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Como planejar sua consultoria de marketing

consultoria de marketing

Seja você um consultor com pouca experiência ou alguém que deseja iniciar carreira na consultoria de marketing, precisa saber como planejar o seu trabalho e como abordar os clientes da forma correta.

Um dos maiores erros do consultor iniciante é parecer um amador.

Seja na divulgação que antecede o trabalho ou na prestação de serviços propriamente dita. A insegurança e a falta de conhecimento são problemas sérios, que afetam a imagem do consultor para sempre.

A consultoria de marketing é quase sempre necessária em muita empresa por aí…principalmente no marketing digital.

Entretanto, nem todo cliente possui dinheiro para investir nisso (ou entendimento do que se trata).

Por isso hoje vamos falar das oportunidades do mundo da consultoria, principalmente para quem está começando.

Vamos aprender mais?

O que você precisa saber sobre consultoria de marketing

O que define se você terá sucesso na sua abordagem a negócios menores é justamente a qualidade do planejamento da sua consultoria de marketing. Afinal, você precisa ser muito bom no que faz para convencer alguém disso e ser capaz de ensinar essa outra pessoa.

Quanto custa cada consultoria de marketing?

Essa é uma pergunta que muitos consultores em potencial fazem. Bom, os valores dependem de cada projeto, da realidade do cliente e do que você oferece.

Consultores experientes e que atendem grandes empresas podem chegar facilmente a dezenas de milhares de reais por cada projeto.

consultoria de marketing

A hora deles custa caro.

Já os iniciantes podem ganhar seus milhares de reais, sim.

Mas, no final do dia, o que determina quanto o consultor irá ganhar é um conjunto de vários fatores, incluindo a qualidade do serviço prestado, a duração do projeto, a realidade do cliente e sua própria experiência com o tema da consultoria.

 

Lembre-se que, no geral, você cobrará a hora de trabalho. Temos aqueles que pedem 100 reais, e alguns que chegam a bater 500.

Consultores podem ganhar muito dinheiro. Mas, isso só acontece quando eles são realmente bons no que fazem.

Consultorias são projetos!

Isso significa que elas possuem um começo, meio e fim. Se o cliente irá renovar o contrato com você e estender a consultoria a alguma outra área, depende do escopo do que você oferece e da qualidade do trabalho realizado.

Por isso, é muito importante conhecer sua expertise, se certificar de que você é realmente bom no que faz e ir além, se aprimorando cada vez mais.

Consultoria de marketing: Conhecendo sua expertise

Se você planeja trabalhar com consultoria de marketing, precisa ter uma expertise nesse universo.

Afinal, alguém que não entende do assunto não pode simplesmente decidir ensinar outras pessoas a respeito, já que não estará falando com propriedade.

Infelizmente, isso acontece bastante, e os pseudo consultores acabam por prejudicar a imagem dos profissionais sérios como você.

Ter uma formação em marketing ajuda bastante.

Mas uma graduação não é suficiente. O marketing está em constante evolução e quem não se atualiza fica para trás.

Você precisa, frequentemente, buscar cursos e entender as novidades do mercado.

“Pense em uma área do marketing que você realmente domina”

Alguns consultores focam nos processos e na gestão dos negócios, outros na logística, enquanto outros optam pela publicidade. O marketing é gigante e não faltam oportunidades para consultores.

Se você é bom em algo, coloque na sua mente que você nunca é bom o bastante. É sempre preciso ir além, aprender mais e tentar melhorar.

Todo conhecimento tem data de validade e a única maneira de contornar isso é se atualizar constantemente. Os consultores estão sempre se renovando, estudando cada vez mais.

consultoria de marketing e growth hacking

O caminho do Growth Hacking é fantástico, mas você precisa entender algumas coisas antes disso..

Um campo da consultoria de marketing que faz bastante sucesso é o growth hacking.

Ele é, como o nome sugere, uma forma de acelerar o crescimento de uma empresa através de um conjunto de estratégias.

Não é um processo único, tampouco fácil, e apesar de ter caído no gosto popular, também não é dominado por qualquer profissional de marketing. Você precisa estudar bastante sobre o assunto para prestar serviços de consultoria sobre o tema.

