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7 Fórmulas para títulos de blogpost que geram mais cliques (com exemplos)

fórmulas para títulos de blogposts

Você passou horas escrevendo um novo post/artigo, otimizando-o para os mecanismos de pesquisa (sim, o SEO) e criando o artigo perfeito para aumentar seu tráfego.

Mas isso não vai significar nada se ninguém clicar no seu post.

 

O título do post do seu blog é a primeira barreira de entrada para atrair mais visitantes ao seu conteúdo. Sem um ótimo título de blog post, ninguém clicará nele, e a qualidade do seu conteúdo nem importará no fim das contas.

Infelizmente, criar um ótimo título de blog pode ser mais difícil do que parece. Você tem que entrar na mente do seu público-alvo e ser bom em copywriting.

Como eu já escrevi alguns títulos e boas copys para artigos de blog (calculo uns 200), pode ser que eu possa te ensinar uma coisinha aqui e outra ali…

No guia de hoje, você aprenderá:

  • O que faz um ótimo título de blog?
  • Sete fórmulas de título de blog comprovadas (com exemplos)
  • Como tornar os títulos do seu blog otimizados ​​para SEO

Preparado? Vamos lá!

Todo título de blog, independentemente do seu setor ou sobre o que você está escrevendo, deve atender a três requisitos principais:

  • Ele contém a palavra-chave (keyword) que você está direcionando para SEO.
  • Dá ao leitor uma razão para clicar (valor).
  • Ele oferece uma visão única sobre o tema.

Em outras palavras: palavra-chave + valor + ângulo único = ótimo título de blog, otimizado para SEO.

Usando palavras-chave corretamente no seu título de blogpost

Usar sua palavra-chave alvo em seu título é útil para SEO e é bastante simples.

Você só precisa saber para qual palavra-chave você está tentando classificar e incluir essa palavra-chave em seu título em algum lugar.

Por exemplo, estamos tentando classificar este artigo que você está lendo por “título de blog”. O título desta página é “7 fórmulas de título de blog que obtêm cliques (com exemplos)”.

Se você não tiver certeza exatamente como ou onde adicionar sua palavra-chave, poderá obter ideias pesquisando sua palavra-chave no Google e observando os outros títulos atualmente classificados.

Veja como seus concorrentes estão fazendo isso e use seus títulos como inspiração.

Nota: Se você estiver segmentando uma palavra-chave que não faria sentido gramatical para colocar no título como está, você pode alterá-la para uma variação aproximada.

 

Oferecendo Valor (responder o “porque devo clicar nisso?”)

Pense: O que seus leitores querem? Como o seu artigo os ajuda a obtê-lo?

Isso é valor.

Por exemplo, o valor/recompensa em nosso título é a promessa de que os títulos do seu blog receberão cliques se você seguir nosso guia.

Sabemos que alguém que procura por “títulos de blog” provavelmente é um proprietário de blog que deseja que seu conteúdo obtenha mais tráfego, e logo, apelamos para esse tipo de conteúdo e abordagem!

Se você não tem certeza do que seu leitor quer, é um sinal de que você precisa se aprofundar antes de finalizar seu título. Novamente, pesquise no Google para verificar os títulos dos concorrentes e não tenha medo de procurar em fóruns como o Reddit para saber mais sobre seu leitor-alvo.

Aprender sobre como fazer pesquisa com clientes vai te ajudar também.

Ter um ângulo único, ou maneira única de abordar o assunto

Seu título se destaca da multidão nos SERPs e listas de pesquisa do Google?

Ou seu título é apenas uma repetição do que todo mundo usa? Por que alguém deveria clicar em seu artigo em vez de outro?

Embora nem sempre seja possível se destacar com seu título, um pouco de esforço extra aqui pode ajudar bastante a você se destacar na multidão.

Por exemplo, digamos que você esteja tentando classificar para “Winterize RV”. Se olharmos para as páginas de pesquisa (Google) ou sua ferramenta de SEO (ahrefs), eis o que teremos:

 

Principais resultados de pesquisa para 'winterize rv' via Explorador de palavras-chave do Ahrefs.
https://ahrefs.com/blog/blog-title-formulas/

Todos títulos são um pouco parecidos.

Um “ângulo único” e diferenciado menciona como fazê-lo “com um compressor de ar”, mas o título é cortado. O outro ângulo único é a lista de verificação.

Você poderia adicionar a esse tipo de exemplo palavras como “em 7 passos” ou “guias” e coisas do tipo. Trocadilhos e afirmações engraçadas também ajudam, como nesse exemplo brasileiro:

Exemplos do Youtube também contam…

Com isso, agora vem a parte que realmente interessa…

Agora que você entende alguns dos conceitos por trás do que torna um título de blog clicável e interessante, deixe-me compartilhar alguns modelos que você pode usar para escrever títulos de blog com facilidade e rapidez.

1. O título de artigo “com listas”

Por alguma razão, as pessoas adoram listas de coisas. Os 7 melhores jogos. Os 11 carros usados ​​mais legais. 14 fotos de gatos extremamente fofos, e assim vai…

Essas postagens de lista, ou “listas”, podem ajudá-lo a obter mais cliques. Um estudo da Moz descobriu que usar números em seu título pode gerar até 15% mais cliques.

Exemplos:

  • 9 Fórmulas de título de blog que geram cliques (com exemplos)
  • 27 ideias fáceis de organização de mesa para finalmente limpar a desordem
  • 11 memes que foram vendidos por quantias exorbitantes!

2. O título “como fazer x coisa” (How to’s)

O guia de instruções clássico “Como fazer…” existe desde sempre….

Ele apenas faz o que promete: ensina como fazer algo que você quer saber fazer. Afinal, a maioria das pesquisas hoje envolvem dúvidas e perguntas.

Ajuda neste tipo de título incluir algum tipo de prova, semelhante à fórmula de título com base em dados que você aprenderá mais adiante.

Exemplos:

3. O título “o quê”, “por que” ou “como”

Você com certeza já viu essa fórmula de título se já pesquisou no Google o que é alguma coisa ou por que ela é assim.

Este título é melhor quando você sabe exatamente qual pergunta seu leitor está fazendo. Apenas faça do seu título a pergunta em si, então (se você tiver espaço suficiente) dê um toque especial para atrair o leitor, como eu fiz nos exemplos abaixo.

Exemplos:

  • Do que é feito um átomo? (A resposta pode surpreender você)
  • Por que meu cachorro arrasta a bunda no chão?
  • O que é uma casa inteligente? [com Infográfico]
  • Como os sociopatas são “criados”? (Dica: nada os cria)

4. O título “versus”

Quando alguém está tentando decidir entre duas ou três opções, um artigo de comparação colocando-os frente a frente é exatamente o que eles precisam.

Tal tipo de artigo é ideal quanto você quer comparar marcas e produtos, e principalmente quando quer, de alguma forma, provar que uma delas é melhor para certos casos (por meio dos pros e contras).

 

Essa referência é para poucos…

 

Exemplos:

5. O título do “guia definitivo”

Quando você quer se aprofundar no estudo de um novo hobby ou interesse, quer saber tudo o que precisa para ter sucesso e entender sua essência, certo?

Então na próxima vez que for pesquisar de algum tema que queira aprender, experimente digitar “O guia definitivo”.

Quando você cria algo incrível que ensina ao leitor tudo sobre um assunto, essa fórmula de título é uma maneira infalível de obter mais cliques.

Não é coincidência ver esses artigos liderando as SERPS, pois eles costumam ser grandes, e com bastante repetição da Keyword e palavras relacionadas

Mas por favor, só faça algo do tipo se for ter mais de 2 mil palavras; o ideal é ter umas 3 mil!

Exemplos:

  • SEO SaaS: o melhor guia testado e comprovado
  • O guia definitivo para viver em uma van em 2022
  • O melhor guia para perda de peso: perca quilos facilmente com…

6. Assumindo o papel de “advogado do Diabo”

Ir contra uma crença comum às vezes pode despertar o interesse de um leitor curioso e levá-lo a clicar em seu título.

Quanto mais você puder virar uma visão popular de cabeça para baixo, mais eficaz será esse modelo de título.

Quebre crenças e coloque Tabus no título. Deixo como sugestão, depois de feito o post, compartilhar-lo em suas redes sociais, e ver o que o pessoal acha dele…

Exemplos:

  • Por que ‘seguir sua paixão’ é um conselho horrível (o que fazer em vez disso)
  • Por que correr é realmente horrível para você (veja o que fazer no lugar)
  • Esta dieta rica em gordura é realmente saudável e ótima para perda de peso
  • Como adicionar palavras-chave aos posts do seu blog está prejudicando seu SEO

7. O título da resposta direta

Como os títulos o que, por que, ou como fazer, um título de resposta direta devolve aos pesquisadores o que eles procuraram. Mas, em vez de repetir a pergunta, você está fornecendo a resposta no título.

Normalmente podem conter uma concordância ou uma constatação surpreendente. É tipo como afirmar “sim o papai Noel não existe hoje, mas existiu há 500 anos”.

Este modelo é ótimo para qualquer pergunta com uma resposta imediata e direta, mas que pode esconder algum segredo dentro de si.

Exemplos:

  • O TikTok tem mais de 5 bilhões de usuários, e isso pode impactar sua empresa ou emprego.
  • Barack Obama tem agora 60 anos – mas você sabia…?
  • Jesus nasceu entre 6 e 4 aC: aqui está o que sabemos
  • Leva de 2 a 6 meses para classificar no Google (mas há mais coisa na história)

Agora que você conhece os modelos e táticas, como escolher uma delas?

A resposta é pesquisar os SERPs para obter inspiração. Essa pesquisa também ajudará você a decidir qual fórmula de título usar para satisfazer os pesquisadores.

Isso me diz que provavelmente preciso escrever uma postagem de lista – ou aqueles top 7 sugestões – se quiser ter a melhor chance de classificação na primeira página nos resultados de pesquisa do Google .

Mas se olharmos para outro exemplo, como “como decidir onde morar”, veremos resultados mistos:

 

Os formatos dos principais resultados de pesquisa para 'como decidir onde morar' são misturados.

Três modelos estão sendo usados ​​aqui:

  1. Como / How to
  2. Lista
  3. “Guia definitivo”

Nesta situação, eu iria com a fórmula mais popular: o título “como fazer”. Mas você pode experimentar outros títulos e ainda potencialmente classificar na primeira página.

Você também pode criar posts maiores (topic clusters) com a mais usada, e criar subtópicos e artigos menores com listas e afirmações curiosas, como o modelo 6.

Mas tenha cuidado para não fazer clickbaits em!

Falando em ranking, vamos falar sobre como otimizar os títulos do seu blog para os mecanismos de busca.

Satisfazer o Google e seus usuários não é tão simples quanto colocar sua palavra-chave em seu título e encerrar o dia. Há algumas coisas que você precisa saber para ter a melhor chance de classificação alta para que você possa obter mais cliques.

1. Corresponder à intenção de pesquisa

A intenção de pesquisa é a razão por trás da pesquisa. Em outras palavras, o que as pessoas estão procurando?

Se você escolheu a fórmula do título do seu blog com base nas SERPs, conforme sugerido, o formato do seu conteúdo já deve corresponder à intenção de pesquisa.

Mas também vale a pena alinhar o ângulo do seu título com o que os pesquisadores estão procurando sempre que possível.

Por exemplo, se olharmos para os resultados mais bem classificados para “dicas de SEO”, a maioria dos títulos se concentra no ângulo de aumentar o tráfego :

 

A maioria das postagens de alto nível para 'dicas de SEO' fala sobre tráfego em seus títulos.
Fonte

Usar um ângulo semelhante para o nosso título provavelmente faria sentido, pois esse é claramente o resultado que os pesquisadores desejam alcançar.

Aqui estão alguns outros ângulos de título de blog comuns a serem observados:

  • Post fresquinho. Se as páginas mais bem classificadas tiverem o ano atual no título, os pesquisadores provavelmente estão procurando informações atualizadas sobre o assunto.
  • Velocidade . Se as páginas de alto nível fazem referência à velocidade e facilidade de fazer algo, os pesquisadores provavelmente estão procurando uma solução rápida.
  • Simplicidade . Se as páginas de alto nível são guias para iniciantes, os pesquisadores provavelmente valorizam algo direto e fácil de entender.
  • Passo a passo. Algumas coisas vão exigir explicações mais profundas e até tutoriais. Crie um bem feito, e ganhe vários cliques orgânicos

 

2. Otimize para palavras-chave de cauda longa

Palavras-chave de cauda longa são formas menos populares de pesquisar coisas iguais ou semelhantes.

Por exemplo, há 6,8 mil pesquisas mensais por “guloseimas saudáveis ​​para cães”. Mas as pessoas procuram a mesma coisa de várias maneiras menos populares:

 

Palavras-chave de cauda longa para 'guloseimas saudáveis ​​para cães' através do Explorador de palavras-chave da Ahrefs.

Ao considerar outras maneiras pelas quais as pessoas pesquisam seu tópico, muitas vezes você pode criar um título de blog que atraia mais pesquisadores.

