fbpx
Pular para o conteúdo

Case real: Como as Edtechs cresceram usando Facebook Ads nos últimos 5 anos

As Edtechs e o uso do facebook ads

Hoje o post é um pouco diferente. Com base em um trabalho de MBA, vamos falar um pouco de Facebook Ads e de EdTechs, que é um tema muito interessante para esse blog.

Neste caso, o artigo (que é realmente científico) fala de startups e ele contém uma pesquisa real em nosso mercado sobre EdTechs.

O termo Edtech vem do acrônimo das palavras “education” e “technology”, a tecnologia educacional refere-se ao uso de tecnologias, recursos e estratégias que visam a melhoria das experiências de aprendizagem.

Já as startups são empresas com base tecnológica e com métodos inovadores que têm crescimento rápido e escalável, visam o aumento de ganhos sem inflar custos.

Ou seja, podemos dizer que são modelos de negócios que têm ligação ao empreendedorismo e que utilizam das mais novas tecnologias para lançar produtos e serviços no mercado com pouco capital inicial.

Dessa forma, startups e Edtechs tem tudo a ver com a gente (GL), e fazem parte de uma gama de empresas que representam o futuro.

Veja o artigo de hoje para entender melhor sobre o assunto!

Originalmente criado por Joyce Vieira, coordenadora de marketing e growth.

As Startups e o Growth Hacking

Para estabelecer esses modelos de negócios velozes e fazer com que fossem viáveis no mercado, adotou-se uma
prática de desenvolvimento acelerado conhecido como “Growth Hacking”.

Esse conjunto de práticas contém testes frequentes, com o objetivo de colocar um produto mínimo viável no mercado e nas mãos dos usuários o mais rápido possível e assim colher os “feedbacks” melhorando o produto,
transformando-o em um produto comercializável.

O growth hacking é um processo de aprendizado e experimentação constante usado por empresas visando aumentar suas receitas e base de clientes. Por este motivo, tornou-se disciplina obrigatória para profissionais
de marketing e empreendedores.

É importante ressaltar a mensuração de dados e KPI’s (Key Performance Indicators), fundamentais nas estratégias de marketing, que no ambiente digital é de rápida e fácil utilização pois acelera a obtenção de dados.

Ao contrário das mídias tradicionais, como rádio, TV, revistas e jornais onde são necessários longos processos externos para rastrear os acessos, comportamentos e mapear resultados, sabe-se que nas mídias digitais esses tipos
de rastreamento são nativos e normalmente encontrados em dashboards de visualização.

Em janeiro de 2020, a Associação Brasileira de Startups [Abstartups] divulgou um mapeamento realizado em 2019 que consta que no Brasil existiam 12.700 startups e que a média de crescimento anual desde 2018 no país é de 26,75%.

Dentro dessas milhares de empresas, estão os modelos voltados para a educação básica (infantil, fundamental e médio).

Segundo o mapeamento de 2019 feito também pela [Abstartups], no país existiam 449 startups ativas oferecendo soluções de caráter educacional

growth hacking

Um estudo sobre Facebook Ads e Edtechs

A amostra de respondentes foi calculada a partir da consulta do número populacional contido no estudo publicado pela Abstartups em janeiro de 2020.

Uma amostra que é rigorosamente selecionada, faz com que os resultados obtidos estejam próximos dos
resultados que seriam obtidos caso a pesquisa seja estendida a toda população.

Segundo o mapeamento de 2019, feito também pela Abstartups, no Brasil existiam 795 “Edtechs” mapeadas, sendo que 449 delas estavam ativas e oferecendo soluções de caráter educacional , logo entende-se que 449 seria o tamanho da população, buscando atingir um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de no máximo 9%, o número mínimo de respondentes deveria ser de 94, tendo essa pesquisa recebido 100 respostas.

A relação entre publicidade online, Edtechs e o aumento delas no Brasil

Um questionário contendo 7 perguntas foi aplicado por meio de plataforma online, durante os meses de fevereiro, março e abril de 2021, ele foi disponibilizado em redes sociais para interação e participação do público. Somente brasileiros responderam.

Com base nas 100 respostas desse estudo, podemos notar que a maioria das EdTechs foram criadas no período de 2016 a 2020, o que tem uma ligação pertinente com o período da Covid e também questões culturais das gerações mais novas.

Também relatamos que 59% dessas empresas se localizam no sudeste, e 24% na região sul.

edtechs fundadas nos últimos anos no Brasil

Qual a plataforma mais utilizada? Facebook e Instagram!

Também quisemos entender neste estudo, como era feito o investimento em publicidade online.

Com a figura abaixo, retirado do artigo original,  é possível compreender que 87% dos respondentes afirmaram que as “Edtechs” em que trabalham ou trabalharam investiram em publicidade nos anos de 2019 e 2020.

Os dados apresentaram que 10% afirmaram que não houve investimento neste período, e 3% não souberam informar se houve investimento ou não.

Logo, reafirmar que no universo dos negócios é preciso utilizar de meios de divulgação do produto, serviço ou solução, e não é possível depender somente de resultados orgânicos, por isso, a publicidade em mídias
sociais torna-se essencial para marcas e empresas (algumas empresas iniciantes possuem resultados orgânicos praticamente imperceptíveis).

As EdTechs e a publicidade online

Das empresas que afirmaram ter usado de Ads e tráfego pago no período, 84 delas utilizaram o Facebook Ads, sendo quase unânime o uso e adoção da plataforma.

Mais uma imagem do estudo original, que mostra como os entrevistados utilizavam de anúncios pagos e campanhas em redes sociais.

Case de sucesso com Facebooks Ads e uma EdTech

No caso de sucesso feito e publicado pelo Facebook, com resultados de um teste feito em março de 2020 com a “Edtech” AlfaCon,  é possível observar que utilizando produtos da plataforma foi possível aumentar o alcance de seus anúncios e melhorar seu ROAS.

Ao final do questionário, os respondentes tinham a opção de descrever aspectos negativos e positivos sobre a utilização da plataforma, por ser essa uma resposta não obrigatória e totalmente sem identificação, recebeu-se alguns comentários, sendo um deles a afirmação:

Nos modelos de educação escaláveis, a plataforma Facebook Ads ajuda a disseminar o produto e/ou serviço ofertado, essa divulgação é positiva para a “Edtech”, que vende mais, aumentando seu faturamento, e crescendo sua base de clientes ou alunos.

Conclusão

Para escalar uma “Edtech” é necessário um plano de crescimento, e dentro deste plano, deve-se contemplar o investimento em canais de mídias pagas.

É importante cautela, estudo de casos de sucesso dentro do mesmo segmento e análises reais para que não haja
grandes desperdícios de verba nas fases iniciais do negócio.

Levando em consideração os resultados apresentados neste estudo que mostra o ponto de vista dos respondentes,
entende-se que a plataforma Facebook Ads tem sua contribuição comprovada no crescimento das “Edtechs” independentemente do estágio de maturação da “startup” mesmo que o aproveitamento seja acima da média, indicando assim, uma contribuição direta para os resultados.