A boa notícia é que o growth hacking, assim como muitas estratégias de marketing, pode e deve ser adaptado de acordo com a realidade do negócio.

O consultor precisa entender as possibilidades e desafios do negócio, flexibilizando a metodologia dentro do possível e ajudando o cliente a se adaptar onde for necessário.

👉Falamos sobre consultoria em growth hacking nesse dia

Temos algumas etapas que são bem comuns nesse jogo, e vamos falar delas agora…

1)Definindo o público-alvo

Quando você encontra a expertise na qual irá focar sua consultoria de marketing, fica fácil definir o público-alvo do seu trabalho. É a partir daí que você irá encontrar referências para se inspirar e poderá preparar seu conteúdo.

A definição do público-alvo deve se basear tanto no serviço que você irá oferecer quanto nas características dos consumidores em potencial.

Por exemplo, para uma consultoria de Growth Hacking, o ideal é buscar pessoas a partir dos 35 anos de idade, que possuem suas próprias empresas e querem fazê-la crescer.

Estamos falando de empreendedores com algum tempo de mercado, que nem sempre estão atualizados sobre as tendências para seus negócios e que precisam de ajuda.

Falamos de público alvo e outras dicas nesse dia!

Portanto, você deve elencar todas as características que compõem o perfil da pessoa que deseja atender. Esse é um passo primordial de como planejar uma consultoria de marketing.

Sem isso, você corre o risco de atender pessoas que nada têm a ver com o que você irá ensinar, gerando problemas sérios lá na frente.

Lembre-se muito bem disso: a consultoria precisa falar a língua do cliente. Os termos técnicos são necessários e fazem parte do processo, mas o consultor tem de se adaptar à realidade do cliente e levar seus próprios conhecimentos ao contexto dele.

Assim, as expectativas são alinhadas, a comunicação fica mais clara e todos saem ganhando.

2)Conhecendo as expectativas do mercado

Quem procura marketing, em sua maioria, quer vender. Ainda existe uma grande confusão no mercado entre marketing e publicidade. O objetivo final do marketing é, sim, vender. Mas, para chegar lá existem vários processos que precisam ser adaptados. 

Já a publicidade trabalha diretamente com a venda. É um anúncio, um comercial, uma forma de mostrar, naquele momento, como a empresa e o produto são.

O marketing age por trás dos bastidores, corrigindo o que é necessário e fazendo mudanças que condizem com os objetivos do cliente.

É preciso entender as expectativas do mercado para alinhar sua comunicação ao que os clientes buscam. Não adianta prometer que sua consultoria irá ajudar a vendê-lo, se o processo de como isso irá acontecer não ficar claro.

Quando você definir o público-alvo da sua consultoria de marketing, ficará mais fácil entender os anseios, necessidades e expectativas dos clientes em potencial.

Portanto, poderá preparar sua comunicação para que não restem dúvidas do que você faz e de como faz.

3)Buscando referências para a consultoria de marketing

Como um consultor iniciante, não há nada errado em se inspirar em consultorias de marketing de sucesso, certo?

Existem muitas pessoas mais experientes que você atuando por aí.

Portanto, faça questão de compreender como elas trabalham, que tipo de comunicação usam e quais são suas estratégias.

Não se trata de copiar o que outra pessoa está fazendo, mas entender o que dá certo e aplicar também no seu negócio, adaptando para que faça sentido dentro da sua realidade.

É muito importante buscar referências para saber o que fazer e também o que não fazer.

Todo consultor está sujeito a errar, e os menos experientes precisam tomar cuidado para não cometerem erros amadores neste início, que já traz suas dificuldades características.

Sinta-se livre para buscar referências em pessoas que você admira, profissionais que inspiram o seu trabalho e até concorrentes.

 

consultoria de marketing

“É sempre bom saber o que outros consultores estão fazendo, que movimentos estão adotando e qual é a tendência da vez. Isso também é marketing.”

4)Selecionando a metodologia ideal

Quando você definir sua expertise e seu público-alvo, parte do caminho de como planejar a consultoria de marketing estará percorrida…

Mas, ainda é preciso encontrar uma metodologia que faça sentido, tanto para o que você irá ensinar quanto para o público consumidor do seu serviço.