Veja como encontrar palavras-chave de cauda longa para o seu tópico:

  1. Vá para o Explorador de palavras-chave
  2. Digite sua palavra-chave de destino principal
  3. Role até a  visão geral da SERP
  4. Encontre a página de classificação mais parecida com a sua
  5. Clique para ver as palavras-chave para as quais ele classifica
  6. Filtre pelos 10 melhores rankings

Por exemplo, digamos que esta seja a nossa palavra-chave alvo: “o SEO vale a pena?”

Aqui está a visão geral do SERP:

 

Páginas de alto nível para 'se SEO vale a pena' via Keywords Explorer da Ahrefs.

Como cada uma dessas postagens tem a mesma fórmula de título do blog, vamos ver para quais palavras-chave a página de classificação mais alta também classifica. Podemos fazer isso clicando no número na coluna “palavras-chave”.

Se filtrarmos o relatório para as 10 principais classificações, veremos as caudas longas que as pessoas estão procurando:

 

Palavras-chave de cauda longa para 'o SEO vale a pena' via Site Explorer da Ahrefs.

Dois deles se destacam no dashboard:

  1.  Se SEO vale a pena para pequenas empresas”
  2. o valor do SEO”

O primeiro me diz que muitos pesquisadores provavelmente são proprietários de pequenas empresas. O segundo me diz que os pesquisadores se preocupam não apenas com o custo do SEO, mas também com seu valor (ou o que podem ganhar com ele no longo prazo, por exemplo).

Agora que sabemos disso, podemos atender a um público mais amplo com um título de blog como:

SEO vale a pena? O real valor do SEO para pequenas empresas

3. Aumente os cliques com palavras poderosas

Palavras poderosas causam uma resposta emocional (como curiosidade ou desejo) e fazem as pessoas quererem clicar no seu título.

Exemplos de palavras de poder incluem coisas como:

  • Segredo
  • Novo (ou novidade)
  • Bizarro
  • Fatores
  • Fórmulas (olha o título de hoje…)
  • Inexplicável
  • Nunca

Alguns exemplos de títulos com palavras poderosas podem ser coisas como:

  • 10 segredos de CPA para economizar milhares em impostos comerciais
  • 7 lugares bizarros na Terra que realmente existem
  • Este novo truque do iPhone vai deixar você assustado
  • Como um homem usou um truque inexplicável para ganhar músculo rápido
  • Nunca lute contra a perda de peso novamente: 3 princípios-chave a seguir

Incluir palavras poderosas como essas é uma boa prática, desde que não transforme seu post em um click bait horroroso. Seu post deve cumprir sua promessa! Caso contrário, você vai irritar seus leitores.

Confira este post do OptinMonster para uma lista de mais de 700 palavras poderosas para experimentar em seus títulos.

4. Faça seu título com 50 a 60 caracteres

O comprimento ideal de um título de blog é de 50 a 60 caracteres.

Isso é longo o suficiente para usar todo o espaço disponível nos resultados de pesquisa do Google, mas curto o suficiente para que seus resultados não sejam cortados quando aparecerem no Google e outros SERPS

Por esse motivo, recomendamos usar um verificador de título gratuito antes de publicar. Se ficar vermelho, seu título provavelmente será cortado nos resultados da pesquisa.

 

Verificar o comprimento de um título de blog usando um verificador de tags de título gratuito.

Se você quiser verificar o tamanho dos títulos de postagens que já publicou em massa, pode usar o verificador de sites gratuito da Ahrefs.

Conclusão sobre as fórmulas de títulos de blog e de artigos

Cansei de ter que alterar e modificar títulos e os títulos SEO que ficaram ruins e pouco pontuáveis para ranquear no Google.

Por isso quis compartilhar esse incrível artigo que encontrei, e fiz uma adaptação para o português, para que mais pessoas pudessem aproveitar e até mesmo utilizarem essas estratégias em seus blogs e vídeos do Youtube.

Jamais se esqueça de adicionar a palavra-chave no título, mas também evite de sempre usar a mesma fórmula, como por exemplo, colocar sempre a KW no começo, e jamais no meio ou final do título.

Variar os nomes de seus artigos e posts permite que você aumente o volume e quantidade de conteúdo que fale de um assunto, nunca se esqueça disso – ou seja, se quer ser autoridade em growth hacking como nós, tem que tocar bastante no assunto!

 

Adaptação do seguinte artigo: https://ahrefs.com/blog/blog-title-formulas/

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