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Como usar o ChatGPT em suas estratégias de marketing (e ganhar dinheiro)?

Como usar o ChatGPT para o marketing da empresa

Olá leitores, hoje estamos trazendo uma tema que está super em alta que é o ChatGPT.

Vi tantas vezes isso no Linkedin e em conteúdo no Youtube que tive que parar um pouquinho e trazer o assunto aqui para o blog.

Muito se fala sobre a Inteligência Artificial (IA) e seu uso no mercado, o que acaba gerando dois lados opostos da questão: aqueles que tem medo da IA no mercado de trabalho, que é a maioria, e os que ficam empolgados.

Não vamos entrar nessa discussão, já que o objetivo hoje é entender como essa ferramenta beneficia nós que trabalhamos com marketing digital e até mesmo growth hacking.

Separei algumas possibilidades e maneiras que a IA vai ajudar e mudar nosso trabalho diário, principalmente os mais maçantes.

Antes de mais nada, a explicação…

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT nada mais pe do que uma “nova” ferramenta de pesquisa (apesar de fazer mais do que isso) que utiliza a inteligência artificial (IA) para funcionar.

Essa ferramenta foi criada pela OpenAI, uma instituição filantrópica focada na pesquisa e uso da IA na internet e na vida das pessoas. Um fato curioso é que o projeto inicial foi fundado por Elon Musk, mas ele não está mais envolvido no projeto.

Mesmo sendo um protótipo, o ChatGPT vem surpreendendo as pessoas pelo mundo todo, e já começa a fazer milagres em certos trabalhos e atividades feitas pelo computador ou pela internet, como é o caso do marketing digital.

O maior diferencial do ChatGPT perante outros buscadores e inteligencias artificiais, é que suas buscas são originais, reformuladas com base nas pesquisas da IA.

Em outras IA, como na Siri da Apple, teríamos apenas uma reprodução de algum trecho da internet, e não um conteúdo 100% novo – o que é bem ruim quando falamos de conteúdo para usar no marketing da empresa.

Como podemos usar o ChatGPT?

Seguindo a mesma lógica de assistentes como a Siri ou a Alexa, basta você colocar um comando escrito ou em voz para a ferramenta.

Para usar a IA, basta seguir essa ordem:

  • Primeiro, acesse o site e faça login;
  • Leia as instruções, e tente fazer sua primeira pergunta. Quanto mais específico você for, mais detalhes a ferramenta vai dar (mais adiante no texto temos um vídeo para mostrar isso na prática);
  • Explore a ferramenta, pois possui vários utensílios que podem ajudar sua empresa.

 

ChatGPT
Tentei usar 3x enquanto escrevia esse artigo e todas me deram essa mensagem!

Como usar o ChatGPT em sua estratégia de marketing e conteúdo?

Existem várias maneiras de usar essa IA para te ajudar com conteúdo e principalmente com seu tráfego orgânico.

Deixarei abaixo 8 dicas que servem para vendas, criação de apresentações e boas ideias para aprimorar sua escrita ao memso tempo que poupa seu tempo na frente do PC trabalhando.

1.Criação de roteiros e scripts

Uma parte do meu trabalho semanal é criar alguns scripts e roteiros para posts e até pequenos vídeos do Instagram para marcas e pessoas.

Mas o gourmet da área de criação de roteiros está em filmes, séries e jogos, o que não é tão comum aqui no Brasil.

Ainda assim, já existem exemplos gringos de pessoas que estão criando roteiros e sugestões de conteúdos complexos, como é o caso de jogos de video-game.

Se tem algo que isso é muito útil nas empresas é para a criação de subtópicos para vídeos, principalmente para aqueles que tiverem canal no Youtube.

Bom, devido a relevância dos scripts por parte de redatores e Copywriters, deixei em destaque a possibilidade da criação de roteiros e textos longos, que é algo que essa ferramenta (e futuras competidoras) vai poder ajudar as pessoas de todo o mundo e em vários idiomas.

2. Branstorming para títulos, nomes e projetos

Pegando o gancho do ponto anterior, algo muito mais frequente no marketing é a necessidasde de se criar e pensar em títulos, frases e “ganchos” para pegar a atenção das pessoas.

Quem trabalha em vendas e no marketing, e eu diria em muitas outras áreas das empresas, já se pegou com dúvidas e falta de sugestões para títulos e conteúdos de suas apresentações.

Agora com o ChatGPT você pode pedir várias opiniões, fazendo verdadeiros brainstorms sem a necessidade de marcar reunião com ninguém.

É só você sentar, abrir o PC e conversar com essa IA, e ao menos uma boa ideia você terá em suas mãos!

3.Lidar com comentários e críticas nas redes sociais

Essa tarefa do Marketing muitas vezes é chata e repetitiva.