Se você irá falar sobre crescimento acelerado, por exemplo, pode escolher o growth hacking como metodologia a ser ensinada. O cliente precisa conhecer o nome do que está aprendendo para buscar novos conhecimentos e expandir o que já aprendeu através da sua consultoria.

Como um subcampo do marketing, o growth hacking tem conteúdo de sobra disponível na internet, e quem realmente entende do assunto já criou cursos e inúmeros outros produtos com base em growth hacking.

Isso possibilita que você aprenda bastante sobre os processos de crescimento rápido e possa ensiná-los aos seus clientes.

Entender de marketing não é suficiente

Além disso, não é só a metodologia dentro do marketing em si que importa.

Você precisa aprender a ensinar. Isso te ajudará a planejar a estrutura da sua consultoria de marketing e tornará o trabalho mais prático e agradável, tanto para você quanto para seus clientes.

Ensinar requer método. Por mais que você seja muito bom no marketing, isso não significa que terá desenvoltura para transmitir o conhecimento a outras pessoas.

Do contrário, qualquer pessoa poderia ser um professor, sem necessariamente cursar uma faculdade de pedagogia, por exemplo.

A realidade é bem diferente da teoria, e saber transmitir os conceitos teóricos e práticos é um dos pontos que fazem do consultor bom ou ruim.

5)Planejando o conteúdo da consultoria de marketing

Com público-alvo, expertise e metodologias definidas, chega o momento de planejar a estrutura da sua consultoria.

Conforme você se especializa cada vez mais no assunto que já domina, pode levantar os pontos-chave e dividir a jornada de aprendizagem do tema em estágios.

Isso possibilita uma estrutura de conteúdo muito sólida e que abrange todas as etapas dos processos que serão ensinados.

Pense que o cliente poderá ter algum grau de conhecimento sobre o marketing, mas existe uma grande chance de ser um leigo e acreditar que o marketing é apenas publicidade.

Então, seu conteúdo precisa estar preparado para tudo isso e muito mais.

Dúvidas irão surgir ao longo do caminho e isso é normal, mas sua consultoria precisa garantir que o cliente se sinta atendido e acolhido por você, que seu trabalho tire dúvidas ao invés de apenas tornar tudo mais confuso.

Lá no começo, falei de como a consultoria é um projeto.

Se ela dura três meses, por exemplo, você precisa planejar o conteúdo das consultas para que os temas principais se encaixem nesse período de tempo, e que seja possível trabalhar outros subtemas, realizar experimentos, correções nos processos e analisar resultados.

 

Consultoria de Marketing também é parceria!

O trabalho do consultor não é apenas dizer para o cliente o que ele tem de fazer, mas auxiliá-lo diante de tudo isso e, muitas vezes, mostrar para ele como se faz.

É o equivalente a pegar na mão de uma criança e mostrar a ela como certas coisas funcionam neste mundo.

O empreendedor assume o papel da criança, que ainda possui pouco conhecimento, se comparada a você… Então, entenda que o sucesso do cliente está em suas mãos.

Se o conteúdo da consultoria de marketing irá englobar vídeos, filmes, livros, palestras e eventos a parte, a escolha é sua.

Basta fazer isso de forma natural e garantir que tudo gire em torno do tema central da consultoria. O cliente precisa entender o que será feito por ele e como isso irá impactar no seu dia a dia.

Conclusão!

Com isso tudo isso devidamente planejado e pronto para ser colocado em prática, você pode planejar sua comunicação publicitária e as maneiras mais eficientes de atingir e abordar os clientes em potencial.

Gostou das dicas? Planejar uma consultoria de marketing é difícil e leva tempo. Não tenha pressa, pois o tempo investido no planejamento irá refletir na qualidade final do trabalho.

Esse planejamento é valioso demais e pode render muito sucesso a você no futuro. Apenas lembre-se: conteúdo de internet não substitui aulas. 

Se você quer ser um consultor, precisa aprender com quem entende do assunto, assistir aulas, palestras, eventos e workshops. Isso irá agregar muito ao seu conhecimento e trabalho!