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DXP: Entenda para que serve uma Plataforma de Experiência Digital

Você provavelmente já se deparou com a afirmação de que estamos vivendo na era da experiência. E isso é verdade!

A transformação digital que já é uma realidade em diversas empresas brasileiras, trouxe modelos de negócio disruptivos que estão tirando da zona de conforto companhias consolidadas em diversos segmentos.

Os consumidores, por sua vez, estão cada dia mais empoderados e munidos de informações que contribuem para avaliar e escolher os melhores fornecedores para as suas necessidades.

Tendo isso em vista, as organizações que não buscarem atender as expectativas dos seus clientes, oferecendo experiências ricas e satisfatórias tendem a perder espaço no mercado.

É por esse motivo que empresas estão investindo cada vez mais em ferramentas para otimizar suas jornadas e melhorar a experiência do seu usuário. Uma das ferramentas que mais se destacam nesse sentido é a Plataforma de Experiência Digital.

Quer conhecer mais sobre essa plataforma e descobrir como ela pode ajudar o seu negócio? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos nesse post.

Entenda o que é Experiência Digital do Cliente

Antes de explicarmos o que é uma Plataforma de Experiência Digital, é preciso que você entenda o conceito de Customer Experience (CX), que está por trás dela.

A Experiência do Consumidor é o conjunto de interações entre empresa e cliente e suas impressões resultantes de cada contato. Portanto, o termo se refere à soma total de todas as interações que um cliente tem com sua marca. 

É preciso que você tenha em mente que a Experiência do Cliente é o resultado das diversas jornadas e micro momentos que ele teve com a sua marca.

Isso porque, é natural que as pessoas acreditem que a experiência do cliente se restringe à jornada de compra do consumidor. Com isso, normalmente as empresas focam seus esforços em iniciativas de marketing e vendas, visando melhorar a experiência do cliente ao longo da jornada de compra.

Apesar de ser uma fase crítica, a compra é apenas uma etapa de muitas jornadas que um consumidor tem com seus fornecedores. Portanto, para entregar experiências satisfatórias aos consumidores é preciso pensar em toda jornada do cliente.

Isso é fundamental para se manter competitivo nos dias atuais. Para se ter uma ideia, há diversas pesquisas no mercado que mostram que a experiência já é um fator mais importante do que o preço de um produto ou serviço na decisão de compra de um indivíduo. Isso acontece pois mais do que preços ou produtos, as experiências despertam emoções poderosas que moldam os padrões de compra e a fidelidade à marca.

Para ficar mais evidente, separamos alguns dados que evidenciem a importância da experiência do cliente, confira:

Conheça a Plataforma de Experiência Digital (DXP)

Bom, entendido o que é experiência do cliente ficará mais fácil de entender para que serve as DXPs (Plataforma de Experiência Digital).

De forma resumida, podemos definir uma DXP como um conjunto de tecnologias integradas, que oferecem a diversos públicos o acesso consistente, seguro e personalizado a informações e aplicações através de variados pontos de contatos digitais.

O Gartner, define DXP como é “um conjunto integrado de tecnologias e processos que dão suporte à composição, gerenciamento, entrega e otimização das experiências do cliente em todos os pontos de contato da jornada do cliente.” Portanto, uma plataforma de Experiência Digital deve contar com recursos que permitam às organizações a otimizarem suas jornadas, garantindo uma excelente experiência para os usuários, em todos os seus canais digitais.

Agora que você já sabe o que é uma DXP, deve estar se perguntando como na prática essa plataforma pode ajudar sua empresa, não é verdade?

Primeiramente é preciso que entenda que as empresas que não tiverem foco no cliente, tendem a perder espaço no mercado. As DXPs podem ajudar exatamente nesse objetivo. Para ficar mais claro, listamos abaixo com essas ferramentas vão contribuir com seu negócio, confira:

  • Construindo relacionamento:
    Talvez o grande benefício que uma DXP pode trazer para seu negócio é a construção de um relacionamento rico com seus consumidores. A plataforma possui os recursos necessários para que você conheça a fundo seu público, o que é essencial na construção de um relacionamento duradoura.
  • Experiências omnichannel:
    Nos dias atuais os indivíduos buscam cada vez mais serviços personalizados, relevantes e contínuos, não apenas em um ponto de contato, mas sim em todos os canais de comunicação. Uma DXP permite unificar todos os meios de contato entre os usuários e a empresa. Dessa forma, a adoção da ferramenta contribui para construir um relacionamento e oferecer uma experiência omnichannel entre marca e consumidor.
  • Integração sistemas:
    Outra vantagem que a adoção de DXP pode trazer para sua empresa é a possibilidade de integração da ferramenta com diferentes sistemas. A plataforma conta com recursos exclusivos para que você possa realizar a integração de sistemas e dessa forma oferecer serviços exclusivos para seus usuários.
  • Gestão de conteúdo:
    Outro benefício que as Plataformas de Experiência Digital podem trazer para seu negócio tem relação com a gestão de conteúdo da sua empresa. Isso porque, a plataforma é uma evolução natural de um CMS. Ou seja, ela possui os recursos necessários para realizar o gerenciamento de conteúdo digital de uma marca.
  • Entendendo o comportamento do usuário:
    Entender o comportamento do seu cliente é hoje peça chave para conseguir oferecer serviços personalizados, que atendam exatamente aquilo que ele busca. Uma DXP pode ajudar nesse sentido, a plataforma conta com recursos de Analytics que possibilita uma marca a coletar, analisar e entender tudo que o usuário faz dentro dos seus canais digitais.

Como você pode notar, a DXP é peça chave para as empresas que desejam realizar a gestão da experiência do cliente. A plataforma possui os recursos necessários para que as marcas consigam entender o comportamento dos seus usuários, oferecer conteúdos personalizados e fornecer experiências engajadoras aos consumidores.

Portanto, se sua empresa quer começar a investir em Customer Experience, não deixe de cogitar as DXPs.

 

Leia também: Como aprender em duas semanas a organizar um setor de marketing

 

Guest post escrito pela equipe da Lumis Tecnologia, empresa especialista em apoiar a transformação digital do seu negócio, com produtos e serviços que dão agilidade aos seus projetos e ajudam você a fortalecer a experiência dos clientes com a sua marca.