Pessoas da área de Social Media e áreas irmãs passam boa parte de seus dias procurando comentários e reclamações para “Limparem” a barra da empresa.

Por isso, já foram feitos testes onde o ChatPDT responde a todos os reviews e críticas em uma rede social, de forma educada e detalhada (nada de mensagens rápidas e mal feitas).

Ou seja, você não vai mais precisar fritar a cabeça com as respostas, uma vez que o robô vai poder responder em seu lugar.

 

4.Ganhar dinheiro na internet com o ChatGDT

Bom, eu não poderia fazer esse artigo sem falar do pessoal autônomo no Marketing.

No Brasil hoje muitas pessoas ganham dinheiro na internet caçando bicos e freelas, ou cuidam de contas nas redes sociais, demandando conteúdo quase sempre.

Ou tem aquele que, assim como eu, possuem um blog para cuidar e artigo novo para fazer toda semana.

Seja qual for seu caso, o ChatGPT pode te ajudar nessa missão diária para gerar conteúdo.

Deixo abaixo um vídeo para mostrar que existem muitas possibilidades, mas a questão da estratégia a ser usada (se é boa ou ética, por exemplo) não vai estar em questão, beleza?

5. Preparação de apresentações e entrevistas (principalmente de materiais que não temos conhecimento)

Imagina ter que falar ou apresentar algo sobre um tema que você não conhece ou sabe muito pouco.

Bom, acredito que todo mundo já passou por isso, nem que seja nos tempos da escola ou da facul.

[Um professor realmente pegou um trabalho de faculdade que foi feito com o ChatGPT]

Em todo caso, saiba que essa ferramenta de IA poderá te ajudar a criar tópicos e até frases de impacto para sua apresentação ou possível palestra.

O mesmo vale para entrevistas de emprego ou até reuniões onde queremos impressionar outras pessoas sobre nosso produto ou serviço (mas por favor, estude sobre o assunto, não vá confiar 100% no robozinho do Elon Musk ok?).

6. Criação de enquetes e debates no Linkedin e no Twitter

Pensar nos tipos de posts para sua empresa ou seu cliente tomam muito tempo e fritam alguns neurônios em nossas cabeças…

É um tipo de atividade que eu, particularmente, gosto de fazer, mas que fico cansado ou desgastado quanto tenho muitos perfis ou tópicos para cuidar (quem trabalha em agência de Marketing sabe muito bem do que estou falando).

De qualquer forma, há uma incrível façanha que essa ferramenta pode realizar: a criação de posts e enquetes para gerar engajamento nessas redes.

Longe de ser perfeito, ao menos a ferramenta vai criar seu “draft”, e você terá que dar uma otimizada no que a inteligência artificial criou para você.

7.Usando o ChatGPT para SEO

Essa ferramenta de pesquisas pode dar um empurrãozinho em seu SEO.

Como? Ao trazer sugestões de palavras chave (key words) e até dicas sobre tópicos que estão em alta na internet.

Mas não é só isso que o ChatGPT pode fazer pelo marketing de sua empresa: você pode automatizar suas “chamadas nas redes sociais” por exemplo, agilizando o trabalho de sua equipe.

Ou também poderá usar a ferramenta como uma ajuda se você trabalhar por conta, e tiver que fazer muitas coisas na empresa. Veja abaixo um exemplo de uma descrição de post/artigo na rede social:

 

fazendo SEO no chatgpt

Fonte

Para quem está começando no SEO, fazer isso não será recomendável, uma vez que a ferramenta vai pegar os tópicos mais óbvios, sem levar em consideração outros fatores na hora de criar ou te ajudar a pensar em um planejamento de conteúdo para os próximos meses.

Para saber mais de SEO, deixamos esse artigo para você.

8. Ajuda na hora de programar (conseguir fragmentos de códigos)

Essa opção é para o pessoal que sabe pouco ou que tem muitas dúvidas na hora de programar em linguagens como Python, CSS e Java Script.

O ChatGPT foi criado de uma forma que ele pode mostrar trechos de códigos e até mesmo criar plugins e aplicações pequenas em segundos!

Alguns Youtubers já estão explorando como a ferramenta pode ajudar eles, que chega a criar campos inteiros para páginas em seus sites.

Ué, mas e o Copywriting?

Não, hoje não vou deixar um dos itens com essa possibilidade pois após fazer uma pesquisa, vi que a ferramenta é boa para fazer CTA’s e textos generalistas.

Todavia, fazer copy de verdade vai exigir muito contexto e pesquisa do público, o que tornaria irrelevante usar o Chat em casos sérios, como em campanhas por e-mail.

Com isso termino as dicas e macetes que o ChatGPT vai poder ajudar empresas e profissinais de marketing pelo mundo, sendo um pouco realista ao afirmar que nem tudo será substituído ou feito pela IA (ainda…).