como organizar essa rotina e quais serão seus desafios recorrentes.

Como destaquei anteriormente, a essência de ambos cursos e metodologias é parecida, e vai mudar apenas de acordo com quem for seu professor ou qual for a instituição, sendo que instituições gringas vão ter uma abordagem diferente da brasileira.

Cursos complementares ao Growth Marketing

Como muita gente busca o growth pensando que vai aprender a praticar tráfego pago e outros assuntos de marketing, tenho que te falar que, infelizmente, você não vai aprender esses assuntos paralelos aqui.

Por isso minha dica de cursos complementares está relacionada ao seu trabalho atual ou próximo trabalho.

Busque o curso de growth hacking hoje mesmo, mas faça os “paralelos” somente depois de conseguir um emprego fixo na área.

Estou dando essa dica pelo fato de já ter investido $ em design e no fim meu emprego na época me exigiu conhecimento de dados, e eu não tinha…

Ah, e a lista de possíveis cursos complementares são:

  1. Análise de dados (banco de dados, BI, etc);
  2. Tráfego pago;
  3. Scrum e metodologias ágeis em geral;
  4. Front end (assim você poderá mexer livremente em algumas páginas da empresa).

Por que aprender sobre Growth?

Quase toda empresa está online e precisa usar de maneira inteligente seus recursos. É exatamente aqui que entra o profissional de growth nas empresas.

Conhecer o tema, mesmo minimamente, mudou minha vida e de muitos outros colegas de trabalho que conheci nos últimos tempos.

Growth é uma porta para outra fase em sua vida…mesmo!

Um grande diferencial é a possibilidade de criar seus cases, que serão muito mais importantes que seu currículo no futuro, como por exemplo ter um case de uma empresa que cresceu ou de uma startup que graças a você cresceu X%.

Growth  como área de transição ou mudança de carreira

Essa é uma ótima área para transição de carreira, para dar um upsell no currículo ou até mesmo para quem empreende.

Há sempre uma “carta curinga” na mão daqueles que fazem growth ou aprendem a gerenciar o crescimento dos lugares que trabalham.

Por essa razão, para aqueles que possuem experiência comprovada, sempre há portas abertas para trabalhar na área, o que é bem diferente em outros temas e campos do marketing (ainda mais aqueles que a IA está aos poucos tomando conta da área, como no caso dos redatores).

Então se estiver em dúvida do que estudar e para onde ir, o growth é a dica da vez!

Espero que minha dica de curso possa ter ajudado você e que você aprenda muito com a gente aqui no blog ou em nosso material preparatório para a profissão.