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Ahrefs: conheça essa ferramenta essencial ao SEO

o que é ahrefs

Você já ouviu sobre o Ahrefs?

De forma clara, este é um software que é utilizado para fazer o acompanhamento dos resultados de um conteúdo na área do marketing digital

Para isso, esse software utiliza várias ferramentas para realizar a mensuração de vários indicadores, assim como o seu desempenho. 

Cada vez mais, as empresas precisam utilizar o meio digital para atrair pessoas para o seu negócio. 

A vantagem de utilizar as estratégias nesse ambiente se dá pelo fato de poder mensurar os resultados, levando em conta a realização de uma análise do que tem dado certo (ou não). 

Por isso, este artigo trabalhará com esse software, que é utilizado como uma ferramenta de SEO. Acompanhe a seguir e prossiga a leitura!

Entenda o que é o Ahrefs

Já falamos no início do artigo que este é um software que utiliza várias ferramentas para realizar a mensuração de vários indicadores, assim como o seu desempenho. 

Dessa forma, essa é uma ferramenta que pode ser utilizada para otimizar o tempo investido nas tarefas dentro do marketing digital, assim como para encontrar e resolver problemas de forma rápida na web.

Essa é uma ferramenta utilizada também em conjunto com o SEO.

Quando falamos de SEO, estamos nos referindo às técnicas e mecanismos  de busca, sejam por meio de palavras-chaves, assim como de uma melhora na posição de ranqueamento no Google. 

Essa ferramenta permite a utilização de estratégias de SEO on page (na página), assim como off-page (seja por meio de acompanhamento da concorrência ou backlinks). 

Essa é uma ferramenta que foi criada em 2011, mas que tem ganhado amplo alcance nos dias atuais, pelo fato de oferecer serviços que trazem grande impacto aos clientes. 

As funcionalidades do Ahrefs

A partir do entendimento sobre o que é o software, vamos entender também acerca de suas funcionalidades. 

Quando trabalhamos uma estratégia de inbound marketing no digital, ou seja, de atração dos clientes, é importante identificar se ela está sendo eficaz. 

Existem metas e objetivos que são trabalhados pela empresa, sendo necessário se apropriar de ferramentas que favorecem o trabalho. 

As  funcionalidades do Ahrefs são voltadas para a mensuração de resultados das campanhas aplicadas no ambiente digital, mas também destacamos outras ações, como:

  • Análise de SEO;
  • Mensuração de Backlinks; 
  • Verificação de palavras-chaves;
  • Entendimento sobre o posicionamento da empresa no ranking do Google;
  • Coleta, armazenamento e processamento de dados;
  • Emissão de relatórios com os dados gerados;
  • Entendimento das estratégias de conteúdo de concorrentes. 

Por meio desse software, sua empresa consegue criar uma estratégia voltada para melhorar o ranqueamento, assim como os mecanismos de busca na internet. 

Dessa forma, você consegue acompanhar o desempenho das suas atividades de forma assertiva, fazendo os ajustes necessários. 

Ainda, a emissão de relatórios com dados gerados é uma funcionalidade muito interessante pelo fato de que é um material bastante completo. 

Isso favorece a tomada de decisões de forma assertiva, já que a empresa consegue entender como está a condição do seu negócio. 

O uso do Ahrefs: entendendo na prática 

O funcionamento do Ahrefs em sua forma prática não é difícil.

Basicamente, esse software possui uma interface que é considerada acessível, o que faz com que sua navegação seja ainda mais fácil. 

Com esse conjunto de ferramentas é possível atuar de forma ampla. 

Por exemplo, podemos usar essa funcionalidade no internet explore, assim como explorar as interfaces do software. Com isso, é possível fazer uma análise dos links externos, assim como fazer um acompanhamento de métricas. 

A análise de tráfego também é uma métrica bastante importante para entender como está o conteúdo e os indicadores. O aplicativo emite alertas também relacionados à tendência e assuntos que são importantes dentro da área do marketing digital. 

Outra métrica importante é o content explorer, que mensura qual foi o desempenho dos conteúdos, a depender do engajamento. Palavras-chaves também são avaliadas, porque contribui para a melhora dos mecanismos de busca. 

Essas palavras indicam temas que acabam sendo do interesse dos clientes durante suas pesquisas e que serão mais relevantes durante uma busca. 

Esse site também possui funcionalidades que são voltadas para o processo de auditoria, ou seja, uma verificação do site. 

Esse software pode ser utilizado por profissionais da área do marketing, levando em conta a obtenção de bons resultados de campanhas na área do marketing.

Formas alternativas de usar o Ahrefs

Para quem trabalha com growth hacking, é válido mencionar 3 coisas que a ferramenta pode fazer para você além de focar somente em SEO.

A primeira é o acompanhamento de sites de parceiros ou concorrentes. Ao ver os tipos de artigos e landing pages deles, você pode não apenas melhorar seu material, como também fazer benchmark (essencial para quem está montando seu planejamento de conteúdo).

Outra facilidade é poder descobrir quais sites apontam para o seu ou para sites de terceiros, o que pode influenciar muito na hora de conseguir backlinks ou até mesmo para fazer parcerias com outros sites ou empresas.

Por último, a ferramenta é excelente para identificar páginas que estão com problemas, que além de afetar o SEO e o ranqueamento, também afeta a navegabilidade no site (é muito comum que links antigos para conversões se tornem obsoletos, e a ferramenta consegue apontar quando isso acontece).