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Como criar um Podcast? Tutorial completo com dicas e atalhos

Comece a planejar, elaborar, publicar e refinar seu podcast hoje mesmo. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como criar um podcast.

Você provavelmente já ouviu falar muito sobre podcasts ultimamente. Você não está imaginando coisas.

Existem atualmente 850.000 podcasts ativos e mais de 30 milhões de episódios de podcast no mundo!

Os especialistas digitais dizem que os podcasts passarão de uma participação de 24% do total gasto com anúncios de áudio digital em 2021 para 29% em 2024. É um mercado em crescimento e que muitas marcas desejam entrar.

Mas como criar um podcast? Você precisa de um estúdio de gravação? Um website? Quanto custa e como fica a hospedagem?

Neste artigo, vamos responder essas e outras dúvidas que você provavelmente tem.

Como  criar um Podcast? Comece planejando!

Sempre que for criar conteúdo, você terá que ter em mente alguns KPIs básicos.

Os KPIs serão exclusivos para você e sua marca, mas ajudam a mantê-lo no caminho certo e focado.

Eles também ajudam a resolver a pergunta principal do processo: “Eu preciso de um podcast?”

Exemplos incluem:

  • Mais tráfego no site;
  • Elevação do perfil de um líder ou autoridade;
  • Aumento de inscrições;
  • Vendas de produtos adicionais;
  • Melhorar o conhecimento da marca;
  • Aumento do engajamento na mídia social

Você também precisa saber quando pular essa ideia se algo não se adequar à sua estratégia de conteúdo, ou for um esforço desnecessário.

Abaixo temos um vídeo para te inspirar a como criar um Podcast, com um orçamento baixo:

Podcast para adicionar valor ao mundo e ao seu público

Os podcasts mais populares são aqueles que agregam valor. Seja dando dicas sobre orçamento, pesquisa e consultoria financeira, o ideal é explorar alguma dor generalizada.

Outro caminho é fornecer material específico, para nichos que você gosta de atender (ou busca atender no futuro).

Nessa estratégia sua busca poderá ser menor, mas quem for atrás de você será pessoas mais segmentadas e mais “meio de funil”.

 

Como criar um podcast

Nesse exemplo, o podcast é direcionado para pessoas que trabalham com marketing digital e que buscam aperfeiçoar fórmulas de lançamento e técnicas de funil.

Recomendo para quem gosta do assunto!

Planeje a série

Ao planejar sua série de podcast, você precisará ter um nome para o podcast e, em seguida, um nome para cada episódio individual.

Não tem como criar um podcast sem se preocupar com o nome dos episódios, que devem erguer a curiosidade das pessoas, e sem ter um nome criativo ou simbólico para seu show.

Algumas opções de estratégia para nomes:

Opção 1: Click baiter/ Tapa na ferida

O nome pode ser Long Tail, se referindo a um público específico. A ideia é que a pessoa seja tirada da zona de conforto.

Normalmente quem encontra esse tipo de podcast e que se interessa pelo assunto, entra naquele momento de epifania “isso foi feito para mim“.

click baiter

 

Opção 2: Nome descritivo ou “de nichos”

Nesse exemplo o Campinas Sharks sugere que os temas estão relacionados a empreendedores e empresários de uma região, e os temas são sempre relacionados a investidores, CEOs e tendências no mercado.

A estratégia funciona para canais de comédia, canais de opinião e muitos nichos que existem a possibilidade de se ter um programa de podcast.

Existe um grande desafio nos podcasts: a geração de receita. Mas partindo da informação que quase 40% dos brasileiros já ouviram algum podcast, e alguns deles consomem de maneira frequente, se torna interessante trabalhar com consciência de marca e topo de funil“.
Márcio Bertot, do Campinas Sharks

A dica final de Márcio foi: “Se quiser ter um podcast, sacrifique o perfeccionismo, e comece a fazer, com conteúdo útil.”

Use ferramentas como o Anchor, que deixarão seu podcast bem profissional, com vinhetas e efeitos de transição de alta qualidade.

Você não precisa de muito para começar, “bastam um microfone, um celular e uma boa ferramenta de edição”.

Opção 3: Seu próprio nome

Estratégia ideal para quem já possui um nome ou marca renomada no mercado.

Influencers ou podcasters que representem empresas devem carregar um nome marcante para mostrar do que se trata, dando autoridade ao programa.

Nomeie seus episódios de podcast

Em seguida, você deve nomear cada episódio para torná-los fáceis de encontrar. Alguns espectadores ouvirão cada podcast produzido por um host; outros querem escolher o que é relevante para eles.

Lembre-se que você poderá ser encontrado graças ao nome do episódio (milagres do SEO, apenas acredite).

Ao planejar os episódios com antecedência, você pode ter certeza de que seus tópicos serão claros e bem divididos.

Ninguém quer um podcast que repete tópicos de episódios anteriores e salta de um lado para o outro, sem trazer continuidade e coerência.

Assim como é feito no mundo da criação de conteúdo escrito (esse artigo por exemplo) é ideal que você tenha uma noção dos temas futuros; o que vai facilitar na hora de trazer convidados para entrevistas.

Tempo é tudo nessa vida!

Se você sabe que seus ouvintes estão ouvindo durante o trajeto no trabalho, mantenha seu podcast entre 20 e 30 minutos. Se o seu podcast precisa ser mais longo, talvez o seu público vai querer ouvir durante a noite.

Entrevistas podem ser longas, mas quando você estiver passando “lições” suas (só você falando no podcast), evite passar dos 20 minutos, pois quando há dinâmica de vozes e de participantes, as pessoas tendem a reparar menos no tempo e duração do podcast.

Conheça o seu público e programe seu show para ele. Conheça a ti mesmo, para saber quanto tempo falar e quando trazer outros participantes.

Dica para criar seu Podcast

É  uma verdadeira arte escolher títulos de podcast.

Eles devem ser claros, concisos, únicos e ás vezes polêmicos. Você também pode incluir palavras-chave nos títulos e certificar-se de que sejam exibidas de forma limpa em aplicativos de podcast.

Metade de todos os títulos de podcast têm entre 14 e 29 caracteres e o comprimento do título mais popular é de 16 caracteres.

modelo quadro kanban digital

Equipamento, ferramentas e software de podcast

Compre um nome de domínio para o seu podcast!

Antes de criar seu podcast você pode verificar GoDaddy ou outro provedor de domínio (hostgator?) da web para ver se ele está disponível.

Lá você pode comprar o domínio e hospedar seu podcast, blog e serviços.

Essa dica não serve para todos, mas é de grande valia para quem deseja ser peixe grande!

Como criar um podcast à prova de som?

Desculpe interromper, mas você não pode simplesmente iniciar um podcast em sua mesa como faria com uma chamada do Zoom.

Cada som de fundo será captado, e isso é realmente irritante para os ouvintes que estão acostumados a podcasts nítidos de alta qualidade.

Se você realmente deseja criar uma série de podcast, deve prestar atenção à qualidade do som.

Para garantir um espaço tranquilo, considere investir em algumas telhas à prova de som ou “caixas de ovos” . Você deve escolher uma pequena sala à prova de som e preenchê-la com itens macios (por exemplo, sofás, travesseiros, tapetes) que absorvem o som e evitam o eco.

Use um bom laptop

Não tenho preferência aqui, mas o laptop precisa ter uma especificação decente. O ideal é que ele tenha muitas portas para conectar facilmente o seu equipamento e uma boa duração da bateria.

Ou seja, nada de PCs velhos aqui.

Use um mixer 

Você precisa ser capaz de estruturar seu podcast, adicionar música, efeitos ou introduções. É aí que um mixer é útil.

Além disso, você pode escolher um mixer que permite várias conexões de laptop e várias saídas de fone de ouvido para monitorar a mixagem.

Usar fones de ouvido e microfones de qualidade

Você precisará de fones de ouvido para iniciar o podcast, mas certifique-se de que sejam fones de ouvido com cancelamento de ruído.

Um outro equipamento essencial se você deseja iniciar um podcast é o seu microfone.

Seu microfone para podcast deve ser de boa qualidade e se ajustar à altura de nossa boca. Deve ter um suporte, pois você não vai querer segurá-lo sozinho.

Se você planeja receber convidados em seu programa, invista em dois microfones.

Cenário Top!

Podcasts que são reapresentados no Youtube costumar ter fundos e detalhes decorativos muito interessantes.

Invista nisso caso você queira ser peixe grande também lá no Youtube.

Vou deixar um exemplo para você criar um Podcast que vai ser bonitinho no Youtube:

Grave seu podcast antes de ir para o ar!

Então, você tem o plano, todo o equipamento, uma sala à prova de som e está pronto para começar.

Mas como você grava e mixa seu podcast?

Aqui estão algumas etapas que você deve seguir para obter a melhor qualidade de som possível.

Aqueça a sua voz…

Sempre aqueça antes de iniciar a gravação. Você pode praticar seu roteiro, cantar uma música ou conversar sobre isso com um convidado do show. Isso ajudará você a fornecer um podcast mais perfeito.

Beba bastante água e tenha água ao seu lado ao gravar.

Lembre-se de silenciar o microfone antes de beber!

Use o microfone corretamente

Coloque o microfone na mesma altura da boca e verifique se você está confortável e não precisa se mexer ou se mexer para alcançá-lo.

Tente ficar no mesmo lugar … As mudanças de volume podem realmente irritar os ouvintes.

Grave um teste de ruído de fundo primeiro

Para cada podcast, faça um teste no início para ouvir o ruído de fundo. Isso evitará que você perca uma hora inteira apenas para descobrir que há um som irritante.

Mantenha seu script à mão e faça anotações

Você precisa manter seu podcast focado e relevante. Manter os marcadores à sua frente e anotar o que os convidados disseram evitará gafs e outros erros ao longo do programa.

Grave em alta qualidade

Faça sua gravação inicial com um arquivo WAV ou AIFF de alta qualidade. Você sempre pode compactá-lo ou cortá-lo mais tarde, mas não se a qualidade for ruim.

Seu convidado não precisa estar com você 

Se você estiver trabalhando com convidados ou co-apresentadores que não podem com você, peça a eles que gravem um arquivo WAV / AIFF de alta qualidade apenas com a voz deles, que eles podem enviar para você mais tarde. Você também pode conduzir o podcast via Google Hangouts ou Skype, mas isso afetará a qualidade.

Sempre insista para que seus convidados usem fones de ouvido.

Silencie o microfone quando você não estiver falando

Ninguém quer ouvir você fungando ou respirando pesadamente no microfone. Da mesma forma, evite interferir enquanto os convidados estiverem falando. É tentador dizer “sim”, “certo” e “OK” enquanto seus convidados falam, mas isso pode ser irritante para os ouvintes.

Sempre termine de forma consistente 

Desenvolva uma assinatura de assinatura para seus podcasts com uma mensagem para os ouvintes.

Mantenha o mesmo sempre que possível. Por exemplo, “Obrigado por sintonizar o podcast XYZ. Acesse o Twitter e participe do debate usando a hashtag #XYZ. Junte-se a nós amanhã para um podcast no xyz. ”

 

como criar um podcast
Agora sai esse podcast em!

Obtenha a música para o seu podcast (trilha sonora para sua marca pessoal)

Você terá uma música para o seu podcast ou ela mudará a cada vez que você for ao ar? Você precisa de música para o início e o fim.

A tal da vinheta…

Não pense em usar o Google e pegar sua música favorita para fazer um clipe. É quase certo que é protegido por direitos autorais.  Você pode se safar por um tempo, mas, eventualmente, alguém vai perceber e as multas podem ser enormes.

Quais sites oferecem música de podcast?

Confira esses sites gratuitos (e pagos) para obter suas músicas de podcast. Leve o seu tempo para escolher a trilha e os efeitos sonoros…

  • Pixabay : músicas livres de direitos autorais de uma comunidade de criadores
  • 909 Music on Soundcloud : músicas modernas, inovadoras e podsafe para você navegar
  • Biblioteca de áudio do YouTube : uma grande seleção de músicas isentas de royalties para o seu podcast
  • Incompetech : faixas criadas pelo artista solo Kevin MacLeod para você usar
  • The Free Music Archive : Biblioteca de música gratuita e extensa para podcasters
  • Musopen : faixas de música clássica para você escolher

Não tem como criar um podcast sem sons e transições maneiras, aceite!

Como você edita um podcast?

Digamos que você tenha uma longa gravação de som de talvez uma hora, mas precisa ser reduzida para 20 minutos.

A maioria dos editores gasta entre 3 e 5 minutos de edição de áudio para cada minuto de um podcast. Isso significa que uma gravação de 20 minutos pode ser metade de um dia de edição.

O processo de edição real dependerá do software que você está usando . No entanto, você deve remover quaisquer erros, respiração alta ou ruídos e qualquer interferência de microfone.

Você também pode adicionar música, alternar seções e adicionar uma introdução e outro e efeitos especiais.

Onde você pode encontrar ou criar a capa do seu podcast?

Eu amo o Canva em todas as coisas de design, especialmente se você não tem um designer trabalhando com você.

O Canva oferece muitos modelos de podcast com o tamanho correto, para que você possa editá-los ou fazer o seu próprio do zero. Recomendo reservar um tempo para adicionar as cores, o logotipo ou um elemento de sua marca que permanecerá consistente o tempo todo.

Agora sim: Como publicar o seu podcast?

Hospedar seu podcast em seu próprio site provavelmente não será suficiente para ganhar uma tração significativa. Para fazer isso, você precisará adicionar o podcast a diferentes diretórios.

Facilite ao máximo a audição de novas pessoas, distribuindo seu programa para o maior número possível de diretórios de podcast.

Vai gerar conflito de SEO? Não.

A única desvantagem é que levará tempo para configurar um feed RSS para cada plataforma. Mas você só precisará fazer isso uma vez.

Aqui estão alguns lugares para os quais você pode criar um link:

  • Apple Podcasts (anteriormente iTunes) – O maior diretório de podcast do mundo. Confira estas instruções para enviar seu podcast.
  • Spotify – Tornando-se rapidamente um dos diretórios de podcast mais populares no mundo, é ainda número 1 no Brasil.

Outros sites menos populares para publicar incluem:

  • Stitcher
  • Podchaser
  • Pandora
  • Downcast
  • Pocket Casts
  • iCatcher
  • Castro
  • Deezer

Leitura complementar do tema de como criar um podcast e outros shows está aqui.

6. Promova o seu podcast

Você conhece as regras: publicar algo é apenas o começo. Quando o assunto é como criar um podcast, devemos nos preocupar também com a promoção dele.

A menos que você seja muito conhecido ou tenha um podcast estabelecido, os ouvintes não virão procurá-lo.

Você vai precisar reservar um espaço em sua agenda, ou de seu estagiário, para criar rotinas de compartilhamento do conteúdo que você gerou.

Aqui estão minhas principais dicas para promover seu podcast.

  • Tenha uma biblioteca de imagens de podcast nas quais você possa mergulhar. Eles devem ser dimensionados corretamente para Twitter, Linkedin, Facebook e Instagram.
  • Crie hype em torno de seu próximo podcast. Você pode mostrar sneak peeks para os próximos convidados, brindes, tópicos que você está discutindo e trechos do programa.
  • Compartilhe erros do seu show. Dependendo da natureza do seu podcast, você pode querer compartilhar erros, bastidores ou imagens do seu programa. Compartilhar segredos de podcast com os fãs é ótimo para obter engajamento pós-publicação.
  • Faça perguntas para programas futuros. Seu público vai adorar estar envolvido em seu podcast. Peça-lhes perguntas, ideias ou mesmo sugestões de tópicos. Ao gravar, lembre-se de agradecer à pessoa pelo nome por sua contribuição.

Para concluir

Se você está pensando em iniciar um podcast, deve revisar vários fatores antes de começar.

Isso inclui seus KPIs, estratégia de conteúdo, tempo disponível e recursos de marketing. Você pode produzir um podcast que agregue valor aos ouvintes enquanto beneficia sua marca? Se você puder, então o seu pode ser o próximo programa “imperdível” das redes sociais.

 

🧐Adaptação deste artigo da Agorapulse.