fbpx
Pular para o conteúdo

4 Formas de começar no Tráfego Pago em 2023 por conta própria (só com conteúdo online)

Começar no tráfego pago em 2023

Hoje o post é para aqueles que estão lendo e vendo vídeos sobre tráfego pago e sobre trabalhar com anúncios (Ads), e que estão realmente inclinados a começarem na área.

Vamos passar alguns hacks e falar dos caminhos que você pode seguir para começar ganhar aos poucos.

Será uma escolha sua começar ao estilo freelancing, ganhando um pouquinho por semana, ou tentar de uma vez trabalhar com isso full time.

Mas já que nosso blog tem como paixão ensinar sobre coisas de marketing, leia também tudo que deixarmos nos links e nas leituras complementares.

Ah, e também explore nosso blog se quiser saber mais sobre tráfego pago e outros assuntos de marketing e growth.

Bora começar?

Como começar no Tráfego Pago em 2023?

O milagre de trabalhar com marketing digital é que você pode estar aqui sem diplomas e estar vindo de qualquer área.

Somos realmente democráticos quando o assunto é trabalhar e ganhar dinheiro…mas também meritocráticos.

Ou seja, o digital vai exigir esforço e dedicação, por isso, deixamos as regras de ouro para os iniciantes, seja para tráfego pago ou outras áreas do nosso meio:

  1. Pesquisar sobre alguns especialistas e experts do mercado;
  2. Ver qual deles você mais se identifica sobre tráfego (ou lançamentos, o que for);
  3. [Opcional] Comprar um curso dele se tiver e aplicar o que ele ensina;
  4. Botar as coisas em prática, treinando e vendo como funciona!

Para alguns isso pode ser óbvio, mas o que queremos mostrar aqui é que o ideal é que você siga esse passo a passo quando o assunto é Marketing Digital, uma vez que misturar muitos métodos poderá fazer você parar no meio do caminho.

Com o tempo, você vai perceber que no caso do tráfego pago não será obrigatório fazer cursos, e sim botar a mão na massa.

Todavia, como o tráfego é somente uma parte, você logo percebe que vai ter que aprender muito mais coisas para de fato ganhar dinheiro, como é o caso do Dropshipping, que exige outros conhecimentos sobre marketing (e aqui sim, aconselho comprar algum curso).

Agora que falamos tudo isso, vou falar das 4 maneiras de começar na área.

1)Comece no Tráfego Pago como afiliado!

Você já ouviu falar sobre marketing de afiliados, e que eles ganham comissões nas vendas (usando links)?

Nesse cenário, você não tem produtos, não precisa administrar páginas online e nem sabe sobre lançamentos digitais. Como afiliado, você apenas indica outros produtos e serviços.

Nesse formato, você prática tráfego pago em sua essência, e não precisa se preocupar com o produto final, uma vez que ele não é seu.

Eu mesmo, quando tive que fazer o uso de tráfego pago em um evento que a Growth realizou no passado, eu treinei nesse método. Um dono de um produto ensinava os seus próprios afiliados a criarem a campanha, e estava tudo lá no Youtube, de graça.

Posso estar enganado, mas essa é a forma mais fácil de começar a trabalhar e a aprender tráfego por conta própria.

growth hacking

2)Dropshipping

Favorito daqueles que desejam ganhar fazendo pouco (alias, fazendo apenas tráfego pago, pois no resto quase não operam), o Dropshipping conquistou muitos adeptos no ciclo pós pandemia.

E como ele funciona: você simplesmente conecta o comprador ao fornecedor final, e se passa por um vendedor ou loja.

Explicando melhor, podemos dizer que você vai pesquisar pelos fornecedores e produtos que acredtam fazer sentido para seu público alvo. Normalmente são produtos baratos, entre 20 a 150 reais, e você cria anúncios nas redes sociais para direcionar a sua loja, que “em segredo” simplesmente vende de um outro fornecedor.

Nem mesmo os vídeos e imagens dos anúncios serão seus, e normalmente, tudo que você terá que fazer são copiar eles em seus anúncios.

Agora que você viu o vídeo, deve estar pensando “agora entendi porquê aquele vendedor falou que ia demorar 1 mês para meu produto chegar…ele era do Dropshipping!”

Disclaimer: Eu, particularmente, acho uma prática um tanto obscura e que está na zona cinza do marketing, e que pode ser um pouco antiético com o consumidor final, uma vez que esse tipo de loja não se responsabiliza por eventuais problemas no produto e/ou envio. Eu já tive problemas com lojas assim, não sei você…

3)Abrindo uma loja virtual ou ajudando sua empresa atual

Um método à brazilie que já vi algumas pessoas fazendo é o tal do voluntariado. Em muitos casos, temos alguém na familia ou algum conhecido que merece e precisa da ajuda do tráfego pago.

Ao estilo cara de pau ou bom aventureiro, você pode ser a pessoa que, por ter pouca experiência, começa a mexer com os primeiros anúncios da loja ou do serviço de alguém.

Qual seu diferencial? Um baixo preço e hora mais barata que a praticada no mercado.

Como você prospecta nesses casos? Revela sua pouca experiência, e joga limpo com seu conhecido.

Também é possível, no caso de se voluntariar, de voce usar o $ do seu amigo ou de seu chefe, e estabelecer um deadline entre as partes quanto aos resultados.

Por exemplo, pedir 3 meses para fazer as primeiras campanhas, aprender, e vir mais preparado depois desse tempo (e acredite, algumas empresas e chefes deixam fazer isso, eu já fiz!)

Outra forma, que segue a linha dos afiliados (item 1), é usar tráfego pago no seu próprio site ou produto. Supondo que você tenha já um curso ou um negócio seu, você então começa a praticar por conta própria com compras pequenas de baixo custo, para depois subir o nível das campanhas.

Mas por favor, leia MUITO ou faça um curso antes de fazer isso na sua própria empresa. É sério!

4)Tráfego Pago para negócios locais: a arte de vender gestão de tráfego porta a porta

Pensa em um lugar que tem muita oportunidade e ainda não está saturado…

O Tráfego Pago para negócios locais – lojas físicas – pode ser seu nicho e ponto de start!

Há quem diga que é um grande nicho em cidades do interior e até grandes capitais do Brasil, uma vez que muita gente não sabe nada sobe o assunto, e nunca pensaram em começar.

Neste caso, além de gestor de tráfego, você terá que ser um bom vendedor/consultor, pois você tem que apresentar uma proposta para esse comércio. Muitos poderão estar desacreditados e até mesmo não vão botar muita fé que “anúncios online” podem ajudar eles.

Por isso saiba vender essa ideia, e tenha em mente que você terá que ter cases e um possível portfólio.

E aqui vai mais um vídeo, que trata exatamente sobre esse assunto da parte de vender a ideia para essas empresas:

Nota final sobre os futuros gestores de tráfego

Como comentário final, acho válido você ler mais sobre o trabalho autônomo, já que os maiores gestores de tráfego são, normalmente, profissionais que trabalham por conta.

Ok, sei que é tentador ter um emprego fixo, mas para quem está começando, pode demorar uma eternidade até alguém te confiar na possibilidade de trabalhar lá sem experiência, seja uma agência ou uma empresa grande.

Na dúvida, comece em paralelo a o que você faz hoje.

Está desempregado ou ainda não trabalha, pode ir fundo que o mercado é bom e sempre tem lugar no Sol para quem traz resultados para uma empresa – ou seja, alguém que sabe e faz bem tráfego pago.

Leitura complementar: