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Growth Marketing: O que é e como começar na área?

Pode ser que você não saiba, mas o Growth Marketing não é mais uma profissão do futuro. Ela se tornou o presente.

As áreas de crescimento eram normalmente associadas somente a empresas grandes, mas hoje as empresas pensam no growth desde o instante zero, mesmo as pequenas empresas.

E é exatamente isso que as startups fazem: O profissional de Growth Marketing está ali, desde a inauguração, ponderando maneiras de fazer o negócio crescer e ser notado pelo público.

Se quer saber mais sobre o mundo do Growth e das profissões do futuro, continue lendo o artigo.

Growth Marketing: O que é?

O Growth Marketing é uma “modalidade” do marketing onde o profissional tem um mindset voltado ao crescimento e a busca continua de melhorias em seus projetos e campanhas de marketing.

Mas boa parte dessas estratégias não são convencionais, e recebem o “Hacking” no nome.

O Growth Hacking é grande responsável pela ampliação desse tipo de conduta em empresas pelo mundo todo.

Isso começou a gerar cases de crescimento exponencial e uma cultura onde testes e hipóteses são sempre criados e testados nas empresas (principalmente nos sites delas).

Essa nova cultura (surge +- em 2012) criou raízes e interessados em suas metodologias por todo o mundo, e foi capaz de resinificar a área de marketing, que se afiliou totalmente ao marketing digital.

Growth Marketing e o Marketing Digital

As viralizações, aumentos de vendas e grandes campanhas de marketing não são feitas na sorte.

Existem estratégias e profissionais responsáveis por trás desses grande projetos.

E a ciência por trás é o Growth Marketing.

Sem as metodologias do growth hacking (a área mãe), caberia a uma equipe de marketing em contar somente com métodos tradicionais de anúncios pagos e tráfego orgânico em seus sites, o que tornaria o marketing digital não muito escalável.

Teríamos que contar com a boa vontade do usuário para que fossemos divulgados e referenciados para seus colegas e amigos.

Mas como você já deve saber, não é assim que a área de crescimento opera…

A importância da área de growth (crescimento)

O Growth Marketing está se estabelecendo nas empresas como uma área voltada ao crescimento feito com “esforços inteligentes” e golpes sutis.

Ao invés de gastarmos mais com anúncios e com publicidade em geral, o profissional da área busca meios de engajar e cativar os leads e clientes, para que se apaixonem por nossas marcas, e faça o referral marketing (a custo zero, óbvio).

A área é importante por fazer com que empresas pequenas, as startups, se tornassem grandes empresas mundiais, que foi o caso do Uber e do Spotify.

Novas plataformas e Apps se tornam lugares importantes para envolver o público, e tecnologias emergentes permitem novas formas de analisar, medir e criar hipóteses para reter seus usuários.

(Para ver cases, leia essa matéria)

Já ouviu falar em Hacking Marketing?

O Marketing tradicional aos poucos abre espaço para uma área que está totalmente atrelada ao mundo digital e aos métodos ágeis de gestão.

O termo hacking marketing explica como que o profissional da área começa a se vincular ao mundo do desenvolvimento de softwares, e de quebra, a um mundo cheio de ferramentas e programas onde o uso é praticamente diário.

Isso gera a demanda por um tipo de profissional novo, com muitas habilidades – que vão além das habilidades de marketing tradicional.

Mas por favor, entenda que a parte Hacker de nossa profissão não seria necessariamente relacionada ao apelo dos Hackers e programadores, e sim a profissionais que buscam brechas nos mecanismos de vendas e de retenção de clientes.

Growth marketing: A profissão dos insights e da ideação

O marketing mudou.

Antes eram focados somente em criação pura (criativos) e na geração de leads, e não eram responsáveis pela venda de fato e pelas diversas fases do funil no pós vendas.

Agora o marketing analisa dados da operação e do site, e tira insights desses dados, para depois priorizar quais mudanças devem ser feitas ou testadas, para que ocorra uma dessas opções:

  • Aumento nas vendas;
  • Aumento na interação com CTA’s;
  • Ampliação do referral e no retorno dos leads
growth marketing
fonte

Growth marketing e os Frameworks de gestão ágil

Como você deve ter percebido, trabalhar com growth implica que você será orientado a dados e a metodologias ágeis, quase sempre!

Por isso, você deverá conhecer muitos frameworks para elaborar processos e gerenciar equipes.

Sem a ajuda desses frameworks, será inviável acompanhar o andamento das metas semanais e mensais da sua empresa ao longo dos meses, e eu diria também dos anos.

Isso porque em áreas como o SEO e de conteúdo, deverão haver um mapeamento dos processos e da jornada de quem acompanhou a evolução do site e da empresa ao longo do tempo, desde sua inauguração.

E o growth marketing também se trata de trabalho em equipe, e esses modelos gerais, testados anteriormente por outras empresas (e validados como super úteis e produtivos), vão contribuir para um trabalho coletivo bem organizado.

Ps: Leia sobre kanban aqui!

Como trabalhar com Growth Marketing?

Se o seu sonho, assim como foi o meu, era atuar com growth marketing, então se atente as dicas que vamos dar para você ingressar nesse mundo.

Obviamente, o primeiro passo são os estudos,

1)Aprender sobre o mundo do Growth Hacking

Se o deu plano é nadar de braçada no mundo do growth marketing, então você terá que antes conhecer o core desse mundo do crescimento.

Você deve conhecer os frameworks e os principais atributos que um profissional da área de crescimento deve fazer no dia a dia.

Tudo isso é encontrado e explorado no universo Queen Jay:

growth marketing

2) Buscar experiências e aventuras digitais

Depois que você leu bastante e estudou com os melhores no mercado (dica passada no último ponto), você parte para as experiências práticas.

Isso significa que você terá que, antes de ser um growth hacker, passar por modalidade menores e mais compactas do universo do marketing:

Trabalhar com CRM, geração de leads, SEO e coisas do tipo.

Só depois de ter alguma experiência, é que você sobre na hierarquia e pode de fato dizer que atua com Growth Marketing, que vai abordar algumas dessas diversas subáreas.

[Demos dicas de como começar na área de marketing digital nesse dia, e falamos das diversas áreas de atuação.]

3) Empreender

Para aqueles que não conseguiram recolocação/emprego em empresas , ou que simplesmente preferem ter um negócio próprio, então a melhor maneira de começar a se desenvolver na área é empreendendo.

Dessa forma, você poderá experimentar todas as facetas do mundo do growth marketing, e terá que se arriscar um pouco também, pelo fato de ser o tomador de decisões.

Muitas vezes, na falta de uma equipe para avaliar os testes (e fazer um ICE Score), você vai pensar sozinho e fazer todas as etapas da análise.

E isso é muita responsabilidade, e exige organização.

4) Construa o mito (ou “Seja fod@”)

Eu nunca vi alguém se auto considerar um growth hacker sem ter uma história ou episódios notáveis em sua carreira.

Esclarecendo as coisas aqui:

— Não existe gestor e hacker medíocre nas empresas.

Se quiser ser notado, convidado para participar de eventos, dar palestras e ter um bom salário, você vai precisar ter o seu case de sucesso.

Por exemplo, ter feito uma empresa crescer, um e-commerce subir nas vendas ou ter criado um canal/página foda na internet.

Completar essa dica não é ter pressa.

É fazer com delicadeza e o tal do “sempre afiar o machado”.

Construir o seu mito, é uma dedicação contínua, e não possui um fim – é um mindset que todo profissional de Growth Marketing deve ter.

construa o mito
Dica do mestre…

Conclusão

Trabalhar com Growth Marketing é uma tendência positiva, que está atraindo talentos todos os anos.

Como a transformação digital é uma certeza, e está rolando em todos os lugares, muitas profissões tradicionais mudam e se tornam voltadas ao cenário digital, e o analógico acaba morrendo.

Nós, como profissionais, também precisamos ficar antenados por essas mudanças, ou nossas carreiras ficarão paradas no acostamento.

Por isso sempre acompanhe esse nosso portal de notícias voltado ao mundo do growth hacker, e das empresas do futuro.

 